Ted: Clifford Stoll fala sobre tudo

Compartilhar

Clifford Stoll é um astrônomo e escritor famoso por ter perseguido (e achado) um hacker alemão supostamente a serviço da KGB que tentou inva...

[ ]
Clifford Stoll é um astrônomo e escritor famoso por ter perseguido (e achado) um hacker alemão supostamente a serviço da KGB que tentou invadir o laboratório onde trabalhava. Mas Clifford Stoll é um personagem tão interessante quanto suas histórias.




Eu estou encantado por estar aqui. Estou honrado com o convite, e obrigado. Eu adoraria falar sobre coisas que eu estou interessado, mas infelizmente eu desconfio que aquilo que me interessa não vai interessar muitas outras pessoas. Antes de tudo, meu crachá diz que sou um astrônomo. Eu adoraria falar sobre meus trabalhos na astronomia, mas desconfio que o número de pessoas interessadas em transferência radiativa em atmosferas não-cinzas e polarização da luz na atmosfera superior de Júpiter é o número de pessoas que caberia em um ponto de ônibus. Então eu não vou falar sobre isso. (Risadas)



Seria também divertido falar sobre algumas coisas que aconteceram em 1986 e 1987, quando um hacker invadiu nossos sistemas nos laboratórios da Lawrence Barkeley. E eu peguei os caras, e descobri que eles estavam trabalhando para a antiga KGB, e roubando informação e as vendendo. E eu adoraria falar sobre isso -- seria divertido -- mas, 20 anos depois... Eu acho segurança de computadores, sinceramente, um pouco chato. É entediante. Eu...

A primeira vez que você faz alguma coisa, é ciência. Na segunda vez, é engenharia. Na terceira vez, está apenas sendo um técnico.


Eu sou um cientista. Uma vez que eu faça algo, eu faço outra coisa. Então eu não vou falar sobre isso. Nem vou falar sobre o que eu acredito ser declarações óbvias em meu primeiro livro, Silicon Snake Oil, ou meu segundo livro, nem irei falar sobre a razão de eu acreditar que os computadores não pertecem às escolas.

Eu sinto que existe uma idéia massiva e bizarra no ar de que nós precisamos levar mais computadores até as escolas. Minha idéia é: Não! Não! Tirem-os das escolas e mantenham-os fora das escolas. E eu adoraria falar sobre isso, mas penso que o argumento é tão óbvio para qualquer um que conhece uma sala da quarta série que não é necessário falar muito sobre -- mas eu acho que eu posso estar bem errado sobre isso, e todas as outras coisas que eu já disse. Então não volte atrás para ler minha dissertação. Ela provavelmente contêm mentiras também.

Dito isso, eu resumi em tópicos minha fala há cinco minutos atrás. (Risadas) E se você olhar aqui, a principal coisa que escrevi no meu dedão foi futuro É pra eu falar sobre o futuro, certo? Oh, certo. E meu sentimento é: pedir a mim, que fale sobre o futuro, é bizarro, porque eu tenho cabelos brancos, então é um pouco bobo para mim falar sobre o futuro. Na verdade, eu acredito que se você realmente quer saber como o futuro será, se você realmente quer saber sobre o futuro, não pergunte a um tecnologista, um cientista, um físico. Não! Não pergunte a alguém que está programando computadores.

Não, se você quer saber o que a sociedade será em 20 anos, pergunte a um professor de jardim da infância. Eles sabem. Na verdade, não pergunte para qualquer professor de jardim da infância, pergunte a um experiente. Eles são os que sabem o que a sociedade vai ser em outra geração. Eu não. Nem, eu suspeito, sabem muitas outras pessoas que estão falando sobre o que futuro irá trazer. Certamente, todos nós podemos imaginar essas coisas novas interessantes que estarão lá. Mas para mim, coisas não são o futuro. O que eu me pergunto é, o que a sociedade será, quando as crianças de hoje são fenomenalmente boas em mensagens de celular e passam bastante tempo na frente de telas, mas nunca foram jogar boliche juntas.

Uma mudança está acontecendo, e a mudança que está acontecendo não é a que está nos softwares. Mas não é sobre isso que eu vou falar. Eu adoraria falar sobre isso, seria divertido, mas eu quero falar sobre o que eu estou fazendo agora. O que eu estou fazendo agora? Oh - a outra coisa que eu acho que gostaria de falar está aqui. Bem aqui. Está visível? O que eu gostaria de falar é sobre coisas com um lado só. Eu gostaria muito de falar sobre coisas que possuem um lado. Porque eu amo fitas de Mobius. Não apenas eu amo fitas de Mobius, mas eu sou umas das poucas pessoas, se não a única pessoa no mundo, que faz garrafas de Klein. Agora mesmo, eu espero que todos os seus olhos desfoquem. Isso é uma garrafa de Klein. Para vocês na audiiência que já conhecem, você vira os olhos e diz, é. Eu sei tudo sobre isso. Possui um lado. É uma garrafa que possui o lado interno do lado de fora. Possui volume zero. E é não-orientável. Possui propriedade fantásticas. Se você pegar duas fitas de Mobius e costurar sua junção comum, você terá uma dessas, e eu as crio utilizando vidro. E eu adoraria falar sobre isso, mas eu não tenho muita -- coisa a dizer porque -- (Risadas)

(Chris Anderson: eu estou gripado.)

Entretanto, o "D" de "TED" claro, representa design. Apenas duas semanas atrás eu criei -- bem, eu tenho feito garrafas de Klein pequenas, médias e grandes para trocar. Mas o que eu acabei de fazer -- e estou encantando de mostrar a vocês, primeira vez em público. Essa é uma garrafa de Klein de vinho, que, embora em 4 dimensões não deveria ser capaz de conter qualquer fluído, ela é perfeitamente capaz de conter porque nosso universo possui apenas três dimensões espaciais. E já que nosso universo é tridimensional, ela pode conter fluidos. Então é altamente -- essa é a mais legal. Isso levou um mês da minha vida. Mas apesar de que eu gostaria de falar sobre topologia com você, eu não irei. (Risadas)

Em vez disso, eu vou mencionar minha mãe, que faleceu no último verão. Ela colecionou fotos minhas, como as mães fazem. Alguém pode mostrar esse cara? E eu olhei em seu álbum e ela havia guardado uma foto minha, de pé -- bem, sentado, em 1969, na frente de uma porção de mostradores. E eu olhei para aquilo, e disse, meu deus, esse era eu quando eu trabalhava no estúdio de música eletrônica! Como um técnico, consertando e dando manutenção no estúdio de música eletrônica em SUNY, Buffalo. E uau! Túnel do tempo. E eu disse a mim mesmo, sim! E fui enviado de volta.

Logo depois disso, eu descobri outra foto que ela tinha, uma foto minha. Esse cara aqui, claro que sou eu. Esse homem é Robert Moog, o inventor do sintetizador Moog, que faleceu agosto passado. Robert Moog era uma pessoa generosa, doce, um engenherio extraordinariamente competente. Um músico que perdeu tempo de sua vida para me ensinar, um aluno de segundo ano, um calouro da SUNY Buffalo. Ele vinha de Trumanburg para me ensinar não apenas sobre o sintetizador Moog, mas ficávamos lá sentados -- Eu estudava física naquela época. Isso foi em 1969, 70, 71. Nós estudávamos física, eu estudava física, e ele dizia, "Isso é bom. Não fique obcecado com a música eletrônica se você faz física". Me aconselhando. Ele chegaria e passaria horas e horas comigo. Ele escreveu uma carta de recomendação para eu ingressar na pós-graduação. No fundo, minha bicicleta. Eu percebi que essa foto foi tirada na sala da casa de um amigo. Bob Moog apareceu e trouxe uma pilha de equipamentos para mostrar a Greg Flint e a mim coisas sobre eles. Nós sentamos por ali, conversando sobre transformadas de Fourier. funções de Bessel, funções de modulação de transferência, coisas desse tipo. A morte de Bob nesse último verão foi uma perda para todos nós. Qualquer músico foi profundamente influenciado por Roberto Moog. (Aplausos) E eu digo o que farei. O que eu farei -- Eu espero que vocês reconheçam aqui uma onda sinoidal distorcida, quase uma onda triangular sobre esse osciloscópio da HP.

Ah legal. Eu posso chegar até esse ponto aqui, certo? Crianças. Crianças é sobre o que eu irei falar -- tudo bem? Está escrito crianças aqui, é sobre isso que eu falarei. Eu decidi que, pelo menos para mim, eu não tenho uma grande mente. Então eu penso localmente e ajo localmente. Eu sinto que a melhor maneira que eu posso contribuir é atuando bem, bem localmente. Então Ph.D. isso, e diploma aquilo, e blá blá blá. Eu estava falando sobre essas coisas para alguns professores cerca de um ano atrás. E um deles, vários deles vieram até mim pra dizer, "Bom, por que você não está lecionando?" E eu disse, "bem, eu lecionei para os graduandos -- Eu tive alunos de pós-gradução, eu dei aula na graduação". Não, eles disseram:

Se você é tão preocupado com as crianças e todas essas coisas, por que você não está aqui na linha de frente? Mostre do que é capaz.


É verdade. É verdade. Eu leciono ciências para a oitava série quatro dias por semana. Não apenas aparecendo de vez em quando. Não, não, não, não. Eu marco presença. Eu tiro uma hora de almoço. (Aplausos) Isso não -- não, não, não, não tem motivo para aplausos. Eu sugiro firmemente que isso é uma coisa para cada um de vocês fazerem. Não apenas aparecer na turma de vez em quando. Dê aula a semana inteira. Certo, eu dou aulas três-quartos do tempo, mas é suficiente. Uma das coisas que eu faço com meus alunos de ciências é dizer a eles, "Vejam, eu vou ensinar a você física de nível universitário. Nada de cálculo, isso eu excluo. Vocês não vão precisar saber trigonometria. Mas vocês vão precisar saber álgebra de oitava série, e nós iremos fazer experiências. Nada desse "abra o capítulo sete e faça todos os conjuntos de problemas". Nós iremos praticar a física genuína." E essa é uma das coisas que eu pensei em fazer agora. (tom em alta frequência)

Ah, antes de eu ligar isso, uma das coisas que nós fizemos cerca de três semanas atrás em sala de aula --- isso é através de lentes, e uma das coisas em que aplicamos lentes foi para medir a velocidade da luz. Meus estudantes em El Cerrito - com minha ajuda, claro, e com a ajuda de um osciloscópio bem gasto mediram a velocidade da luz. Nós erramos cerca de 25 por cento. Quando alunos de oitava série vocês conhecem que mediram a velocidade da luz? Além disso, nós medimos a velocidade do som. Eu adoraria medir a velocidade da luz aqui. Eu estava preparado para fazer isso e pensei, "Pô cara", Eu estava prester a me aproveitar da chance, e medir a velocidade da luz. E eu estou preparado. Estou preparado mas acontece que para fazer aqui, seriam necessários 10 minutos de preparação! E não há tempo para isso. Então, na próxima vez, talvez, nós mediremos a velocidade da luz!

Mas enquanto isso, vamos medir a velocidade do som! Bem, a maneira óbvia de medir a velocidade do som e rebater o som em algum obstáculo e verificar o eco. Mas, provavelemente - um dos meus estudantes, Ariel, disse "Nós poderíamos medir a velocidade da luz usando a equação de ondas?" E todos vocês sabem que a equação de ondas é: a frequência vezes o comprimento da onda, de qualquer onda... é uma contante. Quando a frequência aumenta, o comprimento diminui. O comprimento da onda aumento, a frequência diminui. Então se nós temos uma onda aqui -- aqui, isso é algo interessante -- Conforme o tom aumenta, as coisas se aproximam, o tom diminui, as coisas esticam. Certo? Isso é física simples. Todos vocês lembram disso da oitava sério, não lembram? O que eles não lhes contaram na física - na física da oitava série -- mas eles deveriam -- e eu gostaria que eles tivessem -- é que se você multiplicar a frequência vezes o comprimento de onda do som ou luz, você têm uma constante. E essa constante é a velocidade do som. Então para que se possa medir a velocidade do som, tudo o que eu preciso é conhecer a sua frequência. Bem, isso é fácil. Eu tenho um medidor de frequência bem aqui. Ajustemos para Lá sobre Lá sobre Lá. Temos um Lá, mais ou menos. Agora, eu conheço a frequência. É 1.76 kilohertz. Eu meço o comprimento da onda. Tudo o que eu preciso agora é ligar outro feixe, e o feixe de baixo sou eu falando, certo? Então toda vez que falo, você vê na tela. Vou colocar aqui, e conforme eu me afasto da fonte, você vai perceber a espiral. O gráfico se movimento. Nós estamos verificando diferentes pedaços da onda, vindo nesta direção. Vocês que são físicos, eu ouço vocês virando os olhos, mas continuem comigo. (Risadas)

Para medir o comprimento da onda, tudo o que eu preciso é medir a distância daqui, uma onda completa, até aqui. Daqui até aqui é o comprimento da onda do som. Então, eu colocarei uma trena aqui, trena aqui, me afasto para cá. Eu movi o microfone 20 centímetros. 0.2 metros daqui, até aqui, 20 centímetros. Ok, vamos voltar ao sr. Elmo. E nós dizemos que a frequência é 1.76 kilohertz, ou 1760. O comprimento da onda é de 0.2 metro. Vamos ver o quanto é isso. (Risadas) (Aplausos) 1.76 vezes 0.2 aqui é igual a 352 metros por segundo. Se você verificar no livro, é mesmo 343. Mas aqui, com gambiarras, e bebida nojenta -- nós fomos capazes de medir a velocidade do som em -- Nada mal. Muito bom.

Tudo isso para chegar ao que eu gostaria de falar. Voltemos a essa minha foto de milhões de anos atrás. Era 1971, acontecia a Guerra do Vietnã, e eu estou tipo, "Oh meu Deus!" Eu estou estudando física: Landau, Lipschitz, Resnick e Halliday. Estou indo de férias para casa. Há uma motim no campus. Há um motim no campus! Ei, o Elmo acabou. Desliga. Está acontecendo um motim no campus, e a polícia está atrás de mim, certo? Eu estou cruzando o campus. Policial se aproxima, me olha e diz, "Você! Você é um estudante". Saca uma arma. E boom! E uma lata de gás lacrimogêneo do tamanho de uma lata de Pepsi passa pela minha cabeça. Whoosh! Eu inalo um pouco do gás e não consigo respirar. Esse policial me persegue com um rifle. Ele quer me acertar na cabeça! Eu digo, "Eu preciso cair fora daqui!" Eu corro pelo campus o mais rápido que posso. Eu me escondo no Hayes Hall. É um daqueles prédio com torre e sino. O policial está me caçando. Atrás de mim no primeiro andar, segundo andar, terceiro andar. Me persegue dentro de uma sala. A porta de entrada para a torre do sino. Eu bato a porta atrás de mim, subo, pulo para trás desse lugar aonde eu vejo um pêndulo balançando. E eu penso, ah sim, a raiz quadrada do comprimento é proporcional ao seu período. (Risos)

Eu continuo subindo, volto. Eu vou até um lugar aonde uma cavilha se rompe. Têm um relógio, relógio, relógio, relógio. O tempo está indo ao contrário porque eu estou na parte de dentro do relógio. E eu penso nas contrações de Lorenz e na relatividade Einsteniana. Eu escalo, e tem esse lugar, bem ao fundo, que você escala uma escada de madeira. Eu abro a parte de cima, e há uma abóboda. Uma cúpula, uma dessas cúpulas de 3 metros. Eu olho para fora e vejo os policiais quebrando as cabeças dos estudantes, atirando gás lacrimogêneo, e vendo os estudante jogando tijolos. E eu me perguntando, O que estou fazendo aqui? Por que estou aqui? Então eu me recorderi que meu professor de inglês no ginásio disse. Que, quando eles fundem os sinos, eles imprimem inscrições sobre eles. Então, eu tirei o cocô dos pombos de um dos sinos, e olhei para ele. Eu estou me perguntando, por que estou aqui?

Então, neste momento, eu gostaria de dizer a vocês as palavras inscritas. sobre o sino da torre de Hayes Hall:

Toda verdade é uma só. Sob esta luz, deverão a ciência e a religião empreenderem aqui para a constante evolução da humanidade, das trevas à luz, da estreiteza à amplitude mental, do preconceito à tolerância. É a voz da vida, que nos convida a entrar e aprender.


Muito obrigado.


[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 1
  1. Li o texto antes de ver o vídeo.Assuntos interessantes, sem dúvida.Porém, ao ver o vídeo...Surprende a necessidade do autor em parecer tão excêntrico e desequilibrado.Cabelo desengrenhado, gestos exagerados, roupas em desalinho tudo depõe contra sua iniciativa e suas afirmações.Parece um drogado.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Ted: Clifford Stoll fala sobre tudo
Ted: Clifford Stoll fala sobre tudo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif-n2KMXmiIwA2Vss0t9iGc2I0f1KzVLlRnY5t1WsZCy9Y8WwaHBHbiVj2O0oMT7cRHzOHx_FzCZl7sfAY_WSQN1wFH6eASLw04PfZZd_7LwljVu2i4o4F6B0IDS6UvvP6ETLOi3S0nqmW/s400/Clifford+Stoll.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEif-n2KMXmiIwA2Vss0t9iGc2I0f1KzVLlRnY5t1WsZCy9Y8WwaHBHbiVj2O0oMT7cRHzOHx_FzCZl7sfAY_WSQN1wFH6eASLw04PfZZd_7LwljVu2i4o4F6B0IDS6UvvP6ETLOi3S0nqmW/s72-c/Clifford+Stoll.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2011/08/ted-clifford-stoll-fala-sobre-tudo.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/08/ted-clifford-stoll-fala-sobre-tudo.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo