Design para os 5 sentidos

Comentar

Um bom design tem ótima aparênica, sim. Mas por que não pode também ter ótimo toque, cheiro e som? O designer Jinsop Lee (vencedor do TED Ta...

Um bom design tem ótima aparênica, sim. Mas por que não pode também ter ótimo toque, cheiro e som? O designer Jinsop Lee (vencedor do TED Talent Search) compartilha sua teoria de Design para os cinco sentidos, com um gráfico útil e alguns exemplos. A esperança dele: inspirar você a ter grandes experiências multi-sensoriais.


Em uma era de conflito global e de mudanças climáticas, estou aqui para responder a questão mais importante:

Por que o sexo é tão bom?

Se você está rindo, sabe do que estou falando.



Bom, antes de chegarmos a essa resposta, quero contar a vocês sobre Chris Hosmer. Chris é um grande amigo meu, da época da faculdade, mas, secretamente, eu o odeio. Vou dizer por quê. Na faculdade, fizemos um pequeno projeto, em que desenhamos alguns relógios movidos a energia solar. Este é o meu relógio. Ele usa uma coisa chamada "girassol anão", que cresce, em altura, cerca de 30 centímetros. Bem, como vocês sabem, os girassóis seguem a trajetória do sol ao longo do dia. Então, pela manhã, você vê a direção para onde o girassol está virado e faz a marcação na região em branco, na base. À tarde, você marca a nova posição do girassol, e, novamente, à noite. E eis o seu relógio. Bem, sei que o meu relógio não informa a hora exata, mas fornece uma ideia geral do horário, usando uma flor. Então, em minha opinião completamente subjetiva e imparcial, isso é brilhante.

Entretanto, eis o relógio do Chris. São cinco lentes de aumento, com um copo de pinga debaixo de cada um. Dentro de cada copo, existe um óleo aromático diferente. Pela manhã, a luz do sol vai brilhar sobre a primeira lente de aumento, projetando um feixe de luz sobre o copo de pinga, embaixo. Isso aquece o óleo aromático dentro do copo, liberando um odor específico. Algumas horas depois, o sol vai brilhar sobre a lente de aumento seguinte, liberando outro odor específico. Então, ao longo do dia, cinco odores distintos são liberados em todo o ambiente. Qualquer pessoa na casa consegue identificar o horário apenas pelo olfato. Dá para ver por que odeio o Chris. Achei que minha ideia era ótima, mas a ideia dele é genial, e, naquela época, eu sabia que a ideia dele era melhor que a minha, mas não sabia explicar por quê. Uma das coisas que você precisa saber a meu respeito é que odeio perder. Este problema tem me perturbado há bem mais de uma década.

Tudo bem, voltemos à questão de por que o sexo é tão bom. Muitos anos depois do projeto dos relógios movidos a energia solar, uma moça que eu conhecia sugeriu que talvez o sexo seja tão bom por causa dos cinco sentidos. E quando ela disse isso, eu tive uma epifania. Então, decidi avaliar diferentes experiências que tive em minha vida, sob a ótica dos cinco sentidos.

Para isso, elaborei o que chamamos de gráfico dos cinco sentidos. Ao longo do eixo y, temos uma escala de 0 a 10, e ao longo do eixo x, temos, é claro, os cinco sentidos. Sempre que eu tinha uma experiência inesquecível em minha vida, eu a registrava nesse gráfico, como um diário dos cinco sentidos.


Eis um vídeo rápido, que mostra como isso funciona.

(Vídeo) Jinsop Lee: Oi, meu nome é Jinsop, e, hoje, vou mostrar como é dirigir uma motocicleta, sob a ótica dos cinco sentidos. Ei!

Designer da moto: Eu sou [inaudível], designer de motos personalizadas.

(Motocicleta acelerando) [Audição] [Tato] [Visão] [Olfato] [Paladar]

JL: E é assim que o gráfico dos cinco sentidos funciona.

Bom, durante três anos, juntei dados não apenas eu, mas também alguns de meus amigos, e eu dava aulas na universidade, por isso me forcei... quer dizer, pedi que meus alunos fizessem isso também. Então, eis alguns outros resultados. O primeiro é de macarrão instantâneo. Bem, é óbvio que o paladar e o olfato estão bem altos, mas note que a audição está em 3. Muitas pessoas me disseram que grande parte da experiência de comer macarrão é o barulho que se faz ao sugá-lo. Sabem. (Som de sucção) É desnecessário dizer que não janto mais com essas pessoas.

Certo. A seguinte: boate. Certo. O interessante neste foi que o paladar está em 4, e muitos entrevistados me disseram que é por causa do sabor dos "drinks", mas também, em alguns casos, beijar é parte importante da experiência da boate. Com essas pessoas eu ainda saio.

Tudo bem. Agora: fumar. Neste, descobri que o tato está em [6], e umas das razões é que os fumantes me disseram que a sensação de segurar um cigarro e levá-lo aos lábios é fundamental na experiência de fumar, o que demonstra, e é meio assustador pensar nisso, como os cigarros são bem projetados pelos fabricantes. Certo. Bom, como seria a experiência perfeita no gráfico dos cinco sentidos? Seria, é claro, uma linha horizontal no topo do gráfico. E dá para perceber que nem mesmo uma experiência intensa, como dirigir uma motocicleta, chega perto disso. Na verdade, nos anos em que coletei dados, apenas uma experiência chegou perto de ser a experiência perfeita. Essa experiência, claro, é o sexo. Sexo bem feito. Os entrevistados disseram que o sexo bem feito atinge o nível mais elevado de todos os cinco sentidos. Vou repetir o que um dos meus alunos disse:

Sexo é tão bom, que é bom mesmo quando é ruim.

Então, de fato, a teoria dos cinco sentidos ajuda a explicar por que o sexo é tão bom.

Bom, no meio de todo esse trabalho dos cinco sentidos, de repente me lembrei do projeto dos relógios movidos a energia solar da minha juventude. E percebi que essa teoria também explica por que o relógio do Chris é muito melhor que o meu. Vejam, meu relógio envolve apenas a visão e um pouco do tato. Este é o relógio do Chris. É o primeiro relógio a informar o horário através do olfato. De fato, em se tratando dos cinco sentidos, o relógio do Chris é revolucionário.

E foi isso que essa teoria me ensinou sobre minha área de atuação. Veja, até agora, nós, designers, nos preocupamos principalmente em fazer as coisas parecerem muito bonitas, e nos preocupamos um pouquinho com o tato, o que significa que desprezamos os outros três sentidos. O relógio do Chris nos mostra que ressaltar apenas um desses outros sentidos pode fazer um produto brilhante.

Então, e se começássemos usando a teoria dos cinco sentidos em todos os nossos projetos? Vou mostrar três ideias que tive.

Este é um ferro, sabe, de passar roupas, ao qual adicionei um mecanismo de "spray", para você encher o frasco com seu perfume favorito, e suas roupas vão cheirar melhor, mas, espera-se que isso também torne mais agradável a experiência de passar. Poderíamos chamá-lo de "o perfumador".

Tudo bem, próximo. Eu escovo meus dentes duas vezes por dia. E se tivéssemos uma escova de dentes que tivesse sabor de bala, e quando o sabor acabasse, você soubesse que é hora de trocá-la?

Por fim, tenho algo para as teclas de uma flauta, ou de um clarinete. Não é apenas a aparência delas, mas adoro a sensação que se tem ao pressioná-las. Bom, não toco flauta, nem clarinete. Por isso, decidi combinar essas teclas com um instrumento que toco: o controle remoto da televisão.

Quando vemos essas três ideias juntas, notamos que a teoria dos cinco sentidos não apenas muda nossa forma de enxergarmos esses produtos, mas também muda a aparência deles.

Então, concluindo, percebi que a teoria dos cinco sentidos era uma ferramenta muito útil para avaliar diferentes experiências em minha vida e aproveitar as melhores, tentando incorporá-las em meus projetos.

Bom, percebi que os cinco sentidos não são a única coisa que torna a vida interessante. Há também as seis emoções e um fator diferencial elusivo. Talvez esse seja o assunto da minha próxima palestra. Até lá, por favor, divirtam-se usando os cinco sentidos em suas próprias vidas e em seus próprios projetos.

Ah, uma última coisa antes de terminar. Esta é a experiência que todos vocês tiveram enquanto ouviam as palestras TED. Entretanto, seria melhor se pudéssemos estimular alguns dos outros sentidos, como o olfato e o paladar. E a melhor maneira de fazer isso é com... balas de graça.

Vocês querem?

Isso aí.

(Aplausos)
[Via BBA]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,19,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,2,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,47,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,25,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,251,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,46,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,9,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,174,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,107,Editoração Eletrônica,1,Educação,332,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,85,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,24,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,5,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,80,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,191,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,209,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,180,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,55,Livro,58,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,69,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,471,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,70,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,83,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,288,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,267,Psicologia Animal,24,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,19,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,488,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,117,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,29,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,540,Tecnologia da Informação,28,TED,390,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,929,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,136,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Design para os 5 sentidos
Design para os 5 sentidos
http://4.bp.blogspot.com/-ana_tBQ3X20/UglmQH6LG-I/AAAAAAAAV2U/osgKCsNcG4U/s400/jinsop.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-ana_tBQ3X20/UglmQH6LG-I/AAAAAAAAV2U/osgKCsNcG4U/s72-c/jinsop.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/08/design-para-os-5-sentidos.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/08/design-para-os-5-sentidos.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy