Pixar: A matemática por trás dos filmes.

Compartilhar

Os profissionais da Pixar são mundialmente conhecidos como os melhores contadores de histórias e animadores. Mas eles são pouco conhecidos c...

Os profissionais da Pixar são mundialmente conhecidos como os melhores contadores de histórias e animadores. Mas eles são pouco conhecidos como gênios inovadores da matemática. O pesquisador líder da Pixar, Tony DeRose, nos explica como a aritmética, geometria e trigonometria ajuda a dar vida aos personagens das premiadas animações da empresa.


Na Pixar, contamos histórias. Mas uma história pouco conhecida é a enorme quantidade de matemática que é usada para produzir nossos filmes. A matemática que você está aprendendo no ensino fundamental e no ensino médio é usada o tempo todo na Pixar. Comecemos com um exemplo bem simples.


Clique     Retroceder    Avançar   Espaço /    /   F



Alguém reconhece este cara? (Manifestações de alegria) Sim, este é o Woody, de Toy Story.

E vamos pedir ao Woody para, digamos, andar pelo palco da esquerda para a direita, assim.

Acreditem ou não, acabaram de ver uma tonelada de matemática.

Onde ela está? Bem, para explicar isto, é importante compreender que os artistas e desenhistas raciocinam em função de forma e imagens, enquanto os computadores pensam em função de números e equações.

Para estabelecer uma ponte entre estes dois mundos, usamos um conceito matemático chamado geometria analítica, certo? Isto é, construímos um sistema de coordenadas no qual x representa o quanto algo se deslocou para a direita e y indica a altura que ele atingiu.

Com estas coordenadas, podemos descrever onde o Woody se encontra em qualquer instante.

Por exemplo, se conhecermos as coordenadas do canto esquerdo inferior daquela imagem então saberemos onde está o resto da imagem.

E na animação que vimos um segundo atrás, no chamado movimento de translação, a coordenada x começou assumindo o valor 1, e terminou com um valor em torno de 5.

Se desejarmos escrever isto em matemática, vemos que o x no final aumentou 4 unidades em relação a x no início.

Em outras palavras, a matemática da translação é a soma.

Certo? E que tal o escalonamento? É aumentar ou diminuir o tamanho de alguma coisa.

Advinham qual é a matemática do escalonamento? Ampliação, multiplicação, exatamente.

Se forem fazer algo duas vezes maior, precisam multiplicar as coordenadas x e y por 2.

Isto mostra que a matemática do escalonamento é a multiplicação.

Certo? Que tal esta? Que tal a rotação? Muito bem, girando.

A matemática da rotação é a trigonometria. Aqui está uma equação que representa isto.

Parece assustador, à primeira vista. Vocês provavelmente têm isto na oitava ou nona série.

Se estiverem em uma aula de trigonometria, imaginando quando irá precisar disto, lembrem-se que sempre que virem alguma coisa girar em um dos nossos filmes, há um trabalho de trigonometria por trás de tudo.

Apaixonei-me pela matemática quando estava no sétima série.

Alguém aqui está na sétima série? Uns poucos? Sim.

Meu professor de ciências da sétima série mostrou-me como usar a trigonometria para calcular a que altura podiam atingir os foguetes que eu construía.

Eu achava aquilo fantástico e fiquei apaixonado pela matemática para sempre.

Este é um tipo da velha matemática. A matemática que era conhecida, desenvolvida pelos gregos antigos.

E há uma lenda de que toda a matemática interessante já foi imaginada, que na verdade toda a matemática já foi elaborada.

Porém, a história verdadeira é que a matemática continua sendo criada o tempo todo.

Um pouco está sendo criado pela Pixar. Gostaria de dar um exemplo disto.

Aqui estão alguns personagens de alguns de nossos filmes mais antigos: Procurando Nemo, Monstros S/A e Toy Story 2.

Alguém sabe quem é o personagem azul no canto superior esquerdo? É a Dory.

Certo, esta foi fácil. Esta é um pouco mais difícil.

Alguém sabe quem é o personagem no canto inferior direito? Al McWhinggin de Al’s Toy Barn (O Celeiro de Brinquedo do Al), certo.

Deve-se notar que estes personagens são realmente complicados.

Suas formas são complicadas.

De fato, eu tenho um exemplo, o limpador de bonecos, o limpador de brinquedos ali no meio, aqui está sua mão.

Pode imaginar como foi divertido passar com isto pela segurança do aeroporto.

Sua mão tem uma forma complicada mesmo.

Não é apenas um grupo de esferas e cilindros mantidos juntos, certo? E não somente é complicada, como também se movimenta de maneiras complicadas.

Gostaria de contar a vocês como nós fazemos e para contá-lo, eu preciso falar sobre pontos médios.

Aqui está um par de pontos, A e B e o segmento de reta que os une.

Começaremos em duas dimensões. O ponto médio, M, é o ponto que divide o segmento pela metade, certo? Isto é geometria.

Para obter equações e números, usamos outra vez um sistema de coordenadas e se soubermos quais são as coordenadas de A e B, podemos calcular facilmente as coordenadas de M, simplesmente calculando a média aritmética.

Agora você sabe o suficiente para trabalhar na Pixar.

Deixem-me mostrar.

Vou fazer alguma coisa um pouco assustadora e dirigir-me até uma demonstração ao vivo aqui.

Temos aqui um polígono com quatro lados, E meu trabalho será construir uma curva suave a partir deste polígono.

O que vou fazer é usar a ideia de pontos médios.

A primeira coisa que farei é uma operação que chamo de fragmentação que coloca pontos médios em todos estes lados.

Então, de quatro pontos chegamos a oito pontos, mas não ficou mais suave.

Vou fazê-la ficar um pouco mais suave mudando todos estes pontos de onde estão agora para o ponto médio do seu vizinho no sentido horário.

Deixem-me fazer a animação para vocês.

Vou chamar isto de etapa do cálculo da média aritmética.

Agora obtive oito pontos, ficou um pouco mais suave, devo construir uma curva suave, então o que faço? Repito.

Fragmentação e cálculo da média aritmética.

Agora tenho dezesseis pontos.

Vou juntar as duas etapas, fragmentação e cálculo da média, , em algo que chamarei subdivisão ou seja, fragmentar e depois calcular a média.

Agora temos 32 pontos.

Se não estiver bem suave, eu prosseguirei.

Obterei 64 pontos.

Vocês vêem surgir uma curva suave daqueles pontos originais? E é assim que criamos as formas dos nossos personagens.

Mas lembrem que há pouco eu disse que não basta conhecer a forma estática, a forma fixa.

É preciso fazer sua animação.

Fazer a animação destas curvas, é o legal da subdivisão.

Você viu os alienígenas em Toy Story? Sabem o som que eles fazem, “Úú”? Pronto? O modo como fazemos a animação destas curvas é simplesmente fazendo a animação dos 4 pontos originais.

“Úú.” Certo, acho isto muito bacana, e se vocês não acham, a porta está logo ali, não ficará melhor que isto.

(Risos) Esta ideia de fragmentar e de calcular a média aritmética também se aplica às superfícies.

Então, fragmento e tiro a média, fragmento e tiro a média.

Junto os dois processos na subdivisão e é assim que realmente criamos as formas da superfície de todos nossos personagens em três dimensões.

Esta ideia de subdivisão foi usada em um curta-metragem em 1997, chamado Geri's Game (O Jogo de Geri).

E Geri teve uma aparição de destaque em Toy Story 2 como o limpador de brinquedos.

Em cada uma de suas mãos, foi a primeira vez que usamos a subdivisão.

Cada mão era uma superfície de subdivisão, seu rosto era uma superfície de subdivisão, e assim também era o seu paletó.

Eis a mão de Geri antes da subdivisão e aqui está a mão de Geri depois da subdivisão, de modo que o efeito da subdivisão é suavizar aquelas facetas e criar as superfícies bonitas que vocês vêem na tela dos cinemas.

Desde aquela época, construímos nossos personagens deste modo.

Aqui está Merida, a personagem principal de Valente.

Seu vestido era uma superfície de subdivisão. Suas mãos, seu rosto.

As faces e as mãos de todo mundo do clã eram superfícies de subdivisão.

Hoje vimos como a adição, a multiplicação, a trigonometria e a geometria têm um papel nos nossos filmes.

Se tivesse um pouco mais de tempo, poderia mostrar como a álgebra linear, o cálculo diferencial e o cálculo integral também desempenham um papel.

O fato principal com o qual quero me despedir hoje é lembrar que toda a matemática que estão aprendendo no ensino médio ou na faculdade, usamos toda hora, todo dia, na Pixar.

Obrigado.

(Aplausos)

Fonte: TED Ed
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,44,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,7,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Angola,1,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,34,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,16,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,41,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,220,Cinema,69,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,273,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,6,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,19,Desenvolvimento de jogos,17,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,33,Design Instrucional,18,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,188,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,30,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,89,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,415,Educação a Distância,188,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,30,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,ESMPU,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,59,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,14,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,20,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,119,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,46,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,94,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,3,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Golpe de Estado,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,216,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,213,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,57,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,57,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,204,Inspiração,1,Inteligência Artificial,160,intercâmbio,1,Interface,205,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,5,Jogos educativos,19,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,71,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,563,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,129,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,85,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,12,Metodologia Científica,58,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,60,Militar,16,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moçambique,1,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,96,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,10,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,9,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,7,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,259,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,322,Polônia,1,Portugal,9,português,20,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,283,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,6,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,52,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,621,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,128,Segurança da Informação,69,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,22,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,67,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,599,Tecnologia da Informação,29,TED,446,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,9,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,UNESCO,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,988,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,160,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Pixar: A matemática por trás dos filmes.
Pixar: A matemática por trás dos filmes.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip7Gr2kMDGtKRr4ofY2CA6xSDEulnb99wjF_2lumX69CyNzbOH8Ynmf7mSvnytrfsFUXDzXLyq73hdFIzUlgZtmvLHAq_QDjRalCM9Oj0xYtlJ04C0k7oBmsf25NVBJFfILQY-UFYDzwA/s400/pixar.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEip7Gr2kMDGtKRr4ofY2CA6xSDEulnb99wjF_2lumX69CyNzbOH8Ynmf7mSvnytrfsFUXDzXLyq73hdFIzUlgZtmvLHAq_QDjRalCM9Oj0xYtlJ04C0k7oBmsf25NVBJFfILQY-UFYDzwA/s72-c/pixar.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2016/06/pixar-matematica-por-tras-dos-filmes.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/06/pixar-matematica-por-tras-dos-filmes.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo