Camisinha leva publicação médica a atacar o Papa

Compartilhar

Mas será o Benedito? The Lancet, uma das publicações médicas com maior prestígio internacional, acusa o papa Bento XVI de "distorcer a ...

Mas será o Benedito? The Lancet, uma das publicações médicas com maior prestígio internacional, acusa o papa Bento XVI de "distorcer a ciência" em seus comentários sobre a eficiência do uso de preservativo no combate à Aids.

Camisinha não! Já camisetas...

O papa Bento XVI afirmou a bordo do avião que o levava para sua primeira viagem como pontífice à África, na terça-feira, 24, que a distribuição de preservativos não é a solução na luta contra o vírus HIV e a Aids no continente.
"Não se pode resolver isso com a distribuição de preservativos", disse o papa a jornalistas a bordo do voo fretado da Alitalia rumo a Iaundê, capital de Camarões, onde iniciará sua viagem de sete dias pela África. "Pelo contrário, apenas aumenta o problema".
E ainda acrescentou que a Aids é "uma tragédia que não poderá ser superada apenas com dinheiro e não poderá ser superada pela distribuição de preservativos".
A solução estaria em um "despertar espiritual e humano" e na "amizade por aqueles que sofrem", disse o papa, de acordo com a agência de notícias AFP.
Isso motivou um editorial publicado na sexta-feira, 27, pela revista The Lancet que afirma que a afirmação papal é errada, escandalosa e que pode ter consequências devastadoras.
De acordo com a publicação o papa "distorceu publicamente provas científicas para promover a doutrina católica nesta questão".
"Não está claro se o erro do papa se deve à ignorância ou uma deliberada tentativa de manipular a ciência para apoiar a ideologia católica", diz o editorial.
Segundo a revista, o preservativo masculino é a maneira mais eficiente de reduzir a transmissão sexual do vírus HIV e "quando qualquer pessoa influente, seja uma figura política ou religiosa, faz uma declaração científica falsa que pode ser devastadora para a saúde de milhões de pessoas, elas devem se retratar ou corrigir o registro público."
Qualquer coisa menor que uma retratação "seria um imenso desserviço ao público e defensores da saúde, inclusive milhares de católicos, que trabalham incansavelmente em vários países para tentar evitar que o HIV se espalhe" afirma a revista.
Dados do Vaticano dão conta de que o número de católicos na África vem aumentando em ritmo constante nos últimos anos.
Os Católicos batizados eram 17% da população da África em 2006, comparados com os 12% em 1978, segundo o Vaticano.
Entretanto, segundo David Willey, correspondente da BBC em Roma, a África é uma região onde a Igreja enfrenta crescente competição das igrejas evangélicas, de seitas e do islamismo.
É como dizem, no amor e na guerra...
Fonte: BBC Brasil

Comentários

BLOGGER: 10
  1. Parabéns pelo blog!
    Ótimas postagens!
    Te encontrei no diHITT.
    Me tornei sua fã.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. O que é isso Juℓi. :-D Fico muito honrado. Esperamos sempre corresponder a essa expectativa. Obrigado pela visita e pelo seu feedback.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Alguém ler fontes primárias por aqui? Ou somente conjecturas politicamente corretas. Os estudos da OMS, Eficácia do Preservativo na redução de doenças Sexualmente transmíssiveis, 2004, mostram que a camisinha pode falhar sim, especialmente contra HPV, gonorréia e outras infecções. Embora para quem vá transar com todo ser procarionte, menos mal que use a camisinha.

    Quiz: Qual o lugar na África que teve a maior redução da transmissão do HIV?

    Resposta: Uganda, com a política do ABC, que inclui abstinência e camisinhas.

    "Já esta mais que provado que com o uso do preservativo diminui 99% da transmissão da AIDS"

    Pra quem assiste Rede Globo, pode ser, um estudo do John Hopkins mostrou que a eficácia no uso típico do preservativo chega a 87%. Então quem está certo? Ninguém, oras, nem a Igreja nem os médicos, os dois estão errados, porque disseminam mensagens maniqueístas, visto que não usar é tão ruim quanto usar indiscriminadamente.

    ResponderExcluir
  4. Tudo bem. Vamos discutir políticas públicas de saúde e estatísticas, então. Mas usar a questão com propósitos proselitistas é que não dá.
    E se pudesse informar onde está a fonte da resposta do quiz poderia ajudar a esclarecer o problema.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Caro War,

    Quem está com proselitismo aqui? Eu que posto os dados científicos ou a Lancet e todo esse mundo marrom que é a imprensa brasileira?

    Mesmo conscientes do uso do preservativo, as profissionais do sexo, ainda pegam HIV numa proporção dez vezes maior, ou seja, extrapolam a margem de segurança do método:

    "A taxa de prevalência entre profissionais do sexo no Brasil é menor que no Canadá (15%), China (10%) e Tailândia (19%) e está acima da Índia (5%) e Argentina (4%). A prevalência do HIV na população brasileira é de 0,65% e entre mulheres, 0,48%.”
    FONTE: http://sistemas.aids.gov.br/imprensa/Noticias.asp?NOTCod=45088

    ”A maneira mais segura de evitar estas doenças (sexualmente transmissíveis) é não praticar o sexo (abstinência). Outra maneira é limitar o sexo a somente um parceiro que também se compromete a fazer o mesmo (monogamia). As camisinhas não são 100% seguras, mas se usadas devidamente, irão reduzir o risco de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive AIDS.” (http://www.fda.gov/cdrh/consumer/condom-brochure.pdf)

    Mais dados:

    # Eficácia do preservativo contra o HIV: Segundo o estudo, 99% no seu uso ideal, uso típico 87%.
    # Eficácia do preservativo contra a gravidez: Uso Ideal 97%. Uso típico: 84% no pior caso (Tailândia) com falha de 14% nos EUA.
    # Taxa de ruptura: 1 a 13%.
    # Falha na prevenção contra outras DSTs:

    * Clamídia e Gonorréia: 20 a 40%.

    * HPV, herpes, e trícomoniase: Até 70%.

    Fonte:Preservativos: Reduzindo as barreiras, Qual é a eficácia dos preservativos?,
    http://www.bibliomed.com.br/lib/ShowDoc.cfm?LibDocID=12839&ReturnCatID=499

    A fonte do Quiz:
    The ABC of The AIDS preventions, http://www.usaid.gov/our_work/global_health/aids/News/abcfactsheet.html, 11.05.2008, 8:35hs.

    Cientistas acreditam em fontes primárias, não em Rede Globo, Folha de São Paulo ou Lancet. Fontes parteurizadas de notícias.

    Como deixei bem claro, tanto as autoridades da ONU, progressistas iluminados, quanto a Igreja, são culpados, uns pelo excesso e outros pela falta.

    Att,
    Bebeto_maya

    ResponderExcluir
  6. Ok, Bebeto_maya. Só opara esclarecer, quando eu falei do prosélito me referia ao Papa (por extensão, a Igreja Católica). Quanto aos dados, muito bom para que possamos enriquecer o debate. Até mais.

    ResponderExcluir
  7. Essa atitude do Papa é um crime contra a humanidade. Total estupidez e maldade, pois ele não tem nada de ignorante (falo no sentido de ignorar). Essa igreja católica presta um enorme desserviço para a humanidade. É por isso que eu adoro o Joseph Alois Ratzinger, o Papa Bento XVI, pois ele, a cada dia, está acabando com essa igreja que há muito já se afastou do amor, do perdão, da tolerância e da compaixão. Um abraço. Drauzio Milagres.

    ResponderExcluir
  8. A Igreja Católica, na pessoa dos Papas, em dois mil anos nunca deu uma dentro. Demorou muito essa declaração absurda. A Igreja mete a colher em tudo, como por exemplo, no tratamento com as células-troncos para várias doenças, o que mudaria, para muito melhor, a vida de milhares de pessoas em todo o mundo. Gostaria de saber se o PAPA sofresse de uma doença grave: um derrame, um mal de Parkison se não mudaria de idéia. A Igreja tem que parar de meter a colher em coisas que não lhe dizem respeito. Vai estar ajudando e muito se ficar quieta.

    ResponderExcluir
  9. o que esse bando de imbecis não entende o papa não é contra a camisinha e sim contra o sexo fora do casamento, a questão não é transar sem camisinha e sim abster de sexo, abster de prostitutas é isso que esse povo tosco não entende.

    ResponderExcluir
  10. http://www.rainhadosapostolos.com/2011/02/aos-poucos-verdade-aparece-universidade.html

    http://henriquecal.posterous.com/harvard-o-papa-esta-certo-sobre-a-aids

    Que Deus tenha piedade de nós!

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,218,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,272,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,15,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,32,Design Instrucional,16,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,410,Educação a Distância,185,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,57,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,203,Inspiração,1,Inteligência Artificial,154,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,4,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,84,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,56,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,256,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,619,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,987,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Camisinha leva publicação médica a atacar o Papa
Camisinha leva publicação médica a atacar o Papa
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDXHm7NzQ36XcTHIwegy3ARW1p7CyTC4WD0Jsq49tK5XPZhGwMwIGmg57joA9E0seDHn8WuD09tQJVgrZw-M3BjHab8JEUhnmrLcmz3urX0IG8G5ctrLueZWzSdtFPJphVY9XUCCVdyLCT/s320/papaFlamengo.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDXHm7NzQ36XcTHIwegy3ARW1p7CyTC4WD0Jsq49tK5XPZhGwMwIGmg57joA9E0seDHn8WuD09tQJVgrZw-M3BjHab8JEUhnmrLcmz3urX0IG8G5ctrLueZWzSdtFPJphVY9XUCCVdyLCT/s72-c/papaFlamengo.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2009/03/camisinha-leva-publicacao-medica-atacar.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2009/03/camisinha-leva-publicacao-medica-atacar.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo