Os judeus que lutaram por Hitler

Compartilhar

Eles lutaram ao lado deles, os curava, e muitas vezes faziam amizade. Mas como os judeus da Finlândia sentem hoje sobre sua desconfortável, ...

[ ]
Eles lutaram ao lado deles, os curava, e muitas vezes faziam amizade. Mas como os judeus da Finlândia sentem hoje sobre sua desconfortável, e pouco mencionada, aliança com os nazistas?

Setembro de 1941. Um oficial médico havia realizado um ato tão heroico que ele fora premiado com uma Cruz de Ferro pelo alto comando alemão. Sem muito zelo por sua própria segurança, e em meio ao pesado bombardeio soviético, o Major Leo Skurnik, um médico do distrito, organizou a evacuação de um hospital de campo na fronteira russo-finlandesa, poupando as vidas de mais de 600 homens, incluindo membros da SS.

SS (Schutzstaffel, em português, "Tropa de Proteção") - força paramilitar nazista de elite que contava com homens racialmente selecionados e disciplinados que exerceu grande influência no Terceiro Reich. Ela absorveu a Gestapo, a polícia secreta nazista, a Reichssicherheitshauptamt, o órgão que controlava as polícias, o Sicherheitsdienst (SD), o serviço de inteligência e o Einsatzgruppen, grupos criados com a única intenção de exterminar grupos étnicos minoritários. Em 1939, a SS comandaria os campos de concentração nos países ocupados. Em 1941, a SS passou a comandar os campos de concentração.

Longe de ser o único soldado a ser condecorado com a Cruz de Ferro durante a Segunda Guerra Mundial (mais de quatro milhões de pessoas receberam a decoração), Skurnik tinha uma característica tornava tão premiação inusitada: ele era judeu. E Skurnik não foi o único judeu a lutar ao lado dos alemães. Mais de 300 encontravam-se em aliança com os nazistas quando a Finlândia, que tinha a União Soviética como inimigo comum , entrou na guerra em junho de 1941.

Essa aliança entre Hitler e a raça que ele jurou aniquilar - a única instância de judeus que lutou como aliada da Alemanha - é um dos aspectos mais extraordinários da Segunda Guerra Mundial, embora quase ninguém, inclusive muitos finlandeses, saiba alguma coisa sobre isso.

Eu moro aqui há 25 anos eu nunca tinha ouvido sobre isso, e eu sou judeu. Não é uma história que contou muito.
John Simon, um nova-iorquino que se mudou para Helsínquia em 1982

As razões pelas quais ele é raramente contada vai de encontro ao que significa ser judeu e a busca desse povo em ser aceito por uma longa lista de nações anfitriãs sem entusiasmo. Os veteranos judeus - um punhado dos quais ainda estão vivos hoje - insistem que não tem vergonha do que fizeram. Mas passar uma noite em sua companhia e falar com outros membros da comunidade que examinaram os eventos em detalhes, e você logo percebe essa Escolha de Sofia deixou profundas cicatrizes psicológicas.

Quase sem exceção, os judeus da Finlândia descendiam de soldados russos que haviam sido colocados na região durante o seu serviço militar (Sob o domínio russo, os judeus tinham sido forçada a entrar no exército aos 10 anos e serviam até 25 os anos). Eles eram vistos com certa desconfiança pelo resto da Finlândia, que havia sido governada pela Rússia até sua independência, em 1917, sendo que a guerra que eclodiu em 1939, conhecida na Finlândia como a Guerra de Inverno, foi considerada pela pequena população judaica como uma chance de provar sua lealdade como cidadãos finlandeses.

Aron Livson agarrou a essa oportunidade em 1939. Ele foi convocado para o exército quando a União Soviética invadiu a Finlândia. Em comum com muitos judeus, ele estava determinado a dar o seu melhor, o que significava até mesmo doar a vida por seu país, se necessário.

Áreas finlandesas cedidas à
União Soviética após a Guerra de Inverno.
Ele lutou no Istmo da Carélia e, embora o exército fosse forçado a retirar-se pela disparidade de forças (o exército russo era muito maior), ele lutou tão bravamente, demonstrando tamanha habilidade e iniciativa, que foi promovido a sargento.

Uma paz inquieta reinou entre a Finlândia e a União Soviética, todavia, quando Hitler lançou a Operação Barbarossa, a invasão surpresa do estado comunista, a Finlândia viu uma oportunidade de recuperar o território que havia perdido na Guerra de Inverno e juntou forças com Alemanha.

Como todos os judeus, Livson tinha ouvido tiradas venenosas de Hitler contra o seu povo. Ele sabia algo sobre Kristallnacht (a infame Noite dos Cristais), os ataques contra casas alemães judeus, empresas, escolas e sinagogas em novembro de 1938. Mas, quando os pedidos para se juntar à luta contra a Rússia chegaram, ele não hesitou em atender.

Livson, 97 anos, agora é uma versão mais frágil do soldado duro que ele já foi, mas sua voz continua alto e claro, seu firme aperto de mão e suas opiniões inabaláveis.

Eu tive que fazer o meu dever, como todo mundo. Nós não éramos judeus lutando em um exército finlandês - éramos os finlandeses, os soldados finlandeses, lutando por nosso país.

Além de cumprir o seu dever como soldados e provar sua lealdade ao seu país, os veteranos insistem que eles foram felizes em lutar por uma outra razão: Finlândia e Alemanha estavam lutando guerras separadas, dizem eles, um, uma guerra de autodefesa e a outra, uma guerra de conquista.

Eu não tinha nada a ver com os alemães. Não havia alemães onde eu estava servindo. Eram 200 km ao norte do meu regimento.

Mas nem todo judeu teve tanta sorte. Na fronteira com a Rússia, na região da Carélia, as tropas finlandesas e alemãs lutaram lado a lado e os judeus tiveram que enfrentar dois inimigos: uma na frente deles e um dentro de suas fileiras.

Eles viviam em medo permanente de terem sua identidade ser revelada, mas, incrivelmente, nas ocasiões em que ela era descoberta, os soldados alemães não levaram o assunto adiante. Os homens eram finlandeses, e tiveram o apoio total de seus oficiais superiores, e os alemães - embora muitas vezes chocados ao encontrarem-se lutando ao lado de judeus - não tinham autoridade para censurá-los. Na verdade, quando eles encontravam um oficial judeu, eram forçados a saudá-lo.

Pode ter havido tropas alemãs na Finlândia e o comando alemão e Gestapo em Helsinque, mas a Finlândia rejeitou as exigências de Hitler para introduzir leis anti-semitas. Quando Heinrich Himmler, o arquiteto da Solução Final, visitou a Finlândia em agosto de 1942 e perguntou ao primeiro-ministro Jukka Rangell sobre a "questão judaica", Rangell respondeu:

Nós não temos uma questão judaica.
Jukka Rangell. Ex-primeiro-ministro finlandês.

Você tem que se lembrar que apenas 20 anos antes, a Finlândia tinha passado por uma guerra civil feia, brutal que tinha dividido a sociedade ao meio. Desde então, houve um esforço concentrado, liderado por alguns políticos brilhantes, para unir o país - para manter os Vermelhos e os Brancos juntos. Judeus eram parte deste ato de trazer todos juntos. Os políticos estavam determinados a proteger todos os cidadãos, mesmo os ex-comunistas. Se eles tivessem quebrado esse pacto, mesmo para os judeus, teriam aniquilado esse argumento.
John Simon, que vem entrevistando veteranos sobre a guerra há vários anos.

Talvez mais desconfortável são incidentes, revelados pelo historiador finlandês Hannu Rautkallio, de amizades entre os judeus e os soldados comuns da Wehrmacht.

Eu ouvi uma história sobre um soldado judeu que estava fazendo o caminho de volta para o acampamento com um alemão de uma classificação semelhante. O judeu disse ao alemão:
- Quando voltarmos para o acampamento, não digo às pessoas que sou judeu.
O alemão respondeu:
- Mas nada iria acontecer com você - você é um soldado finlandês. Sou eu quem iria entrar em apuros.

Sentimentos correu particularmente elevado entre os feridos. A página de recados que pertencia a Chaje Steinbock, uma enfermeira judaica no principal hospital de Oulu, 370 milhas ao norte de Helsinque, contém várias mensagens sinceras de pacientes alemães.

"Para minha querida, o que você é para mim eu lhe disse", começa um recado de um soldado que se chama Rudy. "O que eu sou pra você, eu nunca perguntei. Eu não quero saber, eu não quero ouvir isso, porque saber demais pode destruir a felicidade. Vou dizer-lhe uma coisa: eu lhe daria tudo o que seu coração deseja. Você é a mulher que eu amei sobre tudo o resto. Até agora, eu nunca tinha acreditado que algo assim existia."

Claro, muitos dos detalhes do Holocausto ainda eram segredo naquele momento. Os soldados judeus não sabiam sobre as câmaras de gás e os horrores de Auschwitz, Dachau e Bergen-Belsen. Mas a maioria estava em contato com os parentes na Polônia e outros países da Europa Oriental.

Eles tinham cartas. Eles sabiam sobre as deportações.
Simo Muir. Professor adjunto de Estudos Judaicos da Universidade de Helsinki

No entanto, depois da guerra, com os horrores do Holocausto revelados, havia um desconforto sobre esse tratamento especial, tanto entre os judeus finlandeses si e para a comunidade judaica em geral. Em uma reunião de veteranos de guerra em Tel Aviv em 1946, os finlandeses foram quase enxotados como traidores.

Não teria ocorrido a eles, quando eles foram chamados, que, ao ajudar Hitler, tinham prolongado o seu tempo no poder e, assim, garantiram que mais judeus fossem para as câmaras de gás que de outra forma não teria sido o caso?

Esse desconforto é ainda detectável hoje.
Nós não ajudamos os alemães, nós tínhamos um inimigo comum que eram os russos e foi isso.
Kent Nadbornik. Presidente do Grêmio Judaico de Veteranos finlandês

Semântica à parte, outra justificativa do diretor dos veteranos - que provou sua lealdade ao Estado Finlandês - também tem estado sob ataque nos últimos anos. A "linha do partido" é que a existência de judeus no exército, não só acabou com o anti-semitismo no país, mas também protegeu toda a população judaica da Finlândia do Holocausto.

A citação chave supostamente proferida pelo comandante-em-chefe Gustav Mannerheim a Himmler - "Enquanto os judeus servir no meu exército Eu não vou permitir que a sua deportação" - tem sido questionada por historiadores, que agora pensam Mannerheim nem estava ciente de judeus lutaram no exército finlandês até uma visita a um serviço memorial em uma sinagoga em Helsínquia, em 1944.

"Talvez", disse Simo Muir, "na era do pós-guerra, o valor dos judeus que lutaram pela Finlândia foi supervalorizado." Se eles foram culpados de alguma coisa, era de tentar demais se encaixarem.

Ao contrário do Islã, que exorta os seus seguidores para reformar a lei do seu país anfitrião para que ele esteja em conformidade com a lei muçulmana, textos fundamentais do judaísmo enfatizam a importância de aderir à lei da terra, mesmo que a sociedade seja secular. Centenas de anos de perseguição e um desejo de escapar dos guetos, frequentar a universidade e desempenhar um papel adequado na política e na sociedade, contribuíram para forte impulso judeus de se encaixarem na sociedade.

Ao longo dos séculos, os judeus queriam provar que eram o melhor tipo de cidadãos. Eles queriam mostrar que não havia conflito entre ser judeu e ser um patriota. Que não houve dupla lealdade.
Lea Mühlstein. Rabino da Northwood and Pinner Liberal Synagogue

Mas os judeus finlandeses estavam em uma missão impossível. O que quer que eles fizessem sempre haveria uma diferença inevitável entre eles e seus compatriotas finlandeses: o último estavam lutando por seu futuro, mas, se Hitler tivesse vencido, os soldados judeus não teriam futuro. O que eles deveriam fazer? Essa é a questão que ninguém pode responder.

Fonte: The Telegraph
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Os judeus que lutaram por Hitler
Os judeus que lutaram por Hitler
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhndik11nPzgZDegbPcoDgNWDNRdgcPiexbRDcUJLJhWySYVPjNeOPRSt50Ubr5xhPV4XwiqbhzhxgjZk3j28LMBvQhUcTAZwOlBFSoEfvqmZG23vF1YAaxcX7iYqLJtUjE_Nqj_cp2bQU/s400/judeusFinladeses.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhndik11nPzgZDegbPcoDgNWDNRdgcPiexbRDcUJLJhWySYVPjNeOPRSt50Ubr5xhPV4XwiqbhzhxgjZk3j28LMBvQhUcTAZwOlBFSoEfvqmZG23vF1YAaxcX7iYqLJtUjE_Nqj_cp2bQU/s72-c/judeusFinladeses.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2014/03/os-judeus-que-lutaram-por-hitler.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2014/03/os-judeus-que-lutaram-por-hitler.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo