A mais importante lição de 83 mil varreduras cerebrais

Comentar

Daniel Amen mostra a importância da imagiologia cerebral, que permite obter imagens do cérebro nunca antes vistas.

Daniel Amen mostra a importância da imagiologia cerebral, que permite obter imagens do cérebro nunca antes vistas.

Nessa palestra, vou falar da lição mais importante que meus colegas e eu aprendemos com 83 mil varreduras cerebrais. Mas primeiro, vou contextualizar a lição. Sou o do meio entre sete irmãos. Quando pequeno, meu pai me chamava de rebelde o que para ele não era boa coisa.


Clique     Retroceder    Avançar   Espaço /    /   F


(Risos)

Em 1972, o exército me chamou, e fui treinado como médico de infantaria, daí meu amor pela medicina nasceu.

Mas como odiava a ideia de ser baleado ou dormir na lama, eu me reciclei como técnico de raios-X e desenvolvi uma paixão pela imagiologia médica.

Como os nossos professores diziam: “Como saber, se não olhando?”

Em 1979, quando estava no segundo ano de medicina, alguém da minha família ficou seriamente suicida, e a levei para ver um psiquiatra maravilhoso.

Com o tempo, percebi que se ele a ajudasse, e assim fez, não só poderia salvar sua vida, mas também ajudaria seus filhos e até mesmo seus futuros netos, pois seriam moldados por alguém mais feliz e mais estável.

Eu me apaixonei pela psiquiatria porque percebi que tinha o potencial de alterar gerações de pessoas.

Em 1991, fui para minha primeira palestra sobre tomografia SPECT do cérebro.

A tomografia SPECT é um exame de medicina nuclear que vê o fluxo de sangue e atividade, ela vê como seu cérebro funciona.

A SPECT foi apresentada como ferramenta para ajudar os psiquiatras a obterem mais informações para ajudar seus pacientes.

Naquela mesma palestra, meus dois amores profissionais, a imagiologia médica e psiquiatria, se juntaram, e muito honestamente, revolucionaram minha vida.

Ao longo dos 22 anos seguintes, meus colegas e eu construiríamos a maior base de dados do mundo de varreduras do cérebro relacionadas ao comportamento de pacientes de 93 países.

A SPECT basicamente nos diz três coisas sobre o cérebro: boa atividade, pouca, ou muita.

Aqui está um conjunto de análises de SPECT saudáveis.


A imagem à esquerda mostra a superfície exterior do cérebro, e uma varredura saudável mostra atividade uniforme e simétrica.

A cor não é importante, é a forma que importa.

Na imagem da direita, em vermelho estão áreas de alta atividade, e em um cérebro saudável, elas estão tipicamente na parte de trás.


Aqui está uma varredura saudável em comparação a alguém que teve dois AVCs. Você pode ver os buracos de atividade.



É assim que o Alzheimer se parece, na qual a metade traseira do cérebro está se deteriorando.

Você sabia que o Alzheimer, na verdade, começa no cérebro de 30 a 50 anos antes de você ter algum sintoma?


Aqui a varredura de uma lesão cerebral traumática.

Seu cérebro é macio, e seu crânio é bem duro.



Ou abuso de drogas.

A verdadeira razão para não usar drogas: elas danificam seu cérebro.



Transtorno obsessivo-compulsivo, quando a parte frontal do cérebro normalmente trabalha demais, e as pessoas não conseguem desligar seus pensamentos.



Uma epilepsia, quando frequentemente vemos áreas de maior atividade.

Em 1992, fui a uma conferência de um dia sobre tomografia SPECT do cérebro, que foi incrível e espelhou nossa própria experiência inicial usando SPECT em psiquiatria.

Mas nesse mesmo encontro, pesquisadores começaram a reclamar fortemente que psiquiatras clínicos como eu não deviam estar fazendo varreduras, que elas eram apenas para a pesquisa deles.

Sendo um rebelde e tendo experiência clínica, eu achei que essa era uma ideia estúpida.

(Risos)

Sem imageamento, psiquiatras de antes e até mesmo de hoje fazem o diagnóstico como faziam em 1840, quando Abraham Lincoln estava deprimido, falando com as pessoas e procurando por grupos de sintomas.

O imageamento estava nos mostrando que havia um jeito melhor.

Você sabia que os psiquiatras são os únicos especialistas médicos que praticamente nunca veem o órgão que tratam? Pense nisso! Cardiologistas veem, assim como neurologistas e ortopedistas, praticamente todas as outras especialidades médicas veem; os psiquiatras adivinham.

Antes da imagiologia, sempre me senti como se estivesse jogando dardos no escuro em meus pacientes e feri alguns deles, o que me horrorizou.

Há uma razão para a maioria dos medicamentos psiquiátricos ser de tarja preta. Dê para a pessoa errada, e pode precipitar um desastre.

No início, o nosso trabalho de imageamento nos ensinou muitas lições importantes, por exemplo, doenças como o TDAH, ansiedade, depressão e vícios, não são simples ou únicos distúrbios no cérebro, todos eles têm vários tipos.



Por exemplo, aqui estão dois pacientes que foram diagnosticados com depressão grave, com praticamente os mesmos sintomas, mas cérebros radicalmente diferentes.

Um tinha atividade cerebral muito baixa, o outro muito alta.

Como saber o que fazer com eles, a menos que realmente olhássemos? O tratamento tem de ser adaptado para cérebros individuais, e não conjuntos de sintomas.

Nosso trabalho de imageamento também ensinou que lesão cerebral traumática leve era uma das principais causas de doenças psiquiátricas que destroem a vida das pessoas, e praticamente ninguém sabia disso, porque eles iam aos psiquiatras por coisas como problemas de temperamento, ansiedade, depressão e insônia, e eles nunca olhavam, então não poderiam saber.



Aqui está uma varredura de um menino de 15 anos que caiu de um lance de escadas com três anos de idade.

Mesmo que tenha ficado inconsciente por apenas alguns minutos, não havia nada suave sobre o efeito duradouro que a lesão teve na vida desse menino.

Quando eu o conheci aos 15 anos, ele tinha acabado de ser expulso de seu terceiro programa residencial de tratamento para a violência.

Ele precisava de um programa de reabilitação do cérebro, não apenas mais medicação atirada contra ele no escuro, ou terapia comportamental que, se você pensar, é realmente cruel.

Colocá-lo em um programa de terapia comportamental quando o comportamento é, na verdade, a expressão do problema, e não o problema.

Pesquisadores descobriram que lesões cerebrais não diagnosticadas são uma das principais causas da falta de moradia, abuso de drogas e álcool, depressão, ataques de pânico, ADHD, e suicídio.

Estamos diante de um desastre iminente com as centenas de milhares de soldados voltando do Iraque e do Afeganistão, e praticamente ninguém está olhando para a atividade de seus cérebros.

Enquanto continuamos nosso trabalho com SPECT, a crítica ficou mais barulhenta, mas também as lições.

Juízes e advogados procuraram nossa ajuda para entender o comportamento criminoso.

Até hoje, escaneamos mais de 500 criminosos condenados incluindo 90 assassinos.

Nosso trabalho nos ensinou que pessoas que fazem coisas más muitas vezes têm cérebros problemáticos. Isso não foi uma surpresa.

Mas o que nos surpreendeu foi que muitos desses cérebros poderiam ser reabilitados.

Então aqui vai uma ideia radical:

E se avaliarmos e tratarmos cérebros problemáticos em vez de simplesmente armazená-los em ambientes estressantes e tóxicos? 

Na minha opinião, poderíamos economizar enormes quantidades de dinheiro tornando essas pessoas mais funcionais, para quando saírem da prisão, possam trabalhar, sustentar suas famílias e pagar impostos.

Dostoiévsky disse uma vez: “Uma sociedade deve ser julgada não pela forma como trata seus cidadãos ilustres, mas pela forma como tratam seus criminosos”.

Em vez de apenas crime e punição, devemos pensar em avaliação e tratamento do crime.

(Aplausos)

Então, depois de 22 anos e 83 mil varreduras, a lição mais importante que meus colegas e eu aprendemos é que se pode literalmente mudar o cérebro das pessoas. E quando faz isso, muda suas vidas.


Você não está preso ao cérebro que tem, pode torná-lo melhor, e podemos provar isso.

Meus colegas e eu fizemos o primeiro e maior estudo em jogadores da NFL ativos e aposentados, mostrando altos níveis de danos nestes jogadores enquanto a NFL dizia que não sabiam se jogar futebol americano causava danos cerebrais de longo prazo.


O fato foi que eles não queriam saber. Isso não foi surpresa.


Acho que se juntar crianças pensativas de nove anos, e falar sobre como o cérebro é macio, da mesma consistência de manteiga, dentro de um crânio muito duro e com muitas cristas ósseas afiadas, sabe, 28 de 30 desses meninos diriam: "Provavelmente uma má ideia para sua vida."

(Risos)

Mas o que realmente nos animou, foi a segunda parte do estudo em que colocamos jogadores em um programa para o cérebro e demonstramos que 80% deles podiam melhorar nas áreas de fluxo sanguíneo, memória e humor, que você não está preso ao cérebro que tem, pode torná-lo melhor, em um programa para o cérebro.

O quão animador é isso? Estou tão animado.

Reversão de danos cerebrais é uma nova fronteira muito emocionante, mas as implicações são, na verdade, muito mais amplas.



Aqui está a varredura de uma adolescente que tem TDAH, que estava se cortando, falhando na escola, e brigando com seus pais.

Quando melhoramos seu cérebro, ela passou de notas D e F para A e B, e ficou muito mais estável emocionalmente. Aqui está a varredura de Nancy.


Nancy tinha sido diagnosticada com demência, e seu médico disse ao marido que ele deveria procurar um abrigo porque dentro de um ano, ela não saberia mais o nome dele.

Mas em um intensivo programa de reabilitação cerebral, o cérebro de Nancy melhorou, assim como sua memória, e quatro anos mais tarde, Nancy ainda sabe o nome do marido.



Ou a minha história favorita para ilustrar este ponto: Andrew, um menino de nove anos que atacou uma menina no campo de beisebol sem nenhuma razão particular, e na época, estava desenhando a si mesmo enforcado em uma árvore e atirando em outras crianças.



Era como os assassinatos de Columbine, Aurora, e Sandy Hook esperando para acontecer.

A maioria dos psiquiatras teria medicado Andrew, como fizeram com Eric Harris e os outros atiradores em massa antes de cometerem seus crimes terríveis, mas a SPECT me ensinou que eu teria que olhar para o seu cérebro e não lançar dardos no escuro para entender do que ele precisava.


O SPECT mostrou um cisto, o tamanho de uma bola de golfe, ocupando seu lóbulo esquerdo.

Nenhuma medicação ou terapia teria ajudado Andrew.

Quando o cisto foi removido, seu comportamento voltou completamente ao normal, e ele se tornou o menino doce e amoroso que sempre quis ser.

Agora 18 anos depois, Andrew, que é meu sobrinho, é dono de sua própria casa, é empregado e paga impostos.

(Risos)



Porque alguém se importou em olhar para seu cérebro. Ele tem sido um filho melhor, e será um melhor marido, pai e avô.

Quando você tem o privilégio de mudar o cérebro de alguém, você não só muda sua vida mas tem a oportunidade para alterar gerações futuras.

Eu sou o Dr. Daniel Amen. Obrigado.

(Aplausos)

Fonte: TEDxOrangeCoast
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,928,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: A mais importante lição de 83 mil varreduras cerebrais
A mais importante lição de 83 mil varreduras cerebrais
https://1.bp.blogspot.com/-k8zGBfRHus4/WOGycRYAEeI/AAAAAAAAs0M/VO0qzF5bH8I1v4ke2lYwRA-B_qrWuRzigCLcB/s320/amen.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-k8zGBfRHus4/WOGycRYAEeI/AAAAAAAAs0M/VO0qzF5bH8I1v4ke2lYwRA-B_qrWuRzigCLcB/s72-c/amen.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2017/04/a-mais-importante-licao-de-83-mil.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2017/04/a-mais-importante-licao-de-83-mil.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy