Hans Rosling e a mágica máquina de lavar

Comentar

Qual foi a maior invenção da revolução industrial? Hans Rosling defende o caso da máquina de lavar. Com novos gráficos com design da Gapmind...

Qual foi a maior invenção da revolução industrial? Hans Rosling defende o caso da máquina de lavar. Com novos gráficos com design da Gapminder, Rosling nos mostra a mágica que acontece quando o crescimento da economia e a eletricidade tornam um chato dia de lavagem em um dia de leitura intelectual.



Eu tinha apenas 4 anos quando vi minha mãe colocando roupas em uma máquina de lavar pela primeira vez em sua vida.



Este foi um grande dia para minha mãe. Minha mãe e meu pai juntaram dinheiro por anos para poder comprar aquela máquina. E no primeiro dia em que seria usada, até minha avó foi convidada para ver a máquina. E vovó estava ainda mais animada. Em toda sua vida ela esquentava água num fogão a lenha, e ela tinha que lavar à mão a roupa suja de sete crianças. E agora ela iria assistir a eletricidade fazer o trabalho.

Minha mãe abriu a tampa com cuidado, e colocou a roupa suja dentro da máquina, assim. E então, quando ela fechou a tampa, Vovó disse, "Não, não, não, não. Deixe-me, deixe-me apertar o botão." E vovó apertou o botão, e disse, "Oh, fantástico. Eu quero ver isso. Dê-me uma cadeira. Dê-me uma cadeira. Eu quero ver." E ela sentou-se em frente a máquina, e ela assistiu todo o processo de lavagem. Ela estava hipnotizada. Para minha avó, a máquina de lavar era um milagre.

Hoje, na Suécia e em outros países ricos, as pessoas estão usando tantas máquinas diferentes. Vejam, as casas estão cheias de máquinas; Eu nem sei o nome de todas. E também, quando as pessoas querem viajar, elas utilizam máquinas voadoras que podem levá-las a destinos remotos. E ainda, no mundo, existem tantas pessoas que ainda esquentam água no fogo, e elas cozinham sua comida no fogo. Algumas vezes elas nem têm comida suficiente. E elas vivem abaixo da linha de pobreza. Há 2 bilhões de seres humanos que vivem com menos de 2 dólares por dia. E as pessoas ricas - cerca de um bilhão de pessoas - e elas vivem acima do que eu chamo linha aérea, porque ela gastam cerca de 80 dólares por dia em seu consumo.

Mas isto é apenas um, dois, três bilhões de pessoas, e obviamente existe cerca de 7 bilhões de pessoas no mundo, então deve haver um, dois, três ou quatro bilhões de pessoas a mais, que vivem entre a linha de pobreza e a linha aérea. Elas têm eletricidade, mas a questão é, quantas possuem máquinas de lavar? Fiz um exame minucioso dos dados de mercado, e descobri que, na verdade, a máquina de lavar penetrou abaixo da linha aérea, e hoje existe um bilhão de pessoas a mais por aí que vivem abaixo da linha de lavagem. (Risadas) E elas consomem mais de 40 dólares por dia. Então 2 bilhões têm acesso a máquinas de lavar.

E os 5 bilhões restantes, como elas lavam roupa? Ou, para ser mais preciso, como a maioria das mulheres no mundo lava roupa? Porque isto ainda é um trabalho duro para as mulheres. Elas lavam assim: a mão. É duro, trabalho que consome tempo, que elas devem fazer por horas toda semana. E às vezes elas também têm que carregar água de longe até a lavanderia em casa. Ou elas têm que carregar a roupa suja até um riacho afastado. E elas querem a máquina de lavar. Elas não querem passar parte tão grande de suas vidas fazendo este trabalho duro com relativamente baixa produtividade. E não há nada de diferente com o desejo delas e o da minha avó. Vejam aqui, 2 gerações atrás na Suécia - buscando água de um riacho, esquentando no fogo e lavando assim. Elas querem a máquina de lavar exatamente da mesma forma.

Mas quando leciono para estudantes ecologicamente conscientes, eles me dizem, "Não, todos no mundo não podem ter carros e máquinas de lavar." Como podemos dizer a esta mulher que ela não terá uma máquina de lavar? E então perguntei aos meus alunos, E venho perguntando - nos últimos 2 anos tenho perguntado, "Quantos de vocês não usa carro?" E alguns deles orgulhosamente levantam a mão e dizem, "Eu não uso carro." E então eu coloco uma questão realmente difícil: "Quantos de vocês lavam a mão seu jeans e seus lençóis?" E ninguém levantou a mão. Até o mais extremista no movimento verde usa máquinas de lavar.

(Risadas)

Então como isto pode ser algo que todo mundo usa e eles acham que os outros não irão parar; o que tem de especial sobre isto? Tive que fazer uma análise sobre o uso de energia no mundo. Aqui estamos. Olhem aqui, vocês podem ver 7 bilhões de pessoas aqui em cima: as pessoas da linha aérea, as pessoas que lavam, as pessoas da lâmpada e as pessoas do fogo. Uma unidade dessas é uma unidade de energia de combustível fóssil - óleo, carvão ou gás. Aqui é onde a maior parte da eletricidade e energia do mundo está. E dessas 12 unidades usadas em todo mundo, o 1 bilhão mais ricos, usam 6 delas. Metade da energia é usada por 1/7 da população mundial. E esses que possuem máquinas de lavar, mas não uma casa cheia de outras máquinas, eles usam 2. Este grupo usa três, uma cada. E eles também têm eletricidade. E lá adiante, eles sequer usam uma cada. O que faz 12 deles.

Mas a questão principal para os estudantes ecologicamente interessados - e eles estão certos - é sobre o futuro. Quais são as tendências? Se nós apenas prolongarmos as tendências, sem nenhuma análise realmente detalhada, em 2050, existem 2 coisas que podem aumentar o uso de energia. Primeiro, o crescimento populacional. Segundo, o crescimento econômico. O crescimento populacional acontecerá principalmente entre as pessoas mais pobres, porque ele possuem alta taxa de mortalidade infantil e muitas crianças por mulher. E com isso você tem dois extras, mas isso não muda muito o uso de energia.

O que acontece é crescimento econômico. O melhor daqui nas economias emergentes - Eu as chamo Novo Leste - elas pularão a linha aérea. "Opa!" eles dirão. E eles começarão a usar tanto quanto o Velho Oeste já está usando. E estas pessoas, elas querem a máquina de lavar. Eu lhes digo. Elas chegarão lá. E elas dobrarão o consumo de energia. E nós esperamos que as pessoas pobres tenham energia elétrica. E eles chegarão a duas crianças por família sem parar o crescimento populacional. Mas o total de energia consumida crescerá para 22 unidades. E estas 22 unidades ainda serão usadas em sua maioria pelas pessoas mais ricas. Então o que precisa ser feito? Porque o risco, a alta probabilidade de mudança climática é real. É real. É claro que eles precisam ser mais eficientes em termos de energia Eles precisam mudar o comportamento de alguma forma. Eles também devem começar a produzir energia verde, muito mais energia verde. Mas até que eles tenham o mesmo consumo de energia por pessoa, eles não deveriam dar conselhos aos outros - o que fazer e o que não fazer. (Aplausos) Aqui podemos ter mais energia verde.

Isto é o que esperamos que aconteça. É um desafio real no futuro. Mas eu posso lhes assegurar que esta mulher na favela do Rio, quer uma máquina de lavar. Ele está muito feliz com seu ministro da energia que provê eletricidade a todos - tão feliz que ela até votou nela. E ela se tornou Dilma Rousseff, a presidenta eleita de uma das maiores democracias do mundo - saindo do ministério da energia para a presidência. Se você tem democracia, pessoas votarão pela máquinas de lavar. Elas amam as máquinas de lavar.

E qual é a mágica delas? Minha mãe explicou a mágica desta máquina logo, logo no primeiro dia. Ela disse, "Agora Hans, nós colocamos a roupa suja; a máquina fará o trabalho. E agora nós podemos ir à biblioteca." Porque está é a mágica: você coloca a roupa suja, e o que você tira da máquina? Você tira livros das máquinas, livros infantis. E mamãe ganhou tempo para ler para mim. Ela adorou isso. Eu ganhei "ABC". Foi aqui que comecei minha carreira como professor, quando minha mãe teve tempo de ler para mim. E ela também pegou livros para ela. Ela conseguiu estudar inglês e aprendê-lo como língua estrangeira. E ela leu tantos romances, tantos romances diferentes aqui. E nós relamente, relamente amamos essa máquina.

E o que dissemos, minha mãe e eu, "Obrigado industrialização. Obrigado siderúrgica. Obrigado hidrelétrica. E obrigado a indústria de produto químicos isto nos deu tempo para ler livros."

Muito obrigado.

(Aplausos)
[Via BBA]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,928,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Hans Rosling e a mágica máquina de lavar
Hans Rosling e a mágica máquina de lavar
http://2.bp.blogspot.com/-QNmqxxRXe6E/UxnYRiEzsrI/AAAAAAAAYSc/9dsy-Fvf6Mw/s400/Hans-Rosling-washing-machine2.png
http://2.bp.blogspot.com/-QNmqxxRXe6E/UxnYRiEzsrI/AAAAAAAAYSc/9dsy-Fvf6Mw/s72-c/Hans-Rosling-washing-machine2.png
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2014/03/hans-rosling-e-magica-maquina-de-lavar.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2014/03/hans-rosling-e-magica-maquina-de-lavar.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy