Sistema imunológico - Infecção bacteriana

Compartilhar

Você está cercado de bactérias oportunistas querendo colonizar seu organismo. Veja porque isso não acontece. Cena do Vídeo:  The Immune S...

Você está cercado de bactérias oportunistas querendo colonizar seu organismo. Veja porque isso não acontece.
Cena do Vídeo: The Immune System Explained I – Bacteria Infection

Animação do estúdio Kurz Gesagt mostra de modo simplificado, sem ser simplório, como se organizam e interagem nossa linhas de defesa. Uma batalha épica, silenciosa e invisível e cotidiana que nos mantêm em pé e prontos para... viver. Abaixo segue a transcrição das legendas em português.

Clique para tocar. Retrocede Avança Espaço Pausa/Continua Volume F Tela cheia


A cada segundo da sua vida você está sob ataque. Bilhões de bactérias, vírus e fungos estão tentando te transformar em seu lar.

Então nossos corpos desenvolveram um pequeno exército super complexo com guardas, soldados, inteligência, fábricas de armamento e comunicadores para te proteger de oh, bem, morrer.

Para este vídeo, vamos assumir que o sistema imunológico tem doze trabalhos diferentes. Por exemplo, matar inimigos, comunicar-se, etc. e que ele tem 21 células diferentes e duas forças proteicas.



Estas células têm até quatro funções diferentes. Vamos identificá-las. Aqui estão as interações. Agora vamos deixar isto compreensível.

Primeiro, vamos adicionar cores às funções. Agora vamos ilustrar as células. A cor central representa a função principal da célula, enquanto as do contorno representam responsabilidades secundárias.



Agora o sistema imunológico fica assim. Agora as interações. Esta complexidade não é incrível?



Para este vídeo não vamos falar apenas destas células e ignorar o resto. Então o que acontece no caso de uma infecção?

[Música]

É um belo dia até que, de repente, um prego enferrujado selvagem aparece e você se corta.

A primeira barreira do sistema imunológico se rompe: sua pele. As bactérias próximas se aproveitam da oportunidade e entram na sua ferida. Elas começam a usar os recursos do corpo e dobram seu número a cada 20 minutos.

Primeiro elas passam pelo seu radar mas quando uma determinada população de bactérias é atingida, elas mudam seu comportamento e começam a danificar o corpo mudando seu ecossistema.

O sistema imunológico precisa pará-las o mais rápido possível. Primeiro todas as suas células-guarda, chamadas de macrófagos, intervém. Elas são células enormes que monitoram a região das extremidades do corpo. Na maioria das vezes elas conseguem encerrar um ataque sozinhas porque elas podem devorar até 100 intrusos cada uma. Elas engolem o intruso inteiro e os prende em uma membrana.

Então o inimigo é partido em enzimas e morto. Além disto, elas causam inflamações ao mandar que os vasos sanguíneos mandem água ao campo de batalha para que as batalhas fiquem mais fáceis. Você enxerga isto como um suave inchaço.

Quando os macrófagos lutam por tempo demais, eles podem chamar um grande apoio ao liberar proteínas mensageiras que comunicam o local e a urgência.

Neutrófilos abandonam suas rotas de patrulha no sangue e vão para o campo de batalha. Os neutrófilos lutam tão furiosamente que matam células saudáveis no processo. Além disto, eles criam barreiras que prendem e matam as bactérias. Eles são tão letais que cometem suicidio após cinco dias pra evitar que causem dano demais.

Se isto não for o suficiente para parar a invasão, o cérebro do sistema imunológico entra em ação. A célula dendrítica se ativa.

Ela reage aos sinais dos soldados e começa a coletar amostras dos inimigos. Ela parte as amostras em pedaços e os coloca em sua camada externa.

Agora, as células dendríticas têm que tomar uma decisão crucial. Elas devem chamar as forças anti-virais que erradicam as células infectadas do corpo, ou um exército de assassinos de bactérias?

Neste caso, forças anti-bacterianas são necessárias. Elas viajam ao nódulo linfático mais próximo em, aproximadamente, um dia. Aqui bilhões de ajudantes e células LTC estão aguardando para serem ativadas.

Quando células T nascem, elas passam por um processo de treinamento difícil e complicado e somente um quarto delas sobrevive. As células sobreviventes são equipadas com uma configuração específica.

A célula dendrítica procura por uma célula T auxiliar com a configuração exata. Ela está procurando por uma célula T que combine as partes dos intrusos que a célula dendrítica tem em sua membrana.

Quando ela finalmente encontra, uma reação em cadeia começa. A célula T auxiliar é ativada. Ela se duplica milhares de vezes. Algumas se tornam células T de memória que ficam no nódulo linfático e te tornam praticamente imune a este inimigo. Algumas viajam ao campo de batalha para ajudar.

E o terceiro grupo viaja ao centro do nódulo linfático para ativar uma fábrica de armamento muito poderosa. Assim como as células T, estas nascerão com uma configuração específica.

Quando uma célula B e uma célula T com a mesma configuração se encontra, é um deus-nos-acuda.

As células B duplicam rapidamente e começam a produzir milhões de pequenas armas.

Elas trabalham tanto que podem morrer literalmente de exaustão rapidamente. Aqui as células T auxiliares têm outra função importante. Elas estimulam as fábricas a trabalhar muito e dizem:

"Não morram! Nós ainda precisamos de vocês. Continuem!"

Isto garante que as fábricas morram se a infecção acabar, para que o corpo não desperdice energia ou se machuque.

Mas o que as células B produzem? Você com certeza já ouviu falar deles: os anticorpos.

Pequenas proteínas projetadas para se conectar especificamente na superfície daquele intruso.

Tem até diferentes tipos de anticorpos com tarefas específicas.

As células T auxiliares dizem às células plasmáticas qual tipo é mais necessário nesta invasão. Milhões delas inundam o sangue e saturam o corpo.

Enquanto isto, na região da infecção, a situação está ficando desesperadora. Os intrusos se multiplicaram em número e começaram a danificar o corpo. Células-guarda e de células de ataque lutam muito, mas acabam morrendo no processo. Células T auxiliares as ajudam ordenando que fiquem mais agressivas e que resistam por mais tempo. Mas sem ajuda elas não podem vencer a bactéria.

Mas agora a segunda linha de defesa chega. Milhões de anticorpos inundam o campo de batalha e desativam muitos intrusos, deixando-os perdidos e os matando no processo.

Eles também paralisam as bactérias tornando-as alvos fáceis. Suas costas são feitas para conectar com células assassinas para que elas possam se conectar aos inimigos e matá-los mais facilmente.

Macrófagos são muito bons em acabar com bactérias que tenham anticorpos conectados.

Agora o balanço muda. Num trabalho de equipe a infecção acaba. Neste ponto milhões de células do corpo já morreram. Sem problemas.

As perdas são rapidamente substituídas. A maioria das células imunes são agora inúteis, e sem os sinais constantes, elas cometem suicídio para que não desperdicem recursos. Mas algumas ficam para trás; as células de memória. Se este inimigo for encontrado novamente no futuro, elas estarão prontas para ele e provavelmente o matarão antes que você perceba.

Esta foi uma explicação muito, muito simplificada do funcionamento de partes do sistema imunológico. Consegue imaginar o quão complexo este sistema é? Mesmo a este nível ignoramos tantos participantes e toda a química; a vida é estranhamente complicada. Mas se tomarmos algum tempo para compreendê-la nós sempre encontraremos infindáveis maravilhas e grande beleza.

[Música]

Legendas por BlueMandrake

Fonte: YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Sistema imunológico - Infecção bacteriana
Sistema imunológico - Infecção bacteriana
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6H6983A7fLe28VneVoCtLGb0TNZNJsdxt5TESH60mZ-M9Hj5gWVR5twwKaYm5Tzcg7pYc44svbDnzS85vwh__4nDaGyx188UmoBJKaVPMTBlce8zH_TYiyKuhTj1aM9A5NaOPFtiBRGU/s1600/Imunologia.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6H6983A7fLe28VneVoCtLGb0TNZNJsdxt5TESH60mZ-M9Hj5gWVR5twwKaYm5Tzcg7pYc44svbDnzS85vwh__4nDaGyx188UmoBJKaVPMTBlce8zH_TYiyKuhTj1aM9A5NaOPFtiBRGU/s72-c/Imunologia.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2015/07/sistema-imunologico-infeccao-bacteriana.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2015/07/sistema-imunologico-infeccao-bacteriana.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo