O segredo do TED para ser um ótimo orador

Comentar

Não existe fórmula para dar uma ótima palestra TED, mas existe um ingrediente secreto que todas as melhores palestras TED têm em comum. Chri...

Não existe fórmula para dar uma ótima palestra TED, mas existe um ingrediente secreto que todas as melhores palestras TED têm em comum. Chris Anderson, curador do TED, compartilha esse segredo, além de quatro formas de fazê-lo dar certo com você. Será que você tem o que é preciso para compartilhar uma ideia que merece ser divulgada?

Alguns acham que existe uma fórmula para dar palestras TED.



"Palestre num tapete redondo e vermelho."

"Conte uma história de infância." "Revele um segredo pessoal."

"Conclua com um chamado inspirador para ação."

Não. Não pense numa palestra TED assim. Na verdade, se exagerar nesses recursos, você vai parecer clichê ou manipulador.

Mas há uma coisa que todas as grandes palestras TED têm em comum e eu gostaria de compartilhá-la com vocês,

porque, nos últimos 12 anos, sentei na primeira fileira, ouvindo centenas de incríveis palestrantes TED, como esses. Eu os ajudei a preparar suas palestras para o horário nobre e aprendi diretamente com eles seus segredos de como dar uma grande palestra.

Embora esses palestrantes e seus temas pareçam ser totalmente diferentes, eles na verdade têm um ingrediente em comum, que é o seguinte: sua principal tarefa como palestrante é transferir para a mente dos ouvintes um presente extraordinário, algo estranho e lindo, que chamamos de "ideia".

Vou mostrar o que quero dizer. Esta é Haley. Ela está prestes a dar uma palestra TED e é óbvio que ela está apavorada.

(Vídeo) Apresentador: Haley Van Dyck!

(Aplausos)

Durante 18 minutos, 1,2 mil pessoas, muitas das quais jamais se viram antes, descobrem que suas mentes entram em sincronia com a de Haley, e umas com as outras. Começam literalmente a exibir os mesmos padrões de ondas cerebrais. Não que estejam apenas sentindo as mesmas emoções. Algo ainda mais surpreendente acontece.

Vamos dar uma olhada no cérebro de Haley um instante. Há bilhões de neurônios interconectados num emaranhado incrível, mas vejam aqui, bem aqui: alguns milhões deles estão ligados uns aos outros de uma forma que representa uma ideia. Incrivelmente, esse padrão exato é recriado em tempo real nas mentes de todos da plateia. Isso mesmo: em apenas alguns minutos, um padrão envolvendo milhões de neurônios é teleportado para 1,2 mil mentes, somente ao ouvirem uma voz e observarem um rosto.

Mas esperem... o que é uma ideia, afinal? Bem, podemos imaginá-la como um padrão de informações que o ajuda a entender e a experimentar o mundo. As ideias surgem em todas as formas e tamanhos, desde as complexas e analíticas às simples e estéticas.

Eis apenas alguns exemplos compartilhados no palco do TED. Sir Ken Robinson... a criatividade é fundamental para o futuro das crianças.

(Vídeo) Sir Ken Robinson: "Argumento que a criatividade, hoje, é tão importante para a educação quanto a alfabetização, e devemos tratá-la no mesmo nível".

Chris Anderson: Elora Hardy... construir com bambu é lindo.

(Vídeo) Elora Hardy: "Cresce em toda a nossa volta, é firme, elegante, resistente a terremotos".

CA: Chimamanda Adichie... as pessoas são mais do que uma identidade.

(Vídeo) Chimamanda Adichie: "A história única cria estereótipos e o problema dos estereótipos não é que não sejam verdadeiros, mas são incompletos".

CA: Sua mente está repleta de ideias, e não simplesmente aleatórias. Elas estão cuidadosamente ligadas. Juntas, elas formam uma estrutura incrivelmente complexa que é a sua visão pessoal de mundo. É o sistema operacional do seu cérebro, é a forma como você experimenta o mundo e é construída a partir de milhões de ideias individuais.

Por exemplo, se um pequeno componente da sua visão de mundo é a ideia de que gatinhos são seres adoráveis, quando você vir isto, vai reagir assim. Se outro componente da sua visão de mundo for a ideia de que leopardos são perigosos, quando você vir isto, vai reagir um pouquinho diferente. Então, fica bem evidente por que as ideias que constroem sua visão de mundo são cruciais. Você precisa que elas sejam um guia o mais confiável possível, para o mundo assustador, mas maravilhoso que está aí.

As visões de mundo de diferentes pessoas podem ser drasticamente diferentes. Por exemplo, como sua visão de mundo reage quando você vê isso?

(Vídeo) Dalia Mogahed: "O que vocês pensam ao olharem pra mim? Uma 'mulher religiosa'? Uma 'especialista'? Quem sabe até uma 'irmã'? Ou 'oprimida', alguém que 'sofreu lavagem cerebral', 'terrorista'?"

CA: Seja qual for sua resposta, há milhões de pessoas por aí que reagiriam de forma bem diferente. Por isso, ideias são realmente importantes. Se comunicadas adequadamente, elas podem mudar para sempre a forma como uma pessoa vê o mundo e moldar suas ações agora e no futuro. As ideias são a força mais poderosa capaz de moldar a cultura humana.

Se você aceitar que sua principal tarefa como palestrante é fazer brotar uma ideia nas mentes das pessoas na sua plateia, tenho quatro dicas sobre como realizar essa tarefa:

primeiro, limite sua palestra a apenas uma grande ideia. Ideias são coisas complexas e você precisa resumir o conteúdo para que consiga focar especificamente aquela ideia pela qual é mais apaixonado e possa ter a chance de explicá-la de forma adequada. É preciso contextualizar, dar exemplos, deixar claro. Então, escolha uma ideia e torne-a sua linha de raciocínio durante toda a palestra, de forma que tudo que disser se remeta a ela de alguma forma.

Segundo, dê à plateia razão para querer ouvir. Antes de começar a criar ideias na mente das pessoas na sua plateia, você precisa da permissão delas para fazer isso. Qual a principal ferramenta para fazer isso? A curiosidade. Instigue a curiosidade da sua plateia. Faça perguntas intrigantes e provocativas para deixar claro por que algo não faz sentido e precisa ser explicado. Se você conseguir revelar uma incoerência na visão de mundo de uma pessoa, ela sentirá a necessidade de preencher essa lacuna de conhecimento. Uma vez fomentado nela esse desejo, será bem mais fácil começar a tecer sua ideia.

Terceiro: apresente sua ideia, parte por parte, a partir de conceitos que sua plateia já compreende. Use o poder da linguagem para costurar conceitos que já existem na mente dos ouvintes, mas não a sua linguagem; a linguagem deles. Comece com o que eles entendem. Os palestrantes esquecem que muitos dos termos e conceitos comuns para eles são completamente incomuns para sua plateia. Metáforas podem ser fundamentais em mostrar como as partes se encaixam, porque revelam o formato desejado do padrão, com base em uma ideia que o ouvinte já compreende.

Por exemplo, quando Jennifer Kahn tentou explicar a incrível nova tecnologia chamada CRISPR, ela disse: "É como se, pela primeira vez, tivéssemos um processador de texto para editar o DNA. O CRISPR permite copiar e colar informações de forma muito fácil". Uma explicação clara como essa gera um momento satisfatório de descoberta quando faz sentido em nossa mente. Então, é importante testar sua palestra com amigos em quem confie e descobrir que partes dela eles não entendem bem.

Quarta e última dica: faça com que valha a pena compartilhar sua ideia. Quero dizer, pergunte a si mesmo: "Quem essa ideia beneficia?" É preciso que você seja sincero na resposta. Se a ideia for proveitosa apenas pra você ou para sua empresa, lamento dizer, mas provavelmente não vale a pena compartilhá-la. A plateia vai ignorá-lo. Porém, se você acredita que a ideia tem o potencial de iluminar o dia de alguém, de mudar para melhor a perspectiva de alguém ou de inspirar alguém a fazer algo de forma diferente, aí sim você tem o ingrediente principal para dar uma ótima palestra, que será um presente para a plateia e pra todos nós.

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,251,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,47,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,191,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,58,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,471,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,267,Psicologia Animal,24,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,488,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,540,Tecnologia da Informação,28,TED,390,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,136,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: O segredo do TED para ser um ótimo orador
O segredo do TED para ser um ótimo orador
https://1.bp.blogspot.com/-g3iT1DLxP_w/VxrjNeqr8jI/AAAAAAAAkx4/kdrKqvLDqjIfFe890c7XmSBaddxk0b86ACLcB/s320/tedChris.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-g3iT1DLxP_w/VxrjNeqr8jI/AAAAAAAAkx4/kdrKqvLDqjIfFe890c7XmSBaddxk0b86ACLcB/s72-c/tedChris.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2016/04/o-segredo-do-ted-para-ser-um-otimo.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/04/o-segredo-do-ted-para-ser-um-otimo.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy