Serra iria entregar a exploração do pré-sal aos americanos - Wikileaks

Compartilhar

Publicação de telegrama datado de dezembro de 2009, quando Serra estava na frente de Dilma na disputa presidencial, revelou negociação entre...

Publicação de telegrama datado de dezembro de 2009, quando Serra estava na frente de Dilma na disputa presidencial, revelou negociação entre uma petrolífera dos EUA e o ex-candidato à presidência.





A Chevron chegou a ouvir do então pré-candidato favorito à Presidência, José Serra (PSDB), quando estava à frente da presidente eleita, Dilma Rousseff, a promessa de que a regra seria alterada caso ele vencesse. A revelação está em um telegrama diplomático dos EUA, datado de dezembro de 2009, e vazado pelo site WikiLeaks.

Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta.
José Serra. Candidato do PSDB à sucessão presidencial


"Deixa esses caras (do PT) fazerem o que eles quiserem. As rodadas de licitações não vão acontecer, e aí nós vamos mostrar a todos que o modelo antigo funcionava… E nós mudaremos de volta", disse Serra a Patricia Pradal, diretora de Desenvolvimento de Negócios e Relações com o Governo da petroleira norte-americana Chevron, segundo relato do telegrama.

Vocês vão e voltam.
José Serra


Segundo o Jornal Correio do Brasil, o despacho relata a frustração das petrolíferas com a falta de empenho da oposição em tentar derrubar a proposta do governo brasileiro. O texto diz que Serra se opõe ao projeto, mas não tem “senso de urgência”. Questionado sobre o que as petroleiras fariam nesse meio tempo, Serra respondeu, sempre segundo o relato: “Vocês vão e voltam”.



A executiva da Chevron relatou a conversa com Serra ao representante de economia do consulado dos EUA no Rio. O cônsul Dennis Hearne repassou as informações no despacho "A indústria do petróleo conseguirá derrubar a lei do pré-sal?" (CAN THE OIL INDUSTRY BEAT BACK THE PRE-SALT LAW? - Wikileaks).

Na opinião desse blogueiro nacionalista que vos escreve (ciente de que até os nazi-fascistas eram nacionalista, o que não confere nenhuma sabedoria sobrenatural à minha persona) não é o caso de acusarmos o Serra de traidor como já vi alguns tuiteiros e blogueiros fazerem.

Mas sim de refletirmos se o modelo de exploração da telefonia e das agências, como a ANAC ou ANATEL, serviriam para esse produto tão estratégico e que teria condições de catapultar o país para a companhia das nações que "tocam o tambor" nas relações internacionais.



É uma questão de, monteirolobatamente, projetarmos que tipo de herança queremos deixar para as gerações vindouras. Que serão as que usufruirão das decisões políticas, econômicas e ambientais desse momento que vivemos.

O governo alterou o modelo de exploração que desde 1997 era baseado em concessões, obrigando a partilha da produção das novas reservas. A Petrobras tem de ser parceira em todos os consórcios de exploração e é operadora exclusiva dos campos. A Câmara dos Deputados aprovou o projeto em dezembro de 2010.



Ainda segundo o Correio do Brasil, O diário conservador paulistano Folha de S. Paulo teve acesso e divulgou os seis telegramas do consulado dos EUA no Rio sobre a descoberta da reserva de petróleo, obtidos pelo WikiLeaks. Datados entre janeiro de 2008 e dezembro de 2009, mostram a preocupação da diplomacia dos EUA com as novas regras. O crescente papel da Petrobras como “operadora chefe” também é relatado com preocupação.

O consulado também avaliava, em 15 de abril de 2008, que as descobertas de petróleo e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) poderiam “turbinar” a candidatura de Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil. O consulado cita que o Brasil se tornará um “player” importante no mercado de energia internacional. Em outro telegrama, de 27 de agosto de 2009, a executiva da Chevron comenta que uma nova estatal deve ser criada para gerir a nova reserva porque “o PMDB precisa de uma companhia”.


U.S. 4th Fleet (Quarta Frota da marinha Americana): "Não podia ter vindo em pior hora." Depende do referencial adotado.


Texto de 30 de junho de 2008 diz que a reativação da Quarta Frota da Marinha dos EUA, na época da descoberta do pré-sal, causou reação nacionalista. A frota é destinada a agir no Atlântico Sul, área de influência brasileira.

De acordo com a Folha, José Serra nega afirmação: "Isso não faz sentido"

José Serra negou ter feito as afirmações a ele atribuídas no telegrama. "Nunca recebi empresas individualmente, portanto, não recebi esta representante [Patricia Pradal, diretora da petroleira Chevron]", disse ele, por meio de sua assessoria. "Não falei isso porque não faz sentido, alguém vendeu 'mercadoria falsa'.

O modelo que vigorava naquela época era o modelo anterior. Isso [o teor do telegrama] não faz sentido. Além disso, o relato não corresponde ao meu modo de falar. É um estilo que não é o meu".


Fonte: Folha.com


Você não ouviu falar disso? É por que não saiu na TV Globo. Pois, como no caso do filho bastardo do FHC, a Globo parece ter muito escrúpulo antes de colocar no ar notícias que possam ser "mal interpretadas" pela população.

Só que, em tempo de Wikileaks, essa "estratégia" pode ser um tiro no pé de um veículo que queira ser um formador opinião confiável.

Comentários

BLOGGER: 26
  1. Bem, caso isso seja verdade, ainda bem que o Serra não venceu. O Breasil ja passou dessa fase de querer se achar pequeno, que não da conta, e querer passar para estrangeiros o que de melhor nós temos.

    A gora será preciso uma política amiental forte, para que o pré-sal não degrade o ambiente.

    http://cienciasvirtual-bio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. De um lado, empresários norte-americanos formados nas melhores universidades do mundo e ávidos por lucrar; do outro, um bando de pilantras vagabundos travestidos de comunistas.

    Eu prefiro os ianques. Pelo menos, a gente iria ver uma ponta do dinheiro por aqui ao invés de não ver nada (ou pior: ver a OSTENTAÇÃO destes ladrões por aqui) e ainda ter que ler notícias divulgadas por gente desinformada ou mesmo jornalistas vendidos apoiando este ou aquele político...

    Se você é desses que grita "globo mente", "mídia golpista", "petralha-duma-figa" etc., tenta descobrir quem são os verdadeiros donos (e o que fizeram para chegar lá) da IstoÉ, Carta Capital, Veja, Record, Sbt, Globo, e (principalmente) das emissoras de TV de cada estado. Quando descobrir, cagará tijolos... (hehe!)

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS, COM TODAS AS LETRAS. GANHOU UM LEITOR HOJE. CONTINUE TRABALHANDO EM SEU BLOG COM ASSUNTOS QUE ABORDAM NOSSO PAÍS, QUEM SABE ESSE POVO NÃO ACORDA!

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre disse que ele queria vender o pre-sal, agora so confimaram oq eu dizia. E oq a tucanalhada vai dizer agora??

    ResponderExcluir
  5. Por que todo PTista é tão alienado? Tudo bem falar mal do que fulano faria se fosse, se é ou não verdade. Mas nunca vejo um FDP de um PTista comentar como o partido se vendeu pra fazer alianças pra poder se eleger, ou ninguém tá vendo que quem tá realmente mandando hoje em dia é o PMDB? Ou foi muito ético se juntar à corja do Sarney, só pra garantir votos no Nordeste e ter maioria na câmara? Nada contra este texto em especial, mas eu gostaria MUITO de ver um PTista comentando sem falso moralismo e partidarismo essa situação.

    ResponderExcluir
  6. Eu não gosto de responder comentários anônimos mas vamos lá:
    1o - não sou petista, sei que no comentário já foi feita a ressalva de que não criticava o post em si. Porém a fonte (uma das) é da Folha.com que está longe de ser um jornal de oposição a José Serra.
    2o- Ainda que não seja atribuída má fé ao ex-candidato, não simpatizo com a tese de Serra sobre como deveria se dar a exploração do petróleo.
    3o - Fui servidor público no governo FHC e sei que a ideia de estado mínimo tucana é de entregar os serviços públicos para a iniciativa privada onde não houve grandes economias para o erário e transformou trabalhadores em PJ´s falsas. Que no começo até ganhavam bem e depois ficaram sem renda e sem as garantias da CLT, só as empresas ganhavam.
    4o- Ainda que pareça haver uma tendência leninista, que deve ser vigiada de perto, o governo Lula foi bom para o país no que tange a distribuição do bolo (renda). A lógica PSDBista acredita que quanto mais rico forem os empresários, mais migalhas sobram para os operários.
    5o - A lenda de que o PSDB é melhor para gerir e projetar, baseado no plano Real e na gestão de Serra na saúde, não se confirmaram quando perderam um plataforma de petróleo, deixaram que ocorresse o apagão, não conseguiram blindar melhor o país contra a crise da Rússia. Além disso, pior do que se aliar ao PMDB foi a aliança com o PFL (o atual Demo).

    6o - Teve corrupção? Teve sim senhor. Mas teve mais Polícia Federal, mais Ministério Público atuando, e mais imprensa metendo o pau. Essa é a rande dificuldade de separar o joio do trigo. A imprensa persegue o governo do PT sim e o PT quer calar a imprensa também (setores do PT). Aí só olhando para analistas externos para saber com um pouco mais de isenção o que se passa no país. E o quadro pintado lá fora é muito bom. Veja:

    http://blog.brasilacademico.com/2010/12/brasil-proxima-superpotencia-mundial.html

    As alianças políticas existem em outros países também e são os sapos que todo governante tem que engolir para chegar ao poder. Cabe a nós eleitores enxergar esses trambiques e votar em qual aventura queremos embarcar. Detalhe, o Serra apoiou o Roriz em Brasília. Quer companhia melhor para um partido de centro-esquerda? Verdade seja dita, PT e PSDB seriam ótimos se coligassem e resolvessem suas diferenças negociando sem tanta canelada.

    O próprio Lula afirma lá fora que nunca (na história desse país... Argh! Disso eu não terei saudade) os banco lucraram tanto e que até deu para a classe trabalhadora pegar uma fatia do cresciment brasileiro. Reparou na inversão do discurso? Lula conseguiu ainda, através de ONGs, algum tipo de favorecimento, sei lá, manter o MST pacificado para poder governar.

    E mais, como acredita no Estado forte promoveu muitos concurso públicos (que é uma forma democrática de ingresso na carreira pública) e gerou muitos empregos com isso. Conseguiu a Copa e a Olímpiada para nós e ainda diminuiu a dependência com os EUA. O que permitiu passar pela crise tsunâmica do subprime como se fosse uma marolinha (que no dia que ele declarou isso, até achei que fosse mais uma besteira dita em discurso de contenção de pânico).

    Para os negócios foi bom, quando veio a crise o mercado interno tinha consumidores e poder de compra para girar a roda da economia.

    Teremos céu de brigadeiro para sempre? Enquanto a economia for bem... (é a economia, estúpido) Acredito que sim. O plano Real foi do FHC (na verdade foi uma sucessão de experiências econômicas vindas desde o regime militar até hoje) mas o viés sempre foi de favorecer o capital. Como eu não tenho capital, prefiro a Dilma. Que parece ser uma espécie de Serra (no quesito administração) de saias e com convicções opostas. E a economista Maria da Conceição Tavares, que lecionou para ambos, acha a Dilma mais preparada.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do Post! Já pensou em divulgar também no www.plik.com.br ?

    ResponderExcluir
  8. melhor privatizar do que pagqar 3 reais na merda de um litro de gasolina !! meu amigo capitalismo e capitalismo !!
    essa petrobras e so uma faxada ! se nao fosse ela poderiamos ter um combustivel justo aqui no brasil !! amsi vcs acabam por idolatrar uma companhia que todos sabem que nao e mais do brasil !

    ResponderExcluir
  9. Ok... vamos à tréplica.

    Não vi que tinha a opção de colocar o nome sem atrelar a qualquer conta social, por isso fui no anônimo.

    Pra quem não se diz PTista, o discurso "escudo", está bem preparado, não é mesmo? Conseguiu repassar e pontuar todas as vantagens vazias que todo PTista/Lulista declara aos quatro ventos.

    Distribuição de "bolo"? Vamos chamar de pão? Porque o circo já está montado. E como o circo está montado? Vou tomar como base a enumeração que você fez na réplica, para pontuar e situar melhor a tréplica.

    1) Assim como você não é PTista, não sou PSDBista. Inclusive, o Serra não foi meu candidato no primeiro turno e apenas recebeu meu voto no segundo por ser a única opção "do contra". Não acredito que ele está preparado para ser presidente, assim como, a Dilma também não está (e o Lula não esteve). Também não sou contra o PT, mas infelizmente, as alas que efetivamente fariam coisas boas (existem exemplos fantásticos em algumas cidades no interior do Rio Grande do Sul que são PT mas seguem uma cartilha um pouquinho diferente) têm muita pouca força e dificilmente aparecerão.

    2) Sobre a exploração do petróleo, se o Serra fosse efetivamente fazer isso que está dito (que eu ainda estou procurando no Wikileaks e não achei), seria ruim. Em partes. Teria como ser muito bom, mas infelizmente, o Brasil não tem maturidade política suficiente para aproveitar o que seria bom neste sentido. Portanto, levando-se em consideração esta situação, é "menos pior" uma exploração estatal. Entretanto, ainda tenho os dois pés atrás quanto a este tal "pré-sal". Enquanto o primeiro barril de petróleo realmente utilizável e refinável não sair daquele poço, eu continuarei achando que é tudo fruto de marketing político e ali não tem nem 30% do que é ventilado.

    3) Não fui servidor público em nenhuma época, portanto, neste quesito você pode contar a história melhor que eu, sem dúvida. Mas passei por esse mesmo problema das "PJs falsas" na iniciativa privada. Advinha no governo de quem? Dele mesmo... o 9-dedos. E por que isso? Logo no início da gestão dele, com a intenção de ampliar a quantidade de postos de trabalho (mas sem ligar muito pra qualidade), houve uma medida que foi aprovada que facilitou para a iniciativa privada tercerizar a força de trabalho. E eu entrei no bolo. Nesta época, o HSBC, demitiu e recontratou, através de empresas satélite, praticamente 70% da força de trabalho aqui onde moro. As pessoas passaram a ganhar menos e ter menos benefícios e o HSBC em tese passou a ter menos gastos. Pois bem, uns 3 meses depois, após a opinião pública cair de pau, a lei mudou e tornou esses falsos PJs mais caros do que o CLT. O que o HSBC fez? Recontratou todo mundo como CLT de novo e quebrou mais ou menos umas 11 empresas satélites que proviam recursos. Resultado final: menos vagas do que antes. As pequenas empresas que se beneficiaram da nova medida tinham um quadro de funcionários interno e próprio, que da noite pro dia, foi pro olho da rua. Quase nada trapalhão. Nesta deu empate então?

    ResponderExcluir
  10. 4) Infelizmente a distribuição de renda através do governo, que é uma excelente idéia, é utilizada com propósitos puramente eleitoreiros no Brasil, POR TODOS OS PARTIDOS. Não há controle (como há em muitos países Europeus nos quais estas bolsas foram inspiradas) de tempo de permanência na bolsa ou quantidades de bolsas adquiridas, muito menos, há incentivo para que as pessoas deixem de ser "bolsistas". Por exemplo: você receberá Bolsa Família contanto que procure uma escola (do governo claro) que te capacitará para voltar ao mercado de trabalho e deixar de ser bolsista. Enquanto não for assim, não é distribuição de renda, mas sim, TRANSFERÊNCIA de renda - o que é errado e não sustentável (uma hora não vai mais ter o que transferir).

    5) Se não me engano, plataforma de petróleo e apagão também ocorreu com os salvadores da pátria, o PT. Isso não é partidário, mas sim, a historicamente notória falta de planejamento de investimento em infraestrutura do Brasil (claro, porque alguém se beneficia disto).

    6) Perseguição política por parte da mídia sempre existe. Enquanto um bate, o outr assopra. Assim é e sempre vai ser, enquanto a dualidade perdurar. É ruim pra todo mundo. Setores do governo que agem com eficácia apesar da inércia ao redor? Também sempre vai ter. E nunca vai ser mérito do governo, mas sim, do atual diretor de tal setor (sim, sei que ele pode ser uma nomeação acertada do governo, mas ainda assim, no fim, o mérito é todo dele).

    7) Essa inversão de discurso talvez seja a marca registrada do atual governo.

    8) MST mantido à distância ou o mais próximo possível?

    9) Copa e Olimpíada: muito bom que venha. Mas sinceramente, o Brasil PRECISAVA de todo este gasto? Vamos ficar com coisas boas disso, sem dúvida... mas a que custo? Vai ter retorno garantido? A história conta que esse tipo de evento apenas aumenta o buraco (vide Grécia que quebrou de vez apenas 6 anos após as Olimpíadas, que era considerada necessária - e último recurso - para recuperar a economia daquele país).

    10) Foi e não foi bom. Mercado interno forte = moeda forte. O Brasil não cresce sustentavelmente bem para conseguir segurar uma moeda forte. Ainda dependemos do câmbio e de sua influência na balança comercial. É bom, mas foi mal planejado e poderia ser melhor sim senhor.

    Agora, sinceramente, apenas espero que o governo seja bom, porque não adianta torcer contra, certo?

    Mas que ainda quero ver um comentário sobre essas alianças, ah, eu quero!

    ResponderExcluir
  11. Petista tem que morrer tudo so servem para plantar falsas reportagems são tudo um bando de fdp guerrilheiros e até terroristas em peles de cordeiro.

    ResponderExcluir
  12. PARABÉNS, COM TODAS AS LETRAS. GANHOU UM LEITOR HOJE.[2]
    __________
    O que mais poderia se esperar de um neoliberal?
    Você poderia fazer um post sobre privatizações. Muitas pessoas ainda veem elas como uma coisa boa para o país...

    Quanto a esse negócio petista x tukanos eu acho que algumas pessoas acabam vestindo a camisa do partido sem perceber,influenciam automaticamente sua própria opinião para defender o seu partido ou atacar o outro.
    Já vi várias notícias "boas" serem criticadas por causa disso, as pessoas enxergam tudo de bom do seu partido e tudo de mal no outro partido.Às vezes esqueçem que somos todos brasileiros.

    ResponderExcluir
  13. Pre-sal é a maior mentira ja contada... vão dar uma estudada lá, não to criticando nem nada, mas tão usando uma coisa incrivelmente utópica com o pré-sal pra ganhar votos... e sinceramente, não sei se acredito tanto nessa reportagem.

    ResponderExcluir
  14. Nunca vi tanta besteira em um lugar só !! Ó o serra é do diabo, a globo é o demônio, vão trabalhar !!! quanta bobeira !

    ResponderExcluir
  15. Cara não sei pq tem gente que vota em tucano.. se é contra petista.. tem uns 300 pardido que não são PT... eu sou anti-PSDB e anti-PT.. foda q segundo turno não tive escolha.

    ResponderExcluir
  16. Pode entregar o Brasil inteiro para qualquer Pais que nao vai mudar vida de ninguem nesse Pais de merda. A solucao do Brasil eh jogar uma bomba atomica em cada cidade com mais de 1 milhao de habitantes, para depois ser reconstruido por pessoas decentes.

    ResponderExcluir
  17. Plantar falsas reportagens?
    isso que esta ai é fato como tudo que o Wikileaks mostrou
    e deichou muita gente bravo. Porque a verdade dói.

    A Dilma pode não ser nenhuma santa mas o Serra também não é e não está preparado para governar o país.


    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  18. O pior é ter que ler comentario de pseudo moralistasdo tipo "é melhor privatizar, mimimi". O bom senso está sendo ultrapassado pelo fanatismo, isso é um fato.

    ResponderExcluir
  19. Cheio de intelectuais de araque por aqui. Troller mode on, XD XD XD XD XD

    ResponderExcluir
  20. nao eh novidade um tucano querer vender os bens do Brasil

    ResponderExcluir
  21. Todo mundo sabe que o serra é pilantra,carece fdp.

    ResponderExcluir
  22. Tá bom, a Petrobrás e estatal o pré sal também,e vocês acham que é vantagem, é vantagem pagar uma das gasolinas mais caras do mundo, será que é vantagem ter empresas que só servem de cabide de emprego, pra servirem de negociata entre políticos, porque se a empresa é do governo a mamata corre solta, o que nós temos aqui é um cartel de combustíveis e isso não casa com democracia, abram seus olhos, o Lula é um grande manipulador sempre foi e a Dilma é só uma bonequinha. Também não encontrei nada do que foi dito ai, lá no Wikileaks, a e tão falando do filho do Fernando Henrique, sabem nenhum filho dele é tão rico quanto os do Lula o homem do Povo, será que ganharam na mega sena várias vezes, porque eles eram pobres 8 anos atrás. Não sejam PeTistas nem Tucanos sejam Brasileiros, ta na hora da nossa gente deixar de ser boneco de corda.

    ResponderExcluir
  23. Para quem não localizou o "cable":

    PSDB'S SERRA REPORTEDLY OPPOSES FRAMEWORK, BUT NO SENSE OF URGENCY

    ¶3. (C) According to IBP's Pradal, likely PSDB 2010 Presidential Candidate Jose Serra opposed the framework, but seemed to lack a sense of urgency on the issue. She quoted him as telling industry representatives, "Let those guys [Worker's Party] do what they want. There will be no bid rounds, and then we will show everyone that the old model worked...And we will change it back." As for what would happen to foreign oil companies in the meantime, Serra reportedly remarked, "You will come and go." Congressional sources have also told Embassy officers that Serra has signaled PSDB and other opposition sources that they should amend - but not oppose the final Pre-Salt legislation, and urged opposition legislators to avoid vocal opposition to the law.

    Fonte:
    http://wikileaks.ch/cable/2009/12/09RIODEJANEIRO369.html

    ResponderExcluir
  24. Li toda a matéria e comentários. Pensei que era um blog isento, mas me enganei. Só encontrei falso moralismo. Todos vestem a camisa de um safado ou outro. Desculpem-me, mas não concordo em escolher o menos pilantra. Não sou doutora em política ou economia, mas saibam que o MEU BOLSO ESTÁ VAZIO FAZ TEMPO. Não conheço uma pessoa que conseguiu sequer uma fatia do bolo ou um pedacinho do pão.

    ResponderExcluir
  25. Ei, Alberto...

    O culpado é o HSBC e das pessoas que protestaram. Não é culpa do governo se o HSBC terceirizou e desisitiu do negócio. Governo não manda na gestão do Banco0p. "Be more inteligent".
    Quanto ao pre-sal...
    Se ela é apenas uma fantasia, por que será que o Gov. Americano, a Chevron, o PSDB inteiro e até mesmo os maiores investiroes estrangeiros estão correndo atras dele??? Correndo atras de fantasia??? Lembre-se que o pre-sal já era conhecido antes do famoso furto dos notebooks da Petrobras que estavam sendo transportados sob responsabilidade da Halliburton. Pesquise sobre o furto e descobrirá o quanto o Gov. Americano estava por tras do assunto...

    ResponderExcluir
  26. Parabéns pelo blog. É importante reforçar algumas verdades como a de que o Serra iria entregar o pré-sal.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Serra iria entregar a exploração do pré-sal aos americanos - Wikileaks
Serra iria entregar a exploração do pré-sal aos americanos - Wikileaks
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNQaR9srH3AIYaGl8SCawafqdwP9GTb0g1BdJBsgb7X0fccF5PvjtjxLvROYl5appjwl8LpPfPvpIbi5Egx6KELtCMbGV-o8Hl64bDb4w7xeU6WMIIfYZEb7sFFgvu0RhxnDzgN0RxSgx4/s400/petroleo1.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiNQaR9srH3AIYaGl8SCawafqdwP9GTb0g1BdJBsgb7X0fccF5PvjtjxLvROYl5appjwl8LpPfPvpIbi5Egx6KELtCMbGV-o8Hl64bDb4w7xeU6WMIIfYZEb7sFFgvu0RhxnDzgN0RxSgx4/s72-c/petroleo1.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2011/01/serra-iria-entregar-exploracao-do-pre.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2011/01/serra-iria-entregar-exploracao-do-pre.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo