Prosa da Curva

Compartilhar

Adoro a arquitetura de Oscar Niemeyer. A engenharia, todavia, já não sei se é tão genial. MPU [Foto: Paura ] Trabalho em uma de suas obr...

[ ]
Adoro a arquitetura de Oscar Niemeyer. A engenharia, todavia, já não sei se é tão genial.
MPU [Foto:Paura]
Trabalho em uma de suas obras monumentais. Um prédio redondo, todo de vidro. Um não, dois. Seus vidros são predominantemente azuis, mas ficam da cor do céu. Ou seja, quando está nublado os prédios ficam acinzentado.

Quando o ar está empoeirado, ou cheio de fuligem por causa das queimadas do cerrado, queimadas essas favorecidas pelo clima seco do Distrito Federal, o prédio fica cor-de-fogo ao entardecer. Magenta. Com as matizes do crepúsculo.

Mas a arquitetura é moderna. Parece que o material foi feito no 3D Studio com o Faceted ligado. Não é um espelho perfeito, plano. Não. Parece mais que o prédio é uma lantejoula vista de perto. Pixelada.

Um flutua sem pilotis. Apenas com uma grande coluna central. Oca. Que abriga o hall dos elevadores e a distribuição para as salas. O que faz com seus ocupantes fiquem eternamente perdidos tentando matematizar indagando qual seria o caminho mais curto para se chegar ao destino.

Para acabar de deixar os transeuntes com uma sensação kafkaniana, a organização dos elevadores agora respeitam um regime onde todos os oito elevadores vão do subsolo (-1) até o primeiro andar, passando pelo térreo e mezzanino. Três chegam também ao segundo e terceiro andar, mas não dali para cima. Três não chegam no segundo e no terceiro andar, mas atende ao quarto, quinto e sexto andar (cobertura). Um atende a todos os andares e é preferencial para deficientes. E um é de serviço dentro do horário, digamos, comercial.

E esse regime vem mudando de seis em seis meses, parece que nunca chegam em um acordo.

Com certeza os colaboradores desse complexo jamais terão Alzheimer. Mas a culpa não é do lúcido Niemeyer.

A obra de Niemeyer é para se admirar e tentar decifrar como uma pintura abstrata. Do tipo que o expectador se pergunta: qual será o sentido psicológico disso tudo?

Museu da República
Em uma das entrevista reprisadas em virtude de seu passamento, ele dizia, com simplicidade a respeito do Museu da República (uma calota branca com uma rampa suspensa que trespassa o prédio no melhor estilo Os Jetsons):

O sujeito vem e pergunta: - Que m... é essa?
Disse ele em alusão ao estado de perplexidade das pessoas diante do monumento na Esplanada dos Ministérios. Nesse momento tive o insight que me fez compreender tudo. Os prédios em forma de cilindros são como dois rolos de papéis higiênicos, um em uso e o outro na reserva. Para limpar a sujeira advinda da Praça dos 3 Poderes e dos Ministérios. Elementar como uma coluna reta.

Hmmm... Como é perspicaz. E sua obra é tão integrada com a natureza que por causa dela molhamos nossos pés durante a chuva, devido a ausência de um meio eficaz de escoamento da água da calçada. Calçada essa com a acessibilidade implementada, para garantir que as pessoas com deficiência também tenham seus pés totalmente integrados com as frieiras. Com prova maior de integração com o meio, alguns pássaros também se chocavam contra essa janelas celestes. Mas conta-se que já instalaram alguma coisa para resolver esse pequeno inconveniente ambiental.

E como é bom sentir o frio durante as chuvas e o calor tropical durante as tardes ensolaradas pois o ar-condicionado sofre de um problema de má distribuição. Quem se sentar perto das janelas, apelidadas de "grelhas" pelos criativos colegas, sente uma forte radiação infra-vermelha, excelente para o relaxamento muscular. É muito simbolismo. Mesmo o trabalho mais intelectual recebe doações literais de suor.

Segundo um técnico que cuida das tubulações, não há uma solução possível para determinadas salas (todas em forma de fatia de pizza, comportando duas mesas no começo e umas três na "grelha") pois uma viga impede que os tubos cheguem até as janelas. Impossível para ele, pobre mortal. Porque se Niemeyer fosse engenheiro em vez de ser arquiteto...

Agora os colaboradores, estimulados pelos corredores infinitos, perfeitos para os peripatéticos atenderem seus celulares, quebram a cabeça para arrumar espaço interno para acomodar mais gente, muitas vezes, fazendo as salas invadires os tais corredores, quebrando o circuito. Na verdade, o pessoal administrativo vai migrando aos poucos para anexos mais retangulares. Onde não há área verde de sobra e sem sombra, mas as salas são retas e com cantos de 90 graus. Aproveitando todo volume interno com os móveis tradicionais.

Adoro o efeito psicológico e o simbolismo do lugar. É uma vitrine do que o Brasil tem de melhor, que não combina em nada com 7 anos sem reajuste. É utópico como utópico é o comunismo desse gênio da arte. Que não tem culpa do que tramam nos gabinetes de suas obras. Mas que é tão excepcional, que sua invenções dispensam licitações e foram viabilizadas por aqueles que mais impediram o seu sonho de um mundo mais justo.

E como um jóquei que repudia a exploração animal, Oscar viu da vida a beleza do concreto curvo e poderosos ávidos por deixarem seus nomes entalhados em sua poesia espacial. Na justa e vã intenção de atingirem a imortalidade. De legar algo sublime a um mundo tão desigual. Oscar fez a parte dele. E fez no mundo todo.


Como já frisei, o problema não é sua arquitetura. É a engenharia que nem sempre provê a solução necessária para os problemas de quem habita ou trabalha em uma obra de arte. Afinal, o criador não deve se deixar podar pelas limitações do executor.

Eu o admiro. Tanto pela sua obra quanto pela capacidade de realizá-las. Alguém que trabalhava com o que gostava, talvez parte do segredo de sua longa jornada terrestre.

Vá com Deus camarada. Com certeza ele botou a maior fé em você. Você soube viver.



Poema da Curva

   Não é o ângulo reto que me atrai.
      Nem a linha reta, dura, inflexível,
         criada pelo homem.
           O que me atrai é a curva livre e
        sensual.
    A curva que encontro nas
  montanhas do meu país,
no curso sinuoso dos seus rios,
 nas nuvens do céu,
  no corpo da mulher amada.
    De curvas é feito todo o universo.
      O universo curvo de Einstein. 

             Oscar Niemeyer

[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 2
  1. Não me sinto capaz de analisar nem julgar esse brasileiro genial.
    Só consigo admirar.
    Niemeyer deve ter vindo à Terra para compor esse conjunto maravilhoso com Juscelino, Darcy Ribeiro, Burle Marx que com erros e acertos compuseram uma sinfonia com suas obras, seus atos, suas vidas.
    Não acredito muito em funcionalidade sem beleza, nem em beleza sem funcionalidade, tão pouco acho que licitação permite escolha de qualidade e, muito menos de genialidades.
    A sociedade é uma organização muito longe da perfeição e, há que se ousar, de quando em vez, tentando um resultado que mostre a inexorabilidade das ousadias perpetradas.
    O Brasil já está carente de Niemeyers e de Juscelinos, nem todo mundo é substituivel ou dispensável.

    ResponderExcluir
  2. Precisava que alguém dissesse isso.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Prosa da Curva
Prosa da Curva
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsT3BMChQKCZKKWrx_NY2IXPQt5X5KO3korbvl_WT65tLDse8WWFt3JKrveJ02vNKgLMfppa5zeTrOrP9NZCXa7MWx6sIjE2TIi_WXT9xeTNoa9Se_Y2C3eLXe-XtD7Vobf_58Jy3Qrp0W/s400/mpu.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgsT3BMChQKCZKKWrx_NY2IXPQt5X5KO3korbvl_WT65tLDse8WWFt3JKrveJ02vNKgLMfppa5zeTrOrP9NZCXa7MWx6sIjE2TIi_WXT9xeTNoa9Se_Y2C3eLXe-XtD7Vobf_58Jy3Qrp0W/s72-c/mpu.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2012/12/prosa-da-curva.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2012/12/prosa-da-curva.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo