Como ensinar adultos a ler em 40 horas

Compartilhar

A experiência dos 300 de Angicos, que serviu de laboratório para demonstrar e testar o Método Paulo Freire de alfabetização de adultos, com...

[ ]
A experiência dos 300 de Angicos, que serviu de laboratório para demonstrar e testar o Método Paulo Freire de alfabetização de adultos, completou 50 anos.


O ano era 1963. Sob a supervisão do educador Paulo Reglus Neves Freire a experiência, inédita no Brasil, que ficou conhecida como as 40 horas de Angicos, tinha uma meta ousada: alfabetizar adultos em 40 horas. Mas seus objetivos visavam muito mais além. De acordo com o professor doutor Éder Jofre, Paulo Freire pretendia despertar o ser político que deve ser sujeito de direito.



O método nasceu em 1962 quando Freire era diretor do Departamento de Extensões Culturais da Universidade do Recife onde formou um grupo de moças e rapazes para testar o método na cidade de Angicos/RN, onde alfabetizaria 300 de 380 adultos participantes em apenas 45 dias.

Sem espaço político administrativo em sua terra, Paulo Freire aceitou as ponderações de Odilon [Deputado Odilon Ribeiro Coutinho] e Calazans [Secretário de Educação, Calazans Fernandes]: Testar sua ideias, em larga escala, no Rio Grande do Norte. Aqui ele teria os recursos e o apoio que lhe eram negados em Pernambuco.
Carlos Lyra in As Quarenta Horas de Angicos - Uma experiência pioneira de educação
O grupo chegou na pequena cidade anunciando em um alto-falante montado em um jipe que iriam ensinar quem quisesse, qualquer pessoa, a ler e escrever.

Também batiam de porta em porta indagando os moradores: - O senhor sabe ler?

Os Centros de Cultura (CC) foram se instalando nas casas, nos alpendres, cedidos pelos próprios alunos. Até no prédio da maternidade formou-se um CC. No presídio de Angicos, o CC era um espaço onde presos e soltos (familiares e soldados) formavam uma espécie de espaço de liberdade.

Noite após noite, ficaram conscientes de que a maior desgraça do homem era o atraso, a ignorância, o analfabetismo, e que lendo e escrevendo o homem vence a miséria, a fome, e até a seca.
Luiz Lobo. Jornalista. Responsável pela cobertura do projeto

Em abril de 1964, veio o golpe militar. João Goulart, presidente na época, havia chamado Paulo Freire para organizar uma Campanha Nacional de Alfabetização. Essa campanha tinha como objetivo alfabetizar 2 milhões de pessoas, em 20.000 círculos de cultura, e já contava com a participação da comunidade - só no estado da Guanabara (Rio de Janeiro) se inscreveram 6.000 pessoas. Com o golpe esse projeto foi abortado. Em seu lugar surgiu o MOBRAL, uma iniciativa para a alfabetização porém distinta do método freiriano.

Havia uma informação que meu nome estava em evidência. Não resisti. Temeroso fui observar, no pavilhão que a prefeitura construíra na praça André Albuquerque, junto ao Palácio do Governo do Estado, o "material subversivo" apreendido. Em destaque, em uma bancada no centro da exposição, este trabalho, "A Experiência de Angicos", ladeado pelo O Capital, de Karl Marx, e Recordação da Casa dos Mortos, de Dostoievsky...
Carlos Lyra

O golpe o surpreendeu em Brasília, onde coordenava o Plano Nacional de Alfabetização do presidente. Freire passou 70 dias na prisão antes de se exilar.

Em 1968, no Chile, escreveu seu livro mais conhecido, Pedagogia do Oprimido. Também deu aulas nos Estados Unidos e na Suíça e organizou planos de alfabetização em países africanos. Com a anistia, em 1979, voltou ao Brasil, integrando-se à vida universitária. Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e, entre 1989 e 1991, foi secretário municipal de Educação de São Paulo.

Em 1993, revendo o cenário de Angicos, Freire foi interpelado pela ex-aluna Maria Luiza da Silva:
Gravura usada nas 40 horas de Angicos

- Por que o senhor foi preso?

E Freire respondeu:

- Porque vocês aprenderam demais.

Freire era formado em direito, mas nunca exerceu. Perdeu o pai, um capitão da polícia militar, aos 13 anos. Foi casado duas vezes e teve cinco filhos. Teve obras traduzidas em mais de 20 idiomas. Morreu em 1997, de enfarte.

Freire foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Ganhou 41 títulos de doutor honoris causa de universidades como Harvard, Cambridge e Oxford.

Etapas do método:

 Etapa de Investigação: busca conjunta entre professor e aluno das palavras e temas mais significativos da vida do aluno, dentro de seu universo vocabular e da comunidade onde ele vive.
 Etapa de Tematização: momento da tomada de consciência do mundo, através da análise dos significados sociais dos temas e palavras.
  Etapa de Problematização: etapa em que o professor desafia e inspira o aluno a superar a visão mágica e acrítica do mundo, para uma postura conscientizada.

A palavra 'tijolo' fez parte do universo vocabular trabalhado em Angicos. Era uma palavra que fazia parte do cotidiano dessas pessoas. Mas não era só ensinar a escrever tijolo, tinha também a questão social e política. Era questionado: você trabalha na construção de casas, mas você tem uma casa própria? Por que não tem? Levava o cidadão a pensar nessas questões.
Éder Jofre. Doutor no método Paulo Freire.

O Método

Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas (isto é, as "escolas burguesas"), que ele qualificou de educação bancária. Nela, segundo Freire, o professor age como quem deposita conhecimento num aluno apenas receptivo, dócil. Em outras palavras, o saber é visto como uma doação dos que se julgam seus detentores. Trata-se, para Freire, de uma escola alienante, mas não menos ideologizada do que a que ele propunha para despertar a consciência dos oprimidos.

Em vez de buscar a alfabetização por meio de cartilhas e ensinar, por exemplo, “o boi baba” e “vovó viu a uva”, ele trabalhava as chamadas “palavras geradoras” a partir da realidade do cidadão. Por exemplo, um trabalhador de fábrica podia aprender “tijolo”, “cimento”, um agricultor aprenderia “cana”, “enxada”, “terra”, “colheita” etc. A partir da decodificação fonética dessas palavras, ia se construindo novas palavras e ampliando o repertório.

As palavras geradoras: o processo proposto por Paulo Freire inicia-se pelo levantamento do universo vocabular dos alunos. Através de conversas informais, o educador observa os vocábulos mais usados pelos alunos e a comunidade, e assim seleciona as palavras que servirão de base para as lições. A quantidade de palavras geradoras pode variar entre 18 a 23 palavras, aproximadamente. Depois de composto o universo das palavras geradoras, elas são apresentadas em cartazes com imagens. Então, nos círculos de cultura inicia-se uma discussão para significá-las na realidade daquela turma.

A silabação: uma vez identificadas, cada palavra geradora passa a ser estudada através da divisão silábica, semelhantemente ao método tradicional. Cada sílaba se desdobra em sua respectiva família silábica, com a mudança da vogal. (i.e., BA-BE-BI-BO-BU)
As palavras novas: o passo seguinte é a formação de palavras novas. Usando as famílias silábicas agora conhecidas, o grupo forma palavras novas.

A conscientização: um ponto fundamental do método é a discussão sobre os diversos temas surgidos a partir das palavras geradoras. Para Paulo Freire, alfabetizar não pode se restringir aos processos de codificação e decodificação. Dessa forma, o objetivo da alfabetização de adultos é promover a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social.

As fases de aplicação do método

Freire propõe a aplicação de seu método nas cinco fases seguintes:

➫ 1ª fase: Levantamento do universo vocabular do grupo. Nessa fase ocorrem as interações de aproximação e conhecimento mútuo, bem como a anotação das palavras da linguagem dos membros do grupo, respeitando seu linguajar típico.

➫ 2ª fase: Escolha das palavras selecionadas, seguindo os critérios de riqueza fonética, dificuldades fonéticas - numa seqüência gradativa das mais simples para as mais complexas, do comprometimento pragmático da palavra na realidade social, cultural, política do grupo e/ou sua comunidade.

➫ 3ª fase: Criação de situações existenciais características do grupo. Trata-se de situações inseridas na realidade local, que devem ser discutidas com o intuito de abrir perspectivas para a análise crítica consciente de problemas locais, regionais e nacionais.

➫ 4ª fase: Criação das fichas-roteiro que funcionam como roteiro para os debates, as quais deverão servir como subsídios, sem no entanto seguir uma prescrição rígida.

➫ 5ª fase: Criação de fichas de palavras para a decomposição das famílias fonéticas correspondentes às palavras geradoras.


Fonte: G1, Revista Escola, Wikipedia, Acervo Paulo Freire, As Quarenta Horas de Angicos - Uma experiência pioneira de educação
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER: 29
  1. Ou seja, só temos analfabetos porque queremos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ah, sim. claro, porquê queremos. ou será que é por conta de uma desigualdade social?

      Excluir
    2. Gente, coloquem ao menos um apelido para diferenciar os anônimos. :D Acredito que o que foi dito é que a solução está aí, na nossa frente, basta ter vontade política (apesar das desigualdades sociais).

      Excluir
  2. Matéria maravilhosa e muito esclarecedora

    ResponderExcluir
  3. tudo doutrinassão marxista lenista! paulo freie foi un esquerdista safado. aimdabem que morreu. velho pilantra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, como vc é um imbecil analfabeto. kkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
    2. Como vc pode destilar tanto ódio? Ainda por cima é um covarde, anônimo, como a maioria...sem contar a pior parte, é "burro"e imbecil, pois nem sabe o que está falando. Senti vergonha alheia.

      Excluir
    3. Estou com um grupo de 14 pessoas sob a responsabilidade de alfabetiza-los. O me todo que mais se aproximou da realidade deles é o do Freire. Cada região têm suas características e aproveitando delas tento passar o conhecimento do dia a dia deles para a alfabetização, parece que esta dando bom resultado, se Freire é comunista não me interessa a ideologia politica dele, apenas o que ele deixou de bom.

      Excluir
    4. Vc que é analfabeto e ignorante. RIDICULO

      Excluir
    5. Que odio é esse? ja pensou em fazer tratamento mental?

      Excluir
    6. Que pena ele morreu!!! Pois assim não deu tempo de te ensinar a escrever corretamente, ler e principalmente "pensar". Logo se ver que você é um ignorante em relação aos estudos e a vida. Pensamento retrógrado e preconceituoso e posso dizer mais " invejoso". Resumindo vai estudar e quando estiver preparado volta aqui pra falar se aprendeu ao menos escrever corretamente.

      Excluir
  4. Estou pesquisando sobre métodos de alfabetização e não de lavagem cerebral

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. você é uma pobre alma. analfabeto político é o pior.

      Excluir
    2. é um covarde, que não assume nem o próprio nome, se esconde na sobra da ignorância pq tem vergonha....

      Excluir
    3. pior que a ignorância é a petulância

      Excluir
    4. Petulância e arrogancia são piores que a ignorância

      Excluir
    5. DEVE SER PRA VC MESMO,NE..PELO JEITO O MAIOR "ANALFABETO" É VC...

      Excluir
  5. alguem se possivel poderia informar se tem algum livro que ensine o metodo paulo freire ??

    companhialandio@hotmail.com
    envie resposta para o e-mail..

    pretendo alfabetizar pessoas na regiao analfabetas

    ResponderExcluir
  6. Também gostaria de receber o método (zemafreitas@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  7. O MÉTODO É BOM MAS MAS A PARTE POLITIQUEIRA NO TEXTA DISVIRTUA E DESMERECE A POSTAGEM. VOU PROCURAR E ADAPTAR OUTRO METODO. REPU

    ResponderExcluir
  8. O método de Paulo Freire é tão bom que o Brasil alcançou os últimos lugares no PISA. A educação freriana é uma das responsáveis pela desgraça do analfabetismo funcional no Brasil. Este método simplesmente não funciona, assim como o socioconstrutivisto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tá, mas o mètodo Paulo Freire é para ensinar Química? Física? Inglês? Matemática? Português (gramática e estrutura linguística)?
      Ou é para ensinar o basicão de ler e escrever para ADULTOS ANALFABETOS?

      Q

      Excluir
  9. Estou pesquisando um método de alfabetização de adultos e até agora não encontrei.Tenho 76 anos e sou médico do trabalho ainda em atuação na área e o que mais me choca e me irrita é que 50% dos trabalhadores em construção civil só sabem assinar o nome. Analfabetos!!! Chamo a atenção deles para se alfabetizarem através de um filho, a esposa ou qualquer outra pessoa porque está próximo o tempo em que se você não tiver pelo menos o 2º grau você será barrado até para conseguir um emprego de auxiliar de limpeza. Até hoje eu tenho o caderno em que meu pai me alfabetizou aos 4 anos de idade, com o alfabeto, depois a junção das consoantes com as vogais no antigo ba-be-bi-bo-bu, etc. Eu acho que ainda é o melhor método para alfabetizar. Estou pensando em fazer uma apostila para incentivar esses nossos trabalhadores a pensarem que nunca é tarde para estudar. Eu, com 70 anos comecei a tocar sax e hoje estou craque no instrumento. Sou idoso mas não sou velho, porque o velho vive só de recordações, parou no tempo e eu estou firme e forte, graças a Deus.

    ResponderExcluir
  10. Preciso de material pra alfabetização por gentileza me ajudem .

    ResponderExcluir
  11. Métodos e ideologias têm algo em comum: não são assimilados da mesma forma por todos. O analfabetismo é uma realidade a ser enfrentada. É tentar métodos, investigar e pensar nos estudantes, em especial, nos adultos sem domínio basilar da escrita/ leitura.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Como ensinar adultos a ler em 40 horas
Como ensinar adultos a ler em 40 horas
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbt6P3ZOymRGaaAzv6C9KUiKRjMpowo78C_XFYeqTZp9Mhw2MzEGV5YqR3tOWZ82ngv3G7h7gJj4zhoJESRtB4_jvzL3-MokZWp00IH2qlxmXcgQASoAFlm0A9SVgHbLRNqIBSCFmmZiUv/s320/angicos300.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjbt6P3ZOymRGaaAzv6C9KUiKRjMpowo78C_XFYeqTZp9Mhw2MzEGV5YqR3tOWZ82ngv3G7h7gJj4zhoJESRtB4_jvzL3-MokZWp00IH2qlxmXcgQASoAFlm0A9SVgHbLRNqIBSCFmmZiUv/s72-c/angicos300.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2013/05/como-ensinar-adultos-ler-em-40-horas.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/05/como-ensinar-adultos-ler-em-40-horas.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo