O elevator pitch é uma técnica para apresentação de ideias onde a mensagem deve ser passada de forma convicente poucos segundos, como no tem...
O elevator pitch é uma técnica para apresentação de ideias onde a mensagem deve ser passada de forma convicente poucos segundos, como no tempo onde conversamos com alguém em um elevador.
O termo em inglês “pitch” significa, literalmente, arremesso em inglês. Mas no jargão do empreendedorismo um pitch é apresentação suscinta com o objetivo de vender rapidamente uma ideia, projeto ou negócio, visando, muitas vezes, que um investidor em potencial se interesse pelo empreendimento apresentado. Esse investidores normalmente possuem pouquíssimo tempo disponível para escutar propostas de forma que um bom pitch não para que a audiência já compre algo ou feche algum negócio. Mas que cause uma boa impressão e captura a atenção o suficiente para possibilitar um próximo passo como uma apresentação mais detalhada ou uma reunião para discussão mais aprofundada para se efetivar uma parceria ou patrocínio, por exemplo.
Há vários tipos de pitches com diferentes tamanhos. Cada qual adequado para a disponibilidade de tempo e atenção da respectiva audiência. Os três principais são:
⚡ One-sentence pitch (pitch de uma frase)
Como o próprio nome já diz, consiste em conseguir apresentar sua ideia se utilizando, no limite, de apenas uma frase. Assim, com poucas e suscintas frases, podem ser descritos o nome da empresa, o que ela desenvolve, seu mercado alvo, o problema que ela resolve e seu diferencial. Exemplo:
Visando o público de alma jovem que repele a aridez típica da escrita científica, dificultando a comunicação com esse segmento, o Brasil Acadêmico é um reconhecido site para disseminar informação tecno-científica com uma abordagem ao mesmo tempo acadêmica e descolada.
⏫ Elevator pitch (discurso do elevador)
É um tipo de apresentação mais curta do que geralmente são. Ela deve durar entre 30 segundos até 2 minutos. Como no tipo pitch de uma frase, também precisa ser bastante objetivo. Todavia, agora temos algum tempo para detalhar melhor a mensagem ou mesmo responder a alguma pergunta do ouvinte.
📈 Pitch deck
É o tipo de apresentação onde são usados slides para demonstrar sua ideia. Podem ser produzidos em diferentes plataformas e é interessante de ser usado uma vez que traz elementos visuais que podem ser utilizados como formas de interação com a plateia, com criatividade e profissionalismo.
Exemplo: Slides do pitch deck do LinkedIn
Discurso do elevador na educação
Agora que vimos alguns tipos de pitches vamos nos ater ao “discurso do elevador”. Adaptada ao contexto educacional, essa é uma técnica que pode ser empregada no lugar dos seminários tradicionais, em que alunos, individualmente ou em divididos em times, apresentam sua ponderações acerca de um problema, um texto ou um tema estudado por sua turma.
Dependendo dos objetivos educacionais a serem alcaçados, pode-se determinar um tempo um pouco maior que o discurso do elevador tradicional, subir para 3 a 5 minutos o tempo máximo da apresentação. O importante é que os alunos devem se compromissar com a objetividade a se aterem ao tempo destinado à exposição das ideias e, portanto, devem estar muito bem preparados e a performance bem ensaiada com cronometração prévia para não haver surpresas.
Um checklist com o que deve ser observado deverá ser entregue aos alunos ainda na fase de preparação e esse deverá ser usado para se avaliar o resultado final.
Deve ser dado um tempo para os alunos trabalharem na rápida palestra e ser marcado uma data para as apresentações. Para se ter uma ideia, em um Pitch Day organizado pela PUC que buscava a apresentação de diversos pitches para uma audiência composta por empresários, alunos e professores da instituição foram apresentados 100 pitches de dois minutos.
Para produzir um pitch com os aluno faça o seguinte:
1. Oriente os alunos sobre a dinâmica do Discurso de elevador:
- defina o problema, texto ou tema a ser estudado, em alinhamento aos objetivos de aprendizagem de um curso ou unidade de estudo;
- defina um período para que os alunos estudem, individualmente ou em grupo, o assunto em questão;
- agende um dia para a apresentação dos discursos de elevador pelos alunos individualmente ou em grupos, ressaltando a duração-limite de cada discurso.
2. Durante o período de preparação, subsidie os alunos com referências bibliográficas e exemplos práticos relacionados. Oriente-os também com relação aos tópicos-chave a serem abordados durante o discurso.
3. Sugira estratégias para ensaio e aprimoramento do discurso, como apresentação-teste para alunos selecionados e checklist de avaliação.
4. Coordene a apresentação dos discursos pelos alunos.
5. Avalie as apresentações levando em consideração os critérios elencados no checklist de avaliação fornecido aos alunos.
Checklist sugerido
❏ conteúdo apresentado (boas referências, aderância ao tema, etc)
❏ capacidade de síntese
❏ expressão oral
❏ aproveitamento do tempo
❏ espírito de colaboração (para atividade em grupo)
❏ ...
❏ ...
Fontes:
Curso de Criatividade e Inovação promovido pela ESMPU em 2022.
Empreendedorismo social. Ricardo da Silva e Silva, Bruno de Souza Lessa, Adriana Greco Ferreira, Adriana Galli Velho e Mari Regina Anastácio.
Metodologias Inov-ativas na educação presencial, a distância e corporativa. Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti.
O que significa pitch? Marianna Arruda
Visto no Brasil Acadêmico
Comentários