A psicologia do você amanhã

Compartilhar

“Os seres humanos são obras em progresso que equivocadamente pensam que estão prontos.” Dan Gilbert compartilha uma pesquisa recente sobre u...

“Os seres humanos são obras em progresso que equivocadamente pensam que estão prontos.” Dan Gilbert compartilha uma pesquisa recente sobre um fenômeno que ele chama de “ilusão do fim da história”, onde nós, de alguma forma, imaginamos que a pessoa que somos agora é a pessoa que seremos até o fim da vida. Dica: não é bem assim.

Em todas as fases de nossas vidas tomamos decisões que influenciarão profundamente as vidas das pessoas que nos tornaremos, e, quando nos tornamos essas pessoas, nem sempre nos empolgamos com as decisões que tomamos. Pessoas jovens pagam caro para remover tatuagens que os adolescentes pagaram caro para fazer.



Pessoas de meia idade correm para divorciarem-se daqueles que os jovens adultos correram para casar. Adultos mais velhos se esforçam para perder o que adultos de meia idade se esforçaram para ganhar. É sempre a mesma coisa. Como psicólogo, a pergunta que me fascina é:

Por que tomamos decisões das quais nos arrependeremos no futuro?

Bem, eu acho que uma das razões — vou tentar convencê-los hoje — é que temos uma ideia fundamentalmente errada a respeito do poder do tempo. Todos vocês sabem que a taxa de mudança desacelera ao longo da vida humana, que nossos filhos parecem mudar a cada minuto, mas nossos pais parecem mudar a cada ano. Mas qual é o nome desse ponto mágico na vida, onde a mudança de repente passa de um galope para um rastejo? Seria a adolescência? A meia idade? A terceira idade? Ao que parece, a resposta para a maioria das pessoas é “agora”, onde quer que esteja o “agora”. O que eu quero convencê-los hoje é de que todos nós estamos andando por aí com uma ilusão, uma ilusão de que a história, nossa história pessoal, acabou de chegar ao fim, de que recentemente nos tornamos a pessoa que estávamos destinados a ser, e seremos pelo resto de nossas vidas.

Vou lhes mostrar alguns dados para apoiar essa afirmação. Eis um estudo de mudanças no valor pessoal das pessoas ao longo do tempo. Aqui estão três valores. Todos aqui possuem todos eles, mas vocês devem saber que, conforme você cresce, à medida que envelhece, o equilíbrio destes valores muda. Então como acontece? Bem, nós perguntamos a milhares de pessoas. Pedimos à metade delas que previssem o quanto seus valores mudariam nos próximos 10 anos, e aos outros que nos dissessem o quanto seus valores tinham mudado nos últimos 10 anos. E isso nos permitiu fazer um tipo de análise bem interessante, porque nos permitiu comparar as previsões de pessoas, digamos, de 18 anos com os relatos de pessoas de 28, e fazer esse tipo de análise para toda a vida.

Eis o que descobrimos. Primeiro, você está certo, a mudança realmente desacelera à medida que envelhecemos, mas em segundo lugar você está errado, porque ela não desacelera nem de perto o quanto pensamos. Em todas as idades, de 18 a 68 em nosso conjunto de dados, as pessoas subestimaram muito o quanto de mudança elas sofreriam durante os próximos 10 anos. Nós chamamos isso de ilusão do “fim da história”. Para lhes dar uma ideia da magnitude desse efeito, podemos conectar essas duas linhas e o que vemos aqui é que jovens de 18 anos antecipam a mudança somente tanto quanto pessoas de 50 anos o fazem.

E não são só os valores. São todos os tipos de coisas. Por exemplo, personalidade. Muitos de vocês sabem que agora os psicólogos dizem que há 5 dimensões fundamentais de personalidade: neuroticismo, abertura a experiência, amabilidade, extroversão e consciência. De novo, perguntamos às pessoas o quanto elas esperavam mudar nos próximos 10 anos, e também o quanto tinham mudado nos últimos 10 anos, e o que descobrimos... vocês vão se acostumar com este diagrama, porque novamente, a taxa de mudança desacelera à medida que envelhecemos. Mas em todas as idades, as pessoas subestimam o quanto sua personalidade vai mudar na próxima década.

E não são somente coisas efêmeras como valores e personalidade. Podemos perguntar sobre seus gostos e desgostos, suas preferências básicas. Por exemplo, quem é seu melhor amigo, seu tipo favorito de férias, seu hobby favorito, seu tipo favorito de música. As pessoas conseguem dizer isso. Pedimos à metade delas para nos dizer: "Você acha que isso vai mudar nos próximos 10 anos?" e à outra metade para nos dizer: "Isso mudou nos últimos 10 anos?" E o que descobrimos, bem, já vimos isso duas vezes e aqui vai de novo: as pessoas preveem que o amigo que têm agora é o amigo que terão em 10 anos, as férias de que mais gostam agora é a mesma de que gostarão em 10 anos, e ainda assim, todas as pessoas 10 anos mais velhas dizem: “Eh, sabe, isso mudou mesmo.”

Qual é a importância disso? Será apenas um erro de previsão que não tem consequências? Não, é muito importante, e vou lhes dar um exemplo do motivo. Isso influencia nossa tomada de decisão, de forma importante. Pensem agora no seu músico favorito hoje, e seu músico favorito 10 anos atrás. Eu coloquei os meus na tela para ajudá-los. Então pedimos às pessoas que predissessem, que nos dissessem quanto elas pagariam agora para ver seu músico favorito atual em um show daqui a 10 anos e, em média, elas disseram que pagariam 129 dólares pelo ingresso. E quando perguntamos quanto elas pagariam para ver num show, hoje, a pessoa que era seu favorito 10 anos atrás, elas disseram apenas 80 dólares. Num mundo perfeitamente racional esses números deveriam ser iguais, mas pagamos mais pela oportunidade de satisfazer nossas preferências atuais porque superestimamos sua estabilidade.

Por que isso acontece? Não temos certeza, mas provavelmente tem a ver com a facilidade de lembrar contra a dificuldade de imaginar. A maioria de nós consegue lembrar quem éramos há 10 anos, mas temos dificuldade em imaginar quem seremos, então pensamos erroneamente que porque é difícil de imaginar, é improvável que aconteça. Desculpem, quando as pessoas dizem: “Não consigo imaginar”, normalmente estão falando de sua própria falta de imaginação, e não da improbabilidade do evento que estão descrevendo.

A questão é que o tempo é uma força poderosa. Ele transforma nossas preferências reformula nossos valores, altera nossas personalidades. Parece que apreciamos isso, mas somente em retrospecto. Só quando olhamos para trás, percebemos quanta mudança ocorre em uma década. É como se, para a maioria de nós, o presente fosse um tempo mágico. É um divisor de águas na linha do tempo. É o momento em que finalmente tornamo-nos nós mesmos.

Os seres humanos são obras em progresso, que equivocadamente pensam que estão prontos. 

A pessoa que você é agora é tão transiente, tão fugaz e tão temporária quanto todas as pessoas que você já foi. A única constante em nossa vida é a mudança.

Obrigado.

Fonte: TED, Abbott Brasil
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER: 1
  1. Exemplos tão superficiais de "mudança"! Tampouco abordam questões fundamentais: O tempo nos faz mudar para melhor ou para pior? É o tempo, em si mesmo, fator de "mudança"? Qual a "mudança" que seria realmente significativa em nossas vidas? Entendo o pouco tempo da palestra e o seu objetivo central, mas quanto tempo precisamos para apenas ler as questões acima? Sem uma abordagem destas considerações o resultado é o tremendo equívoco de julgar que o tempo em si significa progresso ou melhoria, enquanto as leis da termodinâmica demonstram o contrário (ah, sim, também podemos assistir os noticiários nacionais e internacionais). Ainda,infelizes daqueles que veem a solução em apressar os processos de decadência e destruição para se chegar a um mundo "melhor".

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: A psicologia do você amanhã
A psicologia do você amanhã
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXaDjShVImQQ6mxSwQOdvXZiBYLmJZnMAn-qaLrVqIIc3y2kZ7BVEl0C99qRauWPZYbpZHOVKMI-3EAP-2aMYLUlWz9Gfll7rYPLhtn1MI3wB6akrkwT_8mXC_rNoo_tO8yMO8ncdnxMw/s320/dan.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjXaDjShVImQQ6mxSwQOdvXZiBYLmJZnMAn-qaLrVqIIc3y2kZ7BVEl0C99qRauWPZYbpZHOVKMI-3EAP-2aMYLUlWz9Gfll7rYPLhtn1MI3wB6akrkwT_8mXC_rNoo_tO8yMO8ncdnxMw/s72-c/dan.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2017/04/a-psicologia-do-voce-amanha.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2017/04/a-psicologia-do-voce-amanha.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo