IA faz leitura labial melhor que humanos

Compartilhar

Eficiente na leitura labial, sistemas inteligentes colocam ainda mais pressão na privacidade. I magine só a seguinte cena: Você recebe uma m...

Eficiente na leitura labial, sistemas inteligentes colocam ainda mais pressão na privacidade.

Imagine só a seguinte cena: Você recebe uma multa porque um drone notou que você estava falando ao celular enquanto dirigia na rodovia e... uma convocação para se explicar na Receita Federal pois aconselhava alguém a considerar sonegar algum imposto inventando despesas fictícias. Surpreso você poderia se indagar com um bordão: Pode isso, Arnaldo?

A ideia aqui não é fazer apologia a nenhuma ilegalidade. Mas é bom lembrarmos do que aconteceu com os jogadores de futebol e outras modalidades desportivas. Hoje em dia todos os envolvidos, inclusive técnicos e árbitros, só conversam tapando a boca com as mãos. Não seria nenhuma surpresa se até mesmo a torcida começar a fazer isso.

E isso não era comum até a Copa de 2014. Apesar de já haver leitura labial na Copa do Mundo de 1994, com o extinto jornal paulista Notícias Populares publicando reportagem baseada na leitura labial de uma conversa mais acalorada entre Parreira e o atacante Müller após as oitavas-de-final, a TV Globo exibiu uma atração no Fantástico nas Copas de 2006 e 2010 usando adolescentes surdos conhecedores da leitura labial para pegar as falas dos envolvidos. Isso irritou Parreira em 2010 e, em 2014, Felipão, que antes também teve seu lábios lidos quando treinou a seleção portuguesa, passou a tapar a boca com o boné e as mãos ao treinar a seleção brasileira, e ambos reclamaram da invasão da privacidade.


Por outro lado, no documentário “Eles Não Envelhecerão” (They Shall Not Grow Old, 2018) sobre a vida dos soldados britânicos na Primeira Guerra Mundial do diretor de O Senhor dos Anéis, Peter Jackson, filmes mudos de mais de cem anos foram modernizados com colorização e sonorização sendo todo narrado pelos soldados que lutaram na época, com sonorização e dublagem dos diálogos que não existiram originalmente. Para ter uma ideia do que as pessoas apresentadas nas imagens de arquivo estavam dizendo, Jackson contratou uma equipe de leitores de lábios forenses para estimar suas declarações gravadas. Segundo se alegou, “os leitores labiais eram tão precisos que eram capazes de determinar o dialeto e o sotaque das pessoas que falavam”.
“Esses caras não viviam em um mundo silencioso em preto e branco, e este filme não é sobre a guerra; é sobre a experiência do soldado lutando na guerra. Eu queria que o público visse, o mais próximo possível, o que os soldados viram e como eles viram e ouviram.”
Peter Jackson ao Daily Sentinel em 2018
Apesar desses “feitos”, o ser humano erra muito essa leitura e depende bastante do contexto para realizá-la com alguma eficácia. Com um treino adequado, a técnica da leitura orofacial pode ser aprendida, porém, pesquisas apontam que apenas 50% do que é falado pode ser realmente entendido, mesmo sob condições ideais de luz, barulhos externos e visão do leitor. Um estudo de 2009 descobriu que a maioria das pessoas só consegue ler lábios com cerca de 20% de precisão e o Guia dos Pais de Perda Auditiva em Crianças do CDC estima que “um bom leitor de fala pode ser capaz de ver apenas 4 a 5 palavras em uma frase de 12 palavras”. Outro estudo, de 2011, da Universidade de Oklahoma, detectou apenas cerca de 10% de precisão em seus assuntos de teste. 30% no teste CUNY e você já seria considerado um leitor labial fora-de-série.

Sistemas inteligentes que reconhecem a voz como a Amazon Alexa ou o Apple Siri, dentre outros, são extraordinariamente mais precisos do que quando essa pesquisa começou a ter os primeiros sucessos comerciais, como o IBM ViaVoice, aplicativo que necessitava que você ficasse lendo um texto de Machado de Assis por 40 minutos para ter um desempenho apenas razoável no reconhecimento de sua voz. 
“Geralmente pensamos na fala como o que ouvimos, mas a parte audível da fala é apenas parte dela. Conforme percebemos, a fala de uma pessoa pode ser dividida em unidades visuais e auditivas. As unidades visuais, chamadas visemas, são vistas como movimentos labiais. As unidades audíveis, chamadas fonemas, são ouvidas como ondas sonoras.”
Dr. Fabian Campbell-West. CTO da desenvolvedora de aplicativos de leitura labial, Liopa , ao Engadget por e-mail.
Esses modelos reconhecem a voz pelos fonemas. Mas o reconhecimento da fala também inclui boa parte de pistas visuais (visemas) que ajudam no entendimento do que está sendo dito. E é nesse ponto que o aprendizado de máquina leva vantagem em relação ao intérprete humano.
“A pesquisa em reconhecimento automático de fala (ASR) é extremamente madura e o estado da arte atual é irreconhecível em comparação com o que era possível quando a pesquisa começou. O reconhecimento visual de fala (VSR) ainda está nos estágios relativamente iniciais de exploração e os sistemas continuarão a amadurecer.”
Dr. Fabian Campbell-West
Há muito menos informação disponível nos visemas e uma maior ambiguidade. Ainda que seja mais fácil para uma IA ser treinada e retreinada indefinidamente do que para os humanos que recorrem mais ao contexto para diferenciar palavras como “leiloada” de “feijoada” (a primeira é mais provável em um leilão de obras de arte e a segunda em um almoço com feijões pretos em um sábado qualquer), essa também é uma abordagem pela qual IA está obtendo muito bons resultados.


Uma equipe de pesquisadores da Universidade de Oxford desenvolveram o LipNet em 2016. Um sistema que assiste a uma pessoa mexendo a boca e descobre o que estava sendo pronunciado com precisão de 93,4%. Para se ter uma ideia do quanto isso é preciso, nas mesmas condições, os humanos só acertaram em 52,3% dos casos.

O LipNet foi melhor que um sistema anterior de leitura labial, que ainda assim tinha precisão de 79,6% (isto é, já superava os intérpretes humanos). A tecnologia anterior tentava entender cada palavra, enquanto o LipNet aproveita a IA justamente para montar sentenças inteiras, o que melhora bastante os resultados obtidos.

Mas o LipNet estava interpretando vídeos em condições ideais, outro projeto de leitura orofacial da Universidade de Oxford treinou a IA com vídeos em condições mais reais. Foram usadas 5.000 horas de conteúdo de televisão da BBC, com um total de 118 mil sentenças mais complicadas, incluindo  coisas como “West Wales and the South West as well as Western Scotland” (Oeste de Gales e Sudoeste, bem como Oeste da Escócia).

Ainda assim, a IA foi capaz de identificar 46,8% de todas as palavras corretamente. O que foi bem melhor que os humanos em iguais condições, que registraram apenas 12,4% das palavras sem erros.

Hoje, a Microsoft já usa IA para impedir interrupções e ecos nas chamadas de áudio. Pode chegar o  dia que ferramentas como essa vão considerar a leitura labial para dublar trechos que estariam mudos por falhas na comunicação devido a problemas de conexão, em uma espécie de deep fake do bem, ou ainda melhorar o resultado obtido pela tecla SAP, aprimorando as legendas com base também nos sinais visuais dos falantes.


Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: IA faz leitura labial melhor que humanos
IA faz leitura labial melhor que humanos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMWAsGe2c1eUpNSOrThoBjfollnplLolJ5dpNkNkGe4tCfPKk0fdbstPr0AJQLroUmYay_lVfIkyjaiTz_bmjkogoxWBW3Q6-j4bk39pwEo8sonvq9goiCpSYgViwbrBSZnKfARZG9z7HV4cYq_JfKnaLUP811ABXU31jJPBrEESl4Sg_IxwS0IVnO/s320/leituraLabial.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgMWAsGe2c1eUpNSOrThoBjfollnplLolJ5dpNkNkGe4tCfPKk0fdbstPr0AJQLroUmYay_lVfIkyjaiTz_bmjkogoxWBW3Q6-j4bk39pwEo8sonvq9goiCpSYgViwbrBSZnKfARZG9z7HV4cYq_JfKnaLUP811ABXU31jJPBrEESl4Sg_IxwS0IVnO/s72-c/leituraLabial.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2022/10/ia-faz-leitura-labial-melhor-que-humanos.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2022/10/ia-faz-leitura-labial-melhor-que-humanos.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo