Política brasileira para iniciantes

Compartilhar

Em uma velocidade alucinante, esse comentarista faz um resumo exaustivo da explosiva e recente política brasileira para os iniciantes (norte...

[ ]
Em uma velocidade alucinante, esse comentarista faz um resumo exaustivo da explosiva e recente política brasileira para os iniciantes (norteamericanos).

É claro que esse resumo vai ficar datado em pouquíssimo tempo (estou falando de horas). Mas vale a síntese do canal vlogbrothers (Nerdfighteria). Para quem não quiser acompanhar pelo vídeo (legendado em português), segue a transcrição da legenda abaixo.



Bom dia, John. É fácil para nós, americanos, nos prendermos em nossa bolha.

Especialmente quando as coisas estão tão estranhas quanto agora Mas o resto do mundo continua andando e no Brasil, isso quer dizer o governo está meio que se desfazendo de um jeito que faz House of Cards parecer, francamente, CHATO.

Mas quando eu perguntei sobre isso no Twitter, a maioria dos brasileiros me mandou GIFs para explicar como eles se sentiam.

Mas eu também recebi uma mensagem de um diplomata no Brasil Que me disse que os brasileiros tem um ditado: "O Brasil não é para principiantes" Mas talvez, ao final desse vídeo, você não seja mais um principiante Então, vamos lá! O Brasil é um país grande.

200 milhões de pessoas, tão populoso quanto o Reino Unido, a França e a Alemanha juntos.

Ele também é vasto o suficiente para que todos esses países caibam dentro dele.

Três vezes. No mínimo.

É extremamente diverso etnicamente e economicamente, com desigualdade de renda grande entre os mais ricos e os mais pobres Essa diferença econômica também se enquadra em divisões raciais e também em divisões políticas Com pessoas ricas e brancas, na maioria em cidades grandes sendo mais conservadoras E pessoas pobres, de origem indígena ou africana [Mais de 50% de escravos africanos no novo mundo foram vendidos no Brasil] sendo mais à esquerda.

O Brasil tem uma economia diversa, eles são os 9º maiores produtores de Petróleo os 2º maiores produtores de carne o 3º maior produtor de minério de ferro.

Eles têm a 7ª maior economia do mundo.

De 1964 até 1985 eles eram governados por uma ditadura militar E, em uma surpreendente reviravolta, a Ditadura tinha muitos subornos e corrupção.

E, em uma surpreendente reviravolta de verdade, sem sarcasmo, O Brasil conseguiu se transferir daquela ditadura militar para uma democracia com relativa facilidade e, tipo, devagar.

E sem tanta violência.

Então, vale a pena lembrar durante todo esse processo que, apesar do Brasil parecer economicamente e politicamente maduro. O governo deles só tem 30 anos é novo, e não tem acontecido há tanto tempo.

É bastante impressionante.

Tiveram muitas coisas ruins na economia e na política nos anos 80 e 90 Mas graças a muito trabalho e o apetite insaciável da China por minério de ferro e hamburger O Brasil conseguiu colocar a economia nos trilhos e se tornou uma das grandes histórias de sucesso do mundo em desenvolvimento. Até os últimos anos.

Então, lembra como subornos e corrupção eram generalizados durante a antiga ditadura militar? Bem, é uma coisa complicada de se tirar da cultura, tanto das companhias e do governo.

E ela não foi removida no Brasil mas, durante os últimos 30 anos, o Brasil se tornou mais maduro democraticamente e, de forma incomum para a América Latina, eles têm um Judiciário forte e independente e uma força policial forte e independente.

Então, a pedra da cultura brasileira de subornos e corrupção Encontrou a parede do Judiciário forte e independente E alguma coisa tinha que quebrar e quebrou Mas antes de falar disso, Vamos falar sobre o Lula.

Luís Inácio Lula da Silva Era, nos anos 80, um socialista revolucionário, que, em geral, trabalhava contra a ditadura militar como um organizador sindical.

Depois que a ditadura transicionou para democracia, em uma história estranha, longa e legal que eu não tenho tempo pra falar aqui, Lula emergiu como uma figura política forte e presidente do recém formado Partido dos Trabalhadores (PT) E o PT não tinha conseguido ganhar muita força em âmbito nacional até que Lula se tornou o que alguns brasileiros chamam de 'Lula lite' [Lula Paz e Amor] Ainda era o Lula Ainda pelo povo.

Ainda saído da parte mais pobre do país Ainda representante dessa alma do Brasil Mas disposto a trabalhar dentro do sistema.

disposto a ajudar grandes empresas que são boa parte da economia do Brasil e como o Brasil funciona.

Depois de se candidatar a presidente e perder três vezes, Lula foi eleito em 2003 E se manteve presidente até 2011 tempos através dos quais ele presidiu sobre conquistas verdadeiramente extraordinárias incluindo um programa social extremamente bem sucedido que, basicamente, pagava para que famílias pobres enviassem suas crianças à escola Um programa a que se atribui a retirada de dezenas de milhões de brasileiros da pobreza Lula deixou o Planalto com uma aprovação nunca vista de 80% sua ministra da Casa Civil, uma economista que também foi guerrilheira contra a ditadura militar e que foi capturada e torturada por eles (uma vida surpreendente que essa mulher teve e continua tendo) Foi eleita praticamente como sua sucessora porque ele não podia se candidatar a um terceiro mandato Agora, Lula quase nunca ficou livre de culpa, em 2005 seu governo esteve envolvido em um escândalo no qual membros do Congresso recebiam até 12 mil dólares por mês para votar da forma como Lula queria que eles votassem.

Mas Lula nunca foi diretamente implicado no escândalo - apesar de que muitos membros do seu governo renunciaram.

No Brasil, ficou tão comum que escândalos gigantes se alcamassem sem que nenhum envolvido se complicasse que eles criaram uma frase pra isso.

Eles chamam isso de "acabar em pizza" E eu não to falando uma palavra em português que soe como pizza, Eu quero dizer pizza mesmo.

Bem. Os dias de coisas acabando em pizza parecem ter acabado. Por muitas razões diferentes. Primeiro pela proporção gigantesca do escândalo - e sim, a gente finalmente chegou no assunto.

Petrobrás é a única petroleira brasileira é majoritariamente de propriedade do governo e é completamente controlada pelo governo.

É a maior companhia brasileira uma das maiores companhias do mundo É responsável por 10% do PIB do Brasil [Pra comparação, Apple (a maior companhia dos EUA), é responsável por 0,5% do PIB americano] e uma parte grande da receita do governo. E ela gasta, como você deve imaginar, muito dinheiro em contratos de construção e é sempre mais ou menos o caso que altos funcionários da Petrobrás - e as autoridades de governo que os indicaram, por que, lembre-se, a Petrobrás é controlada pelo governo brasileiro - Dariam contratos para empreiteiras que superfaturariam massivamente.

E o presidente da empreiteira ficaria com uma parte da diferença e outra parte da diferença voltaria pros políticos e empregados que, você sabe, ajudaram a conseguir aquele contrato.

É prática comum de corrupção. Nós temos isso aqui nos EUA, nós chamamos de "graft" [enxerto], mas é, basicamente, uma companhia subornando um político por um contrato lucrativo.

E, quando a Petrobrás cresceu sob Lula - graças principalmente ao preço do petróleo ter aumentado bastante - a quantidade de dinheiro voltando pros corruptos cresceu também, para proporções verdadeiramente gigantescas - é o maior escândalo de corrupção na história de qualquer democracia na Terra - Bilhões de dólares.

Um cara ofereceu - porque, você sabe, ele está assustado - devolver todo o dinheiro que ele pegou em subornos de volta para o governo brasileiro. Ehm, essa quantidade de dinheiro é de 100 milhões de dólares.

Um cara! [$100M é mais ou menos o tanto que foi gasto em todas as campanhas do partido Democrata para o congresso americano em 2014, SOMADAS].

E isso é MUITO DINHEIRO. UM CARA. Muita gente está indo pra prisão.

Isso não está acabando em pizza.

Por volta de 100 parlamentares atualmente no congresso brasileiro - quase um quinto de todos os membros do congresso - estão sob investigação agora.

Nenhum partido político está livre de culpa. Mas o Partido dos Trabalhadores
- que estava no poder na época e também teoricamente tinha que ser o partido contra esse tipo de corrupção - está recebendo a maior parte do dano.

Mas é mais do que só a proporção, é também o pior momento as pessoas estão propensas a não gostar do governo agora por que o Brasil está no meio de uma recessão gigantesca.

O escandalo resultou em muita gente perdendo o emprego a epidemia do virus Zika está atrapalhando o turismo a retração da economia chinesa é terrível para o Brasil empréstimos massivos para grandes empresas não trouxeram crescimento econômico e se você passou por um posto de gasolina recentemente você sabe que petróleo não é tão lucrativo quanto era [o preço da gasolina lá fora tá baixo] Tudo tem sido difícil para os políticos e cidadãos o Brasil teve que implementar medidas de austeridade para fazer com que o orçamento batesse com a receita.

Mas é mais do que a proporção e o momento ruim o Brasil também, na maioria, não gosta da Presidenta atual.

Eles simplesmente não gostam dela.

Dois terços da população, de acordo com uma pesquisa recente, querem o Impeachment.

Mas é mais do que a proporção, a economia, e a Presidenta que ninguém gosta É também o Juiz Moro Um cara que tomou lições de uma campanha na Itália dos anos 90 para derrubar a Máfia.

Um cara que está disposto a fazer acordo com criminosos se isso significa descobrir mais sobre o escândalo.

Um cara que não se importa em torcer as regras - se isso significa conseguir apoio do público - e um cara que não parece se importar em ser endeusado e venerado por boa parte do público brasileiro.

Procurando por uma pessoa não-política para depositar a fé os brasileiros pegaram o amor que eles perderam pelo Lula e o colocaram no Juiz Moro.

Ele diz que não tem interesse em política Mas ele não tem realmente agido de acordo e, se Rousseff for impedida - e tem duas comissões tentando impedi-la - muita gente ia querer que o Juiz Moro se candidatasse.

Mas é mais do que a proporção, a economia, a presidente e o juiz carismático que não deixa prisioneiros - ou melhor, que pega muitos prisioneiros - é também essa divisão partidária profunda e meio feia no Brasil.

Ninguém sabe o quanto Lula e a Rousseff estavam envolvidos no escândalo da Petrobrás - ou se eles realmente estavam envolvidos - Mas não parece que ninguém está esperando o processo correto acontecer pra fazer o próprio julgamento Em uma história que pode parecer bem familiar pra pessoas nos EUA as mídias sociais hiper-polarizaram o Brasil.

As pessoas no Brasil passam muito tempo em mídias sociais e as bolhas de filtro (de conteúdo na internet) são tão fortes quanto as nossas.

As pessoas tendem a ouvir - e portanto a pensar - somente as piores coisas sobre o outro lado e o cinismo de todo mundo sobre os demais - o que, eu admito, é meio que justificado - resulta em uma falta de ceticismo sobre histórias negativas sobre o outro lado.

E eu não to falando que esse é um problema exclusivo ao Brasil.

Mas, tipo, quando o Juiz Moro soltou uma conversa de telefone gravada na qual Rousseff pareceu dizer a Lula como ela o protegeria de ser processado Um monte de gente pensou:

"Como pode alguém ainda estar apoiando essa gente? Eles são tão obviamente corruptos"

Mas muitas outras pessoas pensaram:

"Por que esse juiz está tomando essas decisões aparentemente políticas ao trazer essas gravações a público, meras três horas depois de serem gravadas sem o processo devido?" 

Lula e Rousseff dizem que isso é um ataque 100% político tentando derrubá-los e fazer com que os partidos de oposição ganhem o poder.

A oposição diz que eles estão 100% apenas tentando desvendar o escândalo a fundo Até mesmo uma olhada por cima mostra que isso é definitivamente as duas coisas Em resposta aos índices de aprovação despencando e as múltiplas audiências para o Impeachment e também, possívelmente para protegê-lo das acusações [Membros do congresso e Ministros precisam ser julgados por uma outra corte (o STF) muito ocupada no momento] Rousseff nomeou Lula como seu Ministro Chefe da Casa Civil E se isso soa suspeito, é por que é suspeito.

Mas, também, os partidos mais conservadores, muitos deles alimentados por classimo e racismo estão definitivamente se aproveitando disso como uma oportunidade política para ganhar poder. Enquanto isso, na esquerda, muita gente está vendo o PT como muito centrista e obviamente corrupto e estão fugindo dele, em direção à esquerda e isso está criando uma divisão partidária ainda mais profunda no país.

Mas TODOS os grandes partidos estão envolvidos - cinco das pessoas no comitê de julgamento do impeachment de Rousseff estão sob investigação - Muitos dos mais respeitados líderes no país não vão sair dessa limpos.

O que significa que vai ser mais difícil pro Brasil liderar o caminho pra fora desse problema. Mas não são só os subornos que são o problema Paulo Maluf [haha], que literalmente não pode sair do Brasil por que ele é procurado pela Interpol se candidatou a reeleição e ganhou, com o slogan de campanha: "Rouba mas faz".

Lula, por outro lado, teve uma citação dele próprio de 1988 jogada de volta contra ele em todas as plataformas de mídia social na internet:

"No Brasil, quando um pobre rouba ele vai para a prisão Quando um rico rouba, ele vira ministro."

Muitos brasileiros vêem isso hoje como Lula prevendo seu próprio futuro agora, isso é tudo ruim pro Brasil no curto prazo, mas eu acho que é bom para o Brasil no longo prazo.

Porque isso mostra que ser um político corrupto não vale a pena Agora, sobre o que vai acontecer amanhã ou depois ninguém sabe É uma situação ruim e brasileiros em geral são muito cínicos em relação ao governo mas eles também são muito pragmáticos Enquanto o temperamento dos indivíduos pode esquentar existe uma cultura geral de evolução pacífica ao invés de revolução violenta e pouquíssimas pessoas parecem interessadas em desistir disso.

O que é uma ótima notícia. John, te vejo na terça.

Obrigado ao diplomata Rafael Prince. E o jornalista e escritor Alex Quadros Por toda sua ajuda O livro "Brasilionários" de Alex vai sair em Julho. E obrigado também a todos os membros do grupo do Facebook Brazilian Nerdfighters. Obrigado por ajudar E me manter na linha.

Fonte: YouTube
[Visto no Brasil Acadêmico]

Comentários

BLOGGER: 3
  1. Passaram uma ideia errada ao gringo! Suborno e corrupção na ditadura militar? Nunca!

    ResponderExcluir
  2. Talvez esteja na hora de rever os conceitos. http://blog.brasilacademico.com/2015/02/nunca-se-roubou-tao-pouco.html

    ResponderExcluir
Comente aqui...

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,42,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,8,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,33,Ativismo,33,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,15,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,173,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,2,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,217,Cinema,68,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,271,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,49,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,7,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,18,Desenvolvimento de jogos,14,Design,32,Design Instrucional,15,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,186,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,29,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,88,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,407,Educação a Distância,182,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,29,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,Espaço,71,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,55,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,12,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,19,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,118,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,47,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,92,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,9,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,215,HIV,1,Hololens,2,homenagem,45,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,56,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,202,Inspiração,1,Inteligência Artificial,153,intercâmbio,1,Interface,204,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,165,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,3,Jogos educativos,18,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,70,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,561,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,128,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,83,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,11,Metodologia Científica,55,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,59,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,29,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,18,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,95,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,9,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,8,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,5,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,253,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,318,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,282,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,5,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,51,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,615,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,127,Segurança da Informação,68,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,20,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,597,Tecnologia da Informação,29,TED,445,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,12,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,8,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,986,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,159,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Política brasileira para iniciantes
Política brasileira para iniciantes
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCEwrdX8Aw60LRyFp-bk526gUwrsQGGv41cD8ESEL6AQtjzq6s0XwQqGRbAITlYanbcqLCrrwewxDZB7ldsRl-SXr1pyG-CVhG00H04rl9dX932GMNXt2s6EoYAnt9tEGssgwtlixd_3s/s400/brasil.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCEwrdX8Aw60LRyFp-bk526gUwrsQGGv41cD8ESEL6AQtjzq6s0XwQqGRbAITlYanbcqLCrrwewxDZB7ldsRl-SXr1pyG-CVhG00H04rl9dX932GMNXt2s6EoYAnt9tEGssgwtlixd_3s/s72-c/brasil.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2016/03/politica-brasileira-para-iniciantes.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2016/03/politica-brasileira-para-iniciantes.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo