Uma breve história de tudo

Compartilhar

O astrofísico Neil de Grasse Tyson narra esse vídeo que conta tudo, em menos de 8 minutos, legendado em português.

O astrofísico Neil de Grasse Tyson narra esse vídeo que conta tudo, em menos de 8 minutos, legendado em português.


O mundo tem persistido por muitos anos, tendo sido uma vez colocado nos movimentos apropriados. Destes, todo o resto se seguiu.

Lucrécio

No começo, cerca de 13,7 bilhões de anos atrás, todo o espaço, e toda a matéria, e toda a energia do universo conhecido estavam contidos num volume menor que um trilionésimo do tamanho de uma ponta de alfinete.



As condições eram tão quente que as forças fundamentais da natureza que coletivamente descrevem o universo estavam unificadas.
Por razões desconhecidas, este cosmos menor-que-a-ponta-de-um-alfinete começou a se expandir.

Quando o universo era extremamente quente, 10 elevado à 30 graus, e juvenil, 10 elevado à -43 segundos de idade - numa época em que todas as nossas teorias sobre matéria e espaço falham e deixam de possuir significado - buracos negros formaram-se espontaneamente, desapareceram, e formaram-se novamente, a partir da energia contida dentro do campo unificado.

Sob estas condições extremas, no que é admitidamente Física especulativa, a estrutura do espaço e tempo tornou-se severamente curvada enquanto borbulhava de uma forma esponjosa e espumosa.

Durante estas épocas, os fenômenos descritos pela teoria da relatividade geral de Einstein, a teoria moderna da gravidade, e pela mecânica quântica, a descrição da matéria em suas menores escalas, eram indistinguíveis uns dos outros.

À medida que o universo continuou a expandir-se e resfriar-se, a gravidade separou-se das outras forças.

Rapidamente depois, a força nuclear forte e a força eletrofraca se separaram uma da outra, o que foi acompanhado por uma enorme liberação de energia armazenada, que induziu um rápido aumento de 10 elevado à 30 do tamanho do universo.
A rápida expansão do universo, conhecida como a época da inflação, esticou e alisou a distribuição cósmica de matéria e energia, de modo que qualquer variação regional da densidade tornou-se menos de uma parte em cem mil.

Continuando em frente com o que é agora Física verificada em laboratório, o universo era quente o suficiente para fótons converterem sua energia espontaneamente em pares de partículas de matéria e antimatéria, que imediatamente aniquilavam-se, retornando então suas energias de volta para os fótons.

Por razões desconhecidas, esta simetria entre matéria e antimatéria foi quebrada, o que levou a um ligeiro excesso da matéria sobre a antimatéria.

Para cada bilhão de partículas de antimatéria, um bilhão e uma partículas de matéria foram criadas. Esta assimetria foi pequena, mas muito, muito importante para a evolução futura do universo.

À medida que o universo continuou a resfriar-se, a força eletrofraca separou-se na força eletromagnética e na força nuclear fraca, completando as quatro distintas e usuais forças da natureza.

A medida que a energia da sopa de fótons continuava a cair pares de partículas de matéria-antimatéria já não podiam mais serem criados espontaneamente a partir dos fótons disponíveis.

Todos os pares remanescentes de matéria-antimatéria rapidamente aniquilaram-se, deixando para trás um universo com uma partícula de matéria ordinária para cada bilhão de fótons, e nenhuma antimatéria.

Caso esta assimetria da matéria sobre a antimatéria não tivesse ocorrido, o universo em expansão seria para sempre composto por luz, e nada mais, nem mesmo astrofísicos.

Ao longo de um período de cerca de três minutos, prótons e nêutrons agregaram-se para tornarem-se os núcleos atômicos mais simples.

Enquanto isso, elétrons livres espalhavam os fótons para lá e para cá, resultando em uma sopa opaca de matéria e energia.

Quando o universo resfriou-se para abaixo de alguns milhares de graus, por volta da temperatura de brasas numa fogueira, os elétrons livres tornaram-se lentos o suficiente para serem capturados pelos núcleos de matéria da sopa cósmica formaram-se então átomos completos de hidrogênio, hélio, e lítio, os três elementos mais leves.

O universo é agora, pela primeira vez, transparente à luz visível, e estes fótons que escaparam são visíveis até hoje a chamada radiação cósmica de fundo.

Nos primeiros bilhões de anos, o universo continuou a expandir-se e resfriar-se, enquanto a matéria gravitava nestas concentrações massivas que chamamos de galáxias. Entre 50 e 100 bilhões delas foram formadas, cada uma contendo centenas de bilhões de estrelas, que sofrem fusões termonucleares em seus núcleos.

Aquelas estrelas que possuem mais de 10 vezes a massa do Sol alcançam uma pressão e temperatura suficientes, em seus núcleos, para fabricarem dezenas de elementos mais pesados que o hidrogênio, incluindo os elementos que compõem os planetas e vida habitando eles.

Este elementos seriam inúteis se permanecessem presos dentro da estrela. Mas estrelas altamente massivas, felizmente, explodem, espalhando suas entranhas quimicamente enriquecidas pela galáxia.

Depois de 7 ou 8 bilhões de anos desse enriquecimento, uma estrela medíocre nasceu em uma região medíocre de uma galáxia médiocre, que jaz numa parte medíocre do universo: os arredores do superaglomerado de Virgem.

Durante a formação deste sistema estelar, a matéria condensou e acresceu da nuvem mãe de gás, enquanto orbitava o Sol.

A nuvem de gás a partir da qual o Sol formou-se continha um suprimento suficiente de elementos pesados para formar um sistema de planetas, milhares de asteroides, e bilhões de cometas.

Por centenas de milhões de anos, impactos persistentes de cometas em alta velocidade e outros detritos, asseguravam a liquidez da superfície dos planetas rochosos, impedindo a formação de moléculas complexas.

Enquanto restava cada vez menos matéria acretável no Sistema Solar, as superfícies destes planetas começaram a resfriar.

Aquele que chamamos de Terra formou-se em uma zona em torno do Sol na qual os oceanos permanecem em grande parte na forma líquida.

Caso a Terra tivesse se formado mais próxima ao Sol, os oceanos teriam sido vaporizados.
Caso tivesse se formado mais longe, os oceanos teriam congelado.

Em ambos os casos, a vida como a conhecemos não teria evoluído. Dentro dos oceanos líquidos e quimicamente enriquecidos, por um mecanismo ainda desconhecido, surgiu a simples bactéria anaeróbica, que intencionalmente transformou a atmosfera rica em dióxido de carbono da Terra
em uma com oxigênio suficiente para permitir que organismos aeróbios surgissem e dominassem oceanos e terras.

Os mesmos átomos de oxigénio, normalmente encontrados em pares, O², também combinaram-se em trios, formando o ozônio, O³, na camada superior da atmosfera, que protege a superfície da Terra da maioria da radiação ultravioleta e ionizante do Sol.

A notável diversidade de vida na Terra e presumimos em outros lugares do universo, deve-se à abundância cósmica de carbono, e o incontável número de moléculas, simples e complexas, feita a partir dele.

Como contestar, quando há mais variedade de moléculas baseadas em carbono do que todas as outras moléculas combinadas?

No entanto, a vida é frágil. Encontros da Terra com grandes meteoros remanescentes, eventos comuns no passado, causavam estragos intermitentes sobre o ecossistema.

Uns meros 65 milhões de anos atrás, menos do que 2% do passado da Terra, um asteroide de 10 trilhões de toneladas atingiu o que hoje é conhecida como a península de Yucatán, e ceifou mais de 70% das espécies de flora e fauna da Terra, incluindo os dinossauros, os animais terrestres dominantes.

Esta tragédia ecológica deu uma oportunidade para os pequenos mamíferos sobreviventes preenchessem os nichos recém vagos.

Uma ramificação de cérebro grande destes mamíferos, aos quais chamamos de primatas, evoluiu um gênio e uma espécie, a homo sapiens, a um nível de inteligência que lhes permitiu inventar métodos e ferramentas da ciência, para inventar astrofísica, e deduzir a origem e evolução do universo.

Sim, o universo teve um começo. Sim, o universo continua a evoluir. E sim, cada átomo de nossos corpos é rastreável ao Big Bang e às fornaças termonucleares dentro de estrelas de alta massa.

Nós não estamos simplesmente no universo, somos parte dele. Nós nascemos dele. Alguém pode até dizer que fomos delegados pelo universo para descobrirmos a ele mesmo.

E nós apenas começamos.

Eu sou Neil deGrasse Tyson, astrofísico e o diretor Frederick P. Rose do Planetário Hayden da Cidade de Nova York. Continue olhando para o alto.
Fonte: YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Uma breve história de tudo
Uma breve história de tudo
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR22if-BxAo70X2BIwJjp5sbDW2uFZNEjaXDtzgxDR-JPHI-kQF0HesY9eZkc-BWGxiC11EwCK8uQQAj0IAB-23BpAXRmtqU-bhH3oZcJP3ZcFMHqIwiMjQNSa09hcmtycxRtowQmdhq4/s320/brief_history_of_everything_with_neil_degrasse_tyson.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjR22if-BxAo70X2BIwJjp5sbDW2uFZNEjaXDtzgxDR-JPHI-kQF0HesY9eZkc-BWGxiC11EwCK8uQQAj0IAB-23BpAXRmtqU-bhH3oZcJP3ZcFMHqIwiMjQNSa09hcmtycxRtowQmdhq4/s72-c/brief_history_of_everything_with_neil_degrasse_tyson.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2015/11/uma-breve-historia-de-tudo.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2015/11/uma-breve-historia-de-tudo.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo