Jogos sociais na web

Compartilhar

Na web, um novo "Amigo" pode estar a apenas um clique de distância, mas a conexão verdadeira é mais difícil de achar e expressar.

Na web, um novo "Amigo" pode estar a apenas um clique de distância, mas a conexão verdadeira é mais difícil de achar e expressar.

Ze Frank apresenta uma mistura de descontraídos jogos de internet que exigem participação profunda e retribui com algo mais substancial. Você está convidado, se prometer que vai compartilhar.

Toda apresentação precisa desse slide. (Risos) É lindo, não é? Você vê? Todos os pontos, toda as linhas. É inacreditável. É a rede. E no meu caso, a rede tem sido uma mídia importante, porque eu posso conectar com pessoas. Isso não é incrível? Através dela, eu conecto com as pessoas. E o modo como eu venho fazendo isso tem sido multifacetado. Por exemplo, chamo pessoas para vestir seus aspiradores de pó. (Risos) Eu organizo projetos como Sanduíche Terrestre, em que peço às pessoas para tentarem colocar simultaneamente dois pedaços de pão perfeitamente opostos um ao outro na Terra. E as pessoas começaram a colocar pão em tributo, e eventualmente um time foi capaz de fazê-lo entre Nova Zelândia e Espanha. É bem incrível. O vídeo está online. Conectando às pessoas em projetos como o YoungmeNowme [EujovemEuhoje] por exemplo. No YoungmeNowme o público foi pedido para achar fotografias de si mesmos quando crianças e refazer quando adultos. (Risos) Esta é a mesma pessoa -- Acima, James; abaixo, Jennifer. Tocante. Este era o presente de Dia das Mães. (Risos) Particularmente assustador. (Aplausos) (Risos) Minha favorita dessas fotos, que não encontrei, é de uma mulher de mais ou menos 30 anos com um bebêzinho no colo, e na próxima foto está um homem de 100 kg com uma pequena senhora espiando por cima do ombro dele.



Mas esse projeto mudou a forma que eu pensava sobre conectar com pessoas. Este projeto chama-se Ray. O que aconteceu é que me mandaram esse pedaço de áudio e eu não tinha ideia de quem o tinha criado. Alguém disse, "Você precisa ouvir isto." E foi isso o que chegou até mim.

Gravação: Oi, meu nome é Ray, e ontem minha filha me ligou porque ela estava estressada por causa de coisas acontecendo no trabalho que ela achou muito injusto. Estando um pouco nervosa, ela ligou por incentivo, e eu não sabia, na verdade, o que dizer para ela, porque nós precisamos lidar com tanta sujeira na sociedade. Então eu escrevi uma música só para ela, só para dar um encorajamento enquanto enfrentava o stress e as pressões do trabalho. E eu pensei em colocar na Internet para todos os empregados sob stress para ajudá-lo a encarar melhor o que está acontecendo no seu trabalho. Esta é a música.

♫ Estou pra chutar a bunda de alguém ♫

♫ Oh, estou pra chutar a bunda de alguém ♫

♫ Oh, se não me deixar em paz, ♫

♫ vai ter que me mandar para casa ♫

♫ Porque estou pra chutar a bunda de alguém ♫

Agora você talvez não possa cantar em voz alta, mas pode murmurar para dentro, e você sabe quais são as palavras. E deixe que isso te dê alguma força para os próximos momentos no trabalho. Certo. Fiquem fortes. Paz.

Ze Frank: Então -- Yeah. Não, não, não, shh. Precisamos ser rápidos. Então eu fiquei muito tocado por isso. Isso é incrível. Isto era conectar, certo. Isto era, de certa forma, perceber que alguém estava sentindo algo, querendo afetá-las de um modo particular, usando mídia para fazer isso, colocando online e perceber que havia um impacto maior. Isto era incrível. Era isso o que eu queria fazer. Então a primeira coisa que pensei é que temos de agradecê-lo. Perguntei à minha audiência, "Ouçam este trecho de áudio. Precisamos mixá-lo. Ele tem uma voz ótima. Na verdade está em Si bemol. E precisamos fazer algo com isso. Recebi centenas de mixagens -- muitas tentativas diferentes. Uma em particular se destacou. Foi feita por um cara chamado Goose.

Remix: ♫ Estou pra chutar a bunda de alguém ♫

♫ Oh, estou pra chutar a bunda de alguém ♫

♫ Oh, se não me deixar em paz, ♫

♫ vai ter que me mandar para casa ♫

♫ Porque estou pra chutar a bunda de alguém ♫

♫ Estou pra chutar ♫ --

ZF: Ótimo. Então, era incrível. Aquela música -- (Aplausos) Obrigado. Aquela música, alguém me disse que tocou em um jogo de beisebol em Kansas City. No final, foi um dos arquivos mais baixados em um monte de sites de música. E então eu disse, "Vamos colocar em um disco." E o público se juntou, e desenhou uma capa de álbum. E eu disse, "Se vocês colocarem tudo nisso, vou entregar a ele, se conseguirem descobrir quem é essa pessoa," porque tudo o que eu tinha era seu nome, Ray, e este pequeno trecho de áudio e o fato de que sua filha estava chateada. Em duas semanas, eles o acharam. Eu recebi um e-mail que dizia, "Oi, eu sou o Ray. Ouvi que está procurando por mim." (Risos) E eu respondi, "Sim, Ray. Tem sido duas semanas interessantes." Então voei para St. Louis e conheci o Ray, e ele é um pregador. (Risos) Entre outras coisas.

Então, de qualquer maneira, me faz lembrar disso, que é uma placa que você vê em cada esquina de Amsterdã. E para mim é como uma metáfora do mundo virtual. Eu olho para essa foto e ele parece muito interessado no que está acontecendo com o botão, mas não parece estar tão interessado em atravessar a rua. (Risos) E me faz pensar nisso. Em esquinas de todos os lugares, as pessoas olham para os celulares, e é fácil de desprezar isso como uma tendência ruim na cultura humana. Mas a verdade é que a vida está sendo vivida ali. Quando eles sorriem -- certo, vocês viram gente parando -- e de repente, a vida está sendo vivida lá, em algum lugar nessa estranha, densa rede. E é isto, certo, de sentir e ser sentido. É a força fundamental que todos buscamos. Podemos construir todos os tipos de ambientes para fazer um pouquinho mais fácil, mas no fim das contas, o que estamos tentando fazer é realmente nos conectar com outra pessoa. E isso não vai acontecer sempre em lugares físicos. Agora vai acontecer também nos espaços virtuais, e precisamos melhorar nossa percepção sobre isso. Imagino, das pessoas que constroem esta tecnologia na rede, muitas delas não são muito boas em se conectar com pessoas. Isto é algo que eu costumava fazer na terceira série.

(Risos)

Então aqui há uma série de projetos dos últimos anos onde fui inspirado por tentar descobrir como realmente facilitar conexões próximas. Algumas vezes são coisas bem simples. "Uma Caminhada da Infância", que é um projeto onde eu peço para lembrarem os caminhos que elas faziam quando criança todos os dias que era um pouco insignificante, como a rota para a parada de ônibus, a casa de um amigo, e a faça no Google Streetview. E eu prometo a você, se você fazer esta caminhada no Google Streetview, chegará um momento em que alguma coisa volta e acerta a sua cara. E eu salvei esses momentos -- as fotos no Google Streetview e as memórias, especificamente. "Nossa conversa começou com eu dizendo, 'estou entediado,' e ela respondendo, 'Quando estou cansada eu como pretzels.' Eu me lembro bem disto porque veio a tona bastante." "Logo após que ele falou para mim e meu irmão que estava se separando de minha mãe, eu lembro de ter andado até o mercado e comprado um refrigerante." "Eles usaram uma cena morbidamente artística, um close no sapato do Chad, no meio da avenida. Acho que os sapatos saíram depois dele ser atropelado. Ele dormiu na minha casa uma vez, e deixou seu travesseiro. Ele tinha 'Chad' escrito com canetinha. Ele morreu tempos depois de ter deixado o travesseiro em minha casa, mas nós nunca nos encontramos para devolvê-lo."

As vezes eles são um pouco mais abstratos. Este é o Pacote de Dor. Logo após o 11 de setembro, ano passado, eu estava pensando na dor e em como nós a dispersamos, como a exercitamos em nossos corpos. O que eu fiz foi disponibilizar um número de telefone, onde as pessoas deixariam mensagens de sua dor, não necessariamente ligadas ao evento. E as pessoas ligaram e deixaram mensagens assim:

Gravação: Ok, é o seguinte. Eu não estou sozinha, e sou amada. Eu sou muito afortunada. Mas as vezes me sinto muito sozinha. E quando me sinto assim mesmo os menores atos de gentileza conseguem me fazer chorar. Mesmo pessoas em lojas de conveniência dizendo, "Tenha um bom dia," quando estão acidentalmente me olhando nos olhos.

ZF: Então o que eu fiz foi pegar essas mensagens de voz, e com permissão deles, converti em MP3s e as distribuí para editores de som que criaram pequenos sons usando apenas aquelas mensagens de voz. E eles foram distribuídos para DJs que fizeram centenas de músicas usando esse material. (Música) Não temos tempo para ouvir muito. Podem ouvir online.

"De 52 para 48 com amor" foi um projeto durante as últimas eleições, onde ambos McCain e Obama, em seus discursos após a eleição, falaram sobre reconciliação, e eu fiquei, "Como é que será isso?" Então pensei, "Bem, vamos tentar. Vamos arrumar pessoas segurando placas de reconciliação." E então coisas muito boas apareceram. "Eu votei azul. Eu votei vermelho. Juntos, para nosso futuro." Essas coisas são muito, muito fofas, certo? Umas vieram do partido vencedor. "Queridos 48, prometo ouvi-los, lutar por vocês, respeitá-los sempre." Outras vieram do partido que havia acabado de perder. "De um 48 para um 52, que a liderança de seu partido seja tão elegante quanto você, mas eu duvido." Mas a verdade foi que como isso começou a ficar popular, alguns blogs de direita e alguns fóruns aparentemente o acharam um pouco arrogante, o que também consigo ver. E então comecei a receber várias mensagens de ódio, até ameaças de morte. E um cara em particular continuou me escrevendo essas mensagens bem terríveis, e estava fantasiado de Batman. E ele disse, "Estou fantasiado para esconder minha identidade." No caso eu achasse que o verdadeiro Batman estivesse atrás de mim... O que me fez me sentir um pouco melhor. Tipo, "Ufa, não é ele."

Então o que eu fiz -- infelizmente estava guardando todo esse tipo de experiência ruim e essa dor dentro de mim, e isso começou a destruir minha mente. E eu estava protegendo o projeto disso, percebi. Eu estava protegendo-o. Não queria que esse grupo especial de fotografias ficasse manchado de alguma forma Então o que eu fiz, peguei todos esses emails, e juntei em algo chamado "Raivagami", que era um modelo de origami feito com esse tipo de coisa vil. E pedi para as pessoas me mandarem coisas bonitas feitas com o Raivagami. (Risos) Mas este foi um momento emocional. Um tio de um leitor morreu num certo dia, e ele escolheu comemorar com um pedaço de ódio. É extraordinário.

A última coisa que vou falar é sobre uma série de projetos chamado Músicas Que Você Já Conhece, onde a ideia era, Eu estava tentando abordar tipos particulares de emoções com projetos de grupo. Um deles era bem direto. Um homem disse que sua filha se assustou a noite. e se eu poderia escrever para ela, sua filha. E eu disse, "Claro, tentarei escrever um mantra para ela cantar sozinha e ajudá-la a dormir." E essa se chamou "Assustado."

(Vídeo) ♫ Esta é uma música que canto quando estou assustado ♫

♫ Não sei por quê, mas me ajuda a superar ♫

♫ As palavras da música me motivam ♫

♫ E de alguma forma eu supero ♫

♫ Pelo menos eu não sou ruim na vida ♫

♫ Eu continuo tentando apesar ♫

♫ Pelo menos eu não sou ruim na vida ♫

♫ Eu continuo tentando apesar ♫

♫ Esta é uma música que canto quando estou assustado ♫

Ok, então escrevi essa música. Obrigado. O legal foi quando ele caminhou perto do quarto da sua filha em certo momento, e ela estava de fato cantando aquela música para ela mesma. Eu fiquei todo "Maravilha. Isto é demais!"

E então recebi este email. Tem um pouco de história por trás. Eu não tenho muito tempo. Mas a idéia foi que, certo momento, eu fiz um projeto chamado Facebook Meu Igual à Você, onde eu quis experimentar como era viver como outra pessoa. Então eu pedi ao pessoal para enviarem nomes de usuários e senhas. E eu recebi um monte, uns 30 em meia hora. E fechei aquela parte. E escolhi duas pessoas para ser, e pedi para elas me enviarem descrições de como agir como elas no Facebook. Uma me enviou uma descrição muito detalhada. A outra pessoa não. E a pessoa que não mandou, eu descobri, tinha acabado de se mudar para uma nova cidade e um começado num trabalho novo. Então, sabe, pessoas estavam me escrevendo e perguntando, "Como vai o novo emprego?" E eu fiquei, "Eu não sei. Nem sabia que eu tinha um."

Mesmo assim, esta mesma pessoa, Laura, me mandou um email pouco depois daquele projeto. E se sentiu mal por não ter feito um bom trabalho. Ela disse, "Estou muito ansiosa, acabei de mudar para uma cidade nova, tenho esse novo trabalho, e eu acabei de ter uma grande dose de ansiedade." Então ela ouviu a música "Assustado" e perguntou se eu poderia fazer algo. Perguntei para ela, "Como é, quando você se sente assim?" Ela escreveu uma lista de descrições de como era a sensação de ter esta ansiedade. Então eu decidi fazer. Eu disse, "Ok, pensarei nisso." E sem divulgar, comecei a mandar isto para as pessoas.

(Áudio) ♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

Então perguntei para as pessoas se elas tinham recursos básicos de áudio, para que elas pudessem cantar juntas, com os headphones, para que então eu pudesse receber de volta apenas suas vozes. E este é o tipo de coisa que eu recebi.

Gravação: ♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

ZF: Esta é uma das melhores, de verdade. Mas o melhor é que, como eu comecei a receber mais e mais e mais, de repente eu tinha 30, 40 vozes de todo o mundo. E quando se junta elas, algo mágico acontece, uma coisa absolutamente incrível acontece, e de repente eu tenho um coral de todo o mundo. E o que foi muito bacana, eu estou juntando todo o trabalho nos bastidores, sem falar nada, e a Laura me enviou um email porque havia se passado um mês. E ela disse, "Eu sei que se esqueceu de mim. Só queria dizer obrigado pela consideração mesmo." E então alguns dias depois eu enviei isso para ela.

(Áudio) ♫ Agora mesmo, parece que esqueci a luz ligada ♫

♫ E coisas que pareciam tão bem ontem ♫

♫ hoje estão em tons de cinza ♫

♫ E parece que o mundo está girando ♫

♫ enquanto eu estou parado ♫

♫ Ou talvez esteja girando, eu não sei ♫

♫ E então você diz ♫

♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

♫ Só respire ♫

♫ E as palavras cantam ♫

♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

♫ Só respire ♫

♫ Agora todo mundo ♫

♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

♫ Só respire ♫

♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

♫ Só respire ♫

♫ Hey ♫

♫ Você está okay ♫

♫ Você ficará bem ♫

♫ Só respire ♫

Obrigado.

(Aplausos)
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Jogos sociais na web
Jogos sociais na web
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVu2oQK7_v-0vmU8GlhX7X1fAzTJ03wI3l5QaywDwRHHmZbnnbW3-0uC-N8H9_n_dUYUOGtixRTP20Kw48NeyDZJQeGesgx8OQvzDw0MtnRBlzX_9BWRoK7Mg_pA7Fr6ZoJ9OvUTiIRX0e/s400/ze-290x272.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhVu2oQK7_v-0vmU8GlhX7X1fAzTJ03wI3l5QaywDwRHHmZbnnbW3-0uC-N8H9_n_dUYUOGtixRTP20Kw48NeyDZJQeGesgx8OQvzDw0MtnRBlzX_9BWRoK7Mg_pA7Fr6ZoJ9OvUTiIRX0e/s72-c/ze-290x272.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/02/jogos-sociais-na-web.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/02/jogos-sociais-na-web.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo