10 dicas para melhorar sua memória

Compartilhar

Veja 10 maneiras de você poder ajudar a sua memória a estar sempre em forma. As nossas memórias são armazenadas no cérebro, mais especificam...

[ ]
Veja 10 maneiras de você poder ajudar a sua memória a estar sempre em forma.



As nossas memórias são armazenadas no cérebro, mais especificamente no hipocampo. Mas, diferentes tipos de memória são armazenados em diferentes áreas do cérebro, assim o cérebro precisa de um sistema de codificação e resgate de memórias antigas ou recentes.

Você pode auxiliar o seu cérebro a executar melhor e mais rapidamente o processo de resgate da memória, veja como:
1. Beber com moderação
2. Procurar tratamento para a depressão
3. Mexer-se!
4. Visualizar e associar
5. Prestar atenção
6. O jogo do nome
7. Chunking
8. Método de Loci
9. Usar seu ambiente
10. A prática leva à perfeição


1. Beber com moderação

Um teste de embriaguez mostra como o consumo de álcool em excesso pode afetar imediatamente o cérebro: mesmo testes mentais simples como contar ao contrário ou recitar o alfabeto podem parecer difíceis sob o efeito de álcool. O abuso do álcool tem um efeito negativo nas células do cérebro relacionadas à memória.


Mas desde que você não esteja grávida e mantenha controle sobre o quanto bebe, há evidências de que o consumo leve a moderado de álcool pode melhorar a memória e a percepção. Apesar de mais pesquisas precisarem ser feitas, alguns estudos descobriram que quem bebe moderadamente tem melhor desempenho em testes de memória e percepção do que quem não bebe ou bebe demais [fontes: Victoroff, Minerd].

2. Procurar tratamento para a depressão

Muito estresse na vida, incluindo ansiedade ou raiva, pode corroer as partes do cérebro responsáveis pela memória. O primeiro desses agentes estressantes é a depressão profunda, que eleva o nível de cortisol no cérebro afetando o hipocampo. Como ele é o centro da memória recente, a depressão prolongada destrói a habilidade do cérebro de lembrar-se de qualquer coisa nova. E pessoas com depressão parecem capazes de apenas guardar memórias negativas [fonte: Crook].

Mas remédios podem diminuir os sintomas da depressão, procure um(a) psiquiatra.

3. Mexer-se!

Como já mostramos em outro artigo, Estudo comprova que corrida faz aumentar o número de neurônios no cérebro na região responsável pela memória.

O cérebro depende de energia recebida durante a constante entrada de oxigênio e nutrientes na corrente sanguínea, e quando esses nutrientes não chegam, a capacidade de trabalhar do cérebro é comprometida. Não importa o que você faça – uma caminhada rápida ou nadar, até mesmo fazer um ou dois passos de dança pode conceder um bom exercício mental. Estudos mostram que quanto mais ativa fisicamente a pessoa for, melhor é seu desempenho cognitivo [fonte: Victoroff]. Eu prefiro patinar...


4. Visualizar e associar

A melhor direção é transformar uma lista de palavras em imagens. Por exemplo, quando eu tive que memorizar os incisos do artigo 5º da Constituição Federal, criei histórias para cada um deles. Além de ser divertido, ficou fácil, fácil. Como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

5. Prestar atenção

Oito segundos é o tempo que você precisa para focar completamente sua atenção em alguma coisa para transferi-la de uma memória de curto prazo para uma memória de longo prazo [fonte: Crook]. Não importa o quão maravilhosamente você consiga criar visualizações práticas e divertidas para informações, a habilidade será inútil se você primeiro não prestar atenção no que precisa ser lembrado.

Tente focar-se no presente e realmente prestar atenção na tarefa que você tem em mãos, quer seja aprender uma nova informação para um trabalho, quer seja conhecer novas pessoas. Minimize as distrações como música, televisão ou telefone celular para focar-se totalmente.

6. O jogo do nome

Quando você conhece uma nova pessoa, é importante prestar atenção em seu nome e rosto. Assim que souber o nome dela, repita para a pessoa dizendo “prazer, Fulano de Tal”. Não é um truque barato; pesquisadores descobriram que as pessoas têm uma chance 30% maior de lembrar um nome quando o repetem assim que o aprendem [fonte: Herold]. Essa dica vai ao encontro das anteriormente citadas. Faça uma associação do nome da pessoa a uma história (dica 4).

7. Chunking

É quebrar a informação em blocos menores para que a memorização seja mais fácil. Talvez você não tenha problemas para lembrar a lista do supermercado ou nomes e rostos, mas você nunca consegue guardar sua senha, seu CPF ou a placa do carro. “Chunking” pode ser o método certo para você. Você já o utilizou se alguma vez leu um número de telefone em duas ou três partes, em vez de ler os oito dígitos de uma vez. “Chunking” quebra muitas informações em pedaços mais maleáveis, assim você tem menos para lembrar.

8. Método de Loci

Use sua familiaridade com o ônibus e o caminho que faz todos os dias para lembrar de outras informações. O primeiro dispositivo mnemônico de que se tem notícia veio da Grécia Antiga. Uma noite, um poeta chamado Simonides foi chamado para recitar um poema em um banquete. Por algum golpe de sorte, Simonides saiu por pouco tempo do salão, bem quando a construção desmoronou. Como os corpos dos que estavam dentro ficaram bem deformados, Simonides identificou os mortos para suas famílias lembrando em que lugar eles estavam sentados na hora do acidente. Esse dispositivo de memória, de associar coisas com um lugar ou local, ficou conhecido como método de loci, e virou moda na Grécia Antiga. Se você já disse “em primeiro lugar” ou “em segundo lugar” ao repetir uma lista de cabeça, então você está usando uma derivação moderna do método de loci.

9. Usar seu ambiente

Amarrar um barbante no dedo para lembrar-se de alguma coisa virou motivo de piada, mas a razão por trás desse método faz sentido. Ao colocar alguma coisa do seu cotidiano de um jeito levemente diferente, você cria um lembrete visual para você mesmo. A chave, assim como dos outros métodos, é criar uma visualização forte para o motivo de o barbante estar no seu dedo, antes de você amarrá-lo.


Você também pode usar outras coisas do seu ambiente. Se não quiser investir ainda no barbante, você pode mudar um anel, uma pulseira ou um relógio de uma mão para outra.

Há outras maneiras de você manipular seu ambiente também. Uma ideia é mudar seu telefone de um lado para outro da mesa, caso tenha telefonemas para retornar. Você pode também colocar coisas que quer tirar de casa no chão em frente à porta, para servir como um lembrete óbvio. Pode pendurar um cabide vazio na maçaneta ou no banco da frente do carro, que servirá como lembrete durante o dia todo de que precisa passar na lavanderia.

10. A prática leva à perfeição

Embora as dicas anteriores pareçam muito fáceis, você deverá pratica-las. Nem todo mundo começa imediatamente a criar visualizações ou a usar o método de loci para lembrar-se das coisas, mas quando seu cérebro fica treinado para pensar assim, ficará mais fácil.

Qualquer coisa pode ser uma chance de você praticar essas dicas de memória. Se você for comer em um restaurante, repare nas pessoas ao seu redor e dê nomes aleatoriamente. Apresente-se a elas na sua imaginação e repare nos detalhes dos rostos para identificá-las. Aproveite seu aperitivo, então olhe em volta novamente para ver de quantos você se lembra. Esse exercício também pode ajudá-lo a passar o tempo enquanto espera na fila do banco ou no consultório médico. Você pode fazer a mesma coisa com pessoas nos jornais ou revistas.

Um dos jeitos mais simples de praticar esses métodos é ensiná-los a outra pessoa. Se explicar com exemplos, você irá reforçá-los no seu cérebro.

Dicas para não esquecer


Atividade diária:
Praticar jogos de xadrez, palavras cruzadas, exercícios simples como recordar fatos do dia-a-dia (o que comeu no almoço, o que leu no jornal do dia, o que ocorreu no último capítulo da novela, etc.)

Aprender novas habilidades:

computador, pintura, música, etc.

Cultivar a atenção:

Ater-se aos fatos mais importantes dos que ocorreram durante o dia e procurar guarda-los; exercitar-se com objetos simples mantendo a concentração.
(pegue um relógio, por exemplo, e procure concentrar-se no mesmo, observando suas características, etc); exercitar-se com um texto e procurar refletir somente sobre o mesmo (um poema, um salmo, etc).

Exercícios mnemônicos:

Associar fatos a imagens e procurar guardá-los na memória. Imaginar um alimento suculento e imaginar todas as suas características a ponto de sentir prazer.

Alimentação:
A boa alimentação é fundamental para a conservação da memória. Deve-se evitar excessos. Deve-se entender que uma boa alimentação é a bem balanceada entre proteínas, gorduras e açúcar, sendo rica em vitaminas. A tiamina, o ácido fólico e a vitamina B12 são importantes para o metabolismo dos neurotransmissores envolvidos no processo da memória, devendo ser utilizados de preferência produtos naturais .
A água é muito importante, devendo se ter cuidado em manter-se a hidratação.
Foi desenvolvido, por pesquisadores brasileiros, a receita para um soro da memória que você pode fazer em casa com resultados comprovados cientificamente.

Sono:
O repouso cerebral é muito importante para se ter uma boa memória. Quem sofre de insônia tem sua memória prejudicada.

Acreditamos que essa seja a dica mais importante. Porém, não é qualquer sono, nem apenas o sono em quantidade elevada. Tem que ser um sono de qualidade, sem os microdespertares. Pessoas que roncam sofrendo de apnéia durante o sono podem prejudicar a memória.

Se você se quiser saber mais ou tem problemas para dormir saiba que já publicamos por aqui mitos e verdades sobre o sono e 15 conclusões sobre o sono. Vale a pena conferir.

Fontes:
How Stuffs Work
Brain & Mind

Comentários

BLOGGER: 7
  1. Bacana as dicas. Estou precisando pratica-las. As vezes eu esqueço quantos anos eu tenho...vergonhoso!

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo Profwar!
    Gostei do post. Dicas muito interessantes e válidas.
    Forte abraço, Fernandez.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia War,

    Ótimas dicas!!!

    Sempre é bom melhorarmos nossa memória né?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. nossa muito legal seu blog! adorei a dica! bjos t+

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, adorei o post!!!

    ResponderExcluir
  6. sofro de capacidade de armazena as coisas;quando estou em casa lembro de tudo o que deve ser feito na auto escola, mas chega na hora de fazer os exames me da um branco,principalmente nas balizas aonde ha muito jogo de seta.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: 10 dicas para melhorar sua memória
10 dicas para melhorar sua memória
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaZpG8X4Px4C7fT4aiziQUs0qEAYwUTONLbMBi9N6eEHtq0SW1x9k3PN8gUPmxuf-vVbxHxDynDetFTj8eEV7XhYbSF6WnH6AapSfjfasCyaRCV_FeWLNiyLS1MzRgVJvecae8Ok4BjHW2/s400/cerebro.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgaZpG8X4Px4C7fT4aiziQUs0qEAYwUTONLbMBi9N6eEHtq0SW1x9k3PN8gUPmxuf-vVbxHxDynDetFTj8eEV7XhYbSF6WnH6AapSfjfasCyaRCV_FeWLNiyLS1MzRgVJvecae8Ok4BjHW2/s72-c/cerebro.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2010/03/10-dicas-para-melhorar-sua-memoria.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/03/10-dicas-para-melhorar-sua-memoria.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo