Moléculas Biológicas

Compartilhar

Entenda as moléculas essenciais para vida nesse vídeos do canal Crash Course.

[ ]
Entenda as moléculas essenciais para vida nesse vídeos do canal Crash Course.

Olá e bem-vindo à cozinha. Eu queria convidá-lo para cái hoje, porque na semana passada nós começamos no meu banheiro e meio que sinto mal por isso. E também porque como eu estou fazendo o almoço hoje, eu queria usá-la como um laboratório.


Clique     Retroceder    Avançar   Espaço /    /   F


Durante este tempo na minha cozinha eu vou falar com você sobre três coisas diferentes:

1) as três moléculas mais importantes na Terra.
2) possivelmente o sanduíche mais nojento que eu vou comer.
3) um cientista obscuro que nos ensinou quase tudo o que sabemos sobre a urina.

Até agora, nós já conversamos sobre carbono e sobre a água, e agora nós vamos falar sobre as moléculas que compõem cada coisa viva e todos os seres vivos em todos os seres vivos.

Eu não me importo se você é uma bactéria ou uma baleia azul ou se você é Lady Gaga, e se você é um ácaro que está nos cílios da Rainha da Inglaterra.

Elas são chamadas de moléculas biológicas.

Estas não está apenas construindo blocos, estas são as moléculas necessárias para todos os seres vivos na Terra sobreviverem.

Eles são fontes essenciais de energia. Eles são os meios de armazenamento que energia.

Eles também são as instruções que todos os organismos usam para nascer e crescer e para finalmente passar essas mesmas instruções sobre as suas gerações futuras.

Eles são os ingredientes para a vida.

E nós os listamos: os hidratos de carbono, lípideos, as proteínas e os ácidos nucleicos.

Hoje nós vamos estar falando sobre os primeiro três.

Não é coincidência que nós classificá-los da mesma forma que nós classificamos alimentos, porque são alimentos. [Hank tão esperto!]

E para essa classificação, temos de agradecer um médico Inglês pouco conhecido que centenas de anos atrás dedicou sua vida ao estudo de xixi humano [00:01:37 ##film##].

William Prout

Oh, meu Deus ...

Eu estou de volta em o...- Isso deve significar que é hora para o maior desajeitadamente chamado segmento aqui no curso intensivo: Biolo-grafia.

Seu nome era William Prout. No início dos anos 1800, Ele ficou fascinado com a digestão humana especialmente a nossa urina.

Isso é porque ele pensou que a melhor maneira de entender o corpo humano fosse através da química, e a melhor maneira de entender a química do corpo era entender o que ele faz com os alimentos.

Todos os dias ele exercia a medicina como médico, mas todas as manhãs antes do almoço ele fazia uma pesquisa em sua casa laboratório em Londres.

E lá ele fez muitas coisas boa. Como, ser o primeiro a descobrir que os nossos estômagos continham ácido clorídrico.

E escrevendo um livro de avanço sobre o rim pedras chamados Uma Investigação sobre a Natureza e Tratamento de Cascalho, de Cálculo e Outras Doenças Conectado Com uma operação enlouquecido dos Orgãos urinário.

E ele foi, naturalmente, a primeira pessoa a descobrir a composição química de puro ureia, o componente principal da urina.

Para o registro, aqui está: CO (NH2) 2.

E na presença de água, ureia desprende amoníaco, é por isso que o seu xixi tem cheiros.

Através de seus anos de estudo da urina, Prout chegara à conclusão de que todos os "gêneros alimentícios" caiam em três categorias: a saccharinous (carboidratos), oleaginosas (gorduras), e albuminous (proteínas).

Na verdade, ele foi tão longe como a dizer que, a fim de ser saudável, você precisava comer todos os três destas coisas e não apenas rins ovinos e gin, que é o que a maioria de Londres estava vivendo no momento.

Mas, como muitos grandes mentes, Prout foi esquecido em sua própria vida, porque enquanto ele estava o estudo da ciência real, toda a gente foi andando por aí acreditando que a cor de sua urina foi determinado pela sua personalidade.

Esse cara parece um idiota total para mim! E se você pode dizer que muito me pergunto por cor o que você poderia dizer pelo gosto.

Agora, ele não entendeu que havia biológica moléculas Ele não entendia o que essas coisas eram, mas ele entendeu que havia três ingredientes necessários para a vida.

E verifica-se salientar que todos os organismos nem precisa de sintetizar ou ingerir esses ingredientes, a fim de viver.

Carboidrato


Vamos começar com o mais básico destes ingredientes para a vida: carboidratos.[00:03:42 ##film##]

Você sem nenhuma dúvida já ouviu falar deles. Você pode, de fato, evitá-los como a peste.

Mas o fato é que nada e ninguém, pode evitar hidratos de carbono, porque eles são o fonte de toda a energia que temos disponível para nós.

Os hidratos de carbono são feitos de açúcares, e o simples deles são monossacáridos.

Mono Por um lado, e sacarídeos para a raiz real a palavra de açúcar.

A estrela do show aqui é a glicose, porque é verdadeiramente fundamental, e refiro-me como número um no mundial cadeia alimentar.

Porque se trata do sol.

Toda a energia biológica é capturado originalmente do sol por plantas como glucose através fotossíntese.

E cada célula que precisa energia utiliza glicose para obter essa energia através um processo chamado de respiração.

Em adição à glicose existem outros monossacáridos, como a frutose, o qual tem o mesmo molecular fórmula (C6H12O6), mas dispostas de maneira diferente.

Estes diferença química sutil não importa.

A frutose, por exemplo, é significativamente mais doce do que a glicose.

Ele também é processado por nossos corpos De maneiras diferentes.

E depois há os dissacarídeos que - como o nome já diz - são apenas dois monossacarídeos coloque junto.

O mais famoso deles é sacarose, que é simplesmente uma molécula de glicose e uma molécula de frutose ligados por um covalente ligação.

Mono e dissacarídeos são muito pouco niblets de energia que são realmente fácil para nosso corpo para processar, mas quando esses carboidratos começam a se formar em cadeias mais longas e mais longas, sua função e seus papéis mudar também.

Em vez de ser fontes de energia instantânea, eles se tornam depósitos de energia ou compostos estruturais.

Estes são os polissacáridos.

Ao invés de ser apenas dois ou três monossacarídeos colocados em conjunto, polissacáridos podem conter milhares de unidades de açúcar simples.

E porque eles são tão grandes e corpulentos, eles são ótimos para a construção.

Em plantas, celulose é o composto estrutural mais comum.

É apenas um punhado de moléculas de glicose ligadas entre si e é o composto orgânico mais comum no planeta.

Infelizmente, é muito difícil de digerir.

As vacas podem fazê-lo, mas os seres humanos certamente não podem, e é por isso que você não gosta de comer grama.

Polissacarídeos são também muito bons para armazenar energia e não apenas estruturalmente, mas como uma loja de energia.

E é aí que temos pão.

Agora, a coisa realmente interessante aqui: O pão é constituída por amido, o mais simples dos quais é chamado de amilose.

A amilose e celulose parece quase exatamente idênticas, mas um é grama e a outra é pão.

Como, química! [Bem dito.] Plantas armazenam glucose sob a forma de amido, e vem em lotes e lotes de diferente formas, de raízes e tubérculos para o doce carne de frutas, ricos em amido para as sementes da planta de trigo que acabam sendo moídos em farinha.

Rés-do-up de grãos é o principal ingrediente de o pão, é claro, a maior parte das calorias, ou teor energético, vem dos carboidratos.

Quando eu comer isso - e eu vou comer o inferno fora dele - Eu estou indo para comer toda a energia química que esta trigo planta recebeu do sol, a fim de alimentar é próxima geração de sementes que, em seguida, roubaram para nosso próprio uso.

Agora nós, como seres humanos, não podem cultivar frutas ou tubérculos, por isso temos de guardar a nossa energia em um par de maneiras diferentes.

A maneira que nós tendemos a armazenar energia de carboidratos está em glicogénio, que é muito semelhante ao de amilose ou amido, mas tem mais ramificações e é mais complicado.

É basicamente composto pelo glicose, temos sobra depois que comemos e ela se senta em nossos músculos, onde ele está pronto para ser utilizado e também é armazenada em nossos fígados.

Em geral, é uma loja muito curto prazo.

Se não comer durante um dia muito bonito tudo do nosso glicogênio fica empobrecido.

Gordura


Mas a longo prazo, a forma como armazenamos energia é através de Gorda! Todos dos piores inimigos da nossa mãe: a gordura. [00:07:02 ##film##]

Que acabam por ser realmente importante e são o tipo mais conhecido de um muito importante molécula biológica: lipídios.

Lipídios são menores e mais simples do complexo hidratos de carbono, e eles estão agrupados porque eles compartilham uma incapacidade para dissolver na água.

Isso ocorre porque suas ligações químicas são na sua maioria não polar, e desde que a água, como nós aprendido no episódio anterior não despreza moléculas polares, os dois não se misturam.

É do como óleo e água.

Na verdade, é exatamente como óleo e água! E se você já leu um rótulo nutricional ou visto essa coisa chamada a televisão, você provavelmente está bastante familiarizado no nossa forma de classificar gorduras.

Mas, em seguida, 99% de nós têm nenhuma idéia do que essas classificações, na verdade, significar.

As gorduras são compostas principalmente de dois ingredientes químicos: glicerol, que é um tipo de álcool, e ácidos graxos, que são de longo carbono-hidrogénio cadeias que terminam num grupo carboxilo.

Quando você chegar três moléculas de ácidos graxos juntos e conectá-los a um glicerol, que é um triglicéridos - eles um lugar de destaque na coisas como manteiga, manteiga de amendoim, óleos, e as partes brancas da carne.

Estes triglicéridos pode ser saturado ou insaturado.

E eu sei que quando colocamos a palavra "gorda" e "saturado" em a mesma frase que soa como uma noite no KFC, mas aqui nós estamos falando sobre ser saturado com hidrogénio.

Como você espero que lembrar de nossa primeira lição: O carbono é muito ágil na forma como ele usa seus quatro elétrons.

Ele pode formar single, duplo ou triplo ligações.

Isto significa que, se os átomos de carbono numa gordo ácido são ligados uns aos outros com uma única obrigações, todos os átomos de carbono ligados acabar para, pelo menos, 2 átomos de hidrogénio.

E deles mesmo pega um terceiro.

Assim, o ácido gordo é saturado com hidrogénio.

Mas quando alguns dos átomos de carbonos estão ligados uns aos outros com ligações duplas de todos aqueles elétrons 'carbonos são faladas por, por isso eles são não é capaz de pegar os átomos de hidrogênio.

Isso significa que eles não estão saturados com hidrogénio e que são ácidos gordos insaturados.

Para demonstrar, posso direcionar sua atenção a este pote de manteiga de amendoim? Aqui você pode tipo de ver ambos os tipos de gorduras.

O material líquido que você vê no topo aqui: que é a gordura insaturada, que geralmente pensar em como óleos.

O material pastoso aqui também contém grande quantidade de gordura insaturada, mas também contém gordura saturada, o que não faz tem ligações duplas e por isso pode embalar mais firmemente e formam sólidos à temperatura ambiente.

E há também outras classificações de gordura que você ouviu falar.

As gorduras trans, o que todo mundo diz que você NUNCA comer.

Eles estão bem, não comê-los! Elas não existem na natureza e são basicamente insaturado ácidos graxos que em vez de ir direto acotovelamento do outro lado e por isso eles são super mau para você.

Não Coma-os.

Os ácidos graxos ômega-3 são insaturados no 3 posição, que é como, bem ali [onde?].

E essa é a única diferença, mas a razão que estes são importantes é porque nós não podemos sintetizá-los nós mesmos.

Eles são essenciais ácidos graxos que significa que precisamos comê-los a fim de obtê-los.

Tudo isso está começando a fazer-me com muita fome, mas antes de chegarmos a mais material de alimento não são uma espécie de lipídios que unappetizing também precisamos de falar.

Então lembre-se de que os triglicéridos são três gordo cadeias de ácido ligado a um glicerol? Trocar um desses ácidos gordos para um grupo fosfato e você tem um fosfolípido.

Estes fazem-se paredes membrana celular.

Desde que o fosfato grupo dá essa polaridade final, ele é atraído a água.

E a outra extremidade é apolar e evita água.

Então, se você fosse para espalhar um bando de fosfolipídios em um pouco de água, eles arranjam-se automaticamente assim com extremidades hidrofóbicas que enfrentam- outros, e hidrofílicos extremidades que furam para fora para diante da água.

Cada célula do seu corpo usos esta estrutura natural para formar a sua membrana celular a fim de manter as coisas ruins fora eo coisas boas.

Outra classe de lípidos são os esteróides.

Esteróides tem uma espinha dorsal de quatro de carbono interligados anéis, que podem ser utilizados para formar centenas de variações.

O mais fundamental deles é o colesterol, que se liga com fosfolípidos para ajudar as paredes celulares de formulário.

Mas eles também podem ser ativada para se transformar em lipídica diferente hormonas.

Proteína


E agora que se aproxima o mais complicado, poderosos, produtos químicos impressionante polimorficamente em nosso corpo: a proteína.[00:10:43 ##film##]

E por complicado quero dizer que eles são, provavelmente, O produto químico mais complicado compostos sobre o planeta.

Na verdade, eles são tão incríveis que vamos então um episódio separado sobre eles, e como eles são criados por DNA.

Mas logo agora, em você, há dezenas de milhares de proteínas fazendo tudo o que podem para manter -lo vivo.

Não são enzimas que regulam processos químicos, ajudá-lo a digerir os alimentos.

Existem anticorpos ligar-se a invasores como bactéria e os vírus para que seu sistema imunológico pode pegue eles.

Há proteínas que endorfinas mexer com o seu cérebro e fazer você se sentir [emoções brutas!] Mas eles estão em toda parte, eles fazem tudo! E proteínas fazer todas essas coisas usando apenas 20 ingredientes diferentes.

E estes são os aminoácidos.

Tal como os ácidos gordos, os aminoácidos têm um grupo carboxilo em uma extremidade.

Na outra extremidade eles têm um grupo amino.

Aminoácido! Agora hey, eu não sei se vocês notaram este, mas esta é a primeira vez nitrogenio mostrou-se na nossa alimentação.

Isso é super importante, porque, apesar do facto de que o nitrogenio é em todos os lugares - é como 80% do ar - nós não pode simplesmente retirá-lo do ar e colocá-lo em nossos corpos.

Temos de obter nitrogênio a partir de alimentos.

E por isso temos de comer alimentos que são ricos em proteínas como este ovo, que por é muito virtude, porque toda a parte branca é a proteína, que contém uma quantidade considerável de nitrogenio.

Agora, no meio do grupo amino e o ácido grupo é um átomo de carbono.

Ele compartilha um de seus elétrons com hidrogênio "boas ol, eo outro elétron é livre para ser compartilhado com "R" Que é apenas uma espécie de preencher o vazio.

Nós chamamos isso de "O grupo R" Ele também pode ser chamado de uma cadeia lateral, e há 20 tipos diferentes de cadeias laterais.

Tanto faz em que se encaixa em branco vai determinar a forma, e a função, de que o ácido aminado.

Então, se você colocar isso em lá, você começa valina, um aminoácido que faz um monte de coisas, como proteção e construção de tecido muscular.

E se você colocar isso em lá, você começa triptofano, o que pode ser mais conhecido por seu papel em ajudar você regular o humor e níveis de energia.

Os aminoácidos formam longas cadeias chamadas de polipeptídeos.

As proteínas são formados quando esses polipéptidos não só ligar mas elaborar e francamente estruturas realmente elegantes.

Elas dobram. Elas enrolam. Elas torcem.

Se fossem esculturas, Gostaria de ir ao museu todos os dias só de olhar para elas.

E eu andar em linha reta passado os nus sem mesmo olhar.

Mas a síntese de proteínas é possível apenas se você tem todos os ácidos aminados necessários, e há nove deles, que não podemos fazer nós mesmos.

A histidina, isoleucina, leucina Lisina, metionina, fenilalanina Treonina, triptofano e valina.

Ao comer alimentos que são ricos em proteínas, podemos digeri-los para baixo em suas partículas de base e, em seguida, usar esses aminoácidos essenciais em construção de nossa própria proteína.

Alguns alimentos, especialmente aqueles que contêm proteínas animais, tem todos os aminoácidos essenciais incluindo este ovo e este sanduíche de três andares de grandiosidade biológica, que é tudo o que precisa para ser feliz, as pessoas saudáveis.

Fonte: Crash Course
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Moléculas Biológicas
Moléculas Biológicas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0U_TWG-IBGteku_BX0UaQJcyr3gBmCM1i0BLuU1LeCvbyBx6ASFDncQpANThWcGlEl0yTekU5SZUSSTNs1ZwbM-8vOyMiEJFwRRaHxZY4I6XUQxdOCWujmVsKzNdMBbjNhZVtiet6WC4/s400/biomolecula.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh0U_TWG-IBGteku_BX0UaQJcyr3gBmCM1i0BLuU1LeCvbyBx6ASFDncQpANThWcGlEl0yTekU5SZUSSTNs1ZwbM-8vOyMiEJFwRRaHxZY4I6XUQxdOCWujmVsKzNdMBbjNhZVtiet6WC4/s72-c/biomolecula.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2016/05/moleculas-biologicas.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/05/moleculas-biologicas.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo