Cientista político analisa a diferença entre nordeste e sudeste

Compartilhar

Cientista político, Alberto Carlos Almeida, analisa a campanha presidencial de 2014, a dicotomia nordeste e sudeste e a importância do PMDB ...

[ ]
Cientista político, Alberto Carlos Almeida, analisa a campanha presidencial de 2014, a dicotomia nordeste e sudeste e a importância do PMDB no equilíbrio de forças.



O vídeo a seguir reproduz a entrevista ao Manhattan Connection logo após as eleições e realça as possíveis tentativas de conduzir as respostas do especialista. Posições ideológicas à parte, sua análise é muito importante para entender o momento político brasileiro e suas várias vertentes.

Clique para tocar. Retrocede Avança Espaço Pausa/Continua Volume


Lucas Mendes:Alberto Carlos Almeida, cientista político, diretor do Instituto Análise e autor de vários livros, dentre eles, Cabeça do Brasileiro e a Cabeça do Eleitor. Bem-vindo Alberto.

Alberto Carlos Almeida: Obrigado.

Lucas Mendes: Seu best-seller, Cabeça do Brasileiro, saiu em 2007 se não me engano.

Alberto Carlos Almeida: Exato.

Lucas Mendes: Que cabeça o brasileiro tinha naquela época e o quê que mudou?

Alberto Carlos Almeida: Ela vai mudando devagarzinho, né? Porque tem muito a ver com a escolarização da população. Na medida em que vai avançando a escolarização todo mundo anda junto. Então isto vai modificando. Eu vou fazer uma atualização do livro com novos dados nacionais com as mesmas perguntas e a gente vai ver isso com uma lupa. Exatamente o que aconteceu. Mas certamente foi isso. Uma mudança geracional. A medida que você troca gerações. Gerações mais velhas, menos escolarizadas, por gerações mais jovens e mais escolarizadas tem essa mudança.

Diogo Mainardi: Alberto, você disse que vai fazer uma atualização do Cabeça do Brasileiro. Não seria o caso de fazer um Cabeça do Paulista e um Cabeça do Cearense? Acho que nunca houve uma distância tão grande, pelo menos em relação a expectativas de governo, quanto agora.

Alberto Carlos Almeida: Uma das coisas que eu utilizo muito para prever resultado eleitoral, e isso funciona bastante. Nada funciona 100%. Mas se alguma coisa que funciona muito bem, é a avaliação de governos. ISso serve para governos estaduais, prefeituras e governo federal. Dada a avaliação da Dilma, a Dilma começou a eleição com algo em torno de 30% de ótimo e bom e terminou com 40%. Dada essa avaliação era muito difícil ela perder. E a avaliação do governo dela no nordeste é maior que em São Paulo. VocÊs mencionaram no primeiro bloco, os indicadores econômicos. O nordeste cresce muito mais que em São Paulo.

As pessoas votaram baseadas no bolso. No interesse próprio. Nisso o eleitor nordestino é idêntico ao eleitor paulista.
Alberto Carlos Almeida. Cientista político

(...)

Tradicionalmente, o quê que acontece, passada a eleição, a avaliação do governo piora.

Aconteceu com todos. Fernando Henrique, Lula... Então, as pesquisas que vão acontecer agora no final do ano (2014) vão mostrar uma queda do ótimo e bom do governo Dilma. Porque é o efeito midiático da campanha e isso é normal.

Caio Blinder: Você coloca no seu estudo... O seu mentor é o Roberto DaMatta, que é sempre esse choque entre o arcaico e o moderno. Digamos, o nordeste é o arcaico. Você diz que você vê uma evolução, uma mudança. Não colide isso com o fato de que um partido como o PT, tem esse controle, esse arrocho, uma máquina pública tão forte, no nordeste. Vai demorar muito tempo que o eleitor do nordeste se livre das amarras desse partido que deu o básico, para ele na gestão.. que começou com Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma. Como vai ser essa colisão do antropológico, do arcaico e do moderno, com o controle político da região pelo PT?

Alberto Carlos Almeida: Esse é um tema que eu gosto muito, meus pais são nordestinos, eu sou, fui criado no Rio, moro em São Paulo, sou casado com uma catarinense, tenho dois filhos que nasceram no Rio e um em São Paulo, então, eu tenho de tudo na minha vida pessoal, tá?

O quê que acontece? É o interesse próprio.

Se você pegar os mapas eleitorais dos diversos países do mundo. Eles tem exatamente a configuração que o nosso mapa eleitoral tem.

Bordeaux, na França, famosa pelos vinhos, ela vota no partido socialista de maneira sistemática. Andaluzia, da Espanha, vota no PSOE de maneira sistemática. Então essa divisão regional existe. E ela tem uma correlação com pobreza e não pobreza.

EUA também, quando a gente vê a apuração de qualquer lugar nos EUA, a região mais pobre vota nos democratas e as menos pobres votam nos republicanos. Então, o Brasil tem isso idÊntico a todos os países do mundo.

Caio Blinder: É o contrário. Desculpe. O nordeste brasileiro é o sul americano.

Alberto Carlos Almeida: Os EUA é diferente. Você tem que olhar estado por estado. A região estado por estado. Não dá para fazer essa divisão regional. Lá é muito misturado.

Então, você pega as áreas, geograficamente, mais rarefeitas, tem menos gente, são mais ricas. Que é o meio-oeste americano. Se você quiser pegar áreas, tá?

Por exemplo, na Flórida, você pega o mapa de votação da Flórida, em torno de Miami é que os democratas são maciçamente votados. No restante da Flórida, não. Então você vai pensar, então a área geográfica é menor. Mas tem mais gente lá. Se você pegar o mapa do Rio de Janeiro é idêntico.

O PT é mais votado em uma área geograficamente menor só que tem uma maior população lá. São idênticos. Eu já estudei todos esses mapas. Então, você tem um padrão de votação previsível. Alemanha a mesma coisa. São Paulo tem um precedente na Alemanha. A Baviera, desde a segunda guerra mundial, nunca elegeu um governo de esquerda. Então, digamos assim, ou São Paulo é Baviera ou Baviera é São Paulo, tanto faz. Do ponto de vista do comportamento eleitoral, existe essa semelhança. Aí pega aquela área de Hesse, que é uma área mais industrial, trabalhadores mais pobres, vota sistematicamente no SPD alemão. Então, digamos, lá é o nordeste deles. Então todo país tem essa divisão. Isso é algo inteiramente normal.

(...)

A disputa está bem estruturada no Brasil. ISso é muito importante para o bom funcionamento da nossa democracia. Por isso que nunca vai virar uma Argentina. Porque é possível alternância do poder. Esta aí o resultado: 4 pontos percentuais de diferença. Faltou muito pouco para haver alternância do poder. Na Argentina não tem resultado assim.

A Argentina, desde 1930, só o partido peronista completa o mandato presidencial. O grande problema da Argentina é esse: Não tem o PMDB.

O Brasil tem, o PMDB permite que todo mundo complete o mandato presidencial.

Ricardo Amorim: A gente pode exportar o PMDB para eles, então.

Alberto Carlos Almeida: Eles não sabem, mas eles precisam do PMDB.


Veja o vídeo para saber mais.

Fonte: YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER: 2
  1. Resumindo: Só pobres, favelados, nordestinos e gentalha em geral votam nessa quadrilha chamada pt.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você é burro e racista... Lixo... se mate...

      Excluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Cientista político analisa a diferença entre nordeste e sudeste
Cientista político analisa a diferença entre nordeste e sudeste
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7yagyjqXNotBVapgPrZemPEYXsEBggw9f8_lX6WdmATclxI06Yg-3daEFrIcK-LotP7RYt5ZwMY2n1y1Fo0q1tdfrvxXpvukHGtMF6-L74Xked4h08v82wxYSNmcoDaIDB0mI68CraJ0/s400/alberto.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh7yagyjqXNotBVapgPrZemPEYXsEBggw9f8_lX6WdmATclxI06Yg-3daEFrIcK-LotP7RYt5ZwMY2n1y1Fo0q1tdfrvxXpvukHGtMF6-L74Xked4h08v82wxYSNmcoDaIDB0mI68CraJ0/s72-c/alberto.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2015/03/cientista-politico-analisa-diferenca.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2015/03/cientista-politico-analisa-diferenca.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo