Estamos cobertos de germes. Vamos projetar para isso.

Comentar

Ao aprendermos mais sobre germes e microrganismos que compartilham nossos espaços, Jessica Green pergunta: Podemos projetar edifícios que en...

Ao aprendermos mais sobre germes e microrganismos que compartilham nossos espaços, Jessica Green pergunta: Podemos projetar edifícios que encorajem ambientes microbianos felizes e saudáveis?


Tudo está coberto por ecossistemas invisíveis feitos de minúsculas formas de vida: bactérias, vírus e fungos. Nossas escrivaninhas, computadores, lápis, edifícios, todos abrigam paisagens de microrganismos. Ao planejar essas coisas, podíamos pensar em desenhar estes mundos invisíveis, e pensar como eles interagem com os nossos ecossistemas pessoais.



Nossos corpos são lar para trilhões de microrganismos e estas criaturas definem quem somos. Os microrganismos no seu intestino podem influenciar seu peso e seu humor. Na sua pele, eles podem estimular seu sistema imunológico. Na sua boca, eles podem refrescar seu hálito, ou não, e o fundamental é que os nossos ecossistemas pessoais interagem com os ecossistemas de tudo que tocamos. Então, por exemplo, quando se toca um lápis, ocorre a troca de microrganismos.

Se pudermos planejar os ecossistemas invisíveis ao nosso redor, isto pode influenciar nossa saúde de formas sem precedentes.

Perguntam-me todo tempo:

É realmente possível planejar ecossistemas de microrganismos?

E acredito que a resposta seja sim. Penso que estamos fazendo isso agora mesmo, mas de maneira inconsciente. Vou compartilhar uns dados com vocês de um aspecto da minha pesquisa em arquitetura que demonstra como, através de planejamento consciente e inconsciente, causamos impacto nesses mundos invisíveis.

Este é o Complexo Empresarial Lillis na Universidade do Oregon, e trabalhei com uma equipe de arquitetos e biólogos para coletar amostras de mais de 300 salas deste edifício. Queríamos conseguir algo como um registro fóssil deste edifício, e para tanto, coletamos amostras de pó. Do pó, retiramos as células bacterianas, partimo-las e comparamos sua sequência genética. Isto significa que as pessoas da minha equipe usaram muito aspirador de pó neste projeto. Este é uma foto do Tim, que quanto tirei esta foto, lembrou-me, disse, "Jessica, o último grupo de laboratório onde trabalhei fiz trabalho de campo nas florestas da Costa Rica, e as coisas mudaram drasticamente para mim."

Vou lhes mostrar primeiro o que encontramos nos escritórios, e observaremos os dados por uma ferramenta de visualização que estive trabalhando em colaboração com Autodesk. Vejam esses dados assim, primeiro, vejam a parte de fora do círculo. Vão ver um grande número de grupos de bactérias, e se olharem para a forma deste lóbulo rosa, ele diz algo sobre a abundância relativa de cada grupo. Pelas 12 horas, vão ver que os escritórios têm muitas proteobactérias alfa, e à uma hora vão ver que bactérias bacilli são relativamente raras.

Vamos ver o que se passa em diferentes tipos de espaços neste edifício. Se olharem dentro dos banheiros, todos têm ecossistemas parecidos, e se fossem olhar dentro das salas de aula, estas também têm ecossistemas parecidos. Mas se olharem esses tipos de espaços, podem ver que são fundamentalmente diferentes entre si. Gosto de pensar que os banheiros são como florestas tropicais. Disse a Tim, "Se você pudesse ver os microrganismos, é como se estivesse na Costa Rica. Mais ou menos" E penso que os escritórios são como pradarias temperadas.



Esta perspectiva é muito poderosa para os designers, porque eles podem acolher os princípios de ecologia, e um importante princípio é dispersão, como os organismos se movimentam. Sabemos que os microrganismos são dispersados pelas pessoas e pelo ar. Então a primeira coisa que quisemos fazer neste edifício foi observar o sistema de ventilação. Engenheiros mecânicos projetam unidades de tratamento de ar para assegurar que as pessoas se sintam confortáveis, e que o fluxo de ar e a temperatura estejam certos. Para tanto, usam princípios de física e química, mas poderiam usar também a biologia. Se olharem os microrganismos em um dessas unidades de tratamento de ar deste edifício, vão notar que são muito parecidos entre si. Se compararem isso com os microrganismos de uma unidade de tratamento de ar diferente, vão notar que são fundamentalmente diferentes. As salas deste edifício são como ilhas em um arquipélago e isso quer dizer que os engenheiros mecânicos são como engenheiros ecológicos e têm a habilidade de estruturar biomas neste edifício do jeito que querem.

Outro modo de movimentação dos microrganismos é através das pessoas, e os designers geralmente agrupam salas para facilitar a interação entre pessoas, e o compartilhamento de ideias, como em laboratórios e escritórios. Dado que os microrganismos viajam com as pessoas. pode-se esperar que salas próximas tenham biomas parecidos. E foi exatamente isso que encontramos. Se olharem salas de aulas adjacentes, elas têm ecossistemas muito parecidos, mas se for a um escritório mais distante, o ecossistema é fundamentalmente diferente. E quando vejo o poder que a dispersão tem nesse padrões biogeográficos, fico pensando que é possível enfrentar problemas desafiadores, como as infecções hospitalares. Acredito que isso está relacionado, em parte, com um problema da ecologia do edifício.

Tudo bem, contarei mais uma história sobre este edifício. Estou colaborando com Charlie Brown. Ele é um arquiteto, e Charlie é muito preocupado com a mudança climática global. Ele tem dedicado sua vida ao design sustentável. Quando me conheceu e percebeu que era possível para ele estudar de um modo quantitativo como suas escolhas de planejamento impactaram a ecologia e biologia deste edifício, ficou entusiasmado, porque acrescentou uma nova dimensão ao que fazia. Ele passou de pensar apenas sobre energia a começar a pensar na saúde humana. Ajudou a projetar alguns dos sistemas de tratamento de ar deste edifício e como era a ventilação.

Então primeiro vou mostrar-lhes o ar que coletamos fora do edifício. Estamos olhando para a assinatura das comunidades bacterianas ao ar livre e como variam ao longo do tempo. Depois vou mostrar o que aconteceu quando manipulamos experimentalmente as salas de aula. Fechamos completamente durante a noite para que não tivessem nenhuma ventilação. Muitos edifícios operam dessa forma, provavelmente onde vocês trabalham, e empresas fazem isso para economizar o custo de energia elétrica. Encontramos que essas salas permanecem relativamente estagnadas até sábado, quando abrimos a ventilação novamente. Quando entramos nas salas, elas cheiravam muito mal, e nossos dados sugerem que tinha algo a ver com ter deixado para trás a sopa de bactérias transportadas pelo ar pelas pessoas do dia anterior. Comparem isto com as salas que foram projetadas usando a estratégia de planejamento passivo sustentável onde o ar de fora entra através de venezianas. Nestas salas, o ar acompanhou o ar de fora muito bem, e quando Charlie viu isso, ficou entusiasmado. Sentiu que fez uma boa escolha no processo de design porque era eficiente energeticamente e eliminava as paisagens de microrganismos do edifício.

Os exemplos que dei foram de arquitetura, mas são relevantes para o planejamento de qualquer coisa. Imaginem planejar pensando nos tipos de microrganismos que queremos no avião ou no telefone.

Há um novo microrganismo, que descobri recentemente. É chamado BLIS, e foi demonstrado que afasta os patogênicos e dá uma hálito bom. Não seria demais ter BLIS nos nossos telefones?

Uma abordagem consciente para o planejamento, o qual chamo de design bioinformado e penso que é possível.

Obrigada.

(Aplausos)

[Via BBA]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,19,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,20,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,39,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,927,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Estamos cobertos de germes. Vamos projetar para isso.
Estamos cobertos de germes. Vamos projetar para isso.
http://2.bp.blogspot.com/-yKHoC3XIs8o/UZFyLkwX2VI/AAAAAAAAUrQ/0iOvXFQi0vk/s400/micro01.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-yKHoC3XIs8o/UZFyLkwX2VI/AAAAAAAAUrQ/0iOvXFQi0vk/s72-c/micro01.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/05/estamos-cobertos-em-germes-vamos.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/05/estamos-cobertos-em-germes-vamos.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy