Como ter controle sobre seu tempo livre

Compartilhar

Há 168 horas em cada semana. Como encontrar tempo para o que mais importa? A especialista em gerenciamento do tempo, Laura Vanderkam, estuda...

[ ]
Há 168 horas em cada semana. Como encontrar tempo para o que mais importa? A especialista em gerenciamento do tempo, Laura Vanderkam, estuda como as pessoas ocupadas levam suas vidas, e descobre que muitos de nós superestimamos drasticamente os compromissos a cada semana, enquanto subestimamos o tempo que dispomos para nós mesmos. Ela oferece algumas estratégias práticas para ajudar a encontrar mais tempo para aquilo que nos interessa, para podermos "construir as vidas que queremos no tempo que temos".

Quando as pessoas descobrem que escrevo sobre gerenciamento do tempo, elas supõem duas coisas. Uma: que sou sempre pontual, e eu não sou. Tenho quatro crianças pequenas, e gostaria de culpá-las por meus eventuais atrasos, mas às vezes não é culpa delas. Já me atrasei para minha própria palestra sobre gerenciamento de tempo.



(Risos)

Tivemos que tirar um momento para saborear a ironia. A segunda coisa que supõem é que tenho muitas dicas e truques para economizar pequenas porções de tempo aqui e ali. Às vezes fico sabendo de revistas escrevendo sobre isso, geralmente sobre como ajudar os leitores a encontrar uma hora adicional no dia. E a ideia é economizar pequenas porções de tempo das atividades diárias, somar todas elas, e ter tempo para as coisas boas. Eu questiono essa premissa, mas sempre me interesso em saber o que inventaram antes de me ligar. Os melhores: organize seu roteiro de forma a fazer só conversões à direita.

(Risos)

Seja extremamente sensato no uso do micro-ondas: na embalagem diz de 3 a 3,5 minutos, use o mínimo tempo possível. E o meu favorito, que de certa forma faz sentido: grave seus programas favoritos para pode pular os comerciais. Assim você economiza oito minutos a cada meia hora, e depois de duas horas assistindo TV, você economizou 32 minutos para fazer exercícios.

(Risos)

O que é verdade. Sabem outra forma de ter 32 minutos para fazer exercícios? Não assistir a duas horas de TV por dia, certo?

(Risos)

Bem, a ideia é economizar uma pequena porção de tempo aqui e ali, somá-las, e por fim ter tempo para tudo que queremos fazer. Mas depois de estudar como pessoas de sucesso gastam seu tempo e analisar suas agendas hora a hora, acho que essa ideia está completamente ultrapassada. Não construímos a vida que queremos economizando tempo. Construímos a vida que queremos, e o tempo se economiza por si só. O que quero dizer é: recentemente fiz um projeto de registro de tempo, examinando 1.001 dias na vida de mulheres extremamente ocupadas. Elas tinham empregos exigentes, às vezes, negócio próprio, crianças para cuidar, talvez pais para cuidar, compromissos da comunidade, pessoas muito, muito ocupadas. Elas registraram suas atividades por uma semana, então totalizei o tempo que trabalharam e dormiram, e entrevistei-as sobre suas estratégias, para meu livro. Uma das mulheres cujo registro estudei saiu numa quarta à noite para um compromisso. Ao voltar pra casa, descobriu que o aquecedor de água tinha estragado, e havia água por todo o porão. Se algo parecido com isso já aconteceu com você, sabe que é um estrago enorme, é assustador, uma imundície. Então aquela noite ela lidou com as consequências imediatas, no dia seguinte recebeu o encanador, e no outro dia a equipe de limpeza para lavar o tapete estragado. Tudo isso foi registrado em seu diário. Isso ocupou sete horas da semana dela. Sete horas. Isso é como conseguir uma hora adicional por dia. Mas tenho certeza que se eu tivesse perguntado a ela no início da semana:

"Você tem sete horas para treinar para um triatlo?"

"Você tem sete horas para orientar sete pessoas merecedoras?", tenho certeza de que teria respondido da mesma forma que a maioria:

"Não. Você não vê como sou ocupada?"

Mas quando ela precisou encontrar sete horas, porque havia água por todo seu porão, ela conseguiu. E o que isso nos mostra é que o tempo é muito elástico. Nós não podemos ter mais tempo, mas o tempo vai acomodar o que escolhermos encaixar nele. Então a chave para gerenciar o tempo é tratar nossas prioridades como se fossem um aquecedor de água estragado. Para atingir isso, gosto de usar a expressão de uma das pessoas mais ocupadas que já entrevistei. Ela tinha um pequeno negócio próprio, com 12 pessoas na folha de pagamento, seis crianças em seu tempo livre. Eu ia entrar em contato com ela para marcar uma entrevista sobre como ela "dava conta de tudo". Eu me lembro que era quinta de manhã, e ela não estava disponível para falar comigo.

É claro, né? Mas ela não estava disponível porque estava fazendo uma caminhada, porque era uma linda manhã de primavera, e ela quis sair para caminhar. É claro que isso me deixou ainda mais intrigada, e quando finalmente nos encontramos, ela me explicou o seguinte:

"Olha, Laura, tudo que faço, cada minuto que gasto, é minha escolha".

E em vez de dizer: "Eu não tenho tempo pra fazer x, y ou z", ela dizia: "Eu não faço x, y ou z porque não são uma prioridade". "Eu não tenho tempo", normalmente significa: "Não é uma prioridade". Se pensarem nisso, essa realmente é a expressão mais precisa. Posso dizer que não tenho tempo de limpar minhas persianas, mas não é verdade. Se me oferecessem US$ 100 para limpá-las, eu limparia rapidinho.

(Risos)

Como isso não vai acontecer, posso admitir que o problema não é falta de tempo é que eu não quero fazer isso. Usar essa expressão nos lembra que o tempo é uma escolha. E assumo, escolhas diferentes podem ter consequências horríveis, concordo com vocês. Mas somos pessoas inteligentes, e certamente, a longo prazo, temos o poder de encher nossa vida com as coisas que merecem estar nela. Então como fazer isso? Como tratar nossas prioridades como se fossem um aquecedor de água estragado? Primeiro precisamos identificar quais são elas. Quero dar duas estratégias para pensarem sobre isso. A primeira, no lado profissional: tenho certeza que com a chegada do final do ano muitos avaliam seu desempenho ou são avaliados. Você observa os sucessos que teve no ano, suas "oportunidades de crescimento". E isso serve a um propósito, mas acho mais efetivo fazer isso olhando à frente. Então quero que você finja que é o final do próximo ano. Está fazendo a avaliação de seu desempenho, e foi um ano absolutamente incrível para você, profissionalmente. Quais três a cinco coisas você fez que tornaram o ano tão incrível? Então agora você pode escrever a avaliação do próximo ano. E pode fazer isso também para sua vida pessoal. Tenho certeza que muitos de vocês, como eu, quando chega dezembro, recebem cartas com aquelas folhas de papel colorido, as cartas familiares de final de ano.

(Risos)

Um gênero de literatura deplorável, realmente, falando sobre como cada membro da família é incrível, ou, ainda mais brilhante, como cada membro da família é ocupado. Mas essas cartas têm um propósito: dizer a seus amigos e familiares o que você fez em sua vida pessoal que fez diferença para você ao longo do ano. Este ano praticamente acabou, mas quero que finjam que estamos no final do ano que vem, e foi um ano absolutamente incrível para vocês e para aqueles com quem vocês se importam. Quais são as três a cinco coisas que fizeram para torná-lo tão incrível? Então podem escrever a próxima carta familiar de final de ano agora. Não as enviem.

(Risos)

Por favor, não as enviem. Mas podem escrevê-la. E agora, entre a avaliação de desempenho e essa carta para a família, temos uma lista de seis a dez metas em que podemos trabalhar no ano que vem. Agora temos que dividi-las em etapas executáveis. Talvez queiram escrever a história da família. Primeiro, podem ler outras histórias de família, ter uma noção do estilo. Depois podem pensar nas perguntas que querem fazer aos parentes, marcar encontros para entrevistá-los. Ou talvez queiram correr 5 km. Então devem se inscrever em uma corrida, elaborar um treino e pegar o par de tênis no fundo do armário. E então, esta é a chave, tratar nossas prioridades como se fossem aquele aquecedor de água estragado, colocando-as no topo da nossa agenda. Para isso devemos pensar nossas semanas antes de seu início. Descobri que um bom momento pra fazer isso é nas sextas de tarde: é quando um economista chamaria de tempo com "baixo custo de oportunidade". A maioria de nós não senta na sexta de tarde e diz: "Estou animado para fazer progressos em direção às minhas prioridades pessoais e profissionais bem agora".

(Risos)

Mas queremos imaginar como isso seria. Então tirem um tempinho numa sexta à tarde e façam uma lista de prioridades com três categorias: carreira, relacionamentos e você mesmo. Fazer uma lista em três categorias nos lembra que deve haver algo em cada uma das categorias. Na carreira nós pensamos; em relacionamentos e em nós mesmos nem tanto.

De qualquer forma, só uma lista pequena, com dois ou três itens em cada. Então olhem a próxima semana como um todo, e vejam como conseguem planejá-los na semana. A forma como vão organizá-los é com vocês. Sei que isso será mais complicado para algumas pessoas que para outras. A vida de algumas pessoas é mais difícil que a de outras. Não vai ser fácil conseguir tempo para aquela aula de poesia, se você cuida sozinha de várias crianças. Eu sei disso. E não quero minimizar a batalha de ninguém. Mas acho que os números que darei a vocês são encorajadores. Uma semana tem 168 horas. Vinte e quatro vezes sete são 168 horas. Isso é muito tempo. Se você trabalha em turno integral, são 40 horas na semana, dorme 8 horas por dia, são 56 horas por semana, isso deixa 72 horas para outras coisas. Isso é muito tempo. Você diz que trabalha 50 horas por semana, talvez um emprego fixo e outro negócio. Bem, isso deixa 62 horas para outras coisas. Você diz que trabalha 60 horas. Bem, isso deixa 52 horas para outras coisas. Você diz que trabalha mais de 60 horas. Tem certeza?

(Risos)

Um estudo comparando a jornada semanal estimada com registros de tempo mostrou que pessoas que alegavam trabalhar mais de 75 horas por semana estavam erradas em umas 25 horas.

(Risos)

Imaginam em que sentido, não? De qualquer forma, em 168 horas por semana, podemos encontrar tempo para aquilo que nos importa. Se você quer passar mais tempo com os filhos, ou estudar mais para um teste que vai fazer, ou fazer três horas de exercício e duas de voluntariado, você pode. E isso mesmo que você trabalhe mais do que tempo integral. Então temos muito tempo, o que é ótimo, adivinhem por quê? Nós nem precisamos tanto tempo assim pra fazer coisas incríveis. Mas quando a maioria de nós tem um tempinho, o que fazemos? Pegamos o telefone, certo? Começamos a apagar e-mails. Ou ficamos zanzando pela casa ou assistindo TV. Mas pequenos momentos podem ter muito poder. Você pode usar suas pequenas porções de tempo para pequenas porções de alegria. Talvez escolhendo ler algo maravilhoso no ônibus, a caminho do trabalho. Quando eu tinha um trabalho que exigia dois ônibus e um metrô todas as manhãs, eu costumava ir na biblioteca aos finais de semana pegar coisas pra ler. Isso tornava a experiência toda quase agradável. Pausas no trabalho podem ser usadas para meditar ou rezar. Se não dá pra jantar em família devido à sua agenda de trabalho maluca, talvez um café da manhã em família possa ser um bom substituto. É uma questão de enxergar o tempo como um todo e ver onde as coisas boas podem se encaixar. Eu realmente acredito nisso. Existe tempo. Mesmo que sejamos ocupados, nós temos tempo para o que importa. E quando focamos o que importa, podemos construir as vidas que queremos no tempo que temos. Obrigada.

(Aplausos)


Fonte: TED

[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como ter controle sobre seu tempo livre
Como ter controle sobre seu tempo livre
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7AgqZ6Lp1W5OZaKoIXcQy4sD9qhV9sCVYEhYz9-oK86yRsa2QJ0INh5vb9zvwVkcWC8WWZqrUCZdBfONnNos77iO6sHVd_ShFw1GQe5ZnUa7hvJC60H76wVV_D9Eb2oLfmPmXwzwrsRY/s1600/tempo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj7AgqZ6Lp1W5OZaKoIXcQy4sD9qhV9sCVYEhYz9-oK86yRsa2QJ0INh5vb9zvwVkcWC8WWZqrUCZdBfONnNos77iO6sHVd_ShFw1GQe5ZnUa7hvJC60H76wVV_D9Eb2oLfmPmXwzwrsRY/s72-c/tempo.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2017/01/como-ter-controle-sobre-seu-tempo-livre.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2017/01/como-ter-controle-sobre-seu-tempo-livre.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo