Blog Brasil Acadêmico

Lactobacilos contra a diarreia

Já bebi até Coca-cola no combate à diarreia. Mas jamais imaginei tomar qualquer bebida láctea para detê-la. A nutrição é mesmo um atoleiro gelatinoso e sem garantias.






Deu na revista Pesquisa Fapesp:

Os probióticos – bebidas à base de microrganismos vivos, vendidas em supermercados na seção de iogurtes – podem ajudar a reduzir a duração de diarreias prolongadas, de mais de quatro dias, e poderiam ser adotados como complementação à reidratação, o tratamento habitual.


Então, você que achava que o Yakult, nesse cenário, iria soltar ainda mais seu intestino talvez devesse repensar o caso. Aderente a um trabalho publicado na Cochrane Database of Systematic Reviews, essa foi a conclusão do grupo coordenado por Stephen Allen, da Faculdade de Medicina da Universidade Swansea, Reino Unido, após examinar 63 estudos clínicos, dos quais participaram 8.015 pessoas, quatro vezes mais que a quantidade pesquisada no levantamento anterior.


Parodiando Roberto Carlos: Eu quero ter um trilhão de amigos...


Achou surpreendente? Pois saiba que outro artigo de revisão, baseado em quatro pesquisas feitas com 464 crianças, reforça essa tese. A reposição de líquidos e o consumo de probióticos podem diminuir em um dia a duração de diarréias persistentes.



Isso porque os microrganismos dos probióticos, em regra lactobacilos, auxiliam na restauração da flora intestinal e na eliminação de bactérias, vírus e parasitas maléficos ao nosso organismo.

Para relaxar:



As marcas citadas são de propriedade dos seu proprietários (dã! :-P) e não recebemos nenhum tostão por divulgá-las aqui. Mas se um dia viermos a receber, vocês não vão nem ficar sabendo... :-D

Na verdade, eu só cito elas aqui por que este é um blog que prima pela informação qualificada. Se a Danone ou a Batavo quiser dizer que também tem um lactobacilóide entre os produtos dela, fique a vontade para comentar abaixo. O Yakult só foi o primeiro a falar disso (que eu me lembre) e teve coragem ao fazê-lo. Afinal, eu não me sentia muito bem ao imaginar aqueles bichinhos nadando no líquido enquanto eu virava um frasquinho daqueles.

1 Comments
Disqus
Fb Comments

Charge randômica