Você consegue mesmo dizer se uma criança está mentindo?

Comentar

As crianças mentem mal? Você acha que consegue facilmente detectar as mentiras delas? O pesquisador de desenvolvimento Kang Lee estuda o que...

As crianças mentem mal? Você acha que consegue facilmente detectar as mentiras delas? O pesquisador de desenvolvimento Kang Lee estuda o que acontece fisiologicamente com as crianças quando elas mentem.


Elas mentem bastante, desde os dois anos de idade, e na verdade são muito boas nisso. Lee explica porque devemos comemorar quando as crianças começam a mentir e apresenta uma nova tecnologia de detecção de mentiras que pode um dia vir a revelar nossas emoções ocultas.



Olá. Vou fazer uma pergunta para a plateia: vocês já mentiram quando crianças? Se mentiram, podem levantar a mão por favor? Uau! Este é o grupo de pessoas mais honesto que já encontrei.

(Risos)

Nos últimos 20 anos, tenho estudado como as crianças aprendem a contar mentiras. E hoje vou compartilhar com vocês algumas das descobertas que fiz.

Mas, para começar, vou contar a vocês uma história do Sr. Richard Messina, que é meu amigo e diretor de uma escola de ensino fundamental. Um dia ele recebeu um telefonema. A pessoa disse: "Sr. Messina, meu filho Johnny não vai à escola hoje porque ele está doente".

O Sr. Messina perguntou: "Por favor, com quem estou falando?"

E a pessoa respondeu: "Eu sou meu pai".

(Risos)

Essa história...

(Risos)

reúne muito bem três crenças comuns que temos sobre crianças e mentiras.


  1. As crianças só começam a mentir depois que entram na escola. 
  2. Crianças mentem mal. Nós adultos conseguimos facilmente detectar suas mentiras. 
  3. Se as crianças mentem cedo, elas devem ter alguma falha de caráter e serão mentirosas patológicas pelo resto da vida.


Bem, acontece que as três crenças estão erradas.

Nós temos jogado jogos de adivinhação com crianças pelo mundo todo. Aqui está um exemplo: neste jogo, pedimos que as crianças adivinhassem os números nos cartões. E dissemos que se elas vencessem o jogo ganhariam um grande prêmio. Mas, no meio do jogo, nós demos uma desculpa e saímos da sala. Antes de sairmos da sala, dissemos a elas para não espiar. É claro que tínhamos câmeras escondidas na sala para observar todos os seus movimentos. Como o desejo de vencer é muito forte, mais de 90% das crianças vão espiar assim que deixarmos a sala.

(Risos)

A pergunta crucial é: quando retornarmos e perguntarmos para as crianças se elas espiaram ou não, as crianças que espiaram vão confessar ou mentir sobre sua transgressão?

Descobrimos que independente de sexo, país ou religião, aos dois anos de idade, 30% mentem, e 70% contam a verdade sobre sua transgressão.
Aos três anos de idade, 50% mentem e 70% contam a verdade.
Aos quatro anos de idade, mais de 80% mentem.

E depois dos quatro anos a maior parte das crianças mente. Então, como vocês podem ver, mentir é realmente uma etapa típica do desenvolvimento. E algumas crianças começam a mentir aos dois anos de idade.

Então vamos olhar com mais atenção para as crianças mais jovens. Por que algumas crianças pequenas, mas não todas, mentem? Na culinária, você precisa de bons ingredientes para cozinhar comida boa. E para mentir bem são necessários dois ingredientes-chave. O primeiro ingrediente-chave é a teoria da mente, ou a habilidade de leitura mental. Leitura mental é a habilidade de saber que pessoas diferentes têm conhecimento diferente da situação e a habilidade de diferenciar entre o que eu sei e o que você sabe.

Leitura mental é importante para mentir porque a base da mentira é que eu sei que você não sabe o que eu sei. Portanto eu posso mentir para você.

O segundo ingrediente-chave para mentir bem é o autocontrole. É a habilidade de controlar sua fala, sua expressão facial e sua linguagem corporal, de forma a contar uma mentira convincente. E descobrimos que crianças pequenas, com habilidades de leitura mental e autocontrole mais avançados, mentem mais cedo e são mentirosos mais sofisticados. Essas duas habilidades são essenciais para todos nós funcionarmos bem na nossa sociedade. De fato, déficits nas habilidades de leitura mental e autocontrole estão associados a sérios problemas de desenvolvimento, como TDAH e autismo. Então, se você descobrir que seu filho de dois anos está contando sua primeira mentira, em vez de ficar alarmado, você deveria comemorar,

(Risos)

pois isso mostra que seu filho atingiu um novo marco do desenvolvimento normal.

Agora, as crianças mentem mal? Vocês acham que podem detectar facilmente as mentiras delas? Querem tentar? Sim? OK. Vou mostrar dois vídeos. Nesses vídeos, as crianças respondem à pergunta do pesquisador: "Você espiou?" Tentem me dizer qual delas está mentindo e qual delas está dizendo a verdade. Esta é a criança número um. Estão prontos?

(Vídeo) Adulto: "Você Espiou?" Criança: "Não."

Kang Lee: E esta é a criança número dois.

(Vídeo) Adulto: "Você Espiou?" Criança: "Não."

KL: OK. Se você acha que a criança número um está mentindo, levante sua mão. E se você acha que a criança número dois está mentindo, levante sua mão. OK, na verdade a criança número um está dizendo a verdade, e a criança número dois está mentindo. Parece que vocês são péssimos detectores de mentiras de crianças.

(Risos)

Aplicamos jogos como esse a muitos adultos, de diferentes profissões e classes sociais. E mostramos muitos vídeos a eles. Na metade dos vídeos as crianças mentiam. Na outra metade, as crianças falavam a verdade. Vamos ver como esses adultos se saíram. Como existem tantos mentirosos quanto os que falam a verdade, se você adivinhar aleatoriamente, tem 50% de chance de acertar. Então se sua precisão for em torno de 50% significa que você é um péssimo detector de mentiras de crianças.

Então vamos começar com universitários e alunos de direito, que tipicamente têm pouca experiência com crianças. Não, eles não conseguem detectar mentiras de crianças. A performance deles é próxima do acaso.

E como se saem os assistentes sociais e os advogados de proteção à criança, que trabalham com crianças diariamente? Eles conseguem detectar as mentiras das crianças? Não, não conseguem.

(Risos)

E os juízes, agentes alfandegários e policiais, que lidam com mentirosos diariamente? Eles conseguem detectar as mentiras das crianças? Não, não conseguem.

E os pais? Os pais conseguem detectar as mentiras das outras crianças? Não, não conseguem.

E os pais conseguem detectar as mentiras de suas próprias crianças? Não, não conseguem.

(Risos) (Aplausos)

Então vocês podem perguntar: "Por que as mentiras das crianças são tão difíceis de detectar?" Vou ilustrar isso com meu próprio filho, Nathan. Esta é a expressão facial dele quando ele mente.

(Risos)

Então quando as crianças mentem, a expressão facial delas é tipicamente neutra. No entanto, por trás dessa expressão neutra, a criança, na verdade, está vivenciando muitas emoções, como medo, culpa, vergonha e talvez um pouco do prazer de mentir.

(Risos)

Infelizmente, essas emoções ou são muito breves, ou são escondidas. Portanto, em geral, elas são invisíveis para nós.

Então nos últimos cinco anos temos tentado descobrir uma forma de revelar essas emoções escondidas. Então fizemos uma descoberta.

Nós sabemos que por baixo da pele do nosso rosto existe uma rica rede de vasos sanguíneos. Quando vivenciamos diferentes emoções o fluxo de nosso sangue facial se altera sutilmente. E essas mudanças são reguladas por um sistema automático fora do nosso controle consciente. Observando as mudanças do fluxo de sangue facial podemos revelar as emoções ocultas das pessoas. Infelizmente, essas mudanças de fluxo de sangue facial relacionadas a emoções são muito sutis para serem percebidas a olho nu. Então, para ajudar a revelar as emoções faciais das pessoas, nós desenvolvemos uma nova tecnologia de imagem chamada "imagem ótica transdérmica".

Para isso, usamos uma câmera de vídeo normal para gravar pessoas quando elas vivenciam emoções ocultas. Então, usando nossa tecnologia de processamento de imagens, conseguimos extrair imagens transdérmicas da mudança de fluxo sanguíneo. Observando imagens do vídeo transdérmico, podemos ver facilmente a mudança de fluxo sanguíneo associada às várias emoções ocultas. E usando essa tecnologia, podemos revelar as emoções ocultas associadas à mentira, e assim detectar as mentiras das pessoas. Isso pode ser feito de forma não invasiva, remota, barata, e com precisão em torno de 85%, o que é bem maior que o nível de acaso.

Adicionalmente, descobrimos um efeito Pinóquio. Não, não este efeito Pinóquio.

(Risos)

Este é o verdadeiro efeito Pinóquio. Quando a pessoa mente o fluxo sanguíneo facial diminui nas bochechas e aumenta no nariz.

Claro, mentir não é a única situação que evoca nossas emoções ocultas. Então nos perguntamos: "Além de detectar mentiras, no que mais nossa tecnologia pode ser usada?" Uma aplicação é na educação. Por exemplo, com essa tecnologia, podemos ajudar este professor de matemática a identificar qual aluno na sala sente altos níveis de ansiedade em relação ao tópico ensinado para que ele possa ajudar esse aluno. E também podemos usá-la na saúde. Por exemplo, todos os dias falo pelo Skype com meus pais, que moram a milhares de milhas de mim. Usando essa tecnologia eu posso não só descobrir o que está acontecendo na vida deles, mas ao mesmo tempo monitorar sua pulsação, seus níveis de estresse, seu humor e se estão ou não sentindo dor. E talvez, no futuro, o risco de ataque do coração ou de hipertensão. Vocês podem perguntar: "Podemos usar isso para revelar emoções políticas,...

(Risos)

...por exemplo, durante um debate." Bom, a resposta é sim.

Usando as cenas da TV podemos detectar o ritmo cardíaco, o humor e o nível de stress dos políticos, e talvez, no futuro, se estão ou não mentindo para nós.

Também podemos usar isso em pesquisas de mercado, por exemplo, para descobrir se as pessoas gostam ou não de certos produtos. Podemos usar até para namorar. Por exemplo, se a sua namorada estiver sorrindo para você, essa tecnologia pode ajudá-lo a determinar se ela realmente gosta de você ou se ela só está tentando ser legal com você. Neste caso, ela só está tentando ser legal com você.

(Risos)

A tecnologia de imagem ótica transdérmica está num estágio muito inicial de desenvolvimento. Muitas novas aplicações ainda vão surgir. Entretanto, de uma coisa eu tenho certeza: mentir nunca mais será a mesma coisa.

Muito obrigado.

Fonte: TED
[Visto no Brasil Acadêmico]

COMMENTS

BLOGGER

$show=mobile

Nome

#existepesquisanobrasil,1,A divulgar,2,Abelha,3,Acessibilidade,20,acessório,2,Acidente,48,Acidentes,2,Acústica,16,Adágios,1,Adestramento,5,Administração,26,adulto,1,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,8,África,6,Agência Brasil,18,Agência Fiocruz,1,Agência Porvir,1,Agência Senado,1,Agência USP,4,Agricultura,4,Agropecuária,2,AIDS,1,AirBNB,1,Alcoolismo,7,Alemanha,3,Alerta,1,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,1,Amazônia,4,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Anatomia,6,Android,3,Animação,46,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Arqueologia,5,arquitetura,29,Arte,149,Astrobiologia,2,Astrofísica,3,Astronomia,24,Ativismo,26,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,14,Automóvel,19,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,3,Bicicleta,1,Biografia,16,Biologia,157,Biologia Marinha,15,bioquímica,6,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,32,Boato,5,Bomba,1,borderô de desconto,1,Botânica,5,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,34,Brasília,14,BRIC,1,Browser,10,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Câmera lenta,1,Campanha,44,cardiologia,14,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,3,Cérebro,2,Charge,22,China,16,Cibercultura,2,Ciclovia,1,Cidadania,39,Ciência,183,Cinema,63,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,1,Complemento de dois,1,Comportamento,249,Computação,81,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,135,Computação Móvel,1,Comunicação e Marketing,131,Concurso,1,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,3,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,45,Copa do Mundo,27,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,3,Crime,46,Crime Digital,7,crise,11,crise econômica,8,crônica,5,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,9,Curiosidades,112,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dança,6,DAO,1,Darwin,9,Davos,1,Debate,1,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,10,Dermatologia,7,Desastre Natural,13,Descoberta,2,desconto duplicatas,1,Desenho instrucional,11,Desenvolvimento de jogos,8,Design,25,Design Instrucional,6,Destaque,25,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,3,diplomacia,3,Direito,173,Direito Eleitoral,1,Direito Internacional,28,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,1,Direitos Humanos,37,Disney,5,Distrito Federal,2,Documentário,60,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,81,Economia,106,Editoração Eletrônica,1,Educação,331,Educação a Distância,143,Educação Corporativa,4,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,1,Eleições,23,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eletricidade,9,eletrônica,3,Em Operários,1,Embrapa,1,empreendedorismo,6,enciclopédia,1,endocrinologia,5,Enem,3,Energia,14,Energia Alternativa,16,Energia Nuclear,11,Engenharia,62,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,4,Engenharia de materiais,13,Engenharia de Software,4,Engenharia Genética,30,Engenharia Mecânica,1,Enretenimento,1,Ensino a Distância,9,Ensino Superior,3,Entomologia,7,Entretenimento,41,Entrevista,83,Entrevista.,1,Epidemiologia,21,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,5,Escritório,1,Espaço,65,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,39,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,32,estrutura de dados,1,Ética,23,EUA,14,Europa,2,Evento,37,Evolução,4,Exercícios físicos,2,Exobiologia,2,experiência,42,fábulas,3,Facebook,17,Farmacologia,8,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,6,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,16,Filosofia,47,Finlândia,1,Firefox,1,Física,103,Física Quântica,3,Fisiologia,7,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,6,Fotografia,40,Fotos em 360 graus,6,França,6,Francês,2,frases,2,Fraude,4,Freeware,67,Futebol,38,Futurologia,78,gadget,88,Gafe,2,Gamificação,5,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,1,Genética,38,Geofísica,1,Geografia,52,Geologia,10,Geometria,6,geopolítica,20,Gerenciamento do Tempo,1,Geriatria,10,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,3,Gestão de Projetos,17,Gestão do conhecimento,6,Ginecologia,3,Glass,1,Google,78,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,13,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,1,Guerra,35,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,35,História,187,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,208,Humor Negro,8,IBGE,2,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,43,IHC,8,ilo,29,ilusão,34,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,6,Imagine Cup,1,Império Romano,5,Imprensa,33,Impressora 3D,16,Imunologia,2,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,3,Índios,1,Infectologia,16,Infográfico,47,Informática,38,Inglaterra,3,Inglês,22,Inovação,178,Inspiração,1,Inteligência Artificial,98,intercâmbio,1,Interface,188,Interfaces Hápticas,20,Internacional,22,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,160,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,6,Japão,2,Java,2,Java.,2,jogos,9,Jogos educativos,13,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,69,Justiça,4,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,1,Lexicografia,5,Liderança,3,Life Hacking,20,Linguística,9,Literatura,54,Livro,57,Lógica,25,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,68,Mário Sérgio Conti,1,Marte,2,Mastologia,1,Matemática,76,Matemática Financeira,1,maternidade,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,46,Medicina,470,Medicina Esportiva,1,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,104,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,68,mercosul,1,Mestrado,1,meteorologia,11,Metodologia Científica,44,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,14,Mídia Social,54,Militar,14,Mineralogia,1,Mistério,2,MIT,12,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,1,MSF,1,Mudança Climática,20,Mulher,4,Multimídia,14,museu,10,Música,82,MVC,1,Nanotecnologia,33,Nasa,15,Natação,2,Natal,17,Natureza,1,Negócios,25,Netflix,1,Neurociência,82,Neurologia,77,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,1,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,1,Nutrição,63,Obama,1,Obesidade,10,Observatório da Imprensa,26,Obstetrícia,3,Oceanografia,7,odontologia,7,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,7,oncologia,45,ONU,8,Opinião,92,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,3,Ótica,8,Otorrinolaringologia,1,Oxfam,2,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,3,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Pedagogia,1,Pediatria,6,Pensamentos,2,performance,2,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,198,Petição,1,Petrobrás,9,Petróleo,12,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,4,Poesia,28,Poítica,1,Politica,5,Política,287,Portugal,6,português,18,Pós-graduação,1,prazo médio,1,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,6,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,1,privacidade,17,produtividade,3,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,51,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,265,Psicologia Animal,23,Psiquiatria,13,Pública,12,publicidade,18,Publieditorial,4,Quadrinhos,10,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,32,REA,2,realidade aumentada,44,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,2,Realidade Virtual,37,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,10,Referência,2,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,1,Relacionamento,2,Relações Internacionais,40,Religião,39,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,4,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,1,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,robótica,97,Roda Viva,45,Roma,4,roteiro,1,RSA,1,Rússia,1,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,4,Saúde,484,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,21,Segurança,116,Segurança da Informação,60,Seleção Natural,2,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,28,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,14,Sociedade,4,Sociologia,52,Software,32,Software Livre,25,Sol,2,Sono,4,Sony,2,SOPA,2,Star Wars,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,61,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,taxa de juros efetiva,1,taxa de juros nominal,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,2,Tecnologia,538,Tecnologia da Informação,28,TED,389,TED-Ed,40,TedMed,2,TEDx,1,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,59,Televisão,43,Temas,1,Tempo,1,Tendências,10,Teologia,5,teoria das supercordas,1,Terremoto,7,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,11,transporte,55,tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,21,Tutorial,20,Twitter,8,Uber,4,UFC,1,UFG,1,ufologia,5,UFRJ,1,Unicamp,1,UNIFESP,1,universidade,5,Universidade Corporativa,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Michigan,1,Urbanismo,23,Urologia,1,User Experience,1,USP,6,Utilidade Pública,3,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,7,Ventriloquismo,3,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,17,Vida Selvagem,10,Videogame,114,Vídeos,928,Vídeos 360,1,Violência,4,Vírus,2,Visão Computacional,9,Vôlei,1,Vulcanologia,6,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web 2.0,29,Web Application,134,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,11,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,1,YouTube,6,Zika,1,Zoologia,56,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Você consegue mesmo dizer se uma criança está mentindo?
Você consegue mesmo dizer se uma criança está mentindo?
https://2.bp.blogspot.com/-IEQI_VE2CAw/V166bhlzjyI/AAAAAAAAl8s/j5ygcq0EYN8_gFB6Qp4TtmBVUl4tIGRewCLcB/s400/mentira.jpg
https://2.bp.blogspot.com/-IEQI_VE2CAw/V166bhlzjyI/AAAAAAAAl8s/j5ygcq0EYN8_gFB6Qp4TtmBVUl4tIGRewCLcB/s72-c/mentira.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2016/06/voce-consegue-mesmo-dizer-se-uma.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/06/voce-consegue-mesmo-dizer-se-uma.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhumpost encontrado VER TODOS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Home Páginas POSTS Ver Todos Recomendado para você CATEGORIA ARQUIVO BUSCA TODOS POSTS Não encontrado nehum post de acordo com o seu critério Voltar para Home Sunday Monday Tuesday Wednesday Thursday Friday Saturday Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat January February March April May June July August September October November December Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agorinha 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás mais que 5 semanas atrás Seguidores Seguir THIS PREMIUM CONTENT IS LOCKED STEP 1: Share to a social network STEP 2: Click the link on your social network Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy