Cientista cria vida em laboratório pela primeira vez

Compartilhar

Cientistas do Instituto J. Craig Venter anunciaram o feito que é um marco na história da ciência e que reacende o debate ético: pode o homem...

[ ]
Cientistas do Instituto J. Craig Venter anunciaram o feito que é um marco na história da ciência e que reacende o debate ético: pode o homem brincar de Deus?

Synthia: o primeiro ser vivo criado em laboratório
Synthia: o primeiro ser vivo criado em laboratório

Craig Venter, um cientista independente multi-milionário, e sua equipe conseguiram fazer uma "forma de vida" sintética completamente nova a partir de uma mistura de produtos químicos.

Estamos entrando em uma era limitada apenas por nossa imaginação.
Dr. Craig Venter

Eles construíram um novo cromossomo a partir de DNA artificial em um tubo de ensaio. Em seguida, transferiram o cromossomo para uma célula vazia e assistiram a célula se multiplicar. A própria definição de ser vivo.

Esta é a primeira célula sintética já feita, e nós a chamamos de sintética, pois a célula é totalmente derivada de um cromossomo sintético, feito com quatro frascos de substâncias químicas em um sintetizador químico, a partir de informações em um computador.
Dr. Craig Venter

Como se cria um novo ser vivo


Primeiro, eles seqüenciaram o código genético da Mycoplasma genitalium, a menor bactéria do mundo e é encontrada em bovinos e caprinos. A seguir armazenaram as informações em um computador.



Depois, eles usaram o código para reproduzir artificialmente o DNA em laboratório, alterando-o levemente com uma marca d'água. De forma a tornar o DNA diferenciável do original natural.

Por fim, eles desenvolveram uma técnica de remoção completa de todo o DNA original de células de bactérias, trocando-o pelo novo código artificial.

Eles demonstraram que o DNA sintético pode assumir o controle e operar as funções da nova célula receptora em termos de replicação e crescimento. (...) O que Venter e sua equipe mostraram é que, após o transplante e várias divisões celulares, a célula receptora assumiu algumas das características ou fenótipo do novo genoma nela inserido.
Paul Freeman. Especialista em biologia sintética , codiretor do EPSRC Centre for Synthetic Biology do Imperial College em entrevista à BBC



O novo organismo, apelidado de Synthia, abrirá caminho para criaturas mais complexas que podem transformar resíduos ambientais em combustíveis limpos, vacinar contra doenças e absorver poluentes, conforme prevê o Dr. Venter.

É uma ferramenta muito poderosa para tentar projetar o que desejamos que a biologia faça. Temos uma ampla gama de aplicações em mente.
Dr. Craig Venter

Ele chegou a comparar o seu trabalho com a construção de um computador. Fazer o DNA artificial era o equivalente ao desenvolvimento do software para o sistema operacional. Já transferí-lo para uma célula era como carregá-lo para o hardware e executar o programa na sequência.

Controvérsia


Venter já foi acusado de estar criando a "Micróbiosoft" (em referência à Microsoft de Bill Gates), impedindo o uso livre da chamada biologia sintética e mesmo monopolizando a tecnologia.

Venter está causando atrito ao abrir a porta mais profunda na história da humanidade, potencialmente espiando o seu destino. Ele está indo para o papel de um deus: a criação de vida artificial que nunca poderia ter existido naturalmente.
Professor Julian Savulescu. Especialista em práticas de Ética da Universidade de Oxford

Outros estudiosos defendem a chamada "biologia sintética open-source" (de fonte aberta), onde as informações para a construção de organismos novos ficariam disponíveis para uso gratuito por toda a comunidade científica.

O que é realmente perigoso são estas ambições dos cientistas para o controle total e irrestrito sobre a natureza, que muitas pessoas descrevem como "brincar de Deus".
Dr. David King. Diretor do observatório Human Genetics Alert


Claro que precisamos ter cautela, já que não temos certeza de que essa abordagem funcionaria em genomas maiores e mais complexos. Ainda assim, este avanço representa um marco na nossa capacidade de criar células feitas pelo homem para fins estabelecidos pelo homem.
Paul Freeman


Fonte: Telegraph, G1, BBC Brasil

Comentários

BLOGGER: 17
  1. Nossa, apesar de ser extremamente ligado e atuante em tecnologia me surpreendi com essa noticia! Não sei dizer se é perigoso ou bom, mas que isso põe nossas cabeças a pensar e refletir sobre a vida, seu destino, religião, ética e mais uma gama de assuntos importantes é importante. Acho que os governos junto com a comunidade cientifica devem se manifestar para juntos buscarem estabelecer um linha de ações a serem tomadas nessa nova etapa da ciência.


    Luz na mente e Paz no coração.

    ResponderExcluir
  2. Vcs acham que algo dessa magnitude que o homem possa criar ou ter criado, possa vir a ser para fins evolutuivos no bem?
    Claro que não, porque o que é bem para um, é mau para outro e vice versa. A cabeça do ser humano é muito complicada. Sendo assim, claro, obvio que vão usar esta nova tecnologia para fins próprios, egoísticos e onde com a lei do mais forte, sempre procurando oprimir e derrotar o mais fraco ou o "inimigo".
    Mas DEUS de tudo sabe e se deixou essa descoberta vir à tona é porque de uma ou outra forma vai nos ser útil.

    ResponderExcluir
  3. É. A caixa de pândora está aberta. Agora uma nova classe de corrida armamentista se desenrolará vorazmente nos bastidores.
    Será que os EUA não desenvolverão uma bomba de vírus que mataria apenas chineses em um campo de batalha?
    E o que seria uma bomba atômica perto de bactérias devoradoras de plantações resistentes a agrotóxicos?
    Protozoários comedores de petróleo seriam muito úteis no golfo do México hoje. EXCETO se eles infectarem o próprio poço de petróleo (já imaginou se fossem inseridos em nossa reserva do pré-sal?

    ResponderExcluir
  4. as pessoas fala assim:eles estão brincando de Deus!.
    mas a maioria dos cientistas são ateus,eles acreditam na ciencia e não na religiao

    ResponderExcluir
  5. Pode ser perigoso, novos vírus e bactérias mortais podem ser criadas, porém, No Pain, No Gain!

    ResponderExcluir
  6. Pra mim isso não é "Criar vida" e sim evoluir.Criar a vida seria dar vida a algo inorganico.Agora introduzir um Codigo novo em uma bacteria é somente fazer um processo de evolução, o que pode gerar mais problemas.

    ResponderExcluir
  7. Bom, temos medo de tudo aquilo que não conhecemos.Lembro de ter visto na tv ha muitos anos, um pais que pela primeira vez tinha sido criada uma escada rolante la, ninguem subia por ela, por medo.

    Pode parecer uma comparação besta, mas faz sentido com a minha primeira frase.

    ResponderExcluir
  8. Acredito que se usado para coisas úteis, será um grande avanço.Como biologos são realmente preocupados com a natureza, quem sabe não seja possível criar uma forma de vida que possa decompor a porcaria do plástico de sacolas plásticas e garrafas PET??
    Em relação ao opensource, acho que seria a melhor escolha, pois ajudaria o projeto a se desenvolver, e principalmente não concentraria o poder dessa tecnologia em um governo só.Se o governo Americano fosse o único dono, o mundo estaria perdido!

    ResponderExcluir
  9. IN Craig Venter WE TRUST !!

    ResponderExcluir
  10. Se Deus fez o Homem a sua imagem e semelhança, e levando-se em conta que uma gota de água do oceano tem a mesma composição básica do próprio oceano, há de se esperar que a criatura busque se assemelhar ao seu criador.

    Foi Deus que nos deu a criatividade e a curiosidade, e se Ele nos criou assim é porque quer que desenvolvamos nossa capacidade o máximo.

    Parabéns a equipe que chegou a esse marco na história, espero que não sejam boicotados, por pessoas de pensamento pequeno.

    ResponderExcluir
  11. cara q incrivel, adorei incrivel

    ResponderExcluir
  12. Esse cara é louco !! Ta na hora de JESUS voltar e mostrar para esse povo que existe coisas que não se deve tentar mesmo que aja tau conhecimento deve se guardar . DEUS CRIOU O SER HUMANO e deu sabedoria a ele não o subestime ele sabe de tudo.

    ResponderExcluir
  13. Os cientistas mais uma vez muito empolgados,mas eles não criaram vida como anunciado,senão manipular DNA,e les usaram célula viva e fungos no experimento.
    Para gerar essa forma de vida, o DNA sintético teve de ser introduzido numa bactéria que já estava viva - cujo código genético foi substituído pelo genoma artificial. Ninguém conseguiu, ainda, gerar vida a partir de matéria inanimada.
    Será que conseguirão um dia criar vida de algo inanimado?
    Até agora eles mentem quando diz que criou vida,n ao foi isso que eles fizeram!

    ResponderExcluir
  14. Não se criou vida alguma, apenas utilizaram DNA já existente para fazer um clone, nada mais.

    ResponderExcluir
  15. Criaram vida?! Ah, sim...Introduziram um conjunto molecular similar de uma existente e implantaram tais códigos (sintetizados) no núcleo de uma célula ---- Seria como fazer um bolo, tendo trigo, ovos, leite, manteiga e um fermento similar usual.
    ...acender o forno e o fogo faz o resto.

    Criaram vida? Ah,tá!
    Claro que a vida biológica é um código.
    Aliás, bilhões de códigos...mas, sua essência continua um mistério e certamente vai continuar...

    Agora, na questão (para pirar os ateuzinhos/antirreligiosos/toddynhos de plantão); quem sabe aquela passagem bíblica de Gênesis faça sentido - " ...e, serás "como Deus" ..."
    ...De certa forma, desejando encontrar a fórmula do "fruto da vida eterna"? Pois o "fruto da ciência" já comeram.
    Vão dizer que não tem sentido, mesmo num sentido figurado, ateiZ?
    Quem venha os choros! (rs)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você assistir a Blade Runner 2049 ou Black Mirror é você quem vai pirar. :D

      Excluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Cientista cria vida em laboratório pela primeira vez
Cientista cria vida em laboratório pela primeira vez
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE7fS2b4eDwYGBs1hLgIXHLYd7Ggi-CzjEt31hJC_qjijkEr-5eJgXTDIOKwarm4TDhlqwKEN6Nt55bcysmycVv2-BwfZHr8I5S7Vr4VdH0WCRUSmIhRnhdDbK5zTZOy908kXjfsKQuRDF/s400/artificial-life.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhE7fS2b4eDwYGBs1hLgIXHLYd7Ggi-CzjEt31hJC_qjijkEr-5eJgXTDIOKwarm4TDhlqwKEN6Nt55bcysmycVv2-BwfZHr8I5S7Vr4VdH0WCRUSmIhRnhdDbK5zTZOy908kXjfsKQuRDF/s72-c/artificial-life.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2010/05/cientista-cria-vida-em-laboratorio-pela.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2010/05/cientista-cria-vida-em-laboratorio-pela.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo