$show=mobile

Nós somos fazedores

Comentar

Veja a palestra do criador do movimento maker no TED em 2014 defendendo que todos nós somos makers. N o TED @ MotorCity, em 2014, o editor d...

Veja a palestra do criador do movimento maker no TED em 2014 defendendo que todos nós somos makers.


No TED @ MotorCity, em 2014, o editor da revista MAKE, Dale Dougherty, diz que somos todos criadores de coração e mostra ferramentas incríveis para mexer, como Arduinos, impressoras 3D acessíveis, até mesmo satélites DIY.


Eu tenho uma ótima e simples ideia que irei contar para vocês repetidas vezes até que vocês acreditem nela, e ela é que todos somos criadores. Eu realmente acredito nisso. Todos somos criadores. Nós nascemos criadores. Temos essa habilidade de fazer coisas, de compreender coisas com nossas mãos. Usamos palavras como “compreender” metaforicamente para também pensar sobre o entendimento das coisas. Nós não apenas vivemos, mas nós fazemos; nós criamos coisas. Bem eu irei mostrar a vocês um grupo de criadores da Feira de Criadores (Maker Faire) e de vários locais. Isto não saiu particularmente bem, mas esta é uma bicicleta particularmente grande. É uma bicicleta scraper, como é chamada – de Oakland. E esta é uma scooter particularmente pequena para um senhor deste tamanho. Mas ele está tentando otimizá-la, ou motorizá-la, com uma broca. (Risadas) 

E a questão que ele tinha era, “Posso fazer isso? Isso pode ser feito?” Aparentemente pode. 

Então criadores são entusiastas, são amadores, são pessoas que amam fazer o que fazem. Eles nem sempre sabem porque estão fazendo o que fazem.

Nós começamos a organizar criadores em nossa Feira de Criadores. Teve uma em aqui Detroit no último verão, e acontecerá novamente no próximo verão, no Henry Ford. Mas elas acontecem em São Francisco – (Aplausos) – e em Nova York. E é um evento fabuloso para conhecer e falar com essas pessoas que criam coisas e estão ali apenas para se mostrar para você e falar sobre elas e ter uma boa conversa.

(Video) Homem: Talvez eu queira um destes.

Dale Dougherty: estes são muffins elétricos.

Homem: Onde vocês conseguiram isto?

Muffin: Você irá deslizar conosco? (Homem: Não.)

DD: Eu sei que Ford tem novos veículos elétricos para lançar. Chegamos lá primeiro.

Senhora: Você irá deslizar conosco?

DD: isto é algo que chamo balançando na chuva. E você mal pode vê-lo, mas é – um controlador de ciclos de água que caem logo antes e após você passar debaixo do arco. Então imagine uma criança: “Irei me mohar? Irei me molhar? Não, eu não me molhei. Irei me mohar? Irei me molhar?” Esta é a experiência de um passeio inteligente. E é claro, temos moda. Pessoas estão fazendo coisas em moda. Eu não sei se isto é chamado soutien basket, mas tem que ser algo do tipo. Temos estudantes de arte se juntando, pegando partes de um velho radiador e fazendo um derramamento de ferro para fazer algo novo com ele. Eles fizeram isso no verão, e estava muito quente.

Agora este aqui requer um pouco de explicação. Você sabe o que é isto, certo? Billy-Bob, ou Billy Bass, ou algo do tipo. Agora o cara que desenvolveu isso é um físico. E aqui ele explica um pouco o que faz.

(Video) Richard Carter: Sou Richard Carter, e este é o Sashimi Tabernacle Choir.

Coro: ♫ Quando você me segura em seus braços ♫

RC: Isto é completamente controlado por computador em um velho Volvo.

Coro: ♫ Sou pego por um sentimento ♫ ♫ Estou alto acreditando ♫ ♫ Que você está apaixonada por mim ♫

DD: Então Richard veio de Houston no último ano para nos visitar aqui em Detroit e mostrar seu maravilhoso Coro Sashimi Tabernacle. Então, você é um criador? Quantas pessoas aqui diriam que são criadores, se levantassem a mão? Isso é muito bom – Mas existem alguns de vocês por aí que não admitem que são criadores. E novamente, pense sobre isso. Vocês são criadores de comida, criadores de abrigos, vocês são criadores de muitas coisas diferentes. E parte do que me interessa atualmente, é que vocês são criadores de seu próprio mundo, e particularmente do papel que a tecnologia tem em sua vida. Você realmente é um motorista ou um passageiro, para usar uma frase da Volkswagen. Criadores estão no controle. Isso é o que os fascina; é por isso que eles fazem o que fazem. Eles querem descobrir como as coisas funcionam, eles querem acessá-las, e eles querem controlá-las; eles querem usá-las para seus próprios fins.

Criadores hoje, em certo nível, estão fora de linha. Eles não são o objetivo final. Eles são um pouco radicais. Eles são um pouco subversivos naquilo que fazem. Mas uma vez, foi muito comum pensar em si mesmo como um criador. Era algo que você até destacaria. E encontrei este velho vídeo. E eu lhes contarei mais sobre ele, mas apenas...

(Música)

(Vídeo) Narrador: De todas as coisas que americanos são, somos criadores. Com nossas forças e nossas mentes e espíritos, nós juntamos, formamos, e lançamos moda – criadores e modeladores e colocadores de coisas juntas.

DD: Então isto serve para mostrar a vocês pessoas fazendo coisas com madeira, um avô fazendo um barco numa garrafa, uma mulher fazendo uma torta – em certo ponto tarefas padrões do dia. Mas tinha um sentimento de orgulho em fazermos coisas, de que o mundo a nossa volta foi feito por nós. Não apenas existia; nós o fizemos, e estávamos conectados a ele dessa forma. E eu acho isso tremendamentre importante. Agora irei contar a vocês uma coisa engraçada sobre isso. Este filme em particular – é um vídeo industrial – mas foi exibido em cinemas drive-in em 1961 – na área de Detroit, na verdade – e isto precedeu “Psicose” de Alfred Hitchcock. (Risadas) Então gosto de pensar que havia algo acontecendo aqui sobre a nova geração de criadores surgindo dessa “Psicose” a mais.

Este é Andrew Archer. Eu conheci Andrew em uma de nossas rueniões comunitárias para estruturar a Feira dos Criadores. Andrew havia mudado para Detroit vindo de Duluth, Minnesota. E falei com a mãe dele, e acabei fazendo uma história sobre ele para uma revista chamada Kidrobot. Ele é apenas um garoto que cresceu brincando com ferramentas ao invés de brinquedos. Ele gostava de desmontar coisas. A mãe dele lhe deu uma parte da garagem, e ele coletava coisas de vendas de garagem, e criava coisas. E ele não gostava particularmente da escola tanto assim, mas ele se envolveu em competições de robótica, e ele percebeu que tinha talento, e, mais importante, que ele tinha uma verdadeira paixão por isto. E ele começou a construir robôs. E quando eu me sento perto dele, ele estava me contando sobre a companhia que formou, e ele estava construindo alguns robôs para fábricas de automóveis para mover coisas no chão da fábrica. E foi por isso que ele se mudou para Michigan. Mas ele também mudou para cá para encontrar pessoas que fazem o que ele faz. E isto de certa forma nos leva a essa importante ideia de hoje.

Estes são Jeff e Bilal e muitos outros aqui em um hackerspace. E existem cerca de 3 hackerspaces ou mais em Detroit. E provavelmente têm alguns novos desde que estive aqui a última vez. Mas estes são como clubes. Eles estão compartilhando ferramentas, compartilhando o espaço, compartilhando a experiência em o que fazer. E por isso é um fenômeno muito interessante que viaja o mundo. Mas essencialmente estas são pessoas que brincam com a tecnologia. Deixem-me dizer isso novamente – brincam. Eles não sabem necessariamente o que estão fazendo ou porque o estão fazendo. Eles estão brincando de descobrir o que a tecnologia pode fazer, e provavelmente descobrir o que eles mesmos podem fazer, quais são suas próprias capacidades.

Agora a outra coisa que penso está decolando, outra razão para criar está decolando hoje, existem excelentes novas ferramentas por aí. E você não pode ver isto tão bem em uma tela, mas Arduino: 

Arduino é uma plataforma de hardware open-source. É um micro-controlador. Se você não sabe o que eles são, saiba que são apenas cérebros. Então eles são o cérebro do criador de projetos. 

E aqui está o exemplo de um. E não sei se vocês conseguem ver bem, mas é uma caixa de correio – então uma caixa de correio comum e um Arduino. Então você descobre como programar isto, e coloca isto em sua caixa de correio. 

E quando alguém abre sua caixa de correio, você recebe uma notificação, uma mensagem de alerta vai para seu iPhone. 

Agora isso poderia ser uma porta de cães, poderia ser alguém indo a um lugar que não deveria, como um irmão caçula entrando no quarto da irmã. Existem todo tipo de coisas diferentes que você pode imaginar para isto.

Agora aqui está algo interessante – uma impressora 3D. Esta é outra ferramenta que realmente decolou – muito, muito interessante. Este é Makerbot. E existem versões industriais disso – cerca de $20,000 dólares. Estes caras inventaram uma versão de um kit por $750 dólares. E isto signifca que colecionadores e pessoas comuns podem colocar as mãos nisso e começar a brincar com impressoras 3D. Agora eles não sabem o que querem fazer com elas, mas eles irão descobrir. Eles apenas irão descobrir quando colocarem as mãos nela e brincarem com ela. Uma das coisas mais legais é que, Makerbot enviou um upgrade, alguns novos suportes para a caixa. Bem você imprime os suportes e então substitui os suportes antigos pelos novos. Isso não é legal?

Então criadores colhem tecnologia de todos os lugares a nossa volta. Este é um radar detector de velocidade isto foi desenvolvido a partir de um brinquedo Hotwheels. E eles fazem coisas interessantes. Eles estão realmente criando novas áreas e explorando áreas que você poderia pensar – Os militares estão fazendo drones. Bem, existe toda uma comunidade de pessoas construindo autonomamente aviões, ou veículos – algo que você pode programar para voar sozinho, Sem uma palito ou outra coisa, para descobrir em qual caminho está indo. Trabalho fascinante que eles estão fazendo.

Nós acabamos de ter um número sobre a exploração do espaço, DIY exploração do espaço. Esta é provavelmente a melhor época na história da humanidade para se amar o espaço. 

Você pode construir os seu próprio satélite e colocá-lo no espaço por cerca de $8,000 dólares. 

Pense em quanto dinheiro e quantos anos a NASA levou para colocar satélites no espaço. Na verdade, esses caras trabalham para a NASA, e estão tentando ser pioneiros usando componentes off-the-shelf, coisas baratas que não são especializadas que eles podem combinar e enviar ao espaço.

Criadores são uma fonte de inovação, e eu acho que isto se relaciona com algo lá atrás como nascimento da indústria do computador pessoal. Este é Steve Wozniak. Onde ele aprendeu sobre computadores? É o Clube Caseiro dos Computadores – como um hackerspace. E ele diz, “Eu poderia ir lá todos os dias e falar com pessoas e compartilhar ideias de graça.” Bem, ele fez um pouco melhor que de graça. Mas é importante entender que muitas das origens da nossa indústria – até mesmo Henry Ford – vem dessa ideia de brincar e descobrir as coisas em grupos.

Bem, se eu não te convenci que você é um criador, Espero poder convencê-lo que nossa próxima geração deve ser de criadores, que crianças são particularmente interessadas nisso, nesta habilidade de controlar o mundo físico e ser capaz de usar coisas como micro-controladores e construir robôs. E temos que conseguir colocar isto nas escolas, ou na comunidade de muitas, muitas maneiras – a habilidade de remendar, de moldar e remoldar o mundo a nossa volta. Existem grandes oportunidades hoje – e isto é o que realmente me preocupa mais – a resposta a questão: O que a América irá criar? São mais criadores.

Muito obrigado.

Fonte: TED
Visto no Brasil Acadêmico


COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,Abelha,3,Acessibilidade,24,Acessórios,2,Acidente,51,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,41,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,24,Agência FAPESP,4,Agência Fiocruz,5,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,4,Agricultura,6,Agropecuária,4,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,6,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,3,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,7,Android,3,Animação,51,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,166,Astrobiologia,3,Astrofísica,3,Astronomia,28,Ativismo,31,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,21,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,169,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,China,21,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,210,Cinema,67,Climatologia,1,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,262,Computação,83,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,139,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,140,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,54,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,95,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,48,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,15,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,11,Davos,1,Debate,2,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,11,Dermatologia,7,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,14,Desenvolvimento de jogos,11,Design,31,Design Instrucional,14,Destaque,8,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,181,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,3,Direitos Humanos,37,Disney,7,Distrito Federal,4,Documentário,63,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,84,Economia,113,Editoração Eletrônica,1,Educação,389,Educação a Distância,178,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,26,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eletricidade,10,eletrônica,4,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,17,Energia Nuclear,11,Enfermagem,1,Engenharia,67,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,45,Entrevista,90,Entrevista.,1,Epidemiologia,69,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,67,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,42,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,38,estrutura de dados,1,Ética,27,EUA,17,Europa,2,Evento,47,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,19,Família,1,Farmacologia,22,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,10,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finep,2,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,114,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,45,Fotos em 360 graus,6,França,8,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,74,Futebol,39,Futurologia,91,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,43,Geofísica,1,Geografia,54,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,8,Gestão de Projetos,21,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,80,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,37,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,37,História,208,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,211,Humor Negro,9,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,55,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,35,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,7,Imprensa,34,Impressora 3D,21,Imunologia,6,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,34,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,195,Inspiração,1,Inteligência Artificial,128,intercâmbio,1,Interface,197,Interfaces Hápticas,22,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,163,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,15,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,71,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,57,Livro,67,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,90,Mário Sérgio Conti,1,Marte,3,Mastologia,1,Matemática,80,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medicina,543,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,116,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,75,mercosul,1,Mestrado,4,meteorologia,11,Metodologia Científica,52,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,57,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,14,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,2,MSF,1,Mudança Climática,24,Mulher,4,Multimídia,14,museu,15,Música,88,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,17,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Negócios,30,Netflix,1,Neurociência,89,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,68,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,49,ONU,9,Opinião,102,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,3,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,237,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,29,Política,311,Portugal,7,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,22,produtividade,7,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,57,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,279,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,15,Pública,13,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,33,REA,2,realidade aumentada,45,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,3,Realidade Virtual,44,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,42,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,2,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,108,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,2,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,591,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,122,Segurança da Informação,63,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,35,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,18,Sociedade,5,Sociologia,54,Software,34,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,64,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,583,Tecnologia da Informação,28,TED,439,TED-Ed,47,TedMed,2,TEDx,4,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,57,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,25,Tutorial,23,Twitter,8,Uber,5,UFC,1,UFG,1,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,User Experience,1,USP,10,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,8,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,118,Vídeos,981,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,7,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,155,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Nós somos fazedores
Nós somos fazedores
https://1.bp.blogspot.com/-3c7cXYz_y-g/YVVGeuZfEXI/AAAAAAABIvM/RwB_njSLb4MI_0KxhOBRjKEGoLR1Qa3LACLcBGAsYHQ/s320/dale.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-3c7cXYz_y-g/YVVGeuZfEXI/AAAAAAABIvM/RwB_njSLb4MI_0KxhOBRjKEGoLR1Qa3LACLcBGAsYHQ/s72-c/dale.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2021/09/nos-somos-fazedores.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2021/09/nos-somos-fazedores.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO SEARCH TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April Mai June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Table of Content