Produtos das Abelhas (Mel)

Comentar

O mel com certeza é o mais conhecido e o mais utilizado dos produtos fornecidos pelas abelhas. Entretanto, a colmeia ainda nos oferece a pr...

O mel com certeza é o mais conhecido e o mais utilizado dos produtos fornecidos pelas abelhas. Entretanto, a colmeia ainda nos oferece a própolis, geleia real, a cera, o pólen e o seu próprio veneno. Todos são benéficos aos humanos, na medida certa.

Mel de Abelhas - Apicultor: Gil Pereira Borges

O que é o Mel?

Mel é um alimento, geralmente encontrado em estado líquido viscoso, que é produzido pelas abelhas a partir do néctar recolhido de flores e processado pelas enzimas digestivas desses insetos, sendo armazenado em favos em suas colmeias para servir-lhes de alimento durante o inverno.

Como o Mel é produzido?

As abelhas coletam o néctar nas flores e armazenam em seus estômagos de mel. Depois retornam para a colmeia, carregando 40 miligramas por vez, cada uma. Chegando lá elas regurgitam o néctar e passam-no para outras abelhas. Em seguida, essas abelhas gradualmente transformam o néctar em mel por meio da evaporação da maior parte da água que ele contém. O néctar possui 70% de água e o mel tem apenas em torno de 20%, sendo assim, as abelhas se livram da água extra engolindo e regurgitando o néctar várias vezes. Elas também agitam suas asas sobre os alvéolos dos favos cheios de mel. Esse processo retém bastante açúcar e os óleos aromáticos da planta enquanto as enzimas dos aparelhos bucais das abelhas são adicionadas.

Quais são as floradas de Mel?

Cada tipo de mel possui aroma, sabor, cor e densidade particular. Cada uma dessas características é determinada pela região onde se encontra a colmeia, ou seja, pela variedade de flores existentes e que são visitadas pelas abelhas para a coleta do néctar. Os méis escuros, por exemplo, costumam ser mais ricos em minerais e possuem aroma e sabor mais acentuados. Os méis claros podem não apresentar tantos minerais, tendo um sabor e paladar mais suave.

Você sabia?

O plural de mel pode ser meles ou méis.

Dicionário Aurélio


Favo de Abelhas

Quais são os tipos de Mel?

Se todo o néctar provir de uma única flor será classificado como mel monofloral, como por exemplo: mel de laranjeira ou mel de eucalipto. As flores são ilustradas abaixo, respectivamente.

Flor de Laranjeira e Flor de Eucalipto

E no caso do néctar provir de várias flores será chamado de mel plurifloral, como ilustra a imagem abaixo com várias flores do cerrado:
A. Velame-branco (Macrosymphonia velame);
B. Caliandra ou Flor-do-cerrado (Calliandra dysantha);
C. Ruibarbo (Trimezia juncea);
D. Jarrinha (Aristolochia clausenii);
E. Murici (Byrsonima sp.);
F. Canela-de-ema (Vellozia squamata).

Flores do Cerrado

Mas como garantir que o mel será monofloral? Se o apicultor colocar a colméia numa região que contenha muitas flores de um mesmo tipo, por exemplo, num eucaliptal, com certeza obter-se-á o mel da florada de eucalipto, porque as abelhas voam num raio de 3 km de sua colméia. Só voará para mais longe se não encontrar o néctar em flores próximas.

Mel puro cristaliza?

É sempre bom lembrar que a cristalização do mel é um processo natural e nada mais é do que a separação da glicose. Para fazer com que o mel volte ao estado líquido, basta retirar a tampa do recipiente e aquecê-lo em banho-maria a uma temperatura de aproximadamente 50ºC. Importante observar que somente com um mel puro este processo é bem sucedido.

Qual é a composição do mel?

O mel é constituído por: na sua maior parte (cerca de 75%), hidratos de carbono; açúcares simples (glicose e frutose); água (cerca de 20%); minerais (cálcio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, potássio, entre outros); cerca de metade dos aminoácidos existentes; ácidos orgânicos (ácido acético, ácido cítrico, entre outros); vitaminas do complexo B e vitaminas C, D e E. O mel possui ainda um teor considerável de antioxidantes (flavonóides e fenólicos).

Mel é indicado para quê?

O mel é imunológico, antibacteriano, anti-inflamatório, analgésico, sedativo e expectorante e é indicado para anemia, insônia, depressão, stress, ressaca, como cicatrizante e ainda reduz risco de infarto. Diluído em água usa-se sobre a pele como excelente cosmético, pois age como nutriente celular, regularizando a carência de vitaminas destruindo bactérias ou parasitas; aplicado no couro cabeludo, elimina caspas e tonifica o couro cabeludo.

Favo de mel

É perigoso dar mel para um bebê?

A bactéria que causa o botulismo (Clostridium botulinum) pode formar esporos protetores, que a isolam das propriedades antibacterianas do mel. Como elas podem viver no solo e se sedimentar na natureza, é relativamente fácil para alguns esporos pegarem carona nos corpos das abelhas e chegarem ao mel. A quantidade de esporos do botulismo no mel geralmente não é perigosa para adultos, mas pode ser mortal para bebês com menos de um ano de idade.

Mais Informações

Apicultor: Gil Pereira Borges
Fones: (062) 3701.0865 / 9628.0064 / 9628.0054
Inspecionado 195 DF – DIPOVA- S.I.D.


Rótulo

A abelha não faz mal, faz mel.


Fontes
Apacame
Angel Fire
Biólogo
Como tudo Funciona
Grupo Colméias
http://www.mel.com.br/
Saúde Animal
UFV - Universidade Federal de Viçosa
Vitrine da Abelha
Wikipédia

COMMENTS

BLOGGER: 8
  1. Muito bom seu artigo, professor. Adoro comer uma fatia de pão com mel e nata. A abelha faz mel.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom, Gilene.
    Gostei do conteúdo esclarecedor, da forma didática e clara da narrativa, da firmeza própria de quem tem longa intimidade com o assunto e do gesto responsável ao esclarecer que há casos em que seria prudente não fazer uso intenpestivo do mel.
    Mel, meles, méis!... (fez-me lembrar de meu professor Geraldo Oliveira, ensinando e nos pondo para repetir nas aulas do curso de Admissão ao
    Ginásio)
    Morro de medo de abelhas afro-européias mas, se o mel já estiver nas garrafinhas, é comigo mesmo!...

    ResponderExcluir
  3. onde se lê intenpestivo, considere, intempestivo (obrigado)

    ResponderExcluir
  4. Aqui na cozinha, vira e mexe, apareçe uma abelha. Porém, infelizmente, sempre tem alguém (menos eu) tentando mata-la. Enfim, só quero deixar claro que sou contra a matança de abelhas.

    ResponderExcluir
  5. A pessoa não precisa matar a abelha, basta deixá-la subir na sua mão ou numa folha de papel e deixá-la voar para fora de casa.
    O importante é não pressioná-la, dessa forma ela não se sente ameaçada e com certeza não vai ferroar.

    ResponderExcluir
  6. Muito bom este site.Gostaria de fazer uma pergunta como leigo do assunto.as abelhas fazem mel de forrageiras?Desde já agradeço, obrigado.

    ResponderExcluir
  7. Muito legal passar os detalhes sobre a produção desse néctar do deuses! Só falta divulgarmos mais as nossas abelhas nativas sem ferrão que estão quase desaparecendo, se não as conhecem visitem: WWW.MELIPONARIOALENCAR.BLOGSPOT.COM
    Grande Abraço!
    Francisco Carlos Alencar

    ResponderExcluir
  8. Na minha cozinha sempre aparece alguma abelha e eu não sabia o que fazer com ela. Agora já sei.

    ResponderExcluir
Deixe suas impressões digitais aqui...

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,928,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Produtos das Abelhas (Mel)
Produtos das Abelhas (Mel)
http://3.bp.blogspot.com/_L3y2cNcAmxY/SvRqftoC83I/AAAAAAAAAJA/QhkRxP7G-80/s320/melGil.jpg
http://3.bp.blogspot.com/_L3y2cNcAmxY/SvRqftoC83I/AAAAAAAAAJA/QhkRxP7G-80/s72-c/melGil.jpg
Brasil Acadêmico
https://blog.brasilacademico.com/2009/11/produtos-das-abelhas-mel.html
https://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/11/produtos-das-abelhas-mel.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy