Coronavírus pode causar perda de olfato e paladar

Comentar

A perda de olfato em quadro viral é forte indício de coronavírus, dizem os especialistas.

A perda de olfato em quadro viral é forte indício de coronavírus, dizem os especialistas.

Confundir os sintomas da Covid-19 com o da gripe causada pelo vírus influenza é muito comum. A maioria dos indivíduos que tiverem contato com o novo coronavírus (Sars-cov-2) e desenvolverem a doença vão apenas sentir sintomas semelhantes a de uma gripe comum. Alguns vão experimentar uma incomum falta de ar e forte cansaço. Mas isso também pode estar relacionado a uma gripe mais comum mais forte.

Porém, há dois outros novos indícios que já vinham sendo sendo observados por médicos e especialistas e que foram confirmados pelas autoridades francesas: a perda do olfato e do paladar.
“O Conselho Nacional Professional de Otorrinolaringologia nos indicou o aumento da anosmia. Trata-se de um forte desaparecimento do odor, sem obstrução nasal e que pode acontecer de forma isolada.”
Jérôme Salomon. Diretor-geral de Saúde da França
Concomitantemente, a Sociedade Francesa de Otorrinolaringologia soou o alarme e, por meio das redes sociais, indicou que médicos especialistas na área, além de infectologistas franceses, vêm constatando esse sintoma em pacientes contaminados pelo novo coronavírus. Segundo o órgão, a anosmia relatada pelos infectados é frequentemente associada à ageusias, ou seja, perdas ou a alterações do paladar.

No alerta da instituição de otorrinolaringologistas franceses, além de indicar que os médicos não prescrevam corticoides e nem recomendem de imediato a lavagem das narinas (para não causar o espalhamento) ainda indicou um exercício para reabilitação do olfato no anexo do documento.

No Brasil, o presidente da Fundação Otorrinolaringologia, Richard Voegels, diretor de Rinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, confirmou à RFI que casos de perda do olfato, aliados à dificuldades de sentir sabor, vinham sendo relatados por contaminados pelo Covid-19 na China, Coreia do Sul e Itália - países mais atingidos pelo coronavírus. Segundo ele, médicos brasileiros também vêm registrando esses sintomas entre os pacientes infectados no país.
“Nós, que estamos começando a enfrentar essa epidemia aqui, percebemos que a maioria dos pacientes infectados ou perderam ou tiveram uma diminuição no olfato. Eu diria que se uma pessoa perde hoje o olfato em um quadro viral, há 99% de chances de ser coronavírus.”
Richard Voegels Diretor de Rinologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para o RFI.
Relação entre a anosmia e o Covid-19

Voegels contou ao RFI que a anosmia era um fenômeno raro, causado geralmente pelo vírus da herpes. Segundo ele, a perda do olfato acontece quando o vírus inflama o nervo olfatório, dentro do nariz.
“Como qualquer nervo, o olfatório, quando inflamado, deixa de funcionar. Já víamos isso acontecer com casos de herpes, mas era muito raro. O coronavírus provavelmente tem um tropismo pelo nervo olfatório, infecta e inflama esse nervo. E aí, quando o nervo inflama, o estímulo elétrico do olfato não chega no cérebro.”
Ainda de acordo com Voegels, a capacidade dos acometidos pela Covid-19 de sentir o gosto dos alimentos também pode ficar comprometida, fenômeno conhecido como ageusia.
“O paladar depende muito do olfato. Quando nos alimentamos e estamos com o nariz congestionado, por exemplo, já percebemos o quanto não conseguimos sentir o gosto. Então é normal ter esse sintoma junto com a perda do olfato.”
No entanto, ele lembra que um paciente contaminado pelo novo coronavírus que tem anosmia não é necessariamente considerado um caso grave.

“O que é crítico é ter febre alta, insuficiência respiratória, dores fortes no corpo. Não falamos muito até agora na perda do olfato entre os infectados pelo Covid-19, porque, diante de tantos outros sintomas, às vezes o paciente nem prestava muito atenção que não estava mais conseguindo sentir o cheiro e o gosto.”

Voegels destaca, no entanto, que embora ainda não haja dados sobre a quantidade de pacientes que registram a perda do olfato e do paladar, a relação desses sintomas ao Covid-19 é importante para os médicos e especialistas que trabalham no combate à doença.

“Isso nos ajuda no diagnóstico precoce do coronavírus, até porque, aqui no Brasil, o resultado do exame demora até sete dias para sair. Então, quando detectamos esse sintoma, já podemos começar a agir.”

Como reagir em caso de perda do paladar

O chefe do serviço de Rinologia do Hospital das Clínicas da USP lembra ainda que não há motivo para preocupação caso a pessoa perceba que perdeu o olfato e o paladar.

“Nossa recomendação, para os pacientes em que os sintomas do coronavírus são leves, é não sair de casa para não transmitir o vírus. Então, se a pessoa perceber que perdeu o olfato, mas está bem, ela deve saber que provavelmente tem o Covid-19 e tem que se isolar. Ir para o hospital não vai fazer diferença para ela, só vai contaminar outras pessoas.”

Ele afirma que ainda não há estudos ou dados suficientes sobre as consequências da anosmia em pacientes contaminados pelo coronavírus.

“Na maioria dos casos, vai depender da intensidade da inflamação do nervo olfatório. Se for uma inflamação leve, o nervo vai só inchar e não vai degenerar. Então, o olfato vai voltar.”

No entanto, em casos de lesões importantes, o médico não descarta a anosmia permanente.

“Na maioria das vezes o olfato volta. Mas pode demorar meses e pode não voltar. No momento, não estamos produzindo estatísticas sobre esses casos porque nossa prioridade é tratar as pessoas, então, só daqui a algum tempo teremos mais esclarecimentos sobre esses sintomas.”

O que sentem os contaminados com anosmia

Muitos pacientes contaminados pelo novo coronavírus na França, registraram perda do olfato e do paladar. A diretora de escola Sandrine Houriez-Schuletzki, 48 anos, foi uma das primeiras pessoas a realizar o teste do Covid-19 no país e teve a contaminação confirmada. Ao jornal Le Monde, a francesa que trabalha no mesmo colégio do norte da França onde um professor faleceu de coronavírus em fevereiro, afirmou que não sabe se está completamente curada e que ainda sofre de anosmia. Ela comentou:

Dia 21 de fevereiro comecei a me sentir mal, tive febre forte, dores lombares e nas pernas. No dia seguinte, meu médico diagnosticou uma gripe. Quatro dias depois, voltei a contatar meu médico com sintomas de sinusite e dor de cabeça. Ele me prescreveu antibióticos. Dia 26 de fevereiro fiquei sabendo que um professor da minha escola havia falecido. O médico da reitoria me pediu para ficar confinada e telefonar para o Samu. Mas como o serviço estava lotado, não consegui acessá-lo até 28 de fevereiro, quando fui encaminhada para o Hospital de Amiens. Meu marido e minha filha não tiveram os sintomas e não foram testados.”
Dia 29 de fevereiro recebi o resultado atestando positivo, fui hospitalizada no dia seguinte. Não tinha mais febre, nem sintomas graves, mas dor de cabeça, diarreia, e só me dei conta muito tempo depois que tinha perdido o olfato. Ainda não consigo sentir o cheiro de nada e me preocupo com possíveis consequências. Parece que há a possibilidade que a gente tenha sequelas.”
Sandrine Houriez-Schuletzki. Diretora de escola que sofre de anosmia após ter a Covid-19
A oftalmologista Rebecca, 32 anos, moradora de Paris, também se diz assustada com a perda do olfato: “Fui diagnosticada positiva em 12 de março. Na noite de quarta-feira (11) à quinta-feira (12), comecei a tossir e tive febre de 38,5°C, eu não estava me sentindo nem um pouco bem. Fiquei realmente preocupada. Telefonei diversas vezes para o Samu, mas o serviço estava saturado. Às 4h da manhã consegui falar com o serviço de emergência, que me enviou para fazer o teste no Hospital Cochin. Às 19h45 tive o resultado por telefone.”
“Ainda tenho sete dias de quarentena, mas não tenho mais muitos sintomas. Não consigo mais sentir o cheiro das coisas, é estranho e assustador. É como se fosse uma gripe forte, só que consigo respirar pelo nariz. Várias das minhas amigas médicas perderam o olfato. Parece que isso dura muito tempo. É perturbador.”
Rebecca. Oftalmologista


A possibiildade de perder o olfato por causa do novo coronavírus, apesar de poder evitar fazer exames desnecessários, é considerada uma notícia ruim. Mas como já publicamos aqui poderia ser pior. Se você não conseguir sentir o cheiro de manteiga de amendoim com uma diferença de 10 cm da narina esquerda em relação a direita, aí o problema pode ser a doença de Alzheimer (detectada muito precocemente). Tudo na vida é relativo.

Esse post é meramente informativo. Caso suspeite de algum problema de saúde, procure orientação médica. Mas, por ora, tente fazer isso primeiramente por telefone ou outro meio a distância. A sociedade agradece.

Fonte: RFI
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,Abelha,3,Acessibilidade,21,Acessórios,2,Acidente,50,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,29,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,22,Agência FAPESP,3,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,3,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,3,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,7,Android,3,Animação,48,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,30,Arte,154,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,26,Ativismo,28,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,20,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,4,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,160,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,38,Brasília,16,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,46,cardiologia,15,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,4,Cérebro,2,Charge,22,China,19,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,192,Cinema,63,Climatologia,1,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,258,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,138,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,51,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,45,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,48,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,11,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,10,Davos,1,Debate,2,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,Desenho instrucional,12,Desenvolvimento de jogos,9,Design,26,Design Instrucional,8,Destaque,32,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,178,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,4,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,109,Editoração Eletrônica,1,Educação,353,Educação a Distância,157,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,3,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,17,Energia Nuclear,11,Engenharia,63,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,16,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,31,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,10,Ensino Superior,4,Entomologia,7,Entretenimento,45,Entrevista,90,Entrevista.,1,Epidemiologia,52,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,66,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,41,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,34,estrutura de dados,1,Ética,25,EUA,15,Europa,2,Evento,38,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,43,fábulas,3,Facebook,17,Família,1,Farmacologia,14,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,7,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finep,2,Finlândia,1,Fintech,1,Firefox,1,Física,108,Física Quântica,4,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,42,Fotos em 360 graus,6,França,7,Francês,2,Frase,3,Fraude,5,Freeware,71,Futebol,38,Futurologia,85,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,39,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,5,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,79,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,36,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,198,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,211,Humor Negro,9,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,46,IESB,1,IHC,8,ilo,29,ilusão,35,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,6,Imprensa,34,Impressora 3D,20,Imunologia,3,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,25,Infográfico,53,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,25,Inovação,186,Inspiração,1,Inteligência Artificial,105,intercâmbio,1,Interface,192,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,163,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Itália,2,Japão,4,Java,2,Java.,2,jogos,10,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,71,José Saramago,1,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,56,Livro,63,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,75,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,78,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,513,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,74,mercosul,1,Mestrado,3,meteorologia,11,Metodologia Científica,45,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,15,Mídia Social,56,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,13,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,2,MSF,1,Mudança Climática,21,Mulher,4,Multimídia,14,museu,12,Música,86,MVC,1,Nanotecnologia,35,Nasa,16,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Negócios,26,Netflix,1,Neurociência,86,Neurologia,78,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,64,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,49,ONU,8,Opinião,96,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,2,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,208,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,29,Política,298,Portugal,6,português,19,Pós-graduação,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,18,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,271,Psicologia Animal,24,Psiquiatria,14,Pública,13,publicidade,19,Publieditorial,5,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,40,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,11,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,40,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,5,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,2,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,100,Roda Viva,49,Roma,5,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,543,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,23,Segurança,119,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,30,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Suécia,3,Sugestão de presentes,63,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,559,Tecnologia da Informação,28,TED,412,TED-Ed,45,TedMed,2,TEDx,2,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,60,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,22,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,UFSC,1,Unicamp,2,UNIFESP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Urbanismo,24,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,8,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,116,Vídeos,961,Vídeos 360,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,141,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Coronavírus pode causar perda de olfato e paladar
Coronavírus pode causar perda de olfato e paladar
https://1.bp.blogspot.com/-S_HTIUgV_Gg/XnaVmfH6JpI/AAAAAAABBeI/F_XdmK9x-r0oV3rOHFchTYHRIL1uRw08wCLcBGAsYHQ/s320/olfato.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-S_HTIUgV_Gg/XnaVmfH6JpI/AAAAAAABBeI/F_XdmK9x-r0oV3rOHFchTYHRIL1uRw08wCLcBGAsYHQ/s72-c/olfato.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2020/03/coronavirus-pode-causar-perda-de-olfato.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2020/03/coronavirus-pode-causar-perda-de-olfato.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy