Menu

O blog do acadêmico descolado

 


Esse microssimulador de tráfego de veículos você deveria conhecer. Vai ajudar a entender por que às vezes há o maior engarrafamento e de repente o trânsito começa a fluir sem nenhum motivo aparente.

Nas grandes cidades, há muitas faixas de aceleração/desaceleração para se entrar uma pista ou sair da mesma como em retornos e acessos a viadutos. A idéia é agilizar o fluxo de veículos e evitar acidentes mas nem sempre funcionam como os motoristas gostariam.
Esse applet ajuda a entender porque essas faixas nem sempre funcionam como uma fila (o primeiro a chegar é o primeiro a sair) e sim como uma pilha (o último a chegar é o primeiro a sair).
Além disso, nessas simulações podemos observar a mudança de faixas pelo motoristas dependendo do quanto a faixa está desempedida.

Além disso, esse pequeno simulador permite que se configure parâmetros como proporção de caminhões e limite de velocidade da via.

Chega a ser estressante (para quem já enfrenta os engarrafamentos diariamente), mas reflete bem o que ocorre nas ruas e deveria ser obrigatório algo do gênero para que projetistas de novas obras da engenharia de tráfego antecipassem as consequências das intervenções no trânsito.
O simulador, desenvolvido em java para ser executado como um applet, é um trabalho de um acadêmico de Dresden e está disponível para download (incluindo o código-fonte). Possui versões online em inglês, espanhol e alemão.

Postar um comentário

  1. Se é estressante!!!!
    Mas é muito legal podermos configurar alguns parâmetros para ver o resultado.
    E o ruim é pensar que o número de carros nas grandes cidades não deve diminuir, creio eu!

    ResponderExcluir
  2. Ganhe uma webcam USB no natal! inscreva-se gratuitamente no site do Tecnofagia.com ou siga @tecnofagia no Twitter para concorrer! http://bit.ly/76HuM2

    ResponderExcluir
  3. esse simulador é muito legal mesmo
    estou utilizando ele como base para o meu projeto de conclusão de curso. Legal saber que ele está bem conhecido.

    ResponderExcluir
  4. show de bola, mas o download fica dificil ?

    ResponderExcluir

Deixe suas impressões digitais aqui...

 
Top