Usando a neurociência para melhorar o ensino e a aprendizagem

Compartilhar

Veerle Ponnet buscou formas de ensinar aquilo que aprendera e passou a usar insights da neurociência para melhorar o ensino e também a apren...

Veerle Ponnet buscou formas de ensinar aquilo que aprendera e passou a usar insights da neurociência para melhorar o ensino e também a aprendizagem.

Ansiando determinar o porquê a aprendizagem de línguas poderia ser mais difícil para algumas pessoas do que para outras. A jornada de Veerle Ponnet a leva a se tornar uma neuroeducadora e a ajudar a trazer uma mudança positiva na educação. 

Nesse TEDxPatos de Minas, Ponnet compartilha seu conhecimento sobre como a neurociência pode ser aplicada para melhorar o ensino e a aprendizagem. Ela explica como as emoções e a motivação intrínseca são essenciais para a consolidação da aprendizagem, e destaca a importância de criar uma atmosfera positiva em sala de aula.

Destaques

🧠 Aprendizagem e emoções: Ponnet ressalta que a aprendizagem está fortemente ligada às emoções, e que experiências carregadas de emoção são mais bem lembradas pelo cérebro.

💡 Motivação intrínseca: A palestrante enfatiza a importância de estimular a motivação que vem de dentro dos alunos, para que se apropriem do seu próprio aprendizado.

👥 Responsabilidade dos educadores: Ponnet destaca o papel dos educadores em criar uma atmosfera positiva em sala de aula, compartilhando paixão pelo conhecimento e estimulando a aprendizagem.

A palestra de Veerle Ponnet oferece insights valiosos sobre como a neurociência pode informar e melhorar a prática educativa, destacando o papel das emoções, motivação intrínseca e responsabilidade dos educadores no processo de ensino e aprendizagem.

Transcrição

Quando concluí a universidade, eu deixei o meu país natal para começar a trabalhar com turismo. Viajei pelo mundo por cerca de sete anos e, em dado momento ao longo do caminho, aprendi outras línguas. Eu me apaixonei, então aprendi espanhol. Aprendi francês e alemão porque eram as línguas que eu precisava em meu trabalho. E eu aperfeiçoei meu inglês porque esse era o idioma que eu precisava para comunicação internacional. Quando abandonei meu trabalho em turismo, as pessoas começaram a me perguntar se eu poderia ajudá-las a aprender francês ou alemão ou espanhol.

Foi quando percebi que saber uma língua não necessariamente te dá conhecimento para ensiná-la. Então comecei a estudar de novo. Comecei fazendo mestrado em linguística aplicada ao ensino de inglês como língua estrangeira. Porém, isso não me deu o conhecimento que eu estava procurando. Eu ansiava por descobrir por que algo que é fácil e natural para mim, como o aprendizado de línguas, é complicado para outros. Queria saber um pouco mais sobre como o cérebro funciona e ser capaz de ajudar as pessoas, então, continuei a estudar. Eu me tornei uma coach certificada em aprendizagem de línguas, dei continuidade para me tornar uma coach de vida e recentemente concluí um mestrado em neurociência aplicada à educação.

A neurociência aplicada à educação parece ser uma disciplina muito complicada e, certamente, há muito a se aprender. Mas, eu gosto de descrevê-la como senso comum em educação explicada pela ciência. A neurociência aplicada à educação é onde a psicologia, neurociência e educação se encontram e aquele conhecimento é utilizado para aprimorar ensino e aprendizagem.

O que exatamente faz a aprendizagem se consolidar? E como podemos ajudar a aprendizagem se consolidar? 

Uma coisa que sabemos é que não há aprendizagem sem emoção. Precisamos de emoção para adquirir novos conhecimentos. 

Precisamos de emoção para reter esses conhecimentos novos. Precisamos de emoção para pensar, para resolver problemas e precisamos de emoção para atenção focada.

Vamos tentar isto: posso pedir que fechem os olhos? Fechem seus olhos e imaginem um momento feliz. Pode ser que vocês tenham ido à praia semana passada com alguns amigos. Talvez estejam um pouco mais no passado talvez estejam pensando no seu primeiro namorado, namorada. seu primeiro beijo, talvez? Fiquem à vontade para escolher qualquer memória que venha à mente. Agora, eu gostaria que se lembrassem do maior número de detalhes que puderem. Onde você estava? Com quem você estava? O que você estava vestindo? Como estava o tempo naquele dia? Estava quente? Estava frio? Estava ventando? Que cheiro você sente? E o que tudo isso faz você sentir? 

Tenho certeza que todos vocês se lembram de muitos detalhes. Podem abrir os olhos agora. Tenho certeza que todos se lembram de muitos detalhes. Por que isso acontece? Bem, nosso cérebro se lembra mais de eventos carregados de emoção do que dos eventos entediantes.

E embora a ciência ainda não esteja clara sobre os detalhes, sabemos que as emoções positivas estão relacionadas à nossa memória associativa. Então, se aplicarmos este conhecimento à sala de aula, nós sabemos que precisamos de uma atmosfera criativa, favorável e positiva a fim de que a aprendizagem ocorra.

Como podemos ajudar a criar esta tão necessária atitude positiva em relação à aprendizagem? Alunos motivados têm uma atitude positiva em relação à aprendizagem. Há dois tipos diferentes de motivação. Os alunos podem ser motivados extrinsecamente ou intrinsecamente. A motivação extrínseca desaparece assim que o aluno conquista a recompensa prometida ao passar em um exame, por exemplo. 

O tipo de motivação que estamos procurando é a motivação intrínseca. Precisamos estimular e promover aquela motivação que vem de dentro. Precisamos que os alunos se apropriem do seu aprendizado. Como educadores, podemos oferecer conhecimento, mas não conseguimos abrir a cabeça dos alunos, colocar o conhecimento lá dentro e fechar a tampa de novo. Não seria fácil? Os próprios alunos são responsáveis por isso.

Então por que muitos alunos relutam em assumir essa responsabilidade? Seria medo do fracasso? Medo de errar? Não gostamos de errar. Não gostamos de sermos vistos como burros. Todos nós temos a necessidade de proteger nosso ego. E por isso é tão importante que a sala de aula seja um lugar seguro, que permita que erros sejam cometidos e perguntas sejam feitas. Lembrem-se que ninguém nasceu sabendo tudo. Ninguém nasceu sabendo andar de bicicleta.

Você monta na sua bicicleta, cai, arranha o joelho, bate a cabeça, monta na bicicleta novamente e tenta de novo. Isso tem a ver com a experiência de aprendizagem. Só tentando e errando na primeira vez que vocês vão então tentar de novo e talvez acertar na segunda ou terceira vez. Assim, é igualmente importante para nós observarmos nosso próprio comportamento. Estamos motivados? Nos permitimos errar? Fazemos perguntas? Aceitamos feedback?

Pesquisas recentes em neurociência mostram que nossas emoções são contagiosas. Nosso cérebro é um órgão social. Quando testemunhamos emoções intensas, então sentimos aquelas emoções como se elas fossem nossas. Imediatamente, isso nos dá uma responsabilidade. Como educadores, quando somos apaixonados por um tópico, precisamos compartilhar aquela paixão, precisamos demonstrar aquela paixão porque ninguém gosta de ouvir um locutor que parece estar entediado com seu próprio tópico. Nossos neurônios-espelhos são responsáveis pela empatia e felicidade que sentimos quando vemos outro indivíduo experimentando esses mesmos sentimentos.

Há uma forma bem mais fácil de dizer isso: o que você dá é o que você recebe. Tente e sorria, e verá que seu rosto sorridente será correspondido em sua maior parte por um sorriso. Na minha opinião, o conhecimento básico da neurociência aplicada à educação deve ser conhecido por todos. Não há necessidade que todos nós nos tornemos neurocientistas, mas acredito que esse conhecimento básico de como o cérebro trabalha deve estar presente no ensino primário, secundário e superior. E deve, certamente, ser incluído nos programas de treinamento de professores.

A neurociência educacional não é uma pílula mágica que resolverá todos os problemas na educação. Mas nos ajudará a achar algumas soluções visto que só compartilhando conhecimento, estimularemos uma evolução na educação. Nós compartilhamos com alunos, pais, professores e especialistas em educação. Dessa forma, todos seremos parte dessa evolução natural na educação.

Assim, se vocês se sentem da mesma forma, então gostaria de convidá-los a começarem a ler e investigar sobre essa fascinante e nova abordagem na educação. Abracem a ideia. Compartilhem o conhecimento. Divulguem a palavra. E, aqui entre nós, podemos fazer isso acontecer. O futuro da educação é brilhante. 

Obrigada. (Aplausos)

Tradutor: Anna Henriques – Revisor: Vanessa Soneghet

Sobre Veerle Ponnet

Neurodidata, poliglota e treinadora de neurolinguagem, nasceu na Bélgica, no coração da Europa. Sua paixão pela educação começou há mais de 10 anos tentando responder por que aprender línguas era tão fácil para ela e ainda assim tão difícil para outras pessoas. Hoje, vive nas Ilhas Canárias e trabalha no Reino Unido, onde recebe estudantes do mundo todo que buscam aprender inglês por meio de trocas de experiências. A mentalidade de crescimento promovida por ela é o que facilita e inspira as pessoas ao seu redor a alcançarem seus objetivos pessoais e profissionais. Esta palestra foi proferida num evento TEDx utilizando o formato de conferência TED, mas organizado de forma independente por uma comunidade local.

Fonte: YouTube (Canal TEDxTalks) *Publicado em 2019.
Visto no Brasil Acadêmico


Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,32,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,86,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,8,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,17,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,185,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,406,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,27,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,54,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,214,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,150,intercâmbio,1,Interface,203,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,127,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,2,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,252,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,317,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,24,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,46,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,4,Realidade Virtual,49,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,2,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,66,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,595,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,985,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,12,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Usando a neurociência para melhorar o ensino e a aprendizagem
Usando a neurociência para melhorar o ensino e a aprendizagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVSeDSBpQ7iP_G5JcwcGRT5vkfIefVO-EosWJvqs-CRSjFEB9EgyIzbBZ8jLPxOy1Uw9qUfoeQIeF5fo8bTtfTvNkn5bE6Fg6fbQvQyrUGzIBLmbTGipbRak1g-CcWrH-9htXlgp_20lnnIy19jKPNHyAn9sYqE2v5tvqpBjaqlBEC0QO6PUMgM5iDMh4/w640-h360/Veerle%20Ponnet%20TEDxPatosdeMinas.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVSeDSBpQ7iP_G5JcwcGRT5vkfIefVO-EosWJvqs-CRSjFEB9EgyIzbBZ8jLPxOy1Uw9qUfoeQIeF5fo8bTtfTvNkn5bE6Fg6fbQvQyrUGzIBLmbTGipbRak1g-CcWrH-9htXlgp_20lnnIy19jKPNHyAn9sYqE2v5tvqpBjaqlBEC0QO6PUMgM5iDMh4/s72-w640-c-h360/Veerle%20Ponnet%20TEDxPatosdeMinas.jpeg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2024/02/usando-da-neurociencia-para-melhorar-o.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2024/02/usando-da-neurociencia-para-melhorar-o.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo