Vamos jogar um game para entender a desigualdade

Compartilhar

Nunca é fácil superar a magnitude de grandes tragédias — então quando a filha de Brenda Brathwite chegou em casa da escola perguntando sobre...

Nunca é fácil superar a magnitude de grandes tragédias — então quando a filha de Brenda Brathwite chegou em casa da escola perguntando sobre escravidão, ela fez o que sempre fez na vida — ela criou um jogo.



Quando pensamos em jogos, há todo tipo de coisa. Você talvez esteja incomodado, ou talvez esteja esperando um jogo novo.



Você fica até altas horas jogando. É assim que acontece comigo. Mas quando nós pensamos em jogos, na maioria da vezes pensamos em coisas como: tiro em primeira pessoa, ou o grande, o que chamaremos de jogos AAA, ou talvez você goste de jogos do Facebook. Este é um jogo no qual eu e meu parceiro trabalhamos. Talvez você jogue pelo Facebook, e isso é o que estamos fazendo neste momento. Uma forma mais leve de jogo. Talvez você pense nos entediantes jogos de tabuleiro que nos mantém reféns em reuniões de família. Este é um daqueles entendiantes jogos de tabuleiro que vocês podem reconhecer. Ou talvez você esteja na sua sala, sabem, jogando Wii com seus filhos ou algo assim, e, sabem, existe essa vasta variedade de jogos, e é exatamente nisso que eu penso. Eu trabalho com jogos. Tive muita sorte de fazer isso desde os 15 anos, o que também significa que eu nunca tive um emprego de verdade.


Mas pensamos em jogos como diversão, e isso é totalmente justo, mas pensemos sobre isso. Essa aqui, essas são as olimpíadas de 1980. Assim, não sei onde vocês estavam, mas eu estava na minha sala. Era praticamente um evento religioso. E foi aí que os americanos derrotararm os russos, e isso era -- sim, era tecnicamente um jogo. Hockey é um jogo. Mas sério, isso foi um jogo? Quer dizer, pessoas choraram. Eu nunca vi minha mãe chorar daquele jeito num jogo de Banco Imobiliário. Então essa foi uma experiência incrível.

Ou, sabem, se alguém aqui é de Boston -- Quando o Boston Red Sox ganhou a série mundial depois de, acho, 351 anos, (Risos) quando eles ganharam a série mundial, foi incrível. Por acaso eu estava morando em Springfield na época, E a melhor parte era que -- é que -- se você fechasse a porta do banheiro feminino, e me lembro de ver "Vai Sox", e eu pensei, sério? Ou as casas, se você saísse, pois em todos os jogos, bem, acho que quase todos os jogos foram para a prorrogação, certo? E nós estávamos na rua, e todas as luzes acesas no bloco inteiro, e as crianças, tipo, a presença estava baixa nas escolas, as crianças não iam para a escola. Mas estava tudo bem, é o Red Sox, certo? Quer dizer, tem a edução e tem o Red Sox, e todos sabemos como eles estão ordenados. Essa foi uma experiência incrível, e novamente, sim, foi um jogo, mas ninguém escreveu artigos de jornal, ninguém disse -- sabem, realmente, "Posso morrer agora porque o Red Sox ganhou." E muita gente disse.

Bem, jogos, significa algo mais para nós. Absolutamente significa algo mais.

Então agora, aqui será uma transição abrupta. Houve três anos que eu tive um emprego de verdade, mais ou menos. Eu era a chefe do departamento da universidade e ensinava jogos, portanto, de novo, era mais ou menos um emprego de verdade, e agora eu só falo sobre fazer jogos ao invés que fazê-los. E eu estava num jantar. Parte do trabalho, quando você é chefe de departamento, é comer, e eu fazia isso muito bem, então eu estava num jantar com esse cara chamado Zig Jackson. Esse é o Zig nesta foto. Também é uma das fotos dele Ele é fotógrafo. E ele viaja por todo o país tirando fotos dele mesmo, e vocês podem ver aqui ele pegou a reserva indígena de Zig. E essa foto particularmente, esta é uma das mais tradicionais. Este é um dançarino da chuva.

E esta aqui é uma das minhas favoritas. Vocês podem olhar para isso, e talvez vocês até viram coisas como estas. Isto é a expressão da cultura, certo? e essa é na verdade da série Degradation. e o que mais me fascinou nessa série é apenas, olhem aquele garotinho ali. Podem imaginar? Agora vamos, podemos ver que ali é um tradicional nativo americano. Agora eu quero só mudar a raça do menino.. Só imaginem se ali fosse um negro. Então, "Amor, vem cá, vamos tirar uma foto com o negro." Certo? Quer dizer, sério, ninguém faria isso. É atordoante. Então Zig, sendo índio, é atordoante para ele também. Sua foto favorita -- minha foto favorita dele, que eu não tenho aqui é um índio tirando uma foto de brancos tirando fotos de índios. (Risos)

Então, eu estava por acaso num jantar com esse fotógrafo, e ele estava conversando com outro fotógrafo sobre um tiroteio que houve, e foi numa reserva indígena. Ele havia levado sua câmera até lá para fotografar, mas quando ele chegou lá, Ele descobriu que não podia fazer isso. Ele simplesmente não podia tirar a foto. Então eles estavam conversando sobre essa questão. Você tira as fotos ou não? E aquilo foi fascinante para mim como uma designer de games, porque nunca passou pela minha cabeça, tipo, eu deveria fazer [Toda outra mídia captura e] um jogo sobre esse assunto difícil ou não? [expressa emoções difíceis.] Porque nós só fazemos coisas que são divertidas ou, sabem, farão você sentir medo, sabem, aquele entusiasmo visceral. Mas qualquer outra mídia faz isso.

Bem, esta é minha filha. Esta é Maezza, e ela tinha sete anos, ela chegou da escola um dia, e como eu faço todo dia, perguntei pra ela, "O que você fez hoje?" Ao que ela disse, "Conversamos sobre o tráfico negreiro."

Este era um grande momento. O pai de Maezza é negro, e eu sabia que esse dia chegaria. Não estava esperando aos sete anos. Não sei porquê, mas eu não estava.

Enfim, então e perguntei a ela, "Como você se sente a respeito?"

Então ela continuou para me dizer, e um de você que seja pai vai reconhecer os chavões bingo aqui. Os navios saem da Inglaterra, eles descem da Inglaterra, vão para a África, atravessam o oceano -- essa era a travessia do Atlântico -- eles chegam na América onde os escravos são vendidos, ela me contava. Mas Abraham Lincoln foi eleito presidente, então ele aprovou a Proclamação de Emancipação, e agora eles são livres.

Pausa por 10 segundos.

"Posso jogar um jogo, mamãe?"

E eu pensei, é só isso? E assim, sabem, Esse é o tráfico negreiro, esse é um evento de extrema importância, e ela o trata como se basicamente alguns negros fossem num cruzeiro, é mais ou menos como soa para ela. (Risos) E assim, para mim, eu queria mais valor nisso, então quando [Eu penso: meu Deus!] ela perguntou se podia jogar um jogo, eu disse, [Eu digo: nada] "Sim." (Risos)

Então, acontece que eu tinha todas estas pecinhas. Eu sou uma designer de games, então eu tenho essas coisas jogadas pela casa. Então eu disse, "Sim, pode jogar um jogo", E eu dei para ela um monte destes, e disse que ela os pintasse em famílias diferentes. Essas são as pinturas de Maezza quando ela tinha -- Deus, eu ainda engasgo quando os vejo. Ela estava lá desenhando as famílias. Quando eu pego algumas delas e as ponho num barco. Este é o barco. Foi feito com presa, obviamente. (Risos) E a essência básica disso, eu peguei algumas famílias, [Regras: a travessia do oceano demora 10 turnos;] e ela disse, "Mamãe, você esqueceu o bebê rosa [Nós temos 30 unidades de comida;] e você esqueceu o papai azul [Cada turno joga um dado;] e você esqueceu todas estas outras coisas." [E usa aquela quantidade de comida] E ela diz, "Eles querem ir." E eu disse, "Querida, eles não querem ir. Este é o tráfico negreiro. Ninguém quer participar do tráfico negreiro." Então ela me olhou de um jeito que só uma filha de uma designer de games faria, e a medida que íamos pelo oceano, seguindo essas regras, ela percebeu que estava tirando números altos, e ela diz para mim, "Não vamos conseguir." E ela percebe, sabem, não temos comida suficiente, e ela pergunta o que fazer, e eu digo, "Bem, podemos" -- Lembrem-se, ela tem sete anos -- "Ou colocamos algumas pessoas na água ou esperamos que não fiquem doente e conseguimos atravessar." E ela -- surgiu uma expressão em seu rosto e ela disse -- lembrem-se, isso foi após um mês de... Esse era o Mês da História Negra, né? Depois de um mês, ela me diz, "Isso aconteceu mesmo?" Eu disse, "Sim." E ela disse, "Então, se eu saísse do bosque" -- Estes são seu irmão e irmã -- "Se eu saísse do bosque, Avalon e Donovan poderiam ter sido levados." "Sim." "Mas eu poderia vê-los na América." "Não." "Mas e se eu os visse? Sabe, Não poderíamos ficar juntos?" "Não." "Então o papai poderia ter sido levado." "Sim." E ela estava fascinada com isso, e ela começou a chorar, e eu comecei a chorar, e o pai dela começou a chorar, e agora estávamos todos chorando. Ele não esperava chegar em casa do trabalho e encontrar o tráfico negreiro, mas lá foi ele. (Risos)

Então, fizemos esse jogo, e ela entendeu. Ela entendeu porque ela conviveu com essas pessoas. Não era uma coisa abstrata numa apostila ou num filme.

E isso foi uma experiência incrivelmente poderosa. Esse é o jogo, O qual acabei chamando de O Novo Mundo, pois eu gosto da frase. Não acho que o Novo Mundo era empolgante como um novo mundo para as pessoas que eram trazidas em navios negreiros.

Mas quando isso aconteceu, eu vi o planeta inteiro. Eu estava tão empolgada. Era como se eu estivesse fazendo jogos por 20 e poucos anos, e então decidisse fazê-los de novo. Minha história é irlandesa. E esse é um jogo chamado Síochán Leat. É "Que a paz esteja contigo." É toda a história da minha família num único jogo.

Eu fiz um outro jogo chamado Trem. Eu estava fazendo uma série de seis jogos que tratavam de assuntos difíceis, e se você vai tratar de um assunto difícil, este é um de que você precisa tratar, e vou deixá-los descobrir por si mesmos do que se trata.

E também fiz um jogo sobre a Trilha das Lágrimas. Esse era um jogo com 50.000 peças. Eu estava louca quando decidi começar isso, Mas agora estou no meio. É a mesma coisa. Espero que eu leve cultura com esse jogos.

E aquele no qual estou trabalhando agora, que é -- porque estou bem no meio dele, e por algum motivo esses me sufocaram como louca -- é um jogo chamado Trabalhadores Mexicanos na Cozinha. E originalmente era um problema de matemática mais ou menos. Assim, aqui esta a economia da imigração ilegal. E quanto mais eu aprendia sobre cultura mexicana -- meu parceiro é mexicano -- quanto mais eu aprendia, sabem, para todos nós, comida é uma necessidade básica, mas, e para os mexicanos obviamente também, mas é muito mais que isso. é uma expressão de amor. É uma expressão de -- Deus, estou engasgando muito mais do que imaginava. Não vou olhar para a figura. É uma expressão de beleza. É como eles dizem que te amam. É como eles dizem que se importam, e você não pode escutar alguém falar sobre sua avó mexicana sem dizer "comida" na primeira frase. E para mim, essa bela cultura, essa bela expressão é algo que eu quero capturar através dos jogos.

E jogos, por uma mudança, eles mudam nossa visão do assunto, mudam nossa percepção sobre aquelas pessoas no tópico, e mudam nós mesmos. Nós mudamos como pessoas através dos jogos, porque estamos envolvidos e estamos jogando, e estamos aprendendo a medida que o fazemos. Obrigada. (Aplausos)

[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Vamos jogar um game para entender a desigualdade
Vamos jogar um game para entender a desigualdade
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWfewsZNGqLI-QJWRO18IYBaqMF7jdnaPqGqPS1q_PIKNh4rXtnmNRp9sKdRADuLZ54RQqHxvWkrsGl5wb8CH1ndCFy0MyrxbC7IneRiQ7tsiFEvjuRO8ZjwP7PrjRLPVOwvKmY4LX1Gc/s400/trem.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWfewsZNGqLI-QJWRO18IYBaqMF7jdnaPqGqPS1q_PIKNh4rXtnmNRp9sKdRADuLZ54RQqHxvWkrsGl5wb8CH1ndCFy0MyrxbC7IneRiQ7tsiFEvjuRO8ZjwP7PrjRLPVOwvKmY4LX1Gc/s72-c/trem.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2014/06/vamos-jogar-um-game-para-entender.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2014/06/vamos-jogar-um-game-para-entender.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo