Van Gogh interativo no iPad

A Noite Estrelada é um famoso quadro do renomado artista holandês pós-impressionista Vincent van Gogh. Ganha agora uma versão multimídia que traz a obra ao centro da arte digital.



Após uma crise nervosa, na véspera do Natal, após violenta discussão com o colega Gauguin, Van Gogh cortou a própria orelha. Em seguida, o genial pintor pediu ao irmão para ser internado no asilo de Saint-Rémy-de-Provence.

A Noite Estrelada é uma das mais conhecidas pinturas do artista holandês. Foi criada por Van Gogh aos 37 anos, enquanto esteve internado, e retratava a visão da aldeia do sanatório (mais ou menos, já que ele pintou a obra de dia, de memória,  e nem havia aquele escuro cipreste, colocado na composição posteriormente).
A cor só por si exprime algo, não se pode passar sem isso, deve utilizar-se isso;... o resultado é mais belo do que a imitação exata da próprias coisas.<br/><b>Vincent Van Gogh. Trecho de carta para seu irmão.</b>

Alguns puristas vão torcer o nariz ao ver profanada a perfeição das cores e da tradução psicológica da cena retrada pelo atormentado artista do século XIX. Todavia, devo aplaudir a iniciativa do artista digital Petros Vrellis. Essa obra em particular "pede" uma animação.

Noite Estrelada de Vincent van Gogh em versão interativa por Petros Vrellis.


As grossas pinceladas carregadas de massa pigmentar não se fundem para formar matizes que vão naturalmente de degradando até atingir outros tons. Ao contrário, os traços são como vetores espessos que ganham relevo tridimensional e autonomia enquanto vagam em direções arbitrárias formando redemoinhos e turbilhões que parecem só não ganhar vida e movimento por absoluta falta de solução tecnológica que Van Gogh pudesse lançar mão em seu tempo.

Assim, Vrellis mais que homenageou o grande artista. Ele pode ter de fato completado sua arte. E o fez de maneira respeitosa. Com qualidade, tendo cuidado no timing e sensibilidade na seleção musical.

Starry Night interativa de Vincent van Gogh


Quero sim um quadro desses em minha sala na noite de natal. Todos nós merecemos. Era uma fase muito religiosa do pintor que talvez não tivesse se matado se tivesse o reconhecimento merecido (vendeu apenas um quadro em seu curto período criativo) e soubesse do alcance de seu legado.

Pessoas mais apressadas e dessensibilizadas pelo turbilhão que a vida moderna, veloz, mecatrônica e digital poderão adquirir a experiência de manipular a magistral obra-prima e profaná-la à volonté por apenas US$ 1,99 (iTunes Store e em breve para o Android).


Mas um aviso, Petros Vrellis não deixaria isso acontecer impunimente. A obra sempre volta ao estado original, como um gif animado, tornando a aparente liberdade de manipulação apenas uma isca para atrair você para o mundo de cores e texturas de um louco artista. Perfeito para tempos insanos e incertos. Onde a única constante é a transformação e a única verdade absoluta é o fato de que tudo é relativo. Pois a ordem leva ao desiquilíbrio caótico onde até a mediocridade é exigente e empurra a todos para fora de seu conforto, que é uma zona.

Hã? deixa para lá. Veja os vídeos e não repare nesses devaneios artísticos. Arte é assim mesmo, de vez em quando faz a gente perder tempo para ver se desacelera a vida e nos ensina a contemplar o universo. É como dizia o filme "O Preço do Amanhã", pobre sempre tem pressa (o que não significa que o rico não tenha, o que ele tem é opção). Afinal, dinheiro é tempo. Me perdoe, amigo leitor, devo estar sentindo falta do Millôr (que eu nem lia, mas sabia que ele estava ali, a um clique de distância. E de certo modo ainda está, mas agora nem tem a mesma graça).

Fonte: Super, Wikipedia,
Obras-prima da Pintura Ocidental - Org. Ingo F. Walther - Ed. Taschen

Ficha de avaliação:

Starry Night Interactive Animation


Avaliado por Alexandre Gomes
on Abr 12 2012



Classificação: 4
[Via BBA]
0 Comments
Disqus
Fb Comments

 
Leitura
pida