Instalamos esse super plugin para pessoas com necessidades especiais no Brasil Acadêmico e já usufruímos de suas funcionalidades especialíss...
Instalamos esse super plugin para pessoas com necessidades especiais no Brasil Acadêmico e já usufruímos de suas funcionalidades especialíssimas.
Purple Lens é uma ferramenta israelense que torna seu site muito mais acessível para as pessoas com dificuldade de leitura, seja ela totalmente invisual ou tenha alguma dificuldade com cores, de modo muito fácil e com um baixo investimento.
Para acessar suas funcionalidades basta clicar no ícone da coruja de óculos escuros ao lado ou, se estiver usando um teclado, apertando TAB após carregar a página o que deverá fazer surgir o botão “Pule para o menu de acessibilidade”. Nesse segundo caso, ao pressionar Enter deverá surgir o menu de opções do Purple Lens, que não são poucas.
- [accordion]
- Acesso ao Purple Lens
- TAB – Após carregar a página do Brasil Acadêmico (com a tecla F5, por exemplo), em seguida digite Enter após surgir o botão “Pule para o menu de acessibilidade”.
Alt + h – Acessa a ajuda do Purple Lens. - Funções do Purple Lens
- Leitor de Tela - adaptar o site para navegação pelo teclado.
Monocromo - mostrar o conteúdo no modo preto e branco.
Alto contraste - mude as cores na tela para um tema de alto contraste específico.
Teclado - adaptar o site para navegação do teclado, baseado na estrutura de tipo bloco.
Aumenta Texto - aumentar o tamanho da fonte.
Diminua Texto - diminuir o tamanho da fonte.
Maior Texto - aumentar o tamanho da fonte em 300%.
Para Animação - desativar toda interface animada.
Link Sublinhado - mostrar o texto clicável, que redireciona para outra página.
Teclado Virtual - digite o texto com seu mouse, usando um teclado virtual em vez de um teclado físico.
Texto em Fala - Conversão de texto em fala.
Comando de voz - navegue entre páginas e interaja com elas, usando os comandos de voz “Próximo”, “Para trás” e “Clique”.
Reiniciar - remova todas as características ativadas previamente.
Ajuda - veja a lista de teclas de atalho e comandos de voz disponíveis.
Na seção “Funções do Purple Lens” acima você terá um resumo. Mas irei destacar um pontos da minha experiência.
O Leitor de Tela é ideal para tornar o site mais adaptado para programas leitores de tela como o Dosvox ou NVDA. Dessa última ferramenta já até tratamos aqui. Se você gostaria de ouvir narrado o texto que esteja sob o cursor deverá deixar marcada a opção Texto em Fala. Essa opção me fez detectar erros de grafia em outra postagem, o que mostra que essas funções podem ajudar mesmo quem não tem necessidades especiais.
O Monocromo é a função que retira a saturação da cores do site deixando-o todo em escala de cinza. Muito eficaz. Também gostei bastante do Alto Contraste, o que de certa forma agregou um inesperado “modo noturno” (ainda que não tenha sido projetado para isso) ao site dando uma folga para a vista já cansada de tanta tela com fundo branco (agora você tem essa opção).
O Teclado prepara o site para ser melhor navegável usando o teclado – uma função muito útil por quem usa programas como Dosvox ou NVDA para explorar a página –, mas se o que você queria era ver um teclado surgindo na tela para teclar com o mouse tente a opção Teclado Virtual.
Outro ponto que merece colocar em relevo é a possibilidade trabalhar o tamanho das fontes com Aumentar Texto, Diminuir Texto e Maior Texto. O que irá incrementar, decrementar e maximizar o tamanho das fontes, respectivamente.
Também possui a opção Para Animação que cessa as animações da página (o que pode confundir quem tem dificuldade para ver o conteúdo) e Link Sublinhado que torna mais claro onde estão as áreas clicáveis, além do item Comando de Voz que possibilita falar coisas como “Seguinte” para passar para o próximo elemento da interface – apenas no Chrome, por ora.
Nunca é perfeito, principalmente considerando o desafio de tornar acessível um blog que experimenta muitas formas de inovar na interface, o que acaba prejudicando a navegação de que precisa do auxílio de aplicativo que necessitam de uma certa padronização dos elementos da tela.
Mas nem imagino como poderia ser mais simples algo tão sofisticado. Especialmente a opção de escanear a página em busca de pontos de melhoria para que os desenvolvedores possam trabalhar o HTML e o CSS da página para torná-la mais compatível com padrões como as Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web (WCAG) – que fazem parte de uma série de recomendações para acessibilidade para a web publicadas pela Web Accessibility Initiative do W3C.
A Purple Lens é nossa parceira. Mas se você quiser essa solução no site da sua instituição ou empresa vale dizer que essa é uma ferramenta de baixo custo. E já deverá deixar suas páginas totalmente aderente à legislação que exige acessibilidade dos sites brasileiros desde 2004.
Em 2004, um Decreto Federal (nº 5.296) tornou obrigatório que todos os portais e sites dos órgãos da administração pública atendam aos padrões de acessibilidade digital. Além disso, vários decretos, portarias e até a Lei de Acesso à Informação – nº 12.527, de novembro de 2011 - trataram do tema posteriormente, abrangendo todos os sites e não apenas os governamentais.
Em 2015, foi sancionada a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146) que torna obrigatória a acessibilidade nos sítios da internet mantidos por empresas com sede ou representação comercial no País ou por órgãos de governo.
Comentários