Publique ou pereça. Se esse aforismo tem o pendor de provocar tensão em você, articulista, essa postagem é sua aliada (atualizado em 14/12/2...
Publique ou pereça. Se esse aforismo tem o pendor de provocar tensão em você, articulista, essa postagem é sua aliada (atualizado em 14/12/2020).
Há uma enorme pressão para que os acadêmicos publiquem trabalhos a fim de obter sucesso em suas carreiras acadêmicas. Assim, os pesquisadores necessitam constantemente estar desenvolvendo textos, preferencialmente de impacto, para submetê-los a periódicos, igualmente impactantes. Pois também é fato que o valor do trabalho publicado é frequentemente determinado pelo prestígio do periódico acadêmico em que é publicado. Os quais são avaliados por seu fator de impacto (FI), definido como o número médio de citações de artigos publicados em um determinado periódico.
Outra ferramenta para achar revistas estrangeiras é o Journal Selector da japonesa Edanz. Similar ao Journal Finder ele também permite procurar com base no resumo ou nas palavras-chave (em inglês). Para tanto ele faz a busca entre mais de 12 milhões de resumos em 28.653 periódicos.
Apesar de muitos autores cometerem esse erro, não se deve escolher primeiro a revista para depois escrevermos o artigo, o ideal é escrever o paper e depois achar o periódico que melhor se ajusta ao teor do trabalho a ser publicado. Com essa diretriz em mente, a fim de facilitar a realização desse propósito, relacionamos a seguir algumas ferramentas para auxiliar na indicação dos periódicos onde seu trabalho pode ser melhor posicionado.
A primeira ferramenta tem um visual austero e é disponibilizada pela CAPES para permitir buscar periódicos segundo alguns critérios como o Qualis (o índice oficial da CAPES para o estrato das revistas e jornais científicos segundo a qualidade aferida) e a área acadêmica atendida pelo periódico. Também pode pesquisar pelo nome e pelo ISSN da obra mas aí você já teria que estar de posse desses dados (que é justamente o que estamos tentando determinar). Mas se você já tiver esses dados também convém dar uma olhada na próxima ferramenta.
Essa é uma extensão para o navegador Google Chrome que permite verificar o Qualis de uma publicação com base em seu ISSN. Conforme explicamos aqui. Útil quando já se tem uma revista em mente ou quando se está navegando pelas versões online delas.
Uma iniciativa de egressos da UFSCAR e Unicamp, essa plataforma pretende reunir, gratuitamente e de maneira padronizada os últimos acontecimentos do meio acadêmico. Possui uma ferramenta de busca que permite filtrar por chamadas de artigos e eventos. Ambas são importantes oportunidades de submeter artigos (seminários e congressos costumam ser formas de avaliação e publicação mais rápidas do que os periódicos).
O B.O.A. é uma iniciativa da DIREITO SP que tem como objetivo reunir, em um único documento, informações úteis de várias chamadas em aberto para diversos tipos de atividades acadêmicas, em âmbito nacional e internacional.
Embora não tenhamos muitas opções para achar onde publicar artigos no Brasil, ferramentas para achar onde publicar em periódicos no exterior são mais numerosas permitindo, como o JournalFinder, buscar revistas que tenham artigos publicados com o título, palavras-chave e resumo similares ao do seu trabalho (que deverão estar em inglês). Como resultado, o JF traz informações como a lista de periódicos adequados com dados como fator de impacto, tempo médio de primeira resposta, tempo médio de publicação, indicador de citações (CiteScore) entre outros dados e formas de refinar a busca.
Mais uma ferramenta internacional que realiza busca por título, resumo e palavras-chave (em inglês). Realiza a procura em uma base de 2500 periódicos.
8. [Jane]
Você escreveu um artigo recentemente, mas não tem certeza para qual periódico deve enviá-lo? Ou talvez queira encontrar artigos relevantes para citar em seu jornal? Ou ainda você é um editor e precisa encontrar revisores para um determinado artigo? O Journal/Author Name Estimator (Jane) talvez possa ajudá-lo (não parece anúncio das Organizações Tabajara?). Basta inserir o título e/ou resumo do artigo na caixa e clicar em “Encontrar periódicos”, “Encontrar autores” ou “Encontrar artigos”. Jane irá então comparar seu documento com milhões de documentos no PubMed para encontrar as melhores revistas, autores ou artigos correspondentes.
Outro motor de busca de publicações com base no nome e no resumo (em inglês) do seu artigo.
Esse gerador de recomendações de publicações do IEEE tem um diferencial: Permite realizar essa busca também pelo texto completo de seu artigo, de onde ele extrairá as palavras-chave.
O Text Analyzer da JSTOR consegue indicar periódicos com base no texto do documento que você arrastar e soltar nessa ferramenta.
O Master Journal List da Clarivate permite busca por título, palavras-chave e texto completo (se o usuário estiver logado) é baseado na Web of Science Core Collection, a qual está no centro da plataforma Web of Science. A Web of Science Core Collection inclui apenas periódicos que demonstram altos níveis de rigor editorial e melhores práticas. Além da coleção principal da Web of Science, também é possível pesquisar em várias coleções especializadas como: Biological Abstracts , BIOSIS Previews , Zoological Recorde Current Contents Connect, entre outros.
13. [Journal Guide]
Faz uma busca entre mais de 46 mil títulos usando o título do artigo e seu resumo como critério de seleção. Mostra como resultado as publicações com mais ocorrências por ordem de “score”.
Esse buscador de periódicos para publicar seu artigo procura em mais de 15.400 periódicos e compara, pelo resumo de seu artigo em inglês com mais de 5,4 milhões de papers usando dados do Directory of Open Access Journals (DOAJ) para evitar periódicos predatórios, segundo o site da Enago.
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários