20 previsões para o ambiente de trabalho de 2020

Compartilhar

Em 2010, a eterna guru da educação corporativa, Jeanne Meister, em co-autoria com Karie Willierd, previu vinte características do ambiente d...

Em 2010, a eterna guru da educação corporativa, Jeanne Meister, em co-autoria com Karie Willierd, previu vinte características do ambiente de trabalho em 2020. Elas estariam corretas?

Jeanne Meister influenciou muitos CEOs no Brasil e no mundo ao introduzir o conceito de universidade corporativa no final dos anos 1990 tornando suas consultorias, que vem realizando há cerca de três décadas, quase que profecias autorrealizadas. Cerca de dez anos depois demonstraram seu poder de clarividência corporativa, junto com Karie Willyerd, Chief Learning Officer e a Chief Talent Officer para as empresas globais da Fortune 200, no Vale do Silício, ao exercitar a futurologia na obra O Ambiente de Trabalho de 2020, nos convidando a uma jornada rumo ao amanhã empresarial.

Resumimos suas 20 previsões abaixo e perguntamos, será mesmo que essas predições irão se confirmar?
  • [accordion]
    • 1 - Você será contratado e promovido baseado no seu capital de reputação.
      • O principal ativo no ambiente de trabalho de 2020 é o que as autoras chamaram de capital de reputação: A soma total da sua marca pessoal, seu conhecimento e a largura, profundidade e qualidade das suas redes sociais.
    • 2 - Seu dispositivo móvel se tornará seu escritório, sua sala de aula e seu assistente pessoal
      • O celular em 2020 se tornará nosso escritório, nossa sala de aula e nosso assistente pessoal em tempo real, ajudando-nos a gerenciar tanto nossa vida particular quanto profissional.

        Um detalhe aqui é que a tradução de “concierge” para “zelador” na versão em português do livro foi preterida. Preferimos o termo “assistente pessoal” que nos pareceu fornecer um sentido mais próximo à ideia explorada.
    • 3 - A escassez global de talentos será aguda
      • Na época, o Departamento de Trabalho dos EUA previa que os empregadores baseados nos EUA precisariam de 30 milhões de novos funcionários com formação universitária na década seguinte, enquanto apenas 23 milhões de jovens adultos deveriam se formar nas universidades no mesmo período.

        Uma pesquisa de 2009 com 39 mil empregadores em 33 países percebeu que, apesar dos altos níveis de desemprego em muitos países, havia um gap entre os tipos de trabalhadores disponíveis e as habilidades específicas que os empregadores estavam procurando obter para atingir os objetivos do negócio.
    • 4 - O recrutamento começará pelas redes sociais
      • O recrutamento para a maioria dos cargos começará em uma das redes sociais com maior tráfego, como Facebook, LinkedIn, YouTube, Bebo, Twitter e Second Life.
        Exemplo de perguntas que serão feitas pelos recrutadores, segundo as previsões:

        – Quantos seguidores você tem no Twitter? No Facebook? No LinkedIn? Quantos destes seguidores estão em sua área de especialidade?

        – Quantas pessoas o recomendaram no LinkedIn? Você pode me dizer o porquê de cada uma tê-lo recomendado com base em seu relacionamento atual ou anterior de trabalho com elas?
    • 5 - Os viajantes da web farão com que os escritórios corporativos se reinventem
      • Funcionários de RH usam a expressão “terceiro ambiente” para descrever especificamente lugares onde as pessoas trabalham e que não sejam o primeiro ambiente, que significa o escritório corporativo, ou o segundo ambiente, que significa o escritório em casa. O terceiro ambiente pode ser qualquer local — lanchonete, site de clientes, site de trabalho colaborativo, hotel, avião — onde o trabalho é executado.

        Embora agências do governo não sejam “early adopters” desse tipo de inovação, até mesmo o governo federal está incentivando seu pessoal ao teletrabalho. Um estudo de 2006 apontou que trabalhadores federais americanos gastavam, por ano, mais tempo viajando para o trabalho diariamente do que o faziam em férias.
    • 6 - As empresas contratarão equipes inteiras
      • As empresas estariam percebendo o valor de contratar e treinar uma equipe inteira para lidar com problemas do negócio. Assim, elas começarão a contratar equipes inteiras de estudantes universitários, não apenas indivíduos brilhantes.
    • 7 - Os requisitos de emprego para CEOs incluirão blogging
      •  Com a familizarização crescente da força de trabalho e dos clientes com as mídias sociais, a maneira mais rápida de se comunicar com uma amplitude adequada será através de ferramentas como blogs e Twitter. O nível de autenticidade e preocupação que pode ser comunicado através de um blog em nível de CEO não pode ser igualado por comunicados à imprensa ou blogs escritos pelo departamento de relações públicas. Para o bem ou para o mal. As tuítadas de Donald Trump dão uma amostra da dimensão da repercussão desse tipo de comunicação. Especialmente para furar o filtro dos formadores de opinião e falar diretamente com os seguidores.
    •  8 - O currículo corporativo usará video games, simulações e jogos de realidade alternativa como modos-chave para transferências
      •  As corporações vão se basear em aprendizados participativos entre pares, em pelo menos 80% de toda a aprendizagem corporativa. Ferramentas que crescerão em importância incluiriam video games, simulações e jogos de realidade virtual para desenvolver liderança e pensamento crítico complexo. Ao mesmo tempo, essas empresas começariam a se valer de simulações de negócios nas quais os treinandos seriam solicitados a tomar decisões em um dado cenário, e, no processo, melhorariam suas habilidades em áreas como liderança, qualidade e vendas. As empresas também usariam jogos de realidades alternativas (ARGs), um tipo de experiência de jogo em mundo real em que o treinamento corporativo simula suas experiências online.
    •  9 -  Uma mentalidade de 2020 será necessária para prosperar em um mundo conectado em rede
      •  Os membros das equipes de trabalho precisarão desenvolver uma nova mentalidade para prosperar. Esta mentalidade de 2020 incorporará habilidades em:
        Participação social. Crer que sua rede é o primeiro lugar onde você vai perguntar, se aconselhar e disseminar conhecimento.
        Pensamento global. Possuir uma compreensão profunda de como os eventos globais podem ter impacto sobre sua organização e tomar decisões levando em consideração as diferenças culturais.
        Aprendizagem onipresente. Comprometer-se com a aprendizagem de novas habilidades e, no processo, potencializar as novas tecnologias que são agora uma parte universal da nossa vida, como os dispositivos móveis; abertura para procurar novas ideias na sua área de especialização; e capacidade de aplicar novos conhecimentos em um conjunto de condições de negócio em rápida mudança.
        Pensar grande, agir rápido e melhorar constantemente. Enxergar oportunidades como momentos únicos na vida que devem ser aproveitados com velocidade e clareza e, ainda, crer no poder de melhorar continuamente “por meio de” ou “aumentando as” soluções conhecidas.
        Poder multicultural. Convicção em adotar uma comunidade diversa de funcionários, clientes e consumidores como representação de múltiplas formações, habilidades, países de origem e ideias diferentes que culminará em resultados de negócio melhores.
    •  10 - O foco dos recursos humanos passará da terceirização para o crowdsourcing
      • Apesar da terceirização de funções administrativas de RH levar a melhores resultados de negócio em 2020, haverá a implantação de uma agenda de inovação potencializando os princípios do crowdsourcing. Isto é, será usada a sabedoria dos grupos na web para desenvolver soluções para problemas de pesquisa e desenvolvimento, projetos para produtos e novas ideias para negócios.
    •  11 - Redes de aprendizagem corporativa florescerão e crescerão dentro das empresas
      •  As corporações que insistirem em impedir totalmente e evitarem o acesso a mídias sociais vão enfrentar dificuldade de contratar talentos de ponta. As novas gerações demandarão acesso à redes sociais externas e corporativas.
    •  12 - Você elegerá seu líder
      •  As novas gerações, acostumadas a jogar videogames altamente interativos e a usarem redes sociais, irão preferir as empresas que estimularem seus funcionários elegerem seus líderes.
    •  13 - Aprendizagem durante toda a vida será um requisito de negócio
      •  Além de criar centros de aprendizagem por toda a vida, as empresas aumentarão suas parcerias com universidades, que oferecerão agora uma faixa de novos programas de graduação e certificados, alguns dos quais serão batizados com o nome de celebridades. Para exemplificar, as autoras citam o exemplo do curso de MBA Jack Welch, lançado em 2010.
    •  14 - A flexibilidade entre o trabalho e a vida substituirá o equilíbrio trabalho-vida
      •  Dado que a maioria das pessoas verificam seus e-mails na cama, de pijama, a separação entre trabalho e vida privada se tornaria cada vez mais turvo. Ao vermos os grupo de software de mensagem como o Whatsapp cada vez mais onipresentes com grupos sociais do trabalho e da vida pessoal superpostos e sendo checados a todo instante, podemos achar que aqui temos uma forte tendência de confirmação das previsões. Alia-se a isso os teletrabalhadores hiperconectados e temos um cenário de transformação importante.
    •  15 -  Programas corporativos de responsabilidade social irão atrair e reter funcionários
      •  Os jovens funcionário focam nos três propósitos: "pessoas, planeta e lucro".
    •  16 - A diversidade será mais importante para os negócios do que os recursos humanos
      •  Em 2020, 4 em cada 10 funcionários nos EUA virá de uma minoria.
    •  17 - Não será clara a linha que divide marketing, comunicação e aprendizado
      •  Cada vez mais haverá sinergia e integração entre essas áreas.
    •  18 - Lojas de apps corporativos  oferecerão formas de gerenciar o trabalho e a vida pessoal
      •  As empresas fornecerão uma grandes diversidade desse tipo de aplicativo para seus funcionários.
    •  19 - A habilidade de lidar bem com mídias sociais será requerida
      •  Isto será tão fundamental quanto ler e escrever.
    •  20 - Contratos de serviço temporários será o caminho para  empregos permanentes
      •  Projetos servirão para testar o potencial das competências dos empregados antes da contratação definitiva.
E então, você acredita que essas continuam sendo as tendências do ambiente de trabalho de 2020?

Fonte: O Ambiente de Trabalho de 2020. Jeanne Meister, e Karie Willierd .
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: 20 previsões para o ambiente de trabalho de 2020
20 previsões para o ambiente de trabalho de 2020
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhO4SRv-kL2Y4TjOm4v_qf2K1aHtMBcNH9-Z_-C2xteW5C6i7DDpmc9ecc8YMBEJUxf9-5UOPsxU-9Okwf4bibcf9ZjKBn6FFOlVpuAUKzVrmqZWEtpHbpkOuns8gn8-3cuKSRYe0iDz6M/s320/ambiente2020.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhO4SRv-kL2Y4TjOm4v_qf2K1aHtMBcNH9-Z_-C2xteW5C6i7DDpmc9ecc8YMBEJUxf9-5UOPsxU-9Okwf4bibcf9ZjKBn6FFOlVpuAUKzVrmqZWEtpHbpkOuns8gn8-3cuKSRYe0iDz6M/s72-c/ambiente2020.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2018/01/20-previsoes-para-o-ambiente-de.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2018/01/20-previsoes-para-o-ambiente-de.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo