Educação: modo de usar

Comentar

A mudança na relação aluno-professor é reflexo de uma mudança em toda sociedade que abomina a autocracia e valoriza a democracia, a liberdad...

A mudança na relação aluno-professor é reflexo de uma mudança em toda sociedade que abomina a autocracia e valoriza a democracia, a liberdade e o pensamento crítico. A disciplina e um modelo eficiente parecem que foram solapados com essa mudança de mentalidade ideológica. Aqui listo algumas considerações que julgo valiosas para atacar o problema e apesar de serem focadas no ensino superior creio que serviriam para dar diretrizes ao ensino como um todo.





O escopo aqui é uma sociedade que quer meritocracia, democracia e capitalismo. Além de perseguir justiça social, preocupação ambiental e crescimento econômico. Também pretendo dar sugestões que ficariam circunscritas no âmbito do Ministério da Educação (MEC). Apesar de que uma revolução na educação envolveria toda a sociedade, a começar das famílias.

Sintomas


Discordo dos professores serem parte ativa do problema, como afirmam alguns. Seus representantes de classe podem até serem responsabilizados. Mas os professores simplesmente não sabem o que fazer.

Primeiro: eles vêm do mercado de trabalho para fazer um bico como professores, e isso é pura lógica de mercado. Não vêm para reformar o ensino (apesar de estranhar essa postura do aluno-cliente).

Segundo: os professores-educadores (aqueles que enxergam uma possibilidade de transformar a sociedade pela educação) pegam salas cheias sem um monitor que lhes dê cobertura. A turma já sabe que o sistema é falho e se fecha em um corporativismo estilo nós-contra-ele. Se tentar impedir um aluno de entrar por ter chegado atrasado (geralmente cumprimentando a todos os colegas e tumultuando a aula), ou tomar a prova de algum colador corre o risco de ser processado (o que parece ser bem mais comum em Brasília do que em São Paulo) poderá passar pelo dissabor de ter que dar explicações na justiça (e ainda ficar mal com a instituição de ensino).
Sofrem ameaças de alunos bombados e com baixo QI. Ganham muito pouco para isso e terminam a carreira com esgotamento nervoso, DORT/LER, doença de voz por stress etc.


Estudantes fazem manifestação contra agressão a professor da Ufam


Terceiro: com o fim do vestibular o compromisso do aluno com o saber é quase zero. Ele quer saber mas não quer se esforçar nada para isso. A sala de aula é apenas um local de reuniões sociais onde mandar SMSs plo iPhone e conversar com amigos pelo notebook ou até jogar é que é descolado. Chamada? Apenas uma forma de obrigá-lo a ficar mais tempo e ainda acham que podem pedir o fim da aula exigindo em coro a chamada. E na verdade a chamada é uma das poucas armas do professor para tentar reter a atenção da maioria dos alunos.

Modo de Usar


Soluções possíveis:
O principal seria a criação de centros-modelo de residência para professores ensinar em sala de aula (como é feito nos EUA) nos moldes das residências médicas onde se simularia todos esses problemas e se criaria padrões de conduta para serem adotados em sala de aula. Isso resgataria a autoridade dos professores até diante de tribunais pois os protocolos estariam bem determinados e a competência para julgar a conduta dos profissionais teria amparo em parâmetros bem estabelecidos (ainda que os professores também estejam começando a ganhar causas na Justiça).

Monitoria obrigatória em sala de aula e de provas, como nas boas Universidades americanas, o professor não perderia tempo tirando dúvidas, distribuindo provas, corrigindo-as e nem sequer preparando materiais para serem usados em sala. Ele faria sua exposição, abriria para perguntas se assim o desejasse e tornaria tudo mais impessoal (bom para aquelas sumidades que não são tão bons no trato pessoal com o aluno). Nem todo mundo é um show-man. Além disso, os alunos ficariam menos dependentes dos professores e mais responsáveis por aprender (em livros, internet e até em apostilas especialmente preparadas pelos professores).

Os próprios alunos é que tenderiam a ficar ligados nas aulas já que a oportunidade para entender e não ter que se virar depois seria a própria aula. Ou seja, seria devolvido ao aluno a responsabilidade por aprender.


Aluno de Educação Física crava faca no peito de professor por discordar de nota


As provas deveriam ser tratadas como pontos fundamentais de avaliação e portanto deveriam ter muito mais pessoas vigiando, câmeras (na hora da prova essa a questão de privacidade deveria ser reduzida em prol da segurança) com distribuição aleatória de lugares etc.

Simulados padronizados serviriam de prévia para a preparação dos alunos e as provas e os simulados poderiam compartilhar do mesmo banco de questões (com alguns parâmetros aleatórios). Esse conteúdo padronizado teria uma função adicional de servir de base de comparação do aproveitamento das turmas. Bom para os alunos e bom para o ensino.

Informatização da chamada, notas, médias, com a possibilidade de coleta de dados pelo Ministério da Educação para que haja um acompanhamento instantâneo das unidades com problemas de aproveitamento e em qual disciplina. Se for o caso, por falta de professores em determinadas regiões, o MEC poderia deslocar professores temporários para suprir as carências em caráter emergencial ou ministrar o curso a distância.

Uma sugestão de distribuição de peso das questões pode ser de 30% fáceis, 30% médias e 40% difíceis.

Provas estilo OAB para os cursos não seria uma má ideia para padronizar o conjunto das matérias a serem dominadas por cada competência. Nada extremamente difícil, apenas o que se exige do formando após a conclusão do curso. Esse conjunto deveria ser de conhecimento dos alunos no início do curso.

Cursos técnicos e cursos superiores rápidos também deveriam suprir o mercado com técnicos e operários especializados atendendo as necessidades setoriais.

A reciclagem obrigatória de professores passaria por mestrados e doutorados (além do treinamento no centro-modelo contando horas de voo) paga pelo empregador ou pelo Estado. Além de cursos de especialização nas disciplinas que forem senso aproveitados.

Para tanto o Ministério da Educação teria que criar uma área de garantia da qualidade do ensino que cuidaria de manter os currículos atualizados (além de laicos e ideologicamente neutros, na medida do possível), o monitoramento dos índices de aproveitamento das IESs (Instituições de Ensino Superior) e a reciclagem dos professores em dia.

Sem falar na valorização pela remuneração onde pisos salariais deveriam ser considerados levando em conta a diferença de custo de vida regional.

Todas essas sugestões necessitariam de serem implementadas simultaneamente, ainda que seguindo um cronograma de prioridades. Para que não se faça só aquilo que é fácil e não se ataque o que é mais necessário e urgente.

Hoje eu vejo que meus alunos não aprendem em seis meses o que aprendem em uma semana de cursinho para concurso. A prova, e a reprovação, é sim uma forma de estímulo para o aprendiz. Para corrigir distorções no meio do caminho (e não apenas no final de um ano) deveria haver cursos semestrais com muitas avaliações (o que já é bem comum).


Problemas de matemática inspirados em crimes


Esse tipo de mudança, ao meu ver, é uma homenagem justa à memória daqueles que sofrem com o descaso vivido pelo setor (sacrificando até a própria vida). Professores atacados por alunos sendo ridicularizados e intimidados ao invés de respeitados e valorizados. Professores que tentam aplicar métodos de ensino heterodoxos (ainda que de boa fé) fazendo experiências didáticas intuitivamente sem o devido treinamento (como o caso do professor de matemática que usou exemplos de crimes em seus problemas de álgebra) são duras lições que aprendemos e que precisamos que sejam exemplos de um problema passado.

Do tempo em que o Brasil ainda era o país do futuro.

Prof. Alexandre Gomes
Professor universitário
Especialista em Ensino a Distância com foco em Mídias Sociais


[Via BBA]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,250,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,46,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,188,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,485,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,539,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Educação: modo de usar
Educação: modo de usar
http://2.bp.blogspot.com/-z2yi2KhRGnQ/TYbVHiRrw6I/AAAAAAAAFwo/DHr9IVBUBMc/s400/education.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-z2yi2KhRGnQ/TYbVHiRrw6I/AAAAAAAAFwo/DHr9IVBUBMc/s72-c/education.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2011/03/educacao-modo-de-usar.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/03/educacao-modo-de-usar.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy