Os influencers, digital influencers ou ainda influenciadores digitais estão se alastrando pelo país, conforme pesquisa aponta. Mas afinal, o...
Os influencers, digital influencers ou ainda influenciadores digitais estão se alastrando pelo país, conforme pesquisa aponta. Mas afinal, o que é um digital influencer e quem são esses influenciadores?
Se antes alguém cujas ideias eram ouvidas e acatadas por multidões precisava ser um notável em algum campo do conhecimento ou das artes, hoje a sociedade mudou. Graças à tecnologia que democratizou o acesso a meios de comunicação de massa, na forma de sites que hospedam vídeos e redes sociais, uma classe de indivíduos ruidosos e comunicativos, mas por vezes descuidados com a acuidade da informação passada, agora fazem a cabeça dos internautas e, em especial, dos brasileiros.
O Brasil tem 500 mil influenciadores digitais com mais de 10.000 seguidores, praticamente o mesmo número de médicos (502.000).Fonte: Nielsen (via revista Veja)
Esses são os influencers. Pessoas que, em regra, possuem uma considerável audiência em um ou mais canais da internet e que possui o poder de influenciar decisões e comportamentos dos seus seguidores atraindo uma audiência fiel e engajada em suas redes sociais.
O Brasil é o país que mais segue influenciadores (44,3% dos usuários da internet) só perdendo para as FIlipinas (51,4%).
Fonte: Agências Hootsuite e We Are Social (via revista Veja)
E esses influenciadores vêm adquirindo uma enorme importância na sociedade atual, amplamente conectada, pois no ciberespaço, o indivíduo escolhe o que vai consumir, buscando conteúdos e
interagindo, não sendo mais o sujeito passivo que recebia as informações impostas pelas vias
tradicionais de comunicação.(1)
O termo “influenciador” é geralmente conexo a um indivíduo que tem algum poder de persuasão em seus canais digitais, isto é, que possui mais “moeda social” do que a média. Essa pessoa pode ter muitos seguidores ou pode ter um alto nível de engajamento. De qualquer forma, quando ele se pronuncia, seu público ouve, segue a recomendação e... compra. O que é como ouro para as marcas.(2)
“Digital Influencer”, ou simplesmente “influencer” passou a significar qualquer pessoa que tenha um blog, um vlog ou um perfil no Instagram.
Algumas pesquisa dividem os influencer em categorias e levam em conta 3 fatores, fatores esses que devem ser levados em conta na hora de serem contratados pelas marcas, são eles:
- alcance: tamanho da audiência;
- ressonância: repercussão e capacidade de engajamento junto a audiência;
- relevância: fit (identificação) com o assunto ou valores da marca.
Mas os influenciadores não são apenas anunciantes de produtos, e nem devem ser confundidos, como muitos veículos de imprensa fazem, com celebridades tradicionais. Esses são apenas um entre os vários tipos de influenciadores. Veja a diferença:
Uma celebridade pode ser uma cantora ou um artista de novela que, sendo contratado por uma agência para fazer uma propaganda pode simular que usa determinado produto sem realmente usar. Os “influencers” por outro lado frequentemente produzem seu conteúdo. E se mentir sobre um produto recomendado isso pode repercutir mal entre seus seguidores que, com frequencia, reagem e interagem sobre essas recomendações.
Não é incomum influenciadores recusarem grandes somas de dinheiro ao não se identificarem com determinado produto. Além disso, há influenciadores que não estão necessariamente ligados a vendas, mas seu alcance e ressonância são capazes de impedir contratações de jogadores, mudar o rumo de uma eleição nacional, lançar uma tendência comportamental, salvar vidas em uma epidemia, etc.
Os dez tipos de influenciadores
Entre as várias classificações, podemos agrupar os influencers em duas categorias: Criadores de conteúdo (creators) e os life casters.
Podemos ainda classificar os influenciadores em dez tipos sendo que cada tipo se enquadra em uma destas duas categorias: Criador de conteúdo ou life caster
Criadores de Conteúdo
Os criadores de conteúdo são pessoas que criam, do nada, blogs, vlogs e fotos do Instagram. Dentre eles temos os tipos:
- ❶ Blogueiro
- Tem um blog que ele atualiza regularmente e promove seus posts de blog no Facebook, Twitter, Pinterest e Instagram.
- Ex.: Virgínia Fonseca e Reinaldo Azevedo.
❷ Vlogger
- Tem um canal do YouTube (ou similar), onde posta vídeos. Pode postar vlogs, (video)podcast, webdocs ou tutoriais, que são promovidos em seus canais sociais.
- Ex.: Felipe Neto e Flow.
❸ Expert
- Um especialista em uma determinada área, como fitness, finanças ou design de interiores. Também pode ser um blogueiro ou vlogger, mas tem as credenciais e as qualificações necessárias para respaldar o que diz. Os experts podem se enquadrar na categoria dos life casters, mas, como costumam se focar tanto no lado estético de seu conteúdo e geralmente têm fotos de alta qualidade, vamos deixá-los nessa categoria.
- Ex.: Sergio Sacani e Drauzio Varela.
❹ Animais, bebês, objetos e memes
- Como o nome já diz, focam nesse tipo de conteúdo. Essas contas podem atrair uma multidão de seguidores e criar um conteúdo interessante sem o influencer sequer saber acessar a Internet, usar um smartphone ou até digitar.
- Ex.: @honesttoddler e @beigecardigan.
Life Casters
Os life casters são pessoas que só estão curtindo a vida e você os segue porque gosta de ver o feed deles.
- ❺ Talento especial
- Um chef de cozinha, dançarino, comediante ou qualquer pessoa dedicada a aprimorar uma habilidade. Ele compartilha o que faz e você o segue porque ele está na crista da onda e você também quer entrar nessa onda.
- @ingridsilva e @oafonsopadilha.
- ❻ Empreendedor
- Ele abriu um negócio ou presta um serviço e dá a seus seguidores acesso aos bastidores. Você torce para ele se dar bem e o segue para se atualizar dos lançamentos de produtos e reuniões de negócios que ele compartilha em seus canais.
- Ex.: @alexavontobel
- ❼ Vida perfeita
- É tão lindo e maravilhoso que você o segue só para ter uma dose diária de colírio para os olhos. Ele ou ela pode exemplificar qualquer aspiração, como cabelos, corpo, grupo de amigos e relacionamentos amorosos perfeitos.
- Ex.: @marthahunt
- ❽ Celebridade
- Um músico, ator, atleta ou uma combinação disso ou de outras coisas, ele é mundialmente famoso e você o segue porque o adora.
- Ex.: @serenawilliams
- ❾ Notável
- Normalmente é um empresário, político ou ativista e você o segue para ver de camarote os eventos de sua vida revolucionária.
- Ex.: @michelleobama.
- ❿ Pessoas reais
- Pessoas que não se encaixam em qualquer outra categoria desta lista, mas só postam porque é o que os seres humanos fazem hoje em dia.
- Ex.: @seuamigo, @suamãe.
Levando-se em conta apenas influencers com mais de 1.000 seguidores temos 13 milhões de influenciadores digitais no Brasil. Cerca de 6% da população. Só no Instagram são 10,5 milhões com esse número de followers. Mais do que em qualquer outro país.
Fontes consultadas:
1 - O poder dos influenciadores digitais sobre a sociedade do consumo por meio do instagram
https://portalintercom.org.br/anais/nordeste2019/resumos/R67-1137-1.pdf
2 - Influencer. ISBN 978-65-87191-46-1
3 - Revista Veja (on-line). Atualizada em abril de 2022 e acessada em 5/set/2022.
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários