Ainda que seja esteja mais escasso do que em outros anos, ainda há várias ferramentas à disposição de elitores, políticos e...
Ainda que seja esteja mais escasso do que em outros anos, ainda há várias ferramentas à disposição de elitores, políticos e demais envolvidos nas Eleições 2022. ATENÇÃO: Esse blog apoia alguns candidatos que estão de acordo com sua linha editorial, dentre eles a Silene da Saúde, que ilustra essa matéria.
A desinformação, muitas vezes proposital, fez com que nenhuma fonte seja confiável a não ser que ela concorde com aquilo que o eleitor já pensava. Ainda assim, vamos conhecer alguns recursos disponíveis para as Eleições 2022.
Uma novidade do Brasil Acadêmico nestas eleições é que enquanto usamos o então candidato Romário para exemplificar o uso de algumas ferramentas para ajudar o eleitor nas Eleições 2014, ainda que não o apoiássemos necessariamente, neste ano, resolvemos apoiar a candidata à deputada distrital da Assembleia Legislativa do DF, Silene da Saúde (nº 70111).
Sim, fomos questionados sobre a escolha de um candidato como exemplo.
Isso por acreditarmos em suas propostas e reafirmarmos que não há problema nenhum em ser da política, muito pelo contrário. Já que acreditamos que a boa política é a solução democrática para os problemas da sociedade. Ainda que seja a estreia de Silene como candidata e também nosso debut como apoiadores de campanha. Acha que o seu candidato é melhor? Manifeste-se respeitosamente nos comentários e sê feliz.
Verificar candidato
Alguns recursos para fiscalizar a situação da candidatura e do candidato, bem como os bens declarados entre outros indicadores que podem ajudar a escolher seu representante e fiscalizá-lo após a chegada ao poder.
Este sistema de busca processual abrange os processos públicos autuados no sistema Processo Judicial Eletrônico (PJe) do TSE, TREs e Cartórios Eleitorais.
Em consonância com a Resolução nº 121/2010 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), não serão retornados processos ou documentos sob segredo de justiça ou sigilosos.
[CNIA]
O CNIA – Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa – é uma ferramenta eletrônica do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que permite o controle jurídico dos atos da Administração que causem danos patrimoniais ou morais ao Estado. A pesquisa pode ser feita pelo nome do candidato.
Nesse ranking, a pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública.
Plataforma do DIAP que disponibiliza os votos de deputados e senadores em temas relevantes de interesse dos trabalhadores e da sociedade, permitindo ao cidadão-eleitor conhecer como atuaram seus representantes no Congresso Nacional. Pode ser um complemento à ferramenta anterior.
Aprendendo a usar a urna eletrônica
Com esses simuladores de urna fica muito fácil entender o que vai acontecer no dia de votação.
Simuladores disponibilizados pelo TSE para que o eleitor possa treinar e verificar como a urna eletrônica se comportará em diferentes cenários como primeiro e segundo turno, votação no Distrito Federal e votação no exterior. Não há partidos e nem candidatos reais e, no simulador, você pode ter instruções em áudio.
Fiscalização cidadã
Uma boa forma de verificar se quem está no poder (e quem pretende se candidatar) está gerindo bem a res pública.
Uma iniciativa já tradicional, esse projeto aberto usa ciência de dados e inteligência artificial com a finalidade de fiscalizar gastos públicos e compartilhar as informações de forma acessível a qualquer pessoa.
[Rosie ##twitter##]
Parte da Operação Serenata do Amor. Uma inteligência artificial na forma de uma conta do twitter capaz de analisar os gastos reembolsados pela Cota para Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), de deputados federais e senadores, feitos em exercício de sua função, identificando suspeitas e incentivando a população a questioná-los.
[Jarbas]
Site onde é possível navegar pelos gastos e descobrir mais sobre cada suspeita, de maneira simples e descomplicada. É onde começa o trabalho de validar uma suspeita levantada pela Rosie.
Propaganda antecipada? Carro de som com volume muito alto? Está disponível para download o aplicativo Pardal, importante canal para fazer chegar ao Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral) denúncias com indícios de irregularidade durante as Eleições 2022.
Pesquisas eleitorais
Os registros das pesquisas e das entidades e empresas que as realizam e algumas tendências de opiniões agregadas.
No PesqEle, é possível consultar as entidades e as empresas que realizam pesquisas de opinião pública relativas às eleições ou a candidatas e candidatos, desde 2012.
Como cada empresa adota uma metodologia própria e apura diversos cenários em suas pesquisas de intenção de voto, os resultados não são comparáveis entre si. A linha de cada candidato passa na média dos resultados de pesquisas de intenção de voto estimuladas.
A média de cada candidato não é a simples soma dos resultados e divisão pelo número de pesquisas. O agregador controla diversos parâmetros e dá pesos diferentes aos levantamentos para impedir que números destoantes ou desatualizados puxem um dos concorrentes para cima ou para baixo.
A série histórica do agregador tem dados divulgados pelas seguintes empresas: Datafolha, Ipec (o antigo Ibope), Quaest, Paraná Pesquisas, Vox Populi, Sensus, MDA, PoderData, Ipespe, Ideia, Futura, FSB, Gerp e Real Time Big Data. As seis primeiras fazem pesquisas presenciais, ou seja, seus entrevistadores abordam as pessoas face a face, na rua ou em suas casas. As sete últimas promovem sondagens por telefone. O MDA usa os dois métodos.
A tendência nas redes
Não representa tanto a intenção do eleitor, mas mostra como anda o burburinho nas redes.
[Google Trends – Eleições 2022 (1º turno)]
[Google Trends – Eleições 2022 (1º turno)]
A tendência na grande mídia
A chamada “mídia tradicional” também merece um acompanhamento.
Veja como se comportam os jornalões por meio de uma análise sistemática de suas manchetes.
O Manchetômetro é um website de acompanhamento da cobertura da grande mídia sobre temas de economia e política e não tem qualquer filiação com partido político ou grupo econômico.
Checagem de Fatos (Fact Checking)
Deep fake, fake news, robôs. Nunca a verdade foi tão golpeada. E nunca foi tão necessária a informação verificada com transparência e profissionalismo.
O Projeto Comprova é uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos de comunicação brasileiros para descobrir e investigar informações suspeitas sobre políticas públicas, eleições presidenciais e a pandemia de covid-19 que foram compartilhadas nas redes sociais ou por aplicativos de mensagens.
Uma postagem da eleição anterior já trazia uma boa lista não exaustiva de serviços de checagem de fatos.
Estatísticas das Eleições 2022
Aqui os dados não são sobre quem está vencendo a disputa. São dados oficiais sobre a própria eleição. Muito bom para quem tem interesse acadêmico sobre os números do processo eleitoral.
Conferir o resultado
Algumas formas de verificar como está a apuração, quem ganhou e quem perdeu.
App do TSE para leitura da imagem (QRcode) contida no final do boletim impresso pela urna da seção eleitoral, possibilitando ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos boletins de urna em seu celular ou tablet. Para Android e iOS.
Área de divulgação do TSE com os dados oficiais detalhados da apuração.
Comentários