Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem

Compartilhar

Matt Mills e Tamara Roukaerts apresentam o Aurasma, uma nova ferramenta de realidade aumentada que pode perfeitamente animar o mundo visto p...

[ ]
Matt Mills e Tamara Roukaerts apresentam o Aurasma, uma nova ferramenta de realidade aumentada que pode perfeitamente animar o mundo visto por um smartphone. Indo além das realidades aumentadas anteriores, o "aura" deles pode fazer tudo, de uma pintura falar a cobrir notícias ao vivo em um jornal impresso.

Não seria incrível se nossos telefones pudessem ver o mundo como nós o vemos, como se ao andarmos por aí pudéssemos apontar um telefone a qualquer coisa, tê-lo reconhecendo imagens e objetos como o cérebro humano, podendo extrair informações de uma quase infinita biblioteca de conhecimento, experiências e ideias.



Tradicionalmente isso era tido como ficção científica, mas agora mudamos para um mundo onde isso se tornou possível.

Assim, o melhor jeito de explicar isso é mostrando. Vocês podem ver Tamara aqui, segurando meu telefone já conectado. Deixem-me começar com isso. Temos aqui uma pintura do grande poeta Rabbie Burns, e é apenas uma imagem normal, mas se mudarmos os conectores para o telefone, rodando nossa tecnologia, vocês podem ver efetivamente o que Tamara está vendo na tela, e quando ela aponta para a imagem, algo mágico acontece.

(Risos) (Gaita de Foles) (Gaita de Foles) (Aplausos) (Gaita de Foles) Voz: Agora o verão cintila nas encostas floridas...

Matt Mills: O legal nisso é que não há truques. Nada foi feito a essa imagem. O legal é que a tecnologia permite que o telefone comece a ver e entender de forma bem parecida com a do cerébro humano. Não é só isso, conforme mudo o objeto de lugar, ele irá percorrer e revestir aquele conteúdo perfeitamente. Novamente, o incrível é como esses aparelhos estão avançados. Todo esse processo foi feito no próprio aparelho.

Isso tem aplicabilidade em tudo, seja em coisas como arte em museus, como viram agora, ou no mundo da propaganda ou jornalismo impresso.

Um jornal se torna desatualizado ao ser impresso. Eis o jornal desta manhã, e temos notícias de Wimbledon, o que é ótimo. O que podemos fazer é apontar pra capa do jornal e ver imediatamente o boletim.

Voz: ... Para a grama, e é muito importante que você se adapte e tem que ser flexível, tem que estar disposta a mudar de direção em uma fração de segundo, e ela faz tudo isso. Ela ganhou esse título.

MM: E essa conexão do conteúdo digital a algo físico é o que chamamos de aura e usarei esse termo conforme formos conversando.

É ótimo que não seja só uma maneira mais rápida e conveniente de conseguir informação no mundo real, mas há momentos em que usar esse meio nos permite mostrar informação de um jeito nunca antes possível.

O que tenho aqui é um roteador sem fio. Meus colegas americanos disseram que devo chamá-lo de roteador para que todos aqui entendam - (Risos) - mesmo assim, eis o aparelho. O que posso fazer agora é, em vez de pegar as instruções para o aparelho online, posso simplesmente apontar para ele, o aparelho é reconhecido, e então --

Voz: Comece plugando o cabo ADSL cinza. Depois conecte à energia. Por fim, o cabo amarelo de ethernet. Parabéns. Você completou a instalação.

(Risos) MM: Incrível. Obrigado.

(Aplausos)

O trabalho incrível que tornou isso possível foi feito aqui no Reino Unido por cientistas em Cambridge, que trabalham em nossos escritórios, e tenho uma bela foto deles aqui. Eles não puderam estar no palco, mas vamos trazer a aura deles, e aqui estão. Não estão muito animados. (Risos) Essa foi a quarta tentativa, me disseram. (Risos)

Ok. Como estamos falando de Cambridge, vamos mudar para os avanços técnicos, porque desde que começamos a colocar essa tecnologia em telefones móveis há menos de 12 meses, a velocidade e o processamento nestes aparelhos cresceu numa taxa fenomenal, e isso significa que posso ter modelos 3D de qualidade cinematográfica e colocá-los no mundo ao meu redor, e tenho um bem aqui. Tamara, gostaria de vir aqui?

(Música) (Dinossauro rugindo) (Risos) MM: Eu deveria saltar. (Música) (Dinossauro rugindo) (Aplausos)

Então, depois da diversão, vem a parte emocional do que fazemos, porque efetivamente, essa tecnologia nos permite ver o mundo pelos olhos de outra pessoa, e a essa pessoa poder pegar um momento no tempo e guardá-lo e ligá-lo a um momento físico que existe no mundo real. O legal é que essas ferramentas são gratuitas. São abertas, disponíveis a qualquer pessoa com nosso aplicativo, e os educadores estão aplicando à sala de aula. Assim, temos professores que marcaram livros didáticos, que marcaram salas de aula, e um ótimo exemplo é uma escola no Reino Unido. Tenho uma foto de um vídeo que vamos mostrar.

Professor: Veja o que acontece. (Crianças conversando) Vamos indo.

Criança: TV. (Crianças reagem)

Criança: Ai meu Deus.

Professor: Agora mude de lado. Veja o que acontece. Mova para longe e depois volte.

Criança: Uau, isso é muito legal.

Professor: E aí, conseguiu de novo?

Criança: Ai meu Deus! Como você fez isso?

Segunda criança: É mágica.

(Risos) MM: (Risos) Não é mágica. Está disponível a todos, e, vou lhes mostrar como é fácil, fazendo um agora mesmo.

Bom, como uma -- me disseram que se chama "Ola" vamos começar desse lado da sala quando eu contar três, e vamos até ali. Tamara, tá gravando? Ok, estão prontos? 1, 2, 3 e já!

Platéia: Uhhhhhhhh!

MM:Vocês são muito bons nisso. (Risos)

Ok. Agora vamos mudar para o aplicativo Aurasma, e Tamara vai marcar esse vídeo que fizemos e colocá-lo em meu crachá para que eu possa lembrar dele para sempre.

Já temos muitas pessoas fazendo isso, e falamos um pouco sobre o lado educacional. No lado emocional, temos pessoas que fizeram coisas como mandar cartões-postais e de natal para suas famílias com pequenas mensagens. Temos pessoas que, por exemplo, pegaram o interior do compartimento do motor de um carro velho e marcaram diferentes componentes dentro do motor, pois se ele enguiçar e você quiser saber mais, pode apontar e descobrir a informação.

Somos todos muito familiarizados com a internet. Nos últimos 20 anos, ela realmente transformou a forma como vivemos, trabalhamos e vemos o mundo, e o bom disso é que pensamos ser essa a próxima mudança de paradigma, porque agora podemos literalmente pegar o conteúdo que compartilhamos, descobrimos e adoramos e fazê-lo parte do mundo ao nosso redor. Esse aplicativo é totalmente gratuito. Se tiver uma boa conexão Wi-Fi ou 3G, o processo é bem rápido.

Ah, aqui estamos. Podemos salvar agora. Ele fará apenas um pequeno processamento para converter a imagem que acabamos de tirar em um tipo de impressão digital e o melhor disso é que se você for um usuário profissional, -- um jornal -- as ferramentas são praticamente idênticas ao que acabamos de usar para criar essa demonstração. A única diferença é que você tem a capacidade de adicionar links e um pouco mais de conteúdo. Estão prontos?

Tamara Roukaerts: Estamos prontos.

MM: Ok. Me disseram que estamos prontos, o que significa que agora podemos apontar pra imagem e lá estão todos vocês.

MM no video: 1, 2, 3 e já!

MM: Muito bem. Fomos aurasmados. Obrigado.

(Aplausos)
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem
Aurasma: Realidade aumentada acionada pelo reconhecimento de imagem
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimluUr55ZLipzbagEvS6SYWWIBacIoSnk72uJLP5qmhNtxt8kIEQaV6fDk09at78tWHqxWbe3SQMRiYbn3Y_nAmnlFQAY_VF4QmPObIqGOfVolR1YIWhEg5WP0ZaUZIWSDbT23KQFauTI/s400/aura.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimluUr55ZLipzbagEvS6SYWWIBacIoSnk72uJLP5qmhNtxt8kIEQaV6fDk09at78tWHqxWbe3SQMRiYbn3Y_nAmnlFQAY_VF4QmPObIqGOfVolR1YIWhEg5WP0ZaUZIWSDbT23KQFauTI/s72-c/aura.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2014/04/aurasma-realidade-aumentada-acionada.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2014/04/aurasma-realidade-aumentada-acionada.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo