Papa Francisco: Nosso imperativo moral para agir na mudança climática e 3 passos que podemos dar

Compartilhar

A crise climática global exigirá que transformemos a maneira como agimos, disse Sua Santidade o Papa Francisco. Apresentando um visionário T...

A crise climática global exigirá que transformemos a maneira como agimos, disse Sua Santidade o Papa Francisco. Apresentando um visionário TED Talk da Cidade do Vaticano, o líder espiritual propõe três cursos de ação para abordar os crescentes problemas ambientais e desigualdades econômicas do mundo, ilustrando como todos nós podemos trabalhar juntos, através de religiões e sociedades, para proteger a Terra e promover a dignidade de todos. “O futuro se constrói hoje”, afirma. “E não é construído isoladamente, mas sim em comunidade e em harmonia.”

Olá! Estamos vivendo um momento histórico marcado por desafios difíceis, como todos nós sabemos. O mundo foi abalado pela crise causada pela pandemia da COVID-19, que evidenciou ainda mais um outro desafio global: a crise socioambiental.
E isso requer que nós, todos nós, façamos uma escolha. A escolha entre o que importa e o que não importa. A escolha entre continuar ignorando o sofrimento dos mais pobres e maltratando nossa casa comum, a Terra, ou nos engajarmos em todos os graus para transformar o modo como agimos. A ciência nos diz, todos os dias, com mais precisão, que é necessária uma ação urgente, e não estou exagerando, isso é o que a ciência diz, se quisermos manter a esperança de evitar mudanças climáticas radicais e catastróficas.
E para isso temos que agir agora. Isso é um dado científico. 
Nossa consciência nos diz que não podemos permanecer indiferentes ao sofrimento dos necessitados, ao crescimento das desigualdades econômicas e às injustiças sociais. E que a economia não pode limitar-se apenas à produção e distribuição, também deve considerar necessariamente seus impactos tanto no meio ambiente quanto na dignidade das pessoas.

Podemos dizer que a economia pode ser criativa, em si mesma e em seus métodos, no modo em que age. Criatividade. Gostaria de convidá-los para fazermos uma jornada juntos. Uma jornada de transformação e ação. Composta não tanto de palavras, mas sim de ações concretas e prementes. Eu chamo isso de jornada, porque requer uma transformação, uma mudança. 
Desta crise, nenhum de nós sairá o mesmo. Não podemos sair os mesmos.
De uma crise, nunca saímos os mesmos. Vai levar tempo e muito trabalho duro para nos recuperarmos. Teremos que dar um passo de cada vez, ajudar os mais frágeis, persuadir os irresolutos, imaginar novas soluções, e nos comprometermos com essas ações.

Nosso objetivo é claro: construir, na próxima década, um mundo onde possamos atender às necessidades das gerações presentes, incluindo todo mundo, sem comprometer as possibilidades das gerações futuras. Gostaria de convidar todas as pessoas de fé, cristãs ou não, e todas as pessoas de boa vontade, para embarcarem nessa jornada, começando pela sua própria fé, ou se você não tem fé, pela sua própria vontade, pela sua própria boa vontade. Cada um de nós, como indivíduos, ou membros de um grupo, famílias, comunidades religiosas, empresas, associações, instituições, pode contribuir de forma significativa. 

cinco anos eu escrevi a carta encíclica “Laudato Si’”, dedicada ao cuidado da nossa casa comum. Ela propõe o conceito de Ecologia Integral, para responder em conjunto ao grito da Terra, assim como ao grito dos pobres. Ecologia Integral é um convite para uma visão integrada da vida, começando pela convicção de que tudo no mundo está conectado e que, a pandemia fez questão de nos lembrar que nós dependemos uns dos outros, assim como a nossa Mãe-Terra. Dessa visão deriva a exigência de encontrar novos caminhos para definir e medir o progresso, sem nos limitarmos aos aspectos econômicos, tecnológicos, financeiros e relacionados ao produto bruto, mas sim, atribuindo uma importância central às dimensões éticas, sociais e educacionais. Eu gostaria de propor hoje três caminhos para ação. Como eu escrevi na “Laudato Si”, a mudança e a orientação correta para a nossa jornada de Ecologia Integral requer primeiro de nós um passo na educação. 

  Então, a minha primeira sugestão é promover, em todos os níveis, uma educação voltada ao cuidado da nossa casa comum, desenvolvendo o entendimento de que os problemas ambientais estão vinculados às necessidades humanas. Nós devemos compreender isso desde o início: problemas ambientais estão ligados às necessidades humanas. Uma educação baseada em dados científicos e em uma abordagem ética. Isso é importante. Ambos são importantes. 
Sou encorajado pelo fato de que muitos jovens já demonstram uma nova consciência ecológica e social, e muitos deles lutam generosamente pela defesa do meio ambiente e da justiça. 
Como uma segunda proposta, devemos focar a água e a alimentação. O acesso à agua potável e segura é um direito humano essencial e universal. É essencial porque determina a sobrevivência das pessoas e, portanto, é uma condição para o exercício de todos os outros direitos e responsabilidades. Fornecer alimentação adequada para todos, por meio de métodos de cultivo não destrutivos, deve ser o propósito fundamental de todo o ciclo de produção e distribuição de alimentos. 

A terceira sugestão é sobre a transição energética: a substituição gradual, mas sem demora, de combustíveis fósseis por fontes de energia limpa. Temos apenas poucos anos. Cientistas estimam, aproximadamente, menos de 30. Temos poucos anos, menos de 30, para reduzir drasticamente as emissões de gases na atmosfera. Essa transição precisa ser não só rápida e capaz de atender as necessidades das gerações presentes e futuras, como também atenta ao impacto sobre os pobres, populações locais, bem como aqueles que trabalham nos setores de produção de energia.

Uma forma de encorajar essa mudança é voltar os negócios para a necessidade urgente de comprometerem-se com o cuidado integral da nossa casa comum, não investindo em empresas que não atenderem aos parâmetros da Ecologia Integral, e recompensando aquelas que realmente trabalharem durante essa fase de transição, para colocar no centro das suas atividades parâmetros como sustentabilidade, justiça social e a promoção do bem comum. 

Muitas organizações, católicas e de outras religiões, já assumiram a responsabilidade de agir nessa direção. 
Na verdade, a Terra precisa ser trabalhada e cuidada, cultivada e protegida. Não podemos continuar a espremendo como uma laranja.
E podemos dizer que cuidar da Terra é um direito humano. As três propostas devem ser consideradas como parte de um conjunto maior de ações que nós devemos por em prática de modo integrado para encontrar uma solução duradoura para esses problemas. 
O sistema econômico atual é insustentável.
Nós estamos de frente com o imperativo moral e a urgência prática de repensar muitas coisas: o modo como produzimos; o modo como consumimos; nossa cultura do desperdício; nossa visão de curto prazo; a exploração dos pobres e a nossa indiferença em relação a eles; as desigualdades crescentes e a nossa dependência de fontes de energia nocivas. Precisamos pensar sobre todos esses desafios. 

A Ecologia Integral sugere um novo conceito de relacionamento entre nós humanos e a natureza. Isso conduz a uma nova economia, em que a geração de riqueza é direcionada para o bem-estar integral do ser humano e ao progresso, não a destruição, da nossa casa comum. Isso implica em uma política renovada, concebida como a mais elevada forma de caridade. Sim, amor é interpessoal, mas amor também é político. Isso envolve todas as pessoas e envolve a natureza. Portanto, convido a todos vocês para embarcarem nessa jornada que eu propus na “Laudato Si”, e também na “Fratelli Tutti”, minha mais recente encíclica. 

Como a expressão “contagem regressiva” sugere, devemos agir com urgência. Cada um de nós pode exercer um papel precioso, se todos começarmos nossa jornada hoje, não amanhã, hoje. Porque o futuro é construído hoje, e não é construído em isolamento, mas sim em comunidade e em harmonia. 

Obrigado.

Fonte: TED
Visto no Brasil Acadêmico


Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Papa Francisco: Nosso imperativo moral para agir na mudança climática e 3 passos que podemos dar
Papa Francisco: Nosso imperativo moral para agir na mudança climática e 3 passos que podemos dar
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6tSSoWgQphpo5WWogV7et8GyfG42UYPWcRlpAXjfLlcai33xhQHQLT4lN0DhUk-8wp-k2d4_Uk2-hiHjB3ZZQSEKSjo0T02ZF_KZ5nw7CDROiyVVwOP-zGygTr5SBi6MMoROtb4bAwag/s320/papaFrancisco.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj6tSSoWgQphpo5WWogV7et8GyfG42UYPWcRlpAXjfLlcai33xhQHQLT4lN0DhUk-8wp-k2d4_Uk2-hiHjB3ZZQSEKSjo0T02ZF_KZ5nw7CDROiyVVwOP-zGygTr5SBi6MMoROtb4bAwag/s72-c/papaFrancisco.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2020/10/papa-francisco-nosso-imperativo-moral.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2020/10/papa-francisco-nosso-imperativo-moral.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo