Dois médicos norte-americanos avaliam o sistema de saúde de Cuba

Compartilhar

Para um visitante dos EUA, Cuba é desorientadora. Carros americanos estão em toda parte, mas todos eles datam a partir dos anos 1950. Nossos...

[ ]
Para um visitante dos EUA, Cuba é desorientadora. Carros americanos estão em toda parte, mas todos eles datam a partir dos anos 1950. Nossos cartões de banco, cartões de crédito e smartphones não funcionam. Acesso à Internet é praticamente inexistente. E o sistema de saúde cubano também parece irreal. Há médicos demais.

Traduzido de A Different Model — Medical Care in Cuba do periódico britânico The New England Journal of Medicine, 24 de janeiro de 2013, pelo Blog Brasil Acadêmico. Por Edward W. Campion, M.D., e Stephen Morrissey, Ph.D.

Todo mundo tem um médico de família. Tudo é gratuito, totalmente gratuito - e não após aprovação prévia ou de algum tipo de pagamento. Todo o sistema parece virado de cabeça para baixo. É bem organizado, e a primeira prioridade é a prevenção. Embora Cuba tenha limitados recursos econômicos, o seu sistema de saúde tem resolvido alguns problemas que a nossa [dos Estados Unidos] ainda não conseguiu resolver.1,2

Os médicos de família, juntamente com seus enfermeiros e outros profissionais de saúde, são responsáveis ​​pela prestação de cuidados primários e serviços de prevenção para seu conjunto de pacientes - cerca de 1000 pacientes por médico em áreas urbanas. Toda prestação de cuidados é organizado a nível local, e os pacientes e seus profissionais de saúde geralmente vivem na mesma comunidade. Os prontuários nas pastas de papelão são simples e manuscritos, não muito diferente daqueles que usamos nos EUA há 50 anos. Mas o sistema é surpreendentemente rico em informações e focado na saúde da população.

Todos os pacientes são classificados de acordo com o nível de risco para a saúde, de I a IV. Fumantes, por exemplo, estão na categoria de risco II, e os pacientes com doença pulmonar estável e crônica estão na categoria III. As clínicas comunitárias informam regularmente ao distrito quantos pacientes que eles têm em cada categoria de risco e o número de pacientes com doenças como a hipertensão arterial (bem controlada ou não), diabetes, asma, bem como o estado de imunização, o tempo desde o última teste Papanicolau, e gestações que necessitam de cuidados pré-natais.

Cada paciente é visitado em casa uma vez por ano, e aqueles com doenças crônicas recebem visitas com mais freqüência. Quando necessário, os pacientes podem ser encaminhados a policlínicas distritais para avaliação especialidade, mas eles retornam para a equipe da comunidade para o tratamento contínuo. Por exemplo, a equipe local é responsável por ver que um paciente com tuberculose segue o regime antimicrobiano designado e faça exames de escarro.

Visitas domiciliares e conversas com os membros da família são táticas comuns para resolver problemas de cumprimento das recomendações médicas, de abandono do tratamento e até mesmo para evitar uma gravidez indesejada. Em um esforço para controlar as infecções transmitidas por mosquitos, como a dengue, a equipe local de saúde entra nas casas para realizar inspeções e ensinar as pessoas sobre como se livrar da água parada, por exemplo.

Este sistema altamente estruturada, orientada para a prevenção tem produzido resultados positivos. As taxas de vacinação em Cuba estão entre as mais altas do mundo.

A expectativa de vida de 78 anos a partir do nascimento é praticamente idêntica à dos EUA. A taxa de mortalidade infantil em Cuba caiu de mais de 80 por mil nascidos vivos em 1950 para menos de 5 por mil - inferior à taxa dos EUA, embora a taxa de mortalidade materna permaneça bem acima dos países desenvolvidos e na média dos países do Caribe. 3,4

Sem dúvida, os melhores resultados de saúde são em grande parte o resultado de melhorias na nutrição e educação, que abordam os determinantes sociais da saúde. A taxa de alfabetização de Cuba é de 99%, e educação para a saúde faz parte do currículo escolar obrigatório. Um programa nacional recente para promover a aceitação de homens que fazem sexo com homens foi concebido, em parte, para reduzir as taxas de doenças sexualmente transmissíveis e melhorar a aceitação e adesão ao tratamento. Cigarros não podem mais ser obtidos com cartões de racionamento mensais, e as taxas de tabagismo diminuíram, embora as equipes de saúde locais dizem que continua a ser difícil convencer os fumantes a parar. Os contraceptivos são é gratuitos e fortemente encorajados. O aborto é legal, mas é visto como um fracasso da prevenção.

Mas não se deve romantizar o sistema de saúde cubano. O sistema não foi concebido para a escolha do consumidor ou de iniciativas individuais. Não há, um sistema alternativo de saúde privada paga. Médicos recebem benefícios do governo, como habitação e alimentos subsídiados, mas eles são pagos com apenas cerca de US$ 20 por mês. Sua educação é gratuita, e eles são respeitados, mas eles não são susceptíveis de alcançar a riqueza pessoal. Cuba é um país onde 80% dos cidadãos trabalham para o governo, e o governo administra os orçamentos. Nas clínicas de saúde comunitárias, placas informam aos pacientes quanto o sistema custa ao Estado, mas não há forças de mercado para promover eficiência.

Sem almoço grátis: Poster informa quanto realmente
custa a saúde cubana (se o cubano fosse pagar).
Os recursos são limitados, como descobrimos ao ter contato com médicos e profissionais de saúde cubanos como parte de um grupo de editores-visitantes dos Estados Unidos. Um nefrologista de Cienfuegos, a 240 quilômetros de Havana, tem uma lista de 77 pacientes em diálise na província, o que em termos de população dá 40% da taxa dos EUA — similar ao que era nos Estados Unidos em 1985.

Um neurologista relata que seu hospital só recebeu um scanner para tomografia computadorizada 12 anos atrás. Estudantes norte-americanos que estão matriculados em uma escola médica cubana dizem que as salas de cirurgia funcionam de forma rápida e eficiente, mas com muito pouca tecnologia. O acesso à informação através da Internet é mínima. Um estudante de medicina reporta que é limitado a 30 minutos por semana de acesso discado. Esta limitação, como muitas das limitações de recursos que afetam o progresso, é atribuído ao embargo econômico de longa data dos EUA, mas pode haver outras forças do governo central, que trabalham contra a comunicação rápida e fácil entre os cubanos e os EUA.

Como resultado do embargo econômico estrito, Cuba desenvolveu sua própria indústria farmacêutica e agora não só fabrica a maior parte dos medicamentos em sua farmacopeia básica, mas também alimenta uma indústria de exportação. Recursos foram investidos no desenvolvimento de expertise em biotecnologia para tornar-se competitiva no setor com os países desenvolvidos.

Há periódicos médicos acadêmicos cubanos em todas as principais especialidades, e a liderança médica encoraja fortemente a pesquisa, a publicação e o fortalecimento de relações com outros países latino-americanos. Universidades médicas de Cuba, agora 22, continuam focadas em atendimento primário, com medicina familiar exigida como primeira residência de todos os formandos, embora Cuba já tenha hoje o dobro dos médicos per capita que os EUA.4

Muitos dos médicos cubanos trabalham fora do país, como voluntários num programa de dois anos ou mais, pelo qual recebem compensação especial. Em 2008, havia 37 mil profissionais de saúde cubanos trabalhando em 70 paises do mundo. 5

A maioria está em áreas carentes, onde o seu trabalho é parte da ajuda externa cubana, mas alguns estão em áreas mais desenvolvidas, onde o seu trabalho traz benefício financeiro para o cubano governo (por exemplo, subsídios de petróleo da Venezuela).

Qualquer visitante pode ver que Cuba está longe de ser um país desenvolvido em infra-estrutura básica, como estradas, habitação, canalização e saneamento. No entanto, os cubanos estão começando a enfrentar os mesmos problemas de saúde do resto do mundo desenvolvido, com aumento das taxas de doenças coronárias e obesidade e envelhecimento da população (11,7% dos cubanos tem agora 65 anos de idade ou mais).

Seu sistema de saúde incomum aborda esses problemas de uma forma que evoluiu a partir da história política e econômica peculiar de Cuba, mas o sistema que eles criaram - com um médico para todos, foco inicial na prevenção, e atenção à saúde comunitária - poderá informar progresso para outros países também.

1- Keck CW, Reed GA. The curious case of Cuba. Am J Public Health 2012;102:e13-e22
2- Drain PK, Barry M. Fifty years of U.S. embargo: Cuba's health outcomes and lessons.
3- World population prospects, 2011 revision. New York: United Nations.
4- The world factbook. Washington, DC: Central Intelligence Agency, 2012.
5- Gorry C. Cuban health cooperation turns 45. MEDICC Rev 2008;10:44-47

Fonte: The New England Journal

[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 3
  1. A saúde também é, ou pelo menos era, gratuita na Inglaterra. Basta priorizar o cidadão, não precisa ser comunista para atender às necessidades básicas das pessoas.

    ResponderExcluir
  2. A frase de Ernesto Guevara, "mais vale a vida de um ser humano que todo ouro do homem mais rico do mundo" me faz pensar:este fuzilava e matava às pencas, com características de psicopatia. Então, na prática, somente é possível compreender sua afirmação em seu sentido inverso. Esta é a tremenda "contradição" do marxismo: pretendem, através de um mal imenso (da destruição da família, da religião, da livre inciativa, de valores humanos e civilizatórios, de fomento de conflitos de toda ordem,de revoluções de sangue, etc) atingir a "JUSTIÇA" social.Para isto ainda se justificam pelas maldades da direita , como se um erro justificasse outro ou outro pior.Somente podemos concluir que seus meios são de fato seus "fins".

    ResponderExcluir
  3. Desconhecia esta realidade, post interessante. A saúde deveria ser grátis para todos.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Dois médicos norte-americanos avaliam o sistema de saúde de Cuba
Dois médicos norte-americanos avaliam o sistema de saúde de Cuba
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNb9LK46qR4CppwUk6YZ5TpxU4eOeKZ_FIZblZktt9Dcv8wTtdHjFCW2Kv-VUUpUj93vVZBX1g7yG1v4R3FmeqibAkhgSK3Ta4mhmJ7gwzkiUqhaLg0kjH_dXJhJUdtAZduXTKnSaKWUb0/s1600/doutorChe.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjNb9LK46qR4CppwUk6YZ5TpxU4eOeKZ_FIZblZktt9Dcv8wTtdHjFCW2Kv-VUUpUj93vVZBX1g7yG1v4R3FmeqibAkhgSK3Ta4mhmJ7gwzkiUqhaLg0kjH_dXJhJUdtAZduXTKnSaKWUb0/s72-c/doutorChe.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/07/dois-medicos-norte-americanos-avaliam-o.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/07/dois-medicos-norte-americanos-avaliam-o.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo