Francisco será o último papa?

Compartilhar

Uma profecia medieval de um santo católico revela que o atual papado poderia ser o derradeiro. O atual para Francisco abraça o ex-papa Be...

Uma profecia medieval de um santo católico revela que o atual papado poderia ser o derradeiro.
O atual para Francisco abraça o ex-papa Bento XVI.
Estátua de São Malaquias
Artigo da revista História Viva, de autoria do historiador das religiões Mateus Soares de Azevedo dá conta que São Malaquias O’Morgair foi um místico irlandês que viveu no século XII, conhecido por ser portador de rica tradição de lendas, visões, milagres e profecias.

Companheiro e amigo do célebre São Bernardo de Claraval, doutor da Igreja e inspirador da “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo no Templo de Salomão”, uma confraria esotérica também conhecida como Templários. Pois São Bernardo foi seu biógrafo, vindo a escreveu A vida de São Malaquias, na qual informa que ele tinha o dom da profecia e que previu o local, o dia e a hora exata da própria morte. Malaquias veio a falecer em 1148, na abadia de Claraval, França, sendo canonizado pelo papa Clemente III no findar do século XII, tornando-se oficialmente o primeiro santo irlandês reconhecido pela Igreja Católica.

Em 1139, São Malaquias teve a visão dos pontífices que ocupariam o trono de Pedro, de sua época até o “fim dos tempos”. Ele visitou São Bernardo outras vezes e com ele manteve uma intensa correspondência, que culminou, em 1142, com a fundação da grande abadia de Mellifont, primeiro mosteiro cisterciense da Irlanda.

Clique para ver uma lista de papas mais ou menos oficial. (fonte: Wikipedia)

Apesar de terem sido escritas no século XII, foram oficialmente publicadas somente quatro séculos após a morte de Malaquias. Sua profecia dos papas apresenta 112 brevíssimas divisas, muitas em linguagem cifrada, contadas a partir de Celestino II, cujo papado foi de 1143 a 1144. Em 1595, o monge belga Arnold de Wyon, espécie de historiador da Ordem de São Bento, publicou A árvore da vida, coletânea de biografias de figuras de destaque entre os beneditinos de toda a Europa. No capítulo dedicado ao santo irlandês, a profecia dos papas foi incluída.

As notas biográficas sobre São Malaquias diz que ele:

escreveu vários opúsculos, os quais não tive até aqui a oportunidade de estudar em profundidade, com exceção da profecia sobre os Soberanos Pontífices. Tendo em conta sua novidade e, até onde eu saiba, o fato de não ter sido ainda impressa, e também que muitos gostariam de conhece-la, reproduzo na continuação seu conteúdo.

De acordo com Azevedo, o livro se tornou um grande sucesso em toda a Europa, então cristã. Provocou muita curiosidade e polêmicas, sobretudo quanto à sua autenticidade, pois alguns duvidaram que a profecia tivesse mesmo sido composta por São Malaquias. A sanção definitiva de validade, contudo, só poderia vir do futuro, pois do total de 112 divisas ou lemas mencionados no livro de Wien, 76 já pertenciam ao passado em 1595. O mesmo não se poderia dizer dos nomes dos 36 papas restantes, começando com Clemente VIII, que governou a Igreja até 1605.

Entre as profecias, algumas se destacam pelas surpreendentes correspondências – ou seriam coincidências?

Por exemplo, as divisas “Lumen in caeli” (Luz no céu), para o papa Leão XIII (1878-1903), ou “Religio depopulata” (Religião despovoada), para Bento XV (1914-1922). No caso de Leão XIII, o brasão de sua família, Pecci, exibe um vistoso cometa, a “luz no céu”, sobre um fundo azul-celeste, seja lá o que isso queira significar.
Em destaque: Cometa no brasão de Leão XIII
Quanto a Bento XV, seu papado incluiu tragédias, como a Primeira Guerra Mundial e a Revolução Russa, que além de resultar em um “despovoamento” de milhões por causa da guerra civil, consequência da primeira, como também promoveu o ateísmo e a perseguição religiosa.

João XXIII (1958-63) "agraciado com os dizeres “Pastor et Nauta” (Pastor e marinheiro). E ele foi, de fato, pastor de ovelhas na juventude. Além disso, foi patriarca de Veneza, cidade famosa por seu meio de transporte típico, a gôndola, de sorte que todo veneziano não deixa de ser um navegador.

Tais predições geraram certo frenesi durante o conclave de 1958. Devido à forte curiosidade na clarividência de São Malaquias, a edição de suas profecias se esgotou. A inexorável senha “Pastor et nauta” estava na cabeça de todos. Boatos em Roma davam conta que o cardeal Spellman, de Nova York, conhecido pelo grande interesse nas predições, teria alugado um barco e com ele cruzara o Tibre. Teria até mesmo comprado ovelhas e as embarcado.

A divisa “Flos forum“ (Flor das flores), isto é, o lírio, coube ao sucessor de João XXIII, Paulo VI (1963-1978). Aqui, a explicação está na heráldica, posto que o lírio é um elemento proeminente no brasão da família Montini (de Paulo VI). A divisa que a profecia de São Malaquias reservou para o papa Pio VII (1800–1823) foi “Aquila rapax” (Águia rapace), ou voraz, de rapina. Apesar de a águia não figurar no brasão do papa, há uma explicação para o enigma, segundo o autor inglês Martin Lings, na revista Studies in Comparative Religion:

Não havia como fazer tal divisa se ajustar ao papa então eleito, mas, depois de nove anos de sua assunção, subitamente se tornou claro que a “Aquila” era ninguém menos que Napoleão Bonaparte, frequentemente descrito como tendo a aparência de uma águia e que se mostrou ‘rapace’ ao arrebatar o papa de Roma e mantê-lo cativo em Savona a partir de 1809 e, depois, em Fointainebleau, a partir de 1812, até que sua própria sorte começou a declinar e Pio VII pôde retornar a Roma.

“Peregrinus apostolicum” (Peregrino apostólico), é o lema dedicado ao antecessor deste papa, Pio VI (1775–1799). Aqui também a explicação dada por Martin Lings parece convincente, pois muitas vezes a profecia se refere a coisas imprevisíveis sobre as quais nem o papa, nem os cardeais poderiam ter controle. O papado de Pio VI foi um desses casos, pois a palavra peregrinus se mostraria aplicável acima de tudo ao trágico fim de sua vida. Em 1798, ele foi feito prisioneiro pelo exército republicano francês e forçado a viajar de Roma a Siena, daí para Florença, Turim, e depois, atravessando os Alpes, para Briançon, Gap, Grenoble e, finalmente, Valence, onde só a morte pôs um fim a suas “peregrinações”, posto que o Diretório já havia decidido transferi-lo para Dijon. Mas, se tudo isso foi trágico do ponto de vista individual, foi também, para exasperação de seus captores antirreligiosos, uma procissão triunfal, tais eram os exemplos de devoção mostrados ao papa pelos povos da Itália e da França aonde quer que ele fosse.


As palavras que descrevem um pontífice de nossa época, João Paulo I ( que foi papa de 26 de agosto a 28 de setembro de 1978), deram origem a muita especulação por séculos a fio. “De medietate lunæ” (Da meia-lua), é a sua divisa. Albino Luciani, nome de batismo do papa João Paulo I, significa “luz branca”. Seu papado durou apenas 33 dias, ou seja, reinou pelo período de um mês lunar. Sua diocese de origem, Belluno, quer dizer em latim “bela lua”. João Paulo I também morreu um mês após se tornar papa . Há suspeitas de que foi assassinado ao tentar “sanear” o Banco do Vaticano (ou IOR) e anular a influência da máfia italiana. Malaquias inclui uma frase sobre esse papa: Salve amore, pater nostro, mediatore sactissimo, presunta victima (Salve, amado pai, santo mediador, futura vítima).

A legenda do pontífice seguinte também faz referência aos corpos celestes, neste caso “De labore solis” (O eclipse do sol). A divisa cabe a João Paulo II (1979-2005), o antepenúltimo nome na lista de São Malaquias. O “eclipse” pode ser uma referência ao fato de que, durante seu pontificado, a Igreja perdeu milhões de fiéis em todo o mundo. Dezenas de milhares de padres abandonaram o sacerdócio – segundo a revista italiana Civiltà Cattolica, de 21 de abril de 2007, foram 69.063 sacerdotes entre o final do Concílio Vaticano II (1962-1965) e o fim do pontificado do polonês Karol Wojtyla. Por todo o mundo, seminários, escolas e conventos foram fechados. A frequência à missa caiu para menos de 20%, quando era de 75% anteriormente.

No Brasil, “o maior país católico do mundo”, a Igreja perde mais de meio milhão de fiéis ao ano, segundo números da CNBB.

Isso daria um total de quase 15 milhões de almas ao longo de seu papado. No mesmo período, o número de ateus e agnósticos mais que decuplicou no país, de 0,5% para 7,4% da população. Seja essa a explicação correta ou não, vale lembrar que Karol Wojtyla nasceu em 18 de maio de 1920, dia de eclipse solar. E que no dia de seu funeral, em 8 de abril de 2005, houve outro eclipse solar!

O penúltimo papa da lista de São Malaquias é referido pelas seguintes palavras: “De gloria olivae“ (Da glória da oliveira), em relação a Bento XVI. Emboras as explicações ainda não estejam suficientemente claras, alguns comentaristas especulam que a divisa seja uma referência aos olivetanos, um ramo da Ordem Beneditina. Como o nome papal foi uma homenagem ao fundador dos beneditinos, São Bento de Núrcia, Joseph Ratzinger poderia significar a “glória” em questão. Há que se reconhecer, contudo, que a explicação aqui não é consistente nem conclusiva.
Seja como for, algumas vezes a solução do enigma só surge depois de certo tempo. É como bem observou o autor britânico William Stoddart:

Profecias são fenômenos que ocorrem em toda religião, elas são difíceis de interpretar antes dos eventos, e fáceis de comentar depois. Geralmente, são simbólicas, e não literais, com exceção das célebres profecias de S. Malaquias.

Estas, se são simbólicas ou enigmáticas no que diz respeito ao lema de cada pontífice, parecem, não obstante, ter uma motivação global literal, ou quantitativa, na medida em que visam registrar o nome de todo aquele que tenha ocupado a Sé de São Pedro da época de sua redação, na Idade Média, até o derradeiro papa do presente ciclo histórico, que, segundo a profecia, será chamado “Petrus Romanus”.

Sobre o último Papa, que sucederá Bento XVI, São Malaquias escreveu:
Na perseguição final contra a Santa Igreja Romana, Pedro Romano sentar-se-á no trono (papal) e apascentará seu rebanho em meio a muitas tribulações. E quando estas coisas tiverem acontecido, a cidade das sete colinas (possivelmente Roma) será destruída, e o Juiz tremendo (Jesus Cristo) julgará seu povo.

Ainda que o nome do novo papa não seja Pedro e ele também não ter escolhido o nome "Pedro II", estudiosos lembram que o nome de São Francisco de Assis (de quem Bergoglio decidiu retirar o nome Francisco) é Giovanni di Pietro di Bernardone.

Recordam também que São Francisco era romano, já que nasceu na Itália, em 1182, na época em que parte desse território fazia parte do Sacro Império Romano-Germânico, que teve como primeiro imperador Carlos Magno, coroado em 25 de dezembro de 800 e o último, curiosamente, um Francisco II, que abdicou e dissolveu o império em 1806 durante as Guerras Napoleônicas. Vale notar que São Francisco, ao iniciar sua nova vida, trabalhou como pedreiro, ajudando a reconstruir diversas igrejas nos arredores de Assis.

Além disso, o líder dos jesuítas (ordem a qual Bergoglio pertence) é justamente chamado de o "Papa negro", devido à sua batina negra - em mais uma referência ao último papa que deveria surgir antes do Apocalipse.

É notável também a forma como o próprio papa Francisco se referiu à Argentina, seu país de origem, em sua primeira aparição:

Foram quase até o fim do mundo para me buscar.

A favor disso, pesa uma profecia feita, em 1527, pelo Monge de Pádua - o mesmo que anos mais tarde publicaria as profecias de São Malaquias -, que diz que o último papa chegaria "a Roma de uma terra distante para encontrar tribulação e morte".

Em tempo, na história da Igreja Católica nunca houve um papa jesuíta. Chamado Francisco, este também será o primeiro.

De qualquer forma, está aí mais uma inesgotável fonte de roteiros conspiratórios para Hollywod, que já se esbaldou com as interpretações proféticas do calendário Maia em 2012. E o Papa Francisco, um argentino, já mandou tirar os vidros blindados do papa-móvel durante a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Um evento que reunirá jovens de todas as religiões. Que Deus o proteja e a todos nós (e as Forças Armadas e a Polícia Federal também).

Fonte: Brasil de Fato, História Viva
[Via BBA]

Comentários

BLOGGER

$show=mobile

Nuvem de Categorias

Nome

#existepesquisanobrasil,2,Abelha,3,Acessibilidade,25,Acessórios,2,Acidente,52,Acústica,16,Adestramento,5,Administração,43,Aerodinâmica,4,Aeronáutica,9,África,6,Agência Bori,1,Agência Brasil,25,Agência FAPESP,5,Agência Fiocruz,6,Agência Porvir,1,Agência Senado,2,Agência USP,5,Agnotologia,1,Agricultura,7,Agropecuária,4,AirBNB,1,Albert Einstein,1,Alcoolismo,9,Alemanha,10,Alemão,4,Alerta,2,Algoritmo,8,Alimento,1,Alzheimer,4,Amazon,5,Amazônia,5,América Latina,1,Análise Combinatória,1,Análise de Texto,2,Anatomia,8,Android,3,Animação,52,Animais de Estimação,6,Animal,2,Antropologia,14,Apicultura,9,App,9,Apple,5,Apresentação,4,aquário,1,Argentina,4,Armamento,1,Arqueologia,6,arquitetura,33,Arte,172,Astrobiologia,3,Astrofísica,4,Astronomia,34,Ativismo,34,Áudio,3,Audio FX,2,Áustria,1,Autismo,2,Auto-ajuda,10,Automobilismo,16,Automóvel,22,aventura,3,Aviação,5,Aviônica,8,Bahia,2,Balonismo,3,Banco Central,1,Banco de Dados,5,Beber e Dirigir,1,biblioteconomia,6,Bicicleta,1,Biografia,18,Biologia,174,Biologia Marinha,15,bioquímica,7,Biotecnologia,25,Bitcoin,2,Blog,29,Blogger,33,Boato,6,Bomba,1,Botânica,6,BRASA,1,BRASA Leads,1,Brasil,40,Brasília,16,BRIC,1,Browser,11,Bugs,3,CAD,3,Calor,2,Caltech,1,Câmera lenta,1,Campanha,47,Canadá,1,cardiologia,16,Carnaval,2,carreira,3,Cartografia,3,Casemods,1,Caso Isabella Nardoni,1,Caso Snowden,1,Ceará,1,Celebridades,6,celular,24,Células-Tronco,5,Cérebro,2,Charge,22,ChatGPT,2,China,22,Cibercultura,3,Ciclovia,1,Cidadania,40,Ciência,220,Cinema,69,Climatologia,3,Clip,1,Cliparts,1,Cloud computing,4,Coaching,12,Comédia,2,competência,2,Complemento de dois,1,Comportamento,273,Computação,87,Computação em grade,5,Computação forense,3,Computação Gráfica,140,Computação Móvel,1,Computação Quântica,1,Comunicação e Marketing,151,Concurso,2,Concurso Cultural de Natal,1,Concursos Público,2,Concursos Públicos,4,Conectômica,1,Conferência,1,Congresso em Foco,1,Conspiração,2,Consumidor,7,Consumismo,3,contabilidade,2,Contos,55,Copa do Mundo,26,Cordel,3,Coreia do Norte,1,Coreia do Sul,1,Corpo,2,Coruja,1,cosmética,3,Cosmologia,21,Covid-19,99,Crash Course,1,Criança,1,Criatividade,4,Crime,48,Crime Digital,9,crise,11,crise econômica,8,Croácia,1,crônica,6,crônicas,5,Cronologia,1,CSS,3,Cuba,4,Culinária,8,Cultura,17,Curiosidades,113,custos fixo,1,custos variáveis,1,Dale Dougherty,2,Dança,6,DAO,1,Darwin,12,Davos,1,Debate,3,Decoração,1,demência,1,Demografia,3,Denúncia,12,Dermatologia,6,Desastre Natural,14,Descoberta,2,Desenho instrucional,19,Desenvolvimento de jogos,17,Desenvolvimento Pessoal,1,Design,33,Design Instrucional,18,Destaque,9,Dia das Mães,1,Dia do professor,1,diabetes,6,Dicas,66,Didática,1,Dieta,4,Dinamarca,1,diplomacia,3,Direito,187,Direito Eleitoral,2,Direito Internacional,30,Direito Militar,1,Direito Trabalhista,1,Direito Tributário,2,Direitos Autorais,4,Direitos Humanos,39,Disney,8,Distrito Federal,4,Documentário,71,Doutorado,1,download,3,Drogas,7,Drone,3,Dubai,1,e-Book,2,e-governo,2,EBC,1,Ecologia,89,Economia,118,Editoração Eletrônica,1,Educação,414,Educação a Distância,188,Educação Corporativa,6,educação física,19,Educação sexual,6,Efeitos Sonoros,4,Egiptologia,2,Eleições,30,Eleições 2014,12,Eleições 2018,5,Eleições 2020,2,Eleições 2022,1,Eletricidade,10,eletrônica,4,Elon Musk,1,Em Operários,1,Embrapa,4,empreendedorismo,7,enciclopédia,1,endocrinologia,6,Enem,3,Energia,17,Energia Alternativa,18,Energia Nuclear,12,Enfermagem,1,Engenharia,68,Engenharia Agrícola,1,Engenharia Civil,6,Engenharia de materiais,17,Engenharia de Software,5,Engenharia Genética,32,Engenharia Mecânica,2,Enretenimento,1,Ensino a Distância,11,Ensino Superior,5,Entomologia,7,Entretenimento,46,Entrevista,91,Entrevista.,1,Epidemiologia,70,Epistemologia,1,Equador,1,Escândalo,6,Escritório,1,ESMPU,1,Espaço,72,Espanha,1,Espanhol,2,Espeleologia,1,Espetáculo,8,Espionagem,20,Esporte,43,Estação,1,Estágio,2,Estatísticas,40,estrutura de dados,1,Ética,32,EUA,20,Europa,2,Evento,59,Evolução,5,Exercícios físicos,2,Exobiologia,3,experiência,43,fábulas,3,Facebook,20,Família,1,Farmacologia,23,Favo,1,Feminismo,1,Férias,1,Ferramentas,14,FIFA,2,Filantropia,4,Filmes,20,Filosofia,50,Finep,2,Finlândia,3,Fintech,1,Firefox,1,Física,119,Física Quântica,4,Fisiologia,10,Fisioterapia,6,Flagrante,2,Flamengo,1,Folclore,3,Fome,1,Fomento,1,Fonética,1,Fonoaudiologia,7,Fotografia,46,Fotos em 360 graus,6,França,10,Francês,4,Frase,3,Fraude,5,Freeware,75,Futebol,38,Futurologia,94,gadget,87,gadgets,1,Gafe,2,Gamificação,7,Gastroenterologia,5,Gastronomia,2,Geek,2,Genética,45,Geofísica,1,Geografia,57,Geologia,11,Geometria,6,geopolítica,21,Gerenciamento do Tempo,2,Geriatria,12,Gestão de Competências,2,Gestão de Configuração,2,Gestão de Pessoas,10,Gestão de Projetos,22,Gestão do conhecimento,7,Ginecologia,3,Glass,1,Google,81,Governo,4,GPS,1,Gradiente,1,gramática,15,Gravidez,1,Grécia,1,Grécia Antiga,2,Guerra,42,Guerra Civil,2,Guinness,1,H2,2,Haiti,3,hardware,38,História,216,HIV,1,Hololens,2,homenagem,46,Horologia,1,HPV,1,HTML,6,Humor,212,Humor Negro,9,IBGE,3,IBM,4,ICIJ,2,Idioma,56,IESB,2,IHC,8,ilo,29,ilusão,36,ilusionismo,5,Imagem 3D,16,Imagens,7,Imagine Cup,1,Império Romano,8,Imprensa,34,Impressora 3D,22,Imunologia,8,Incêndio,2,Inclusão digital,8,Índia,4,Índios,1,Infectologia,36,Infográfico,57,Informática,38,Inglaterra,4,Inglês,26,Inovação,204,Inspiração,1,Inteligência Artificial,159,intercâmbio,1,Interface,205,Interfaces Hápticas,24,Internacional,23,Internacionalização da Amazônia,3,Internet,166,Internet das Coisas,2,Inundação,2,Invenção,20,Inventos,6,iPad,1,IPEA,1,iphone,3,Irã,3,Iraque,1,Israel,7,Itália,2,Japão,5,Java,2,Java.,2,jogos,11,Jogos de Tabuleiro,5,Jogos educativos,19,Jogos Olímpicos,10,Jornalismo,72,José Saramago,1,Justiça,4,Ken Robinson,1,Kinect,10,Le Monde Diplomatique Brasil,9,Le Monde Diplomatique Brasil,1,Letras,2,Lexicografia,5,Liderança,4,Life Hacking,20,línguas estrangeiras,3,Linguística,11,Literatura,58,Livro,71,Lógica,26,Logística,4,Loterias,4,Lua,1,Maçonaria,4,Malásia,2,Malvinas,2,Malware,1,Mapa,96,Mário Sérgio Conti,1,Marte,4,Mastologia,1,Matemática,84,Matemática Financeira,1,maternidade,1,MEC,1,Mecânica,8,Mecânica dos Fluidos,2,Mecatrônica,47,Medalha Fields,1,Medicina,563,Medicina Esportiva,2,Medicina Veterinária,4,Meio Ambiente,129,Mel,1,melanoma,1,Memória,5,memorização,4,Mente,4,Mercado de Trabalho,85,mercosul,1,Mestrado,4,Metaverso,2,meteorologia,12,Metodologia Científica,58,México,1,Microbiologia,4,Microsoft,16,Mídia Social,60,Militar,15,Mineralogia,1,Mistério,3,MIT,15,Mitologia,2,Mobilidade,1,Mobilidade Urbana,9,Moda,1,MonaVie,1,Montanhismo,1,Moodle,7,Mossad,1,Motivação,1,Movimento Maker,3,MSF,1,Mudança Climática,30,Mulher,4,Multimídia,14,museu,16,Música,90,MVC,1,Nanotecnologia,36,Nasa,19,Natação,2,Natal,17,Natureza,2,Nefrologia,1,Negócios,31,Netflix,1,Neurociência,96,Neurologia,80,Nicolelis,1,Nordeste,2,Noruega,2,notícias,8,Novidades,18,Novo Enem,2,Números,2,Nutrição,72,Obama,1,Obesidade,11,Observatório da Imprensa,27,Obstetrícia,4,OCDE,1,Oceanografia,7,odontologia,10,Offshore Leaks,2,oftalmologia,11,Olimpíadas,9,oncologia,50,ONU,10,OpenAI,1,Opinião,107,Óptica,17,Oracle,1,Oriente Médio,5,Orkut,2,Ornitologia,1,ortografia,3,Ortopedia,4,Ótica,9,Otorrinolaringologia,2,Oxfam,3,Pacifismo,1,Paginadores,1,paleontologia,4,Palestina,1,Paquistão,1,Pará,2,Paraguai,2,parkinson,2,Passeio virtual,1,Patinação,1,Paulo Freire,1,Pedagogia,6,Pediatria,6,Pensamentos,3,performance,3,Periférico,1,Pesca,2,Pesquisa,259,Petição,1,Petrobrás,10,Petróleo,13,Photoshop,5,Pirataria,7,planilha de custo,1,Playstation 3,2,Plebiscito,3,Pneumologia,1,Podcast,7,Poesia,29,Política,320,Polônia,1,Portugal,8,português,19,Pós-graduação,2,Pré-sal,5,Prêmio Nobel,7,primatologia,1,Primeira Guerra Mundial,2,privacidade,25,produtividade,8,professor Hamilton Alves,2,Programa Gratuito,4,Programação,59,Projeção Mapeada,1,Projeto Truco,2,Promoção,1,Propaganda,5,Psicanálise,1,Psicologia,283,Psicologia Animal,25,Psiquiatria,17,Pública,14,publicidade,19,Publieditorial,6,PUC Minas,1,Quadrinhos,11,Quads,5,Qualidade,3,Qualidade de Vida,11,química,34,REA,2,realidade aumentada,47,realidade diminuída,2,Realidade Misturada,5,Realidade Virtual,50,Reconhecimento de imagem,12,Reconhecimento de voz,3,Recorde,1,Recoverit,1,Recuperar vídeos,1,Redação,1,redes,12,Referência,5,Referendo,1,Reforma Política,3,Reino Unido,2,Relacionamento,2,Relações Internacionais,41,Religião,43,Responsabilidade Social,4,Retrospectiva,1,Review,15,Rio 2016,6,Rio de Janeiro,3,Rio Grande do Norte,1,Rio Grande do Sul,1,Robert Oppenheimer,3,Robô,49,robótica,52,Roda Viva,49,Roma,6,roteiro,1,RSA,1,RTP,1,Rússia,6,Samsung,1,Sanitarismo,5,Santa Catarina,1,São Paulo,5,Saúde,621,Savant,1,Segunda Guerra Mundial,26,Segurança,128,Segurança da Informação,69,Seleção Natural,3,Séries,2,serviço,1,Serviço Online,1,Sexologia,2,sexualidade,5,Show,7,SIGGRAPH,1,Simulação,36,Singularity University,1,Síria,3,Sismologia,2,Sistema operacional,4,Sistemas de Numeração,1,Sites de Busca,22,Sociedade,5,Sociologia,53,Software,34,Software Livre,24,Sol,2,Sono,4,Sony,3,SOPA,2,Star Wars,1,Startup,2,Steve Cutts,1,Steve Jobs,1,Suécia,3,Sugestão de presentes,66,Sun,1,supercomputadores,2,Sustentabilidade,5,Tabagismo,6,Taiwan,1,Talento precoce,1,Taxas Equivalentes,1,Taxidermia,1,Teatro,26,Técnicas de Estudo,3,Tecnologia,599,Tecnologia da Informação,29,TED,446,TED-Ed,48,TedMed,2,TEDx,5,TEDx Rio+20,1,TEDxAmazônia,1,TEDxAsaSul,1,Telefonia,61,Televisão,43,Temas,1,Tempo,2,Tendências,13,Teologia,6,teoria das supercordas,1,Teoria dos Jogos,1,Terremoto,9,Terrorismo,15,Tesla,1,Testes,17,ticker,2,TikTok,1,Tipologia,8,Tomada de Decisão,1,tradução,5,Trânsito,12,transporte,59,Tributo,3,Trigonometria,1,Tubarão,2,Tunísia,1,Turismo,28,Tutorial,23,Twitter,10,Uber,7,Ucrânia,11,UFC,1,UFES,1,UFG,2,UFMG,1,ufologia,5,UFRJ,3,UFSC,1,UNB,1,UNESCO,1,Unicamp,4,UNIFESP,1,UNIP,1,universidade,6,Universidade Corporativa,1,Universidade da Califórnica,1,Universidade da Geórgia,1,Universidade da Pensilvânia,1,Universidade de Brasília,1,Universidade de Cambridge,2,Universidade de Chicago,1,Universidade de Columbia,1,Universidade de Michigan,1,Universidade de Princeton,1,Universidade de Rochester,1,Universidade de Washington,3,University College London,1,Urbanismo,26,Urologia,2,URSS,1,User Experience,1,USP,11,Utilidade Pública,4,Utilitário,3,Vale,1,Vaticano,1,Veículo Autônomo,9,Venezuela,1,Ventriloquismo,2,Verão,1,vestibular,3,Vestimenta,1,Vida Digital,7,Vida Moderna,18,Vida Selvagem,10,Videogame,119,Vídeos,988,Vídeos 360,1,Vietnã,1,Violência,5,Vírus,18,Visão Computacional,10,Vôlei,1,Vulcanologia,8,Watergate Política,1,WCIT 2016,2,WCIT 2017,1,Web,1,Web 2.0,29,Web Application,160,Web Semântica,2,Web Seminar,1,webdesign,13,Webinar,2,widget,2,WikiLeaks,37,Wikipedia,4,Windows,5,Xadrez,2,YouTube,6,Zika,1,Zimbábue,1,Zoologia,59,
ltr
item
Brasil Acadêmico: Francisco será o último papa?
Francisco será o último papa?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpnntECudDKQtNucl-PWBou0eq6_3-zmMEFW8j_HKKXobCwrEy6M-d0zX_ytVoezHAF3czJed1RFyYIt1mNT5YFLoa7TzC82Y6ofFRNZQKM2St3Mk1mq9tEBBYiGvamLQtp1p9SfS-oXHb/s400/FranciscoEBento.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpnntECudDKQtNucl-PWBou0eq6_3-zmMEFW8j_HKKXobCwrEy6M-d0zX_ytVoezHAF3czJed1RFyYIt1mNT5YFLoa7TzC82Y6ofFRNZQKM2St3Mk1mq9tEBBYiGvamLQtp1p9SfS-oXHb/s72-c/FranciscoEBento.jpg
Brasil Acadêmico
http://blog.brasilacademico.com/2013/07/francisco-sera-o-ultimo-papa.html
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/
http://blog.brasilacademico.com/2013/07/francisco-sera-o-ultimo-papa.html
true
3049085869098582068
UTF-8
Todos os posts carregados Nenhum post encontrado Ver todos Saiba mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas POSTS Ver todos Especialmente para você Categoria Arquivo Busca Todos os posts Nenhum post coincide com sua busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutos atrás 1 hora atrás $$1$$ horas atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás Mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir Conteúdo PREMIUM fechado Passo 1: Compartilhar com a rede social Passo 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo código Selecionar todo código Todos os código copiados para a memória Não posso copiar o código / textos, favor teclar [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Tabela de Conteúdo