Podemos acabar com a malária para sempre, devemos fazê-lo?

Compartilhar

Nós temos a escolha de atacar um dos mais antigos inimigos com engenharia genética. Mas devemos fazê-lo?

[ ]
Nós temos a escolha de atacar um dos mais antigos inimigos com engenharia genética. Mas devemos fazê-lo?

E se você pudesse usar engenharia genética para frear o predador mais perigoso da humanidade?
O animal mais mortífero do planeta, responsável pela morte de bilhões: O poderoso mosquito.
Entre outras doenças, ele é vetor da malária. Um dos parasitas mais cruéis na Terra. Possivelmente, o maior assassino da história da humanidade.


Clique     Retroceder    Avançar   Espaço /    /   F



Somente em 2015, centenas de milhões foram infectados, e quase meio milhão de pessoas morrerram.

Uma nova tecnologia pode nos ajudar a erradicar a malária para sempre. Mas para fazê-lo, precisaríamos alterar geneticamente toda uma população animal. Esse não é um problema hipotético - os mosquitos modificados já existem em laboratório.

Deveríamos usar a tecnologia? A malária é tão ruim a ponto de arriscarmos?

KURZGESAGT - Em poucas palavras.

A malária é causada por um grupo de microorganismos - o plasmódio. Microorganismos muito estranhos, que se consistem em somente uma célula. Eles são parasitas, que dependem completamente de mosquitos.

A malária sempre começa com uma picada de inseto. Em suas glândulas salivares, milhares de esporozoides esperam até que o inseto penetre sua pele. Imediatamente após de invadir você, eles partem para o fígado. Onde eles entram silenciosamente em células grandes, e se escondem do sistema imunológico. Por até um mês, eles ficam em modo escondido, consumindo as células vivas. E se transformando em sua próxima fase: pequenos merozoítos, em formato de gota.

Eles se multiplicam, gerando milhares deles mesmos, e então estouram a célula por dentro.
Então, milhares de parasitas seguem para a corrente sanguínea procurando por suas novas vítimas:
As hemoglobinas.

Para passarem desapercebidas. Elas se envolvem nas membranas das células que elas mataram.
Imagine isso: matar alguém por dentro, e então pegar a pele dele como camuflagem. Brutal.

Agora, eles atacam violentamente as hemoglobinas. Multiplicando-se dentro delas até que elas explodam. E então achando novas hemoglobinas.

E esse ciclo se repete, de novo e de novo.

Pedaços de células mortas soltam diversos materiais tóxicos que ativam uma resposta imune poderosa, causando sintomas parecidos com a gripe.

Entre os sintomas, há a febre alta, sudorese e calafrios, convulsões, cefaleia, e às vezes vômitos e diarreia.

Se a malária fura a barreira sangue-cérebro. Ela pode causar coma, danos neurológicos ou morte.

Os parasitas agora estão prontos para evacuarem. Quando outro mosquito morde o humano infectado, eles pegam uma carona. O ciclo pode se reiniciar.

Em 2015, o vírus zika, que causa danos congênitos terríveis se infectar mulheres grávidas, se espalhou rapidamente para novas áreas ao redor do globo. Ele também é espalhado por um mosquito.

O mosquito é o vetor perfeito para doenças humanas.

Eles estão ativos há pelo menos 200 milhões de anos, há trilhões deles, e um único mosquito pode botar até 300 ovos de uma só vez.
Eles são praticamente impossíveis de se erradicar, e o vetor de parasita perfeito.
Mas hoje, nós temos uma nova e revolucionária tecnologia. Que pode nos habilitar a finalmente vencer a guerra contra eles.

CRISPR.

Pela primeira vez na história humana, nós temos as ferramentas para fazer mudanças rápidas e duradouras em espécies inteiras. Alterando suas informações genéticas como quisermos.

Assim, em vez de atacar grupos isolados de insetos, por que não mudar somente o tipo que carrega as doenças?

Usando engenharia genética, Cientistas criaram com sucesso uma cepa de mosquitos que são imunes ao parasita da malária.

Ao adicionar um novo gene anticorpo, que ataca plasmódios especificamente, esses mosquitos jamais espalharão a malária.

Mas só mudar a informação genética não é o suficiente. As mudanças só seriam herdadas por metade dos filhotes, porque a maioria dos genes existem duas vezes dentro do genoma, para evitar falhas.

Então, após somente duas gerações, o gene editado só seria carregado pela metade dos mosquitos no máximo.

Em uma população de bilhões de mosquitos, eles quase não fariam diferença.

Um método de engenharia genética chamada de genética dirigida resolve o problema.

Ela força o novo gene a ser dominante nas próximas gerações, substituindo o antigo gene quase completamente.

Graças a essa novidade, 99,5% dos filhotes de mosquitos alterados portarão o novo gene antimalária.
Se nós soltássemos o bastante de mosquitos alterados na natureza, pra acasalar com mosquitos normais, os genes antimalária se espalhariam extremamente rápido.

À medida que o novo gene se torna característica permanente da população de mosquito, o plasmódio perderia seu hábitat. Cientistas esperam que as mudanças sejam tão rápidas que os plasmódios não poderiam se adaptar a tempo.

A malária poderia virtualmente desaparecer. Se você levar em conta que aproximadamente meio milhão de crianças são mortas por ela todo ano, umas 5 morreram desde que esse vídeo começou.

Alguns cientistas argumentam que deveríamos usar essa tecnologia logo, em vez de aguardar.

Os mosquitos em si provavelmente se beneficiariam com isso. Eles não ganham nada em carregar parasitas. E esse pode ser só o primeiro passo - a malária pode ser só o começo.

Diferentes mosquitos também carregam a dengue e a zika, carrapatos carregam a borreliose, moscas portam a doença do sono, pulgas transmitem a peste.

Nós poderíamos salvar milhões de vidas, e prevenir sofrimento em uma escala inimaginável.
Então... por que não fizemos isso ainda?

Pra começar, alteração via CRISPR é uma tecnologia que mal tem 4 anos.

Então, até recentemente, nós simplesmente não podíamos fazer isso tão rápido e tão fácil.

E existem preocupações válidas. Nunca antes os humanos mexeram conscientemente no código genético de um organismo vivo nessa escala.

Assim que o fizermos, não poderemos voltar atrás. Então, é preciso fazê-lo corretamente, porque poderá haver consequências indesejadas se decidirmos alterar a natureza.

No caso específico da malária, contudo, o risco pode ser aceitável, uma vez que a mudança genética não altera tanto assim o genoma, ele só muda uma parte muito específica.

O pior cenário aqui é que isso pode não funcionar, ou que o parasita se adapte de maneira negativa.

Ainda há muita discussão.

Tecnologias tão poderosas quanto genética dirigida precisam ser manuseadas com muito cuidado.
Mas em algum ponto, precisaremos perguntar a nós mesmos:
Não seria antiético NÃO utilizar essa tecnologia, quando todo dia mil crianças morrem?
A humanidade precisa se decidir como agir nesse caso nos próximos anos. A discussão pública está bem atrás do avanço tecnológico, nesse caso. O que você acha?

Esse vídeo foi possível, em parte, por doações de espectadores no Patreon do KURZGESAGT.

Fonte: YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Podemos acabar com a malária para sempre, devemos fazê-lo?
Podemos acabar com a malária para sempre, devemos fazê-lo?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIoWZeUHkrmWS_Hxljb76aSrws3FUT58IYbUjp5KYBLeit7IvDzmwGYs5A8q8ow7M0dg6mKYXj7BWhf8mSUIDThJghCVHyLcU4ViPFbcUlKDNQRgNX9jmVy_pRAiy7r4PsZWowF1sz9fQ/s400/malaria.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhIoWZeUHkrmWS_Hxljb76aSrws3FUT58IYbUjp5KYBLeit7IvDzmwGYs5A8q8ow7M0dg6mKYXj7BWhf8mSUIDThJghCVHyLcU4ViPFbcUlKDNQRgNX9jmVy_pRAiy7r4PsZWowF1sz9fQ/s72-c/malaria.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2016/09/podemos-acabar-com-malaria-para-sempre.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/09/podemos-acabar-com-malaria-para-sempre.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo