Kiran Bir Sethi ensina crianças a se comprometerem

Compartilhar

Kiran Bir Sethi mostrou-nos, em 2009, como sua inovadora Escola Riverside na India ensina às crianças a lição mais valiosa da vida: "Eu...

Kiran Bir Sethi mostrou-nos, em 2009, como sua inovadora Escola Riverside na India ensina às crianças a lição mais valiosa da vida: "Eu posso". Observe seus estudantes tomarem problemas locais em suas próprias mãos, liderarem outros jovens e mesmo educarem seus pais.

Contagioso é uma boa palavra. Mesmo em tempos da gripe H1N1, eu gosto da palavra. Riso é contagioso. Paixão é contagioso. Inspiração é contagioso. Nós ouvimos algumas estórias excepcionais de alguns oradores excepcionais. Mas para mim, o que foi contagioso em todas elas foi que eles estavam infectados por algo que eu chamo de a infecção do “Eu posso”.


Assim, a questão é, por que apenas eles? Em um país de mais de um bilhão de pessoas por que tão poucos? Isso é sorte? É o acaso? Não podemos todos sistemática e conscientemente ficar infectados? Então, nos próximos oito minutos eu gostaria de compartilhar com vocês minha estória. Eu fui infectada quando tinha 17 anos, quando, ainda estudante de uma faculdade de design eu encontrei adultos, que realmente acreditaram em minhas ideias, me desafiaram, e beberam muitas xícaras de chá comigo. E eu fiquei impressionada por sensação tão maravilhosa, e quão contagioso esse sentimento era. Eu também percebi que eu deveria ter sido infectada quando tinha sete anos.

Então, quando comecei a Escola Riverside 10 anos atrás ela se tornou um laboratório, um laboratório de protótipos e para refinar um processo de design que poderia conscientemente infectar a mente com a infecção do “Eu posso”. E eu descobri, que se o aprendizado estiver incorporado no contexto do mundo real, que se você reduzir as diferenças entre a escola e a vida, então as crianças passam por uma jornada de conscientização onde elas podem ver a mudança, possibilitar, ser mudadas, e então capacitar, conduzir a mudança. E isso diretamente aumentou o bem estar do estudante.
As crianças se tornaram mais competentes, e menos incapazes. Mas isso foi tudo uma percepção comum.
Então, eu gostaria de mostrar a vocês uma visão rápida de como a prática comum parece na Riverside. Um pouco do contexto: quando meus alunos da quinta série estavam aprendendo sobre os direitos das crianças nós fizemos eles enrolarem incensos, agarbattis, por oito horas para experimentarem o que significa ser um trabalhador criança. Isso os transformou. O que vocês vão ver é a jornada deles, e então absoluta convicção que eles podiam sair e mudar o mundo. (Música)

Aí são eles enrolando.
E em duas horas, depois que as costas deles estavam arrebentadas, eles estavam mudados. 
E uma vez que isso aconteceu, eles estavam nas ruas da cidade convencendo todo mundo que o trabalho infantil tinha que ser abolido. E olhe para Ragav, aquele momento em que sua face muda porque ele foi capaz de compreender que ele mudou a mentalidade daquele homem. E isso não pode acontecer na sala de aula.

Assim, quando Ragav vivenciou isso ele passou do “a professora me disse,” para “Eu estou fazendo isso.” E essa é a mudança mental. “Eu posso”. E isso é um processo que pode ser energizado e estimulado.

Mas nós tínhamos pais que diziam:
“Ok, tornar nossas crianças bons seres humanos é muito bom, mas e quanto a matemática, a ciência e o Inglês? Mostre-nos as notas.” E nós mostramos.
Os dados foram conclusivos. Quando as crianças são capacitadas, elas não apenas fazem o bem, elas vão bem, na verdade muito bem, como vocês podem ver nessa avaliação comparativa national realizada por mais de 2000 escolas na Índia, As crianças de Riverside estavam alcançando melhores resultados do que as 10 melhores escolas da India em matemática, Inglês e ciências.

Então, isso funcionou. Era hora agora de levar isso para fora da Riverside. Assim, em 15 de Agosto de 2007, Dia da Independência, as crianças da Riverside partiram para infectar Ahmedabad.
Agora isso não era mais sobre a Escola Riverside. Era sobre todas as crianças.
Então, não tínhamos pudor. Nós entramos nos escritórios da corporação municipal, a polícia, a mídia, empresas de negócios. e basicamente dissemos, “Quando vocês vão acordar e reconhecer o potencial que há em cada criança. Quando vocês vão incluir a criança na cidade? Basicamente, abram seus corações e mentes para a criança.”

Então, como a cidade respondeu? Desde 2007 a cada dois meses a cidade fecha as ruas mais movimentadas para o tráfego e as convertem em uma praça de diversões para as crianças e a infância. Aqui estava uma cidade dizendo a suas crianças, “Você pode.” Um vislumbre da infecção em Ahmedabad. Video:(Obscuro) Assim, as ruas mais movimentadas se fecham. Nós temos os guardas de trânsito e a corporação municipal nos ajudando. Ela fica tomada pelas crianças. Elas estão andando de skate. Elas estão fazendo brincadeiras de rua. Elas estão brincando, tudo de graça, para todas as crianças. (Música)

Atul Karwal: Aproch é uma organização que está fazendo coisas para crianças mais cedo. E nós planejamos estender isso para outras partes da cidade. (Música)

Kiran Bir Sethi: E a cidade vai dar tempo livre. E Ahmedabad teve a primeira travessia de pedestres favorável à criança no mundo.

Geet Sethi: Quando uma cidade dá para as crianças no futuro as crianças vão dar de volta para a cidade. (Música)

KBS: E por causa disso, Ahmedabad é conhecida como a primeira cidade da India amiga da criança.

Assim, vocês estão pegando o padrão. Primeiro 200 crianças na Riverside. Depois 30.000 crianças em Ahmedabad, e cada vez mais. Era hora agora de contagiar a Índia. Assim, em 15 de agosto de 2009, novamente no Dia da Independência, capacitadas com o mesmo processo, nós capacitamos 100.000 crianças para dizerem, “Eu posso.” Como? Nós fizemos um simples kit de ferramentas, o convertemos em oito línguas, e alcançamos 32.000 escolas. Nós basicamente demos às crianças um desafio muito simples. Nós dissemos, peguem uma ideia, qualquer coisa que incomodem vocês, escolham uma semana, e mudem um bilhão de vidas.

E elas fizeram. Estórias de mudança verteram de toda a Índia, de Nagaland no leste, a Jhunjhunu no oeste, de Sikkim no norte, a Krishnagiri no sul. Crianças estavam projetando soluções para uma gama diversa de problemas. Desde solidão a tampar buracos nas ruas, a alcoolismo, e 32 crianças que impediram 16 casamentos infantis em Rajasthan. Eu quero dizer, isso foi incrível. Basicamente novamente reafirmando que quando adultos acreditam nas crianças e dizem, “Você pode,” então eles poderão. Infecção na Índia. Isso é em Rajasthan, um vilarejo rural.

Criança: Nossos pais são analfabetos e queremos ensiná-los a ler e escrever. KBS: Primeira vez, uma grande reunião e uma peça de rua em uma escola rural – inaudível – para dizer aos pais deles porque a alfabetização é importante. Olhe o que os pais deles dizem:

“Este programa é maravilhoso.”
“Estamos felizes porque nossas crianças podem nos ensinar a ler e escrever”
“Estou tão feliz que meus estudantes fizeram essa campanha.”
“No futuro, nunca duvidarei das habilidades de meus estudantes.”
“Você vê? Eles fizeram isso!”

KBS: Uma escola municipal do interior em Hyderabad.

Menina: “581. Essa casa é 581...”

Temos que começar a arrecadar a partir da 555.

KBS: Garotas e garotos em Hyderabad, indo às ruas, muito difícil, mas eles fizeram isso.

Mulher: Embora eles sejam muito jovens, fizeram um trabalho muito bom. Primeiro eles limparam a sociedade, em seguida será Hyderabad, e logo a Índia.

Mulher: Isso foi uma revelação para mim. Não me espanta que elas tivessem tanto dentro delas.

Garota: Obrigada senhoras e senhores. Para o nosso leilão nós temos alguns quadros maravilhosos para vocês, para uma causa muito boa, o dinheiro que vocês nos derem será usado para comprar próteses auditivas. Vocês estão prontos senhoras e senhores?

Audiência: Sim!

Garota: Vocês estão prontos?

Audiência: Sim!

Garota: Vocês estão prontos?

Audiência: Sim!

KBS: Então, a declaração de compaixão começa bem aqui. Brincadeiras de rua, leilões, petições. Eu quero dizer, elas estavam mudando vidas. Isso foi incrível. Então, como nós ainda podemos ficar imunes? Como nós podemos ficar imunes a essa paixão, essa energia, essa excitação? Eu sei que isso é óbvio, mas eu tenho que terminar com o símbolo mais poderoso de mudança, Gandhi. 70 anos atrás, foi necessário um homem para infectar uma nação inteira com o poder do “Nós podemos.”

Então, vamos precisar de quem hoje para espalhar a infecção de 100.000 crianças para as 200 milhões de crianças na Índia? Mais recentemente eu ouvi, o preâmbulo ainda dizia, “Nós, o povo da Índia,” certo? Assim, se não nós, então quem? Se não agora, então quando? Como eu disse, contagioso é uma bela palavra. Obrigada.

(Aplausos)

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Kiran Bir Sethi ensina crianças a se comprometerem
Kiran Bir Sethi ensina crianças a se comprometerem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivq3Fty-CwA7DbUy5dqT97xv1XFHtcBLoiGYZAnUpy6mVMJvhXs1wEdkQklSqRdhpC7Gv6PIWNJnq8dAADPtY9os2OSZ40zKki_GUBZbqlWwoXvqcbeP5b7SGKN6Z-rgg2-4UsNZM_WxU/s1600/kiran.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivq3Fty-CwA7DbUy5dqT97xv1XFHtcBLoiGYZAnUpy6mVMJvhXs1wEdkQklSqRdhpC7Gv6PIWNJnq8dAADPtY9os2OSZ40zKki_GUBZbqlWwoXvqcbeP5b7SGKN6Z-rgg2-4UsNZM_WxU/s72-c/kiran.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2020/08/kiran-bir-sethi-ensina-criancas-se.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2020/08/kiran-bir-sethi-ensina-criancas-se.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo