Smelfies e outras experiências em biologia sintética

Compartilhar

E se pudéssemos tirar uma selfie com cheiro, uma smelfie? E se tivéssemos um batom que fizesse as plantas crescerem onde damos um beijo? Ani...

E se pudéssemos tirar uma selfie com cheiro, uma smelfie? E se tivéssemos um batom que fizesse as plantas crescerem onde damos um beijo? Ani Liu explora o cruzamento entre a tecnologia e a percepção sensorial, e seu trabalho beira a ciência, o design e a arte. Nesta palestra rápida e inteligente, ela compartilha seus sonhos, especulações e experimentos, perguntando: "O que acontece quando ficção científica vira fato científico?

E se as plantas pudessem sentir os níveis de toxicidade do solo e expressar essa toxicidade pela cor das suas folhas? E se essas plantas também pudessem tirar as toxinas do solo? E se essas plantas cultivassem sua própria embalagem ou fossem feitas para serem colhidas só pelas máquinas patenteadas pelos próprios donos? O que acontece quando um design biológico é motivado por de mercadorias produzidas em série? Que tipo de mundo seria esse?



Meu nome é Ani, eu sou designer e pesquisadora no Laboratório de Mídia do MIT, onde participo da equipe relativamente nova e única chamada Design Fiction, na qual trabalhamos na divisa entre ficção científica e fatos científicos. No MIT, tenho a sorte de estar próxima a cientistas que estudam diversas áreas inovadoras como a neurobiologia sintética, inteligência e vida artificial, e muito mais. Do outro lado do campus, há cientistas brilhantes perguntando-se questões como: "Como posso fazer nosso mundo melhor?" Algo que a minha equipe gosta de perguntar é: "O que é melhor?" O que é melhor para você, para mim, para uma mulher branca, um homem gay, um veterano de guerra, uma criança com prósteses? A tecnologia nunca é neutra. Concebe uma realidade e reflete um contexto. Imaginem o que pensar do equilíbrio entre trabalho e vida no seu emprego se este fosse um padrão no seu primeiro dia?

(Risos)

Creio ser o papel de artistas e designers levantar questões críticas. Arte é como vemos e sentimos o futuro, e essa é uma época empolgante para ser designer, pelo acesso a tantas ferramentas novas. Por exemplo, a biologia sintética tenta descrever a biologia como um problema de design. Através desses desenvolvimentos, meu laboratório pergunta qual o papel e as responsabilidades de um artista, designer, cientista ou empresário? Quais são as implicações da biologia sintética, engenharia genética, e como elas definem nossas noções do que significa ser humano? Quais as implicações delas na sociedade, na evolução e quais os desafios deste jogo?

A minha pesquisa especulativa sobre design neste momento mexe com biologia sintética, mas direcionada para um resultado mais emocional. Sou obcecada pelo olfato como um espaço de design, e este projeto começou com a ideia da possibilidade de tirar uma selfie do nosso cheiro, uma "smelfie"?

(Risos)

E se pudéssemos pegar nosso odor natural do corpo e mandá-lo para um amado? O engraçado é que eu descobri que era uma tradição austríaca do século 19, em que casais em cortejo guardavam uma fatia de maçã e a deixavam debaixo da axila durante o baile, e no final da noite, a moça dava a fruta usada ao rapaz que ela mais admirava, e se o sentimento fosse mútuo, ele comia a maçã catinguenta.

(Risos)

Napoleão escreveu muitas cartas à Josefina, mas talvez dentre as mais memoráveis esteja esta nota breve e urgente: "Em casa em três dias. Não se lave".

(Risos)

Napoleão e Josefina adoravam violetas. Josefina usava perfume com aroma de violeta, carregou violetas no seu casamento, e Napoleão lhe mandava um buquê de violetas nos aniversários de casamento. Quando Josefina morreu, ele plantou violetas na sepultura dela, e antes de ser exilado, ele voltou à sepultura, colheu algumas flores, colocou-as num medalhão e usou-o até morrer.

Achei isso tão comovente, que pensei: "Será que eu poderia criar uma violeta para cheirar como a Josefina?" E se, para o resto da eternidade, quando visitamos sua sepultura, pudéssemos cheirar Josefina assim como Napoleão a amava? Podemos criar formas novas de lamentar a morte, novos rituais de recordação? Afinal de contas, já criamos safras transgênicas para maximizar os lucros, safras que suportam o transporte, que têm uma vida longa na prateleira, com gosto doce açucarado, mas que resistem a pragas, às vezes às custas do valor nutricional. Podemos aproveitar as mesmas tecnologias para um resultado emocionalmente sensível?

No meu laboratório, estou pesquisando questões como: "O que faz um humano cheirar como tal?" Acontence que é bem complicado. Fatores como dieta, medicações, estilo de vida tudo contribui para a forma como cheiramos. Eu descobri que nosso suor é quase sem cheiro, mas que são nossas bactérias e microbioma os responsáveis pelo nosso cheiro, humor, identidade e muito mais. Há vários tipos de moléculas que emitimos, mas que só percebemos no subconsciente.

Tenho catalogado e coletado bactéria de partes diferentes do meu corpo. Conversando com um cientista, concluímos: talvez a mistura perfeita de Ani seja de 10% clavícula, 30% axilas, 40% da linha do biquíni, e assim por diante, e esporadicamente eu deixo os pesquisadores de outros laboratórios cheirarem minhas amostras. É interessante ouvir como o cheiro do corpo é interpretado fora do contexto do corpo. Já tive reações do tipo: tem cheiro de flor, de frango, de cereais, de carne bovina.

(Risos)

Ao mesmo tempo, eu cultivo um grupo de plantas carnívoras pela capacidade delas de emitir odores como o de carne para atrair presas, para tentar criar uma relação simbiótica entre a minha bactéria e este organismo. Uma vez, estava no MIT, num bar, conversando com um cientista que também é químico e cientista de plantas, e eu contava a ele sobre meu projeto, e ele disse: "Isso parece ser botânica para mulheres solitárias".

(Risos)

Imperturbada, eu disse: "Certo". Eu o desafiei. "Poderíamos criar uma planta que retribuísse o meu amor?" Por alguma razão, ele disse: "Claro, por que não?"

Começamos tentando fazer uma planta crescer em minha direção como se eu fosse o Sol. Observamos mecanismos em plantas como o fototropismo, que faz a planta crescer em direção ao Sol produzindo hormônios como auxina, que causa o estiramento da célula no lado da sombra. Agora eu estou criando uma série de batons impregnados de substâncias químicas que me permitem interagir com uma planta na sua própria química; batons que fazem as plantas crescerem onde eu as beijo, plantas que florescem onde eu beijo a flor.

Através destes projetos, eu faço perguntas como: "Como definir a natureza?" Como definir a natureza quando podemos recriar suas propriedades, e quando devemos fazê-lo? Devemos fazê-lo pelo lucro, pela utilidade, pelos fins emocionais? A biotecnologia pode ser usada para criações comoventes como música? Quais as fronteiras entre ciência e sua capacidade de formar nossa paisagem emocional?

É o famoso mantra do designer de que a forma segue a função. Agora, nos situamos entre ciência, design e arte e eu me pergunto: "E se a ficção informa os fatos? Como seriam os laboratórios R&D e que tipo de perguntas faríamos juntos?"

Olhamos muito para a tecnologia como a resposta, mas como artista e designer, eu pergunto: "Qual é a pergunta?"

Obrigada.

(Aplausos)
Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Smelfies e outras experiências em biologia sintética
Smelfies e outras experiências em biologia sintética
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfMbY4RTAR6ZQTOUTPBU8W-dZQ1wZhNEHziK-DvXLlOBm4zbOd_VnauTFn2QlANMCM2tWqeMdfzwN-ce9kZqBeJslK5QQRNsMa6R6rqhDE-4I2ncTzddQcSGCRpN2ObEuuDiiPmfXfGAw/s320/bio00.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfMbY4RTAR6ZQTOUTPBU8W-dZQ1wZhNEHziK-DvXLlOBm4zbOd_VnauTFn2QlANMCM2tWqeMdfzwN-ce9kZqBeJslK5QQRNsMa6R6rqhDE-4I2ncTzddQcSGCRpN2ObEuuDiiPmfXfGAw/s72-c/bio00.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2017/03/smelfies-e-outras-experiencias-em.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2017/03/smelfies-e-outras-experiencias-em.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo