Como a ciência comportamental pode diminuir sua conta de luz

Comentar

Qual é a forma garantida de diminuir a sua conta de luz? Acredite se quiser: ficar sabendo quanto o seu vizinho paga. Alex Laskey mostra com...

Qual é a forma garantida de diminuir a sua conta de luz? Acredite se quiser: ficar sabendo quanto o seu vizinho paga. Alex Laskey mostra como uma peculiaridade do comportamento humano pode fazer de nós melhores usuários de energia, mais sábios, e com contas de luz mais baixas que o comprovem.


Quantos de vocês viram os seus e-mails hoje? Vamos, levantem as mãos. Quantos estão vendo agora mesmo?

(Risos)



E as finanças? Alguém verificou isso hoje? Cartão de crédito, conta de investimento? E durante essa semana?

E o uso de energia na sua casa? Alguém viu isso hoje? Nessa semana? Semana passada? Há alguns geeks de energia dispersos aqui. É bom ver vocês. Mas essa é uma sala cheia de pessoas entusiasmadas com o futuro desse planeta. Nem mesmo nós estamos prestando atenção no uso de energia que causa a mudança climática. A mulher que está na foto comigo é Harriet. Conhecemos ela nas nossas primeiras férias em família. A Harriet presta atenção ao seu uso de energia e decididamente ela não é uma geek de energia. Essa é a história de como Harriet passou a prestar atenção.

Isso é carvão, a fonte de energia mais comum no planeta. Há energia suficiente nesse carvão para essa lâmpada por mais de um ano. Infelizmente, entre aqui e aqui, a maior parte dessa energia se perde em coisas como vazamentos de transmissão e calor. Apenas 10% da energia resulta em luz. Esse carvão vai durar um pouco mais de um mês. Se você quiser essa lâmpada acesa por um ano você precisa desta quantidade de carvão. A notícia ruim é que, para cada unidade de energia que usamos, desperdiçamos outras nove. Isso significa uma boa notícia: para cada unidade de energia que economizamos, economizamos também outras nove. A questão é: como fazer as pessoas nesta sala e ao redor do mundo prestarem atenção na energia que estamos usando, e passarem a desperdiçar menos?

A resposta vem de um experimentode ciência comportamental que foi feito em um verão quente, há 10 anos, a 150 km daqui, em San Marcos, Califórnia. Universitários colocaramrecados nas portas da vizinhança pedindo que as pessoasdesligassem o ar condicionado e ligassem os ventiladores. Um quarto das casas recebeu uma mensagem que dizia: "Você sabia que pode economizarUS$ 54 por mês esse verão? Desligue o ar condicionado, ligue o ventilador." Outro grupo recebeu uma mensagem ambiental. Um terceiro grupo recebeu uma mensagem sobre ser um bom cidadão e prevenir apagões. A maioria achou que a mensagemsobre economizar dinheiro funcionaria melhor. Na verdade, nenhuma dessas mensagens funcionaram. Não tiveram nenhum impacto no consumo de energia. Foi como se os alunos não tivessem feito nada.

Mas havia uma quarta mensagem, que dizia simplesmente: "Quando entrevistados, 77% dos seus vizinhos disseram que desligam o ar condicionadoe ligam o ventilador. Por favor junte-se a eles. Desligue o ar condicionado e ligue o ventilador." Adivinhem só - eles fizeram isso. As pessoas que receberam essa mensagem diminuíram substancialmente seu consumo de energia simplesmente ao sabero que os vizinhos estavam fazendo.

O que isso nos mostra? Se uma coisa é inconveniente, mesmo se acreditarmos nela, nem a persuasão moral, nem incentivos financeirosfuncionam muito bem. Mas a pressão social é poderosa. Aproveitada corretamente,ela pode ser uma força poderosa para o bem. De fato, já é assim.

Inspirado por essa descoberta, meu amigo Dan Yates e eu abrimos uma empresa chamada Opower. Desenvolvemos softwares e fizemos parcerias com concessionárias que queriam ajudar seus clientes a economizar energia. Entregamos relatórios personalizados de energia doméstica que mostravam às pessoas o seu consumo comparado ao dos vizinho sem casas de tamanho similar. Assim como na situação dos recados nas portas, as pessoas se comparam com os vizinhos. Fazemos recomendações direcionadas para ajudá-las a economizar. Começamos com papel, fizemos um aplicativo, fomos à web, e temos um termostato controlável. Nos últimos 5 anos estivemos conduzindo o maior experimento de ciência comportamental no mundo.

E está funcionando. Proprietários e locatários economizaram mais de 250 milhões de dólares nas contas de energia, e estamos só começando. Só nesse ano, em parceriacom mais de 80 concessionárias em 6 países, vamos economizar mais 2 terawatts-hora de energia.

Os geeks de energia sabem o que é isso. Para o resto de nós, 2 terawatts-hora é energia mais do que suficiente para todas as casas em St. Luois e Salt Lake City juntas por mais de um ano. 2 terawatts-hora é aproximadamente metade do que a indústria solar dos EUA produziu ano passado. 2 terawatts-hora em termos de carvão: seria preciso queimar 34 desses carrinhos de mão por minuto sem parar, todos os dias, um ano inteiro, para ter 2 terawatts-hora de energia. E não estamos queimando nada. Estamos apenas motivando as pessoas a mudar o comportamento.

Mas somos apenas uma empresa, e isso é só uma gota de água no oceano. 20% da energia nas casas é desperdiçada, o que não significa que as pessoas têm lâmpadas ineficientes. Podem ter. Mas me refiro a que deixamosluzes acesas em cômodos vazios, e o ar condicionado ligadoquando ninguém está em casa. São US$ 40 bilhões desperdiçados por ano em energia que não contribui para nosso bem-estar, mas contribui para a mudança climática. São 40 bilhões, com B, só nos EUA todos os anos. Isso é metade do nosso uso de carvão.

Felizmente, alguns dos melhorescientistas de materiais do mundo estão tentando substituir carvão com recursos sustentáveis como estes. Isso é fantástico e essencial. Mas o recurso mais negligenciado que pode levar a um futuro de energia sustentável não está nesse slide. Está nessa sala. São vocês e sou eu. Podemos direcionar esse recurso sem precisar da ciência dos materiais, aplicando apenas a ciência comportamental. Podemos fazer isso hoje, sabemos que funciona, e isso vai economizar dinheiro de imediato.

Estamos esperando o quê? Na maior parte dos lugares, a regulação de energia não mudou muito desde Thomas Edison. As concessionárias ainda são recompensadasquando os consumidores desperdiçam energia. Elas devem ser recompensadaspor ajudar os consumidores a economizar.

Mas essa história vai alémdo uso doméstico de energia. Dêem uma olhada no Prius. Ele é eficiente não só porque a Toyotainvestiu em ciência dos materiais, mas também porque investiram em ciência comportamental. O painel do carro que mostra em tempo real aos motoristas quanta energia estão economizando faz com que os antigos demônios da velocidade dirijam mais como avós cuidadosas.

O que nos leva de volta a Harriet. Conhecemos ela nas nossas primeiras férias em família. Ela veio conhecer minha filhinha e ela adorou saber que o nome da minha filha também é Harriet. Ela me perguntou com que eu trabalhava, e eu disse que trabalhava com concessionárias para ajudar as pessoas a economizar energia. Foi aí que os olhos dela brilharam.

Ela olhou para mim e disse: "Você é exatamente a pessoa com quem preciso falar. Há duas semanas meu marido e eurecebemos uma carta pelo correio da nossa fornecedora. Dizia que estamos usandoduas vezes mais energia que os vizinhos." (Risos) "Nas 2 últimas semanas só conseguimos pensar, falar, e até discutir sobre o que deveríamos fazer para economizar. Fizemos tudo o que a carta dizia, mas eu sei que deve ter mais coisas. Agora estou aqui com um verdadeiro especialista. Diga. O que devo fazer para economizar energia?"

Há muitos especialistasque podem ajudar a responder essa pergunta. Meu objetivo é garantir que todos estejamos perguntando.

Obrigado.

(Aplausos)

[Via BBA]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,251,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,46,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,191,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,58,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,471,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,266,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,488,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,22,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,540,Tecnologia da Informação,28,TED,390,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,136,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como a ciência comportamental pode diminuir sua conta de luz
Como a ciência comportamental pode diminuir sua conta de luz
http://3.bp.blogspot.com/-j8syNW-gE38/UfHd45RRxBI/AAAAAAAAVnk/MHcrBmGP1aQ/s400/alexLaskey.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-j8syNW-gE38/UfHd45RRxBI/AAAAAAAAVnk/MHcrBmGP1aQ/s72-c/alexLaskey.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/07/como-ciencia-comportamental-pode.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/07/como-ciencia-comportamental-pode.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy