Blog Brasil Acadêmico

Mídias Ópticas - CD, DVD e Blu-Ray Disc

As mídias ópticas tem um princípio de funcionamento semelhante com particularidades próprias de cada tecnologia. Um CD (Compact Disc - Disco Compacto) faz a leitura de dados através de um feixe de Laser que reflete sobre uma superfície espelhada e é detectado por um sensor, exceto onde há saliências (orifícios) onde o feixe se dissipa na mudança de um nível para o outro e o sensor não o detecta. Nesse momento o leitor interpreta um 0 (zero) e quando há uma superfície lisa é detectado 1 (um), os dois estados possíveis da codificação binária.



Ao contrário dos discos rígidos, os CDs possuem uma única trilha em espiral, semelhantes aos antigos LPs. Além disso, possui velocidade diferente a medida que o sensor desloca-se do meio do CD (início) à borda (a velocidade de rotação diminue para a velocidade de leitura permanecer constante). Apesar dessa trilha possuir uma largura diminuta (menos de 5 micrômetros), seu comprimento chega 5 km de extensão.

Os DVDs (Digital Versatile Disc) funcionam de modo análogo, porém a densidade de dados gravados por polegada é bem maior (o que permite que ele seja do mesmo tamanho físico de um CD mas possuir capacidade de armazenamento até 13 vezes maior).
Além de um feixe de Laser ainda menor, os DVDs também conseguem ler duas camadas de dados, focalizando o feixe luminoso na superfície do polímero transparente e depois, focalizando a camada opaca, com mais dados gravados.

Os discos com tecnologia Blu-Ray possuem uma densidade ainda maior de informações gravadas e um laser ainda mais diminuto (com igual possibilidade de leitura em várias camadas, como no DVD). Tal precisão permite uma capacidade ainda maior de armazenamento com o mesmo diâmetro da mídia. Isso prevê o armazenamento de 25GB (com camada simples - single layer) e 50GB (com dupla camada - dual layer).

Curiosidades (atualizado):

  • Os anos 90 foram marcados pela guerra dos padrões que sucederiam o DVD entre o HD-DVD(liderado pela Microsoft, Toshiba entre outros) e o Blu-ray (liderado pela Sony) com a vitória desta última. O console de videogame da Microsoft X-Box 360 já saía com o leitor de HD-DVD de fábrica, agora não mais.
  • No jogo Metal Gear Solid 4 - Guns of Patriots, em um determinado momento da trama, o herói Snake é interpelado pelo seu auxiliar Octacon sobre a existência de um disco de DVD número dois:"Espere Snake. É hora de trocar o disco. Eu sei, isso dói". Quando Snake diz não saber do que se tratava tal disco Octagon completa: "Ãm? É Claro que não tem, você está usando um PS3 (nome do console) com Blu-Ray com dupla camada. Não há necessidade de trocar discos." Numa referência a enorme capacidade da mídia, que ainda é, de certo modo, novidade entre os jogadores.

  • No termo Blu-Ray a palavra Blue é escrita sem o "e" no final. A fim de ser possível registrar a marca e garantir o direito de uso pela Sony.
  • Recentemente, a Pioneer desenvolveu um disco Blu-Ray com 20 camadas que teria a capacidade de 500GB. A novidade poderá estar no mercado entre dois a quatro anos.


Para saber mais:
Tom Harris. "HowStuffWorks - Como funcionam os gravadores de CDs". Publicado em 01 de agosto de 2001 (atualizado em 31 de janeiro de 2008) Acessado em: 11 de março de 2008)
Blue Ray Info - em inglês


1 Comments
Disqus
Fb Comments