Blog Brasil Acadêmico

Programa gratuito para converter texto em áudio em português

Com o freeware MEC Daisy o Ministério da Educação pretende ampliar a inclusão digital e educacional de pessoas com deficiência visual ao converter texto em áudio, aumentando assim a acessibilidade às informações escritas.
MEC Daisy - programa permite converter texto em áudio

Já existem vários sintetizadores de voz no mercado, alguns gratuitos (como o DOSVOX), mas é bem raro achar algum que processe bem o português falado.

Através do Mbrola Synthesizer o Ministério da Educação desenvolveu o MEC Daisy. Um kit de transformação de texto em voz que inclui um leitor que fala o texto enquanto o exibe na tela em letras grandes para facilitar a leitura por quem tem dificuldades visuais. Além disso todos os ícones são grandes e possuem áudio para auxiliar a navegação pela interface.

A forma de editar os fonemas com a ferramenta permite até fazer o sintetizador cantar, tamanha é a flexibilidade das configurações.

O conjunto de programas permite transformar qualquer formato de texto disponível no computador em texto digital falado. A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do ministério.

Esse é um passo importante para fortalecer a educação inclusiva porque a ferramenta permite o manuseio do livro falado e navegabilidade simplificada.
Fernando Haddad. Ministro da Educação


Baseado no padrão internacional Daisy - Digital Accessible Information System -, a ferramenta brasileira traz sintetizador de voz (narração) e instruções de uso em português brasileiro. O software permite converter qualquer texto em formato Daisy e, após a conversão, é possível manusear o texto sonoro de maneira semelhante ao texto escrito.

De acordo com o ministro, estão sendo investidos R$ 1,5 milhão em projetos de recursos tecnológicos para pessoas com deficiência, sendo que R$ 680 mil já foram investidos na criação do Mecdaisy. A ferramenta foi desenvolvida em parceria com o Núcleo de Computação Eletrônica da UFRJ.

O Mecdaisy permite que o usuário folheie, consulte o índice, pesquise, faça comentários.
João Sérgio Assis. Analista de sistemas da UFRJ da equipe de desenvolvimento da ferramenta.


Atirei o Pau no Gato. Exemplo de como cantar através de fonemas
Falando por fonemas. Com a biblioteca e a configuração certa é possível fazer o sintetizador cantar.


É bom avisar que é necessário estar com a versão mais recente da máquina virtual Java instalada para que tudo funcione corretamente.

Para baixar o software clique AQUI.

Para baixar o DOSVOX, clique AQUI.

Fonte: MEC

37 Comments
Disqus
Fb Comments