Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Finalmente elucidado.

Compartilhar

Essa é a pergunta que não quer calar. Mas agora você terá a resposta. Aliás, as respostas pois um problema tão complexo não poderia ter uma ...

Essa é a pergunta que não quer calar. Mas agora você terá a resposta. Aliás, as respostas pois um problema tão complexo não poderia ter uma resposta simples do tipo: o ovo. Ou mesmo: a galinha. Prepare-se, pois a verdade pode doer se você não tiver estrutura para suportá-la. Saia da caverna, corra atrás do coelho e tome sua pílula vermelha Neo.

Não há uma única resposta. Essa é uma questão de fé. Porém como a avicultura produz mais de 60 mil toneladas de carne de frango anualmente no mundo todo, sendo o Brasil responsável por cerca de um sexto desse total. Essa é uma discussão que temos que enfrentar.
A fêmea da espécie Gallus gallus domesticus, como sabemos, botam seus ovos como forma de perpetuar a espécie e também se origina deles de modo recursivo. Mas qual é foi o primeiro. O original. O primeiro. O Blog Brasil Acadêmico resolveu encarar essa briga e acabar esclarecer de vez essa celeuma que lota o acervo de monografias das universidades e desperdiça o tempo dos catequisadores das aulas de teologia.

A visão darwinista:

Foi o ovo é claro. Essa é a visão oficial deste blog. Os evolucionista creem que aves e répteis vieram de um ancestral comum. E esse ancestral, provalvelmente já botava seus ovinhos. Assim, a galinha nasceu de um ovo de Archaeopteryx mutante. Ela seria, segundo essa ótica, um X-bird que veio de um ovóide original.
E quais seriam seus superpoderes? A incapacidade de voar e a total perda dos dentes. De alguma forma essas características garantiram a sobrevivência dessa espécie até nossos dias.

A visão lamarckista:

A galinha (que nasceu primeiro) era originalmente vivípara. Isto é, o embrião se desenvolvia plenamente dentro do corpo da ave fornecendo, através da placenta, os nutrientes necessários ao desenvolvimento e retirando os excrementos. Porém, como as autoridades veterinárias desconselhavam o uso da cesariana (técnica que apareceu bem antes de Júlio César, ao contrário da crença popular) por onerar o erário e devido ao incômodo causado pelo bico do nascituro, com o tempo as galinhas desenvolveram a capacidade de criar uma carapaça calcárea que era proporcionalmente mais resistente que o capacete do Felipe Massa. O ovo. Este era inicialmente multicolorido mas, devido à falta de patrocinadores, hoje ele é feito, preferencialmente, na versão monocromático.

A visão criacionista:

No princípio era o verbo. Depois Deus criou o advérbio. Em seguida Deus criou o galo. E de sua costela criou-se a galinha. Então, em um milharal no jardim do Éden surgiu uma luz e uma voz ordenou: "Crescei e multiplicai-vos." Depois ela saiu botando ovos cheios de pecado original por aí. Assim, a galinha teria nascido primeiro. Frangamente...

A verdade segundo escrituras apócrifas:

Deus juntou argila do mar da Galiléia. Soprou, e desse sopro nasceu uma fêmea muito assanhada, muito saidinha. Uma verdadeira galinha.

Mitologia grega:

Cumpriu, irmão de Prometeu, roubou a galinha do Monte Olimpo. Enquanto seu irmão ficou encarregado de arrumar fogo para fazerem uma galinha assada com azeitonas.
Como prometeu não apareceu. Cumpriu libertou a galinha Pandora, que então saiu botando ovos pelos balcãs até atingir a península da Salmonela.

Mitologia egípcia:

Em sua obra, Cleópatra Chronicles, Heródoto cita em uma passagem que a galinha era considerada uma deusa até que uma gripe aviária dizimou metade da população da margem esquerda do Nilo. Por isso, a galinha não era adorada no Egito. Mas ela sempre teria existido desde o início dos tempos, portanto, veio antes do ovo.

A visão kardecista:

Os exilados de Capela que não tiveram tempo de esvaziar os bolsos de karma, uma substância mais perigosa que kriptonita e com peso atômico 243, pereceram ao serem expostos ao sol amarelo da Terra. Contudo, reencarnaram em ovos (que já existiam) de outras espécies, alguns como galináceos, que são criados em pontos de energia denominados "chácaras".

O físico Stephen Hawkins, em seu livro "O Universo em Uma Casca de Ovo", fez um modelo matemático onde compara a cloaca a um buraco negro e diz que teoricamente nada escaparia de lá. Assim, a simples instância de um ovo só poderia ser explicada pela existência de uma energia escura que ele não sabe onde deixou. Mas que continua procurando. Sem chegar a nenhuma conclusão.

Ao ser inquerido a respeito, Einstein teve um insight e criou a inédita fórmula E=gg, ou energia é igual a gravidade ao quadrado, e exclamou: "Deus não joga dados com o universo. Exceto se não for apostado." Tempos depois, debruçando-se sobre o assunto, deu língua para a platéia em uma conferência científica e disse encolhendo os ombros: "Isso tudo é muito relativo."

De acordo com a teoria quântica, não podemos usar o mesmo racicíonio do mundo macroscópico no nível subatômico. E não há como chegar a um resultado pois só de você perguntar você já estaria interferindo na resposta. Assim a melhor resposta que obtivemos é que o que veio primeiro é meio ovo e meio galinha. Não me pergunte por que (senão a resposta muda de novo).

Já a teoria das supercordas diz que a galinha e o ovo existem em infinitos universos paralelos multidimensionais onde o ovo veio antes da galinha, a galinha veio antes do ovo e até uma situação onde ambos chegaram empatados, além infinitas outras combinação que não temos capacidade de compreender e imaginar. Mas ainda se espera a teoria Le Coq: um modelo teórico que irá unificar todas as teorias em uma única universal que trará a explicação definitiva para a questão.

Sabemos que, lamentavelmente, ainda surgirão muitas explicações sem qualquer embasamento teórico para tentar responder a essa querela. Contudo, essa pesquisa espera jogar uma luz dicróica omnidirecional para iluminar as idéias dos estudiosos do tema há muito nubladas pelo obscurantismo hermético e dogmático dos xiitas moderados de plantão. Destarte, escolha a explicação que mais te agradar, ou invente a sua.

Prof. Alexandre Gomes - Alexandre gosta de escrever coisas sem sentido quando está insône na madrugada brasiliense. Ele não incentiva seus alunos a fazerem o mesmo. A menos que eles já estejam sem sono de qualquer maneira.

Comentários

BLOGGER: 3
  1. A mitologia egípcia era realmente incrível! Adorei ler tudo, adoro curiosidades...

    ResponderExcluir
  2. Para FHC quem veio primeiro foi o plano Real. Já Lula diz que não sabe de nada.

    ResponderExcluir
  3. Raul Seixas, um grande insone das madrugadas, talvez pudesse
    contribuir com alguma tirada elucidativa a respeito do assunto.
    Não sei se assunto tão sério, tão profundo e enigmático o atrairiam.
    O ilustre professor Alexandre dá a impressão de ter esgotado de vez
    o assunto mas, suspeito que seja essa sua intenção, na realidade ateou
    fogo de vez à discussão.
    Com muito atrevimento, sem me sentir à altura, dou meu pitaco
    lembrando a citação; bíblica?, que diz: "Caldo de Galinha e Água Benta
    não fazem mal a ninguém". Reparem que o mal e o advérbio já são
    empregados nesta citação e, portanto, já haviam sido inventados,
    talvez fossem recentes pois merecem citação, eram novidades.
    Estávamos, assim, ali no pós começo dos tempos - são conjecturas
    plausíveis.
    É claro que se existisse o ovo, a citação seria: Escaldado de ovos
    e agua benta e não caldo de galinha e agua benta; vez que escaldado de
    ovos é de preparo mais simples, mais rápido e de mais fácil
    digestibilidade. Sem deixar de lembrar que é bem mais fácil perseguir
    e capturar um ovo de que uma galinha.
    Sem me alongar muito e sem considerar os níveis de colesterol dos
    personagens, vejo nisso algum sinal de que a galinha foi primeirona
    mas a discussão continua em aberto.

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,255,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,618,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Finalmente elucidado.
Quem nasceu primeiro? O ovo ou a galinha? Finalmente elucidado.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9shXS7-dxyVVj-bQ5iMZBAqhxzp85YVkhvLGRFl1xprEHmTvR9odqYnNuwIcvqAFNQT2cFDi23KxK6fxni9WAYSsoWFkrhs-3rVZHv8WfpWxr9brnc6pPGCNQtlAK22HOb-MZkaHaIwAf/s400/morpheus.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh9shXS7-dxyVVj-bQ5iMZBAqhxzp85YVkhvLGRFl1xprEHmTvR9odqYnNuwIcvqAFNQT2cFDi23KxK6fxni9WAYSsoWFkrhs-3rVZHv8WfpWxr9brnc6pPGCNQtlAK22HOb-MZkaHaIwAf/s72-c/morpheus.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/08/quem-nasceu-primeiro-o-ovo-ou-galinha.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/08/quem-nasceu-primeiro-o-ovo-ou-galinha.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo